Imagem mostra uma pessoa segurando um smartphone na tela inicial.
Ultima atualização: 15 de junho de 2021

Seja muito bem-vindo! Você quer saber como formatar o celular? Então fique conosco! No decorrer desse artigo, traremos todas as informações necessárias sobre o processo de formatação de smartphones!

Formatar o celular é necessário no momento da venda do aparelho, mas também possui outras utilidades. Pode ser ótimo para resolver possíveis problemas de desempenho ou de funcionamento do sistema. A seguir, você lê todos os detalhes sobre o assunto.




Primeiro, o mais importante

  • Seja com Android ou com iOS, é muito fácil formatar um celular. Em poucos toques já se chega à tela necessária para o início do procedimento.
  • Antes de iniciar a formatação, você deve fazer um backup de todos os seus arquivos importantes e se deslogar de aplicativos e do sistema do aparelho.
  • Sempre que você for vender ou doar o celular, deve formatá-lo. O procedimento te ajuda também a resolver questões como lentidão e travamentos.

Tudo o que você precisa saber sobre formatar o celular

Existem várias dúvidas comuns sobre formatação de celulares. Nós preparamos respostas completas para cada uma delas!

Imagem mostra uma pessoa segurando um smartphone em frente a um computador.

A formatação pode melhorar muito o desempenho de um celular. (Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

O que exatamente é formatar um celular?

A formatação de um celular é o processo que apaga todos os dados gravados nas unidades internas de armazenamento.

Portanto, todas as fotos, vídeos, áudios, arquivos sonoros, aplicativos e atualizações que você tem em um celular deixam de existir após o processo de formatação.

É um procedimento sério e que deve ser feito apenas quando não há outra opção.

Por que formatar o celular?

Existem algumas possíveis situações que podem levar à formatação do celular. A seguir, você encontra as principais:

  • Venda ou doação de aparelho: Se você vai passar o seu celular a um terceiro, precisa garantir que nenhum arquivo ou dado continue gravado. A formatação é obrigatória.
  • Lentidão no sistema: Quando cheio de arquivos ou aplicativos inúteis, o celular fica lento e instável. Apagar arquivo por arquivo é muito difícil, trabalhoso e pode não resolver o problema. Recomendamos a formatação.
  • Erro de atualização: Uma instalação incorreta de atualização de sistema operacional pode causar sérios problemas ao celular e, infelizmente, levar à formatação.
  • Vírus e programas maliciosos: Se o seu celular estiver infectado por vírus não removíveis de outras formas ou se você desconfia que é vítima de programas espiões, pode optar pela formatação.

O que fazer antes de formatar o celular?

A formatação elimina todos os dados de um celular e, por isso, é importante que você tenha tudo o que é indispensável salvo em outro lugar.

Antes da formatação, faça um backup de todos os seus arquivos.

Faça um backup de todos os arquivos importantes que estão no celular, seja na nuvem, seja em mídias físicas. Não se esqueça de nada.

Se você vai formatar o celular antes de passá-lo a um terceiro, apenas realize o backup e siga em frente com a formatação. Lembre de se deslogar em todos os aplicativos e de eliminar os seus dados de usuário.

Caso o problema seja instabilidade do sistema ou falha de atualização, há várias possíveis tentativas.

Tente desinstalar aplicativos pesados e que consomem muita memória, deixar o sistema operacional totalmente atualizado, passar um bom antivírus e limpar partes específicas como os arquivos em cache.

Caso nada disso resolva, infelizmente, você precisará partir para a formatação.

Imagem mostra uma pessoa segurando um celular.

Sempre formate o celular antes de vendê-lo. (Fonte: Pexels / Pixabay.com)

Quais as vantagens de formatar o celular?

Ao formatar o celular, você garante que ele será totalmente limpo. Assim, qualquer problema como atualização errada de sistema operacional ou vírus deixa de existir.

A lentidão do sistema provavelmente é resolvida com a formatação, que elimina os aplicativos e arquivos que impedem o bom funcionamento do aparelho. Seu celular fica novo em folha.

No caso da venda, a formatação te dá a tranquilidade necessária ao eliminar qualquer rastro do seu uso do aparelho.

Veja uma tabela com as vantagens e desvantagens de formatar um celular:

Vantagens
  • Elimina vírus e arquivos pesados do celular
  • Resolve várias possíveis causas de lentidão
  • Recupera o desempenho original do aparelho
  • Apaga seus dados para que eles não sejam visualizados por terceiros
Desvantagens
  • Pode causar a perda de arquivos importantes

É possível recuperar dados após uma formatação?

Em um primeiro momento, a formatação não apaga totalmente os antigos dados. Seus registros seguem na memória e podem ser recuperados com programas específicos para isso.

Alguns aplicativos podem recuperar dados perdidos.

Se você formatou o seu celular e esqueceu de fazer backup, nós recomendamos que não baixe nenhum novo aplicativo e não crie nenhum arquivo.

Isso porque os novos dados são gravados por cima do que existia antes, aí sim tornando tudo irrecuperável e fazendo com que você perca seus arquivos para sempre.

Como formatar o celular?

O procedimento para formatar o celular é muito simples, não importa se com Android ou iOS. Se você já seguiu as nossas orientações sobre backup e bloqueio de contas pessoais, basta fazer os seguintes passos:

Android:

  1. Abra o menu de configurações.
  2. Clique em “sistema”.
  3. Vá em “opções de restauração”.
  4. Escolha “restaurar dados de fábrica”.
  5. Concorde com o procedimento e aguarde.

iOS:

  1. Vá em "ajustes" e, depois, "geral".
  2. Clique em "redefinir".
  3. Escolha "apagar conteúdo e ajustes".
  4. Digite a sua senha.
  5. Aguarde o término do procedimento.

Resumo

Formatar o celular é muito simples e traz claros benefícios, mas precisa ser feito apenas quando necessário. Apagar todos os dados do aparelho pode te trazer problemas caso não haja backup dos seus arquivos mais importantes.

Sempre que você repassar um celular a terceiros, deve formatá-lo. Se perceber que o dispositivo começa a ficar muito lento e a não funcionar como deveria, o procedimento também é uma opção válida.

(Fonte da imagem destacada: JESHOOTS-com / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas