imagem de um broche com uma curtida de instagram
Ultima atualização: 26 de abril de 2021

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Seja muito bem-vindo! Neste artigo nós vamos abordar um tema que chama a atenção de muitos usuários de smartphone: o algoritmo do Instagram. Você sabia que mesmo se você e seu amigo seguirem exatamente as mesmas pessoas, o feed de vocês será completamente diferente?

Compreender exatamente como o algoritmo do Instagram funciona é um desejo de muitos influenciadores digitais. A verdade é que a informação não é divulgada abertamente pelos desenvolvedores do aplicativo. Entretanto, é possível ter uma boa noção de como ele funciona.

Quer entender um pouco mais sobre esse funcionamento? Basta continuar a leitura.




Primeiro, o mais importante

  • O nível de interação com as contas que você segue é o que vai determinar o que aparece primeiro para você no Instagram.
  • Diferente do que muita gente especula, fotos e vídeos são tratados da mesma forma pelo algoritmo.
  • Quanto maior for o engajamento do seu usuário, maior será a entrega do seu conteúdo.

Entendendo o algoritmo do Instagram

Prepare-se para tirar dúvidas e receber dicas valiosas sobre o Instagram a partir de agora.

Celular em um fundo branco com a logo do instagram

O Instagram se baseia em inteligência artificial para criar um conteúdo exclusivo para você. (Fonte: NeONBRAND/ Unsplash.com)

O que é o algoritmo do Instagram?

Antes de falar sobre o Instagram, vamos falar rapidamente sobre a palavra algoritmo. Segundo o dicionário, algoritmo significa: “conjunto de regras que fornecem uma sequência de operações capazes de resolver um problema específico. ”

Ou seja, o Instagram segue um conjunto de regras previamente estipuladas por eles (algoritmo), para fazer com que um perfil ou uma publicação tenha mais relevância para os usuários.

Vários são os dados analisados que definem o que é relevante para cada um. A intenção da rede social é a de tornar a experiência em frente à tela a melhor possível. Por isso, eles se esforçam tanto em mostrar o melhor conteúdo para você.

Como o algoritmo do Instagram realmente funciona?

O Instagram se baseia em inteligência artificial para criar um conteúdo exclusivo para você.

O Instagram se baseia em inteligência artificial para criar um conteúdo exclusivo para você.

O seu aplicativo analisa os dados que você apresenta, identifica padrões e toma decisões que vão lhe mostrar o que você mais gosta. Afinal, como já dissemos, a intenção deles é que você passe o maior tempo possível conectado.

Entendeu por que mesmo que você e seu amigo sigam as mesmas pessoas, o feed de vocês será diferente? Porque a interação de vocês com cada um que vocês seguem vai ser diferente. Portanto, o conteúdo entregue para cada um será exclusivo.

Critérios que podem dar destaque ao seu conteúdo

Quem usa o Instagram há algum tempo vai lembrar que até 2016, o conteúdo que aparecia em nosso Feed era baseado na cronologia das publicações. Para a nossa alegria, isso mudou.

Como já comentamos neste artigo, a rede social busca nos entregar hoje um conteúdo voltado às nossas preferências. Pare e se pergunte quais são os conteúdos que mais aparecem para você. A resposta será as contas que você mais interage, com certeza.

Desde a mudança em 2016, alguns critérios são levados em conta pelo algoritmo. Vamos saber quais são:

Interações

Quanto mais você interage com uma pessoa ou uma marca, mais publicações desses usuários você receberá.
Pode ter certeza. O Instagram sabe quem são seus preferidos na rede social.

Horário da postagem

“Como assim? Vocês não acabaram de falar que o horário da postagem não importava mais? ”. Não é bem assim. Ele deixou sim de ser o critério mais importante, mas nem por isso deixou de ser relevante. Afinal, quem quer ver conteúdo antigo?

Novos conteúdos sempre serão valorizados pelo Instagram.

Engajamento

Provavelmente o critério mais importante. O Instagram entende que quanto mais interações um post recebe, mais importante ele é.

E se ele é importante, ele merece aparecer para o maior número de pessoas, não é mesmo?

Mas, como medir o engajamento? Veja no próximo tópico.

Como é medido o engajamento de uma publicação?

A conta para medir o engajamento é muito simples. O algoritmo do Instagram leva em consideração o número de interações dividido pelo alcance que a publicação obteve. Esse resultado é multiplicado por 100.

Pronto, temos aí o percentual do seu engajamento.

Para saber se ele é um bom engajamento você deve analisar esse resultado em relação ao alcance da publicação. Quanto maior for o percentual, mais conteúdo o Instagram entregará para a audiência.

Dicas importantes para aumentar o engajamento no Instagram

O que fazer para fazer o algoritmo trabalhar para você? Vamos conhecer algumas dicas especiais:

Aproveite todos os recursos do aplicativo

Além das postagens tradicionais, use e abuse das ferramentas que o próprio aplicativo oferece como IGTV, Reels e Stories. Faça o público conversar com você através de enquetes, caixas de perguntas e testes.

Conheça o seu melhor horário de publicação

Qual foi a última vez que você olhou para as suas métricas no Instagram? Você sabia que é possível acessar informações valiosas sobre a interação do seu público com você por lá?

Publique nos horários em que os seus seguidores costumam ficar mais tempo online.

Conteúdo de qualidade com frequência

Quanto mais constante for o seu conteúdo, mais ele aparecerá para o seu público. Vale de tudo para caprichar nas produções: luz de selfie, maquiagem, vídeos com efeito, dancinhas, memes, etc. Só não esqueça da qualidade do conteúdo.

Desmistificando: As fotos e vídeos são tratados da mesma forma pelo algoritmo. Não existe um favorito. Preocupe-se em produzir conteúdo, seja através de foto ou vídeo.

Interaja com seguidores

Lembre-se de uma coisa: sempre responda seus seguidores. Estimule-os a comentar. Interaja! Seja na publicação ou no Direct. Conversar com os seguidores é essencial para aumentar o seu engajamento.

Letreiro colorido de curtida do instagram

Quanto mais engajado é o seu perfil, mais ele aparece para as pessoas. (Fonte: Prateek Katyal/ Pexels.com)

Faça seu Instagram bombar!

Que tal aprender com quem já descobriu como esse algoritmo funciona? Trouxemos para você algumas das melhores opções de curso sobre Instagram. Veja:

Resumo

E aí, gostou de saber como funciona o algoritmo do Instagram? Como pudemos perceber ao longo do artigo, o mais importante para você que produz conteúdo é gerar engajamento.

Lembre-se: utilize de todos os recursos que o aplicativo oferece e seja muito feliz!
Desejamos muito sucesso. Obrigado pela visita!

(Fonte da imagem destacada: travelarium/123rf.com)

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