Iphone sobre Macbook.
Ultima atualização: 23 de abril de 2021

Se você não é o único que tem acesso ao seu iPhone, pode ser interessante adotar estratégias para bloquear seus arquivos mais secretos. Nesse quesito, a maior dúvida dos usuários da Apple é descobrir como ocultar fotos no iPhone. Pois seja bem-vindo ao nosso artigo de hoje!

A seguir, vamos mostrar como você pode esconder fotos e vídeos de acordo com a recomendação oficial da fabricante e também como é possível tornar o acesso aos seus álbuns ainda mais difícil com a ajuda de aplicativos.




Primeiro, o mais importante

  • A Apple permite que usuários do iPhone possam ocultar fotos e, assim, fazer com que as imagens não fiquem visíveis no rolo de câmera.
  • No entanto, ainda não é possível usar senhas nem biometria para bloquear álbuns de fotos no iPhone.
  • Se você quiser fazer isso, será preciso usar um aplicativo.

Dicas de como ocultar fotos no iPhone

Existem algumas formas para esconder ou dificultar o acesso de outras pessoas às fotos e vídeos que ficam salvos no seu iPhone. A seguir, vamos mostrar quais são as principais.

Quatro amigas olhando um Iphone.

Para manter a privacidade, vale ocultar algumas fotos no seu iPhone. (Fonte: StockSnap/ Pixabay)

É possível ocultar fotos no iPhone, iPad e iPod touch?

Os usuários de iPhone vêm há muito tempo pedindo à Apple por uma ferramenta que possibilite esconder fotos e vídeos dentro do smartphone.

Pode parecer estranho, mas a verdade é que em algum momento alguém pode ter acesso ao seu aparelho e bisbilhotar suas imagens.  Pois bem, atualmente, o sistema operacional iOS já oferece um método para esconder fotos no iPhone, iPad e iPod Touch.

Mão segurando Iphone.

É possível tirar algumas fotos do rolo de câmera do seu iPhone e escondê-las. (Fonte: PhotoMIX-Company / Pixabay)

Trata-se de um álbum oculto, no qual você pode salvar suas imagens e vídeos e, assim, elas ficam separadas do rolo de câmera. É um método efetivo? Sim e não.

Isso porque, qualquer pessoa ainda poderá ter acesso a esse outro álbum caso o encontre no iPhone.

Passo a passo de como ocultar fotos no Iphone

Para enviar as fotos e vídeos para o álbum secreto e tirá-los do rolo de câmera do iPhone você deve fazer o seguinte:

  1. Abra o app Fotos;
  2. Selecione a foto ou o vídeo que você deseja esconder;
  3. Clique em “Compartilhar”;
  4. Depois, clique em “Ocultar”.

Como encontrar o álbum “Itens ocultos” no Iphone

Em um iPhone, iPad ou iPod touch, o álbum “Itens Ocultos” está ativado por padrão. Assim, depois de salvar as imagens e filmagens no álbum, você poderá acessá-lo sempre que quiser. Para tanto, você deve seguir o passo a passo:

  1. Abrir o app Fotos;
  2. Clicar na aba “Álbuns”;
  3. Rolar para baixo até encontrar o álbum “Itens Ocultos”.

Como esconder o álbum oculto do iPhone

Como vimos, o álbum "Itens Ocultos” guarda fotos e vídeos que você não quer que fiquem expostos no rolo de câmera do Iphone mas, ainda assim, pode ser facilmente encontrado em seu aparelho.

Além disso, não há nenhuma senha ou outro obstáculo que impeça alguém de ver as imagens salvas nele.

Por isso, se você quiser tornar mais difícil que outra pessoa encontre o álbum com as fotos secretas, você pode esconder a seção “Itens Ocultos” da galeria do iPhone. Assim:

  1. Acessar “Ajustes”;
  2. Clicar em “Fotos;
  3. Rolar para baixo;
  4. Clicar em “Desativar Álbum Ocultos.”

É possível esconder fotos no iPhone com senha?

Ainda não. Essa é uma solicitação dos usuários de iPhone que a Apple ainda não atendeu.

Atualmente, a empresa apenas permite o bloqueio do aplicativo de Notas do iPhone com uma senha.

Você sabia que também é possível ocultar fotos no Macbook? Para isso, faça o seguinte:

  1. Abra o app Fotos;
  2. Selecione a foto ou o vídeo que você deseja ocultar;
  3. Clique com a tecla "Control" pressionada na foto;
  4. Selecione "Ocultar Foto".

Como ocultar fotos no iPhone na nuvem

Se esconder as fotos e vídeos na pasta “Itens Ocultos” não é o suficiente para você, sua única alternativa é lançar mão de outros aplicativos.

Existem alguns apps que de fato bloqueiam o acesso de outras pessoas às suas fotos.

A boa notícia é que hoje em dia existem alguns apps que de fato bloqueiam o acesso de outras pessoas às suas fotos e vídeos.

Uma dessas opções é o Google Fotos, um aplicativo na nuvem que serve para fazer backup das suas fotos. Para guardar suas imagens ali, e acessá-las sempre que quiser, seja no iPhone ou no notebook, basta ter uma boa conexão com a internet.

Outro ponto positivo de salvar suas imagens nesse app é que você deixa de usar o espaço de armazenamento no iPhone, liberando memória para outros arquivos.

Dica: Depois de fazer o backup das suas fotos no Google Fotos, apague elas do iPhone e esconda o ícone do app em uma pasta do celular.

Como ocultar fotos no iPhone com app

Agora, se a ideia é não deixar nenhuma pista mesmo, e impedir o acesso total às suas fotografias e filmagens, é preciso utilizar um app externo que ofereça senha. Um dos mais populares é "Secret Photo Calculator".

Esse aplicativo está disponível para download no iPhone e se disfarça utilizando um ícone de calculadora. Isso mesmo, quem acessar seu celular verá o símbolo de uma calculadora. No entanto, dentro dele estão suas secretas.

Mas suponhamos que algum curioso acbe abrindo esse app no seu iPhone. Não se preocupe. Nesse aplicativo, também é possível adicionar uma senha para bloquear cada álbum criado.

Resumo

A Apple ainda não disponibiliza um meio efetivo de bloquear o acesso a suas fotos e vídeos, com uma senha, por exemplo. O que é possível hoje é salvar as imagens secretas em um álbum separado do rolo de câmera.

No entanto, para impedir de fato que pessoas encontrem o seu álbum de fotos ocultas, é preciso usar alternativas como salvar as imagens na nuvem ou em aplicativos que oferecem senhas de bloqueio.

(Fonte da imagem destacada: kropekk_pl/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas