Imagem mostra uma tela de computador exibindo gráficos e números.
Ultima atualização: 29 de abril de 2021

Seja muito bem-vindo! Esse artigo é ideal para você que quer descobrir como gravar a tela do PC. Vamos te mostrar alguns softwares capazes de ajudar com a tarefa e ensinar os métodos nativos dos sistemas operacionais mais comuns.

Gravar a tela do PC é cada vez mais comum devido às transmissões de sessões de gamers e para auxiliar em vídeo-aulas e tutoriais. Se você precisa fazê-lo, fique atento aos métodos disponíveis!




Primeiro, o mais importante

  • É muito fácil gravar a tela do PC a partir do próprio Windows, porém, é possível fazê-lo apenas durante o uso de softwares específicos e existe uma grande limitação de recursos.
  • No Mac, existem mais recursos e menos limitações. O uso também é bastante simples e acontece através do QuickTime Player.
  • Quem deseja dar um aspecto profissional às gravações e usar recursos mais complexos como ajustes de tamanho de telas e de resoluções pode fazer o download de um software especializado em gravar a tela do PC.

Por que gravar a tela do PC?

Antes de te ensinarmos os métodos mais eficientes de gravar a tela do PC, vamos discutir situações nas quais gravar a tela do PC é uma boa ideia e se essa é uma atividade segura.

Imagem mostra uma pessoa usando o computador e a tela aberta em um software.

Gravar a tela do PC é uma ótima prática para vídeo-aulas. (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay.com)

Em quais situações é uma boa gravar a tela do PC?

Você pode estar se perguntando se gravar a tela do PC é uma boa ideia. Para alguns conteúdos, é a melhor solução disponível:

  • Transmissões de sessões de games: No universo gamer, as transmissões são comuns. Subir as sessões de jogos editadas em canais no Youtube ou outros players acontece com frequência e requer domínio da tarefa de gravar a tela do PC.
  • Vídeo-aulas: Os cursos online são comuns e há várias plataformas que os oferecem. As áreas podem variar de assuntos relacionados a programação ou atividades profissinais como eletricista ou barbeiro. Gravar vídeo-aulas em seu PC é um jeito fácil de produzir material.
  • Tutoriais: Outro nicho que vive principalmente no Youtube é o dos tutoriais. Ensinar a realizar atividades com o computador, como instalar jogos ou softwares ou resolver problemas específicos, pede por gravar a tela.

Gravar a tela do PC é seguro?

A atividade de gravar a tela do PC não oferece grandes riscos. O importante é que você não cometa erros como deixar informações pessoais ou senhas à mostra.

No caso de vídeos para o Youtube ou outros canais, verifique no momento da edição se não há a exibição de informações que podem ser roubadas. Corte qualquer imagem que possa te prejudicar no futuro.

Se você pretende fazer uma transmissão ao vivo, é preciso tomar um pouco mais de cuidado.

Como gravar a tela do PC com programas nativos?

O Windows e o Mac, sistemas operacionais mais comuns da atualidade, oferecem soluções nativas para gravar a tela do PC. Aprenda como fazer:

Imagem mostra um Mac com a tela em destaque.

O Mac oferece recursos de gravação de tela superiores aos do Windows. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com)

Gravando a tela do PC no Windows

Siga o seguinte passo a passo para gravar a tela do PC no Windows:

  1. Mantenha a tela do jogo ou programa a ser gravado em primeiro plano.
  2. Pressione as teclas Windows + G.
  3. Selecione a caixa “sim, isso é um jogo”.
  4. Aperte o botão para iniciar a gravação.

O gravador nativo do Windows, porém, não permite troca entre janelas e não funciona em alguns programas que reconhece que não são jogos. É uma opção mais válida para gamers.

Gravando a tela do PC no Mac

Para gravar a tela do PC no Mac, você precisa abrir o QuickTime Player, um dos programas que sempre vêm instalados. Em seguida, o passo a passo é o seguinte:

  1. Vá no menu “arquivo” e selecione “nova gravação de tela”.
  2. Ajuste as configurações clicando na seta ao lado do botão vermelho. Você pode habilitar ou não o microfone, por exemplo.
  3. Clique no botão vermelho para iniciar a gravação e, mais tarde, no quadrado preto para encerrá-la.

Quais as vantagens de usar os programas nativos para gravar a tela?

Programas nativos são fáceis de usar e não requerem nenhum download ou instalação extra. Obviamente, são gratuitos, permitindo que todos os seus recursos já sejam utilizados sem gastos adicionais.

Os recursos oferecidos pelos programas nativos, porém, são limitados. Ao baixar um software especializado em gravação de vídeo, você consegue fazê-lo com uma gama maior de possibilidades.

Com um software especializado em gravação de telas, você consegue gravar não apenas jogos, mas tudo o que faz no PC. Também pode ajustar tamanho, resolução, fazer paradas e continuações e até realizar edição ao vivo.

Infelizmente, em alguns desses softwares os principais recursos são pagos. Veja as vantagens e desvantagens dos programas nativos na tabela a seguir:

Vantagens
  • São totalmente gratuitos
  • O uso é muito fácil
  • Há recursos básicos para gravação de telas
  • Não é necessário fazer nenhuma instalação extra
Desvantagens
  • Não possuem todos os recursos
  • Algumas limitações podem prejudicar trabalhos mais profissionais

Quais os melhores softwares para gravação de telas?

Se você deseja fazer download de um programa especializado em gravação de telas, saiba que existem vários que são capazes de dar conta do recado com perfeição. Confira uma lista:

  • Apowersoft: Gratuito em seus recursos básicos, deixa marca d'água se não for pago.
  • Ezvid: É totalmente gratuito e exclusivo para Windows. Não permite que os arquivos sejam salvos, apenas enviados ao Youtube.
  • Movavi: A melhor das opções. Já tem uma enorme quantidade de recursos na versão grátis.

Resumo

Gravar a tela do PC não é uma tarefa complicada. Com apenas alguns passos, é possível fazê-lo com tranquilidade tanto no Windows, quanto no Mac.

Caso você queira possibilidades mais complexas e que dão uma cara mais profissional à sua gravação, pode optar por softwares especializados. Eles possuem muitos recursos, mas na maioria dos casos precisam ser pagos.

(Fonte da imagem destacada: PhotoMIX-Company / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas