Imagem mostra um notebook, uma caderneta, uma caneta, uma planta e uma xícara de café sobre uma mesa.
Ultima atualização: 15 de junho de 2021

Seja muito bem-vindo! Você quer conhecer os benefícios de formatar seu notebook? Já sabe que precisa fazê-lo, mas precisa entender exatamente como é o processo? Não se preocupe: Esse é o artigo ideal!

O procedimento de formatação pode eliminar programas que causam lentidão e vírus, mas também levar à perda de dados importantes. A seguir, você aprende a colocar prós e contras na balança e a saber cada passo de como formatar um notebook.




Primeiro, o mais importante

  • Antes de iniciar qualquer processo de formatação de um notebook, verifique se há backup de todos os arquivos importantes.
  • A formatação deve ser feita apenas quando necessária. Não há porque fazê-la se o computador não está lento ou com falhas e não será vendido ou doado.
  • Fazer a formatação de um notebook com Windows 10 é bastante simples e não requer ajuda profissional.

Tudo o que você precisa saber sobre formatar notebook

É comum que existam dúvidas sobre o processo de formatação de notebooks. Nós pesquisamos quais são as questões mais frequentes e preparamos explicações completas para cada uma delas!

Imagem mostra uma mulher sentada em uma cama com um notebook.

A formatação pode recuperar o desempenho de seu notebook. (Fonte: 089photoshootings / Pixabay.com)

O que é o processo de formatação de um notebook?

Na linguagem da informática, a formatação de um dispositivo indica o apagamento de todos os dados que estão armazenados em suas unidades.

Portanto, ao formatar um notebook, você elimina os dados contidos nos HDs e SSDs internos. Todas as informações de arquivos e de sistema são apagadas.

É possível recuperar os dados de um notebook após a formatação?

Se você formatou seu notebook por acidente ou perdeu dados que não deveriam estar apenas nesse dispositivo, saiba que muitas vezes é possível recuperá-los.

A formatação de um notebook não apaga os dados definitivamente.

O processo de formatação apaga os arquivos em seus formatos originais, mas cria cópias de segurança que são reorganizadas e redistribuídas pelas unidades de armazenamento.

Os novos arquivos invisíveis não ficam para sempre no HD ou SSD, mas estarão lá até que outros dados recentes sejam gravados por cima deles.

Por isso, quanto menos tempo faz que você formatou o seu notebook, maior é a possibilidade de recuperar os arquivos perdidos.

Quem deseja apagar arquivos do notebook de maneira definitiva e irrecuperável deve usar aplicativos ou ferramentas específicos para isso, de preferência o Cipher, do próprio Windows.

Imagem mostra um notebook sobre uma mesa.

Eventualmente, é possível recuperar os dados de um notebook após a formatação. (Fonte: Engin_Akyurt / Pixabay.com)

Quais as vantagens de formatar um notebook?

É comum que o uso constante de um notebook o encha de arquivos e aplicativos inúteis. Com o passar do tempo, ele fica mais e mais lento devido à dificuldade de encontrar os registros necessários no HD.

A formatação de um notebook recupera seu o desempenho, fazendo com que ele rode na velocidade esperada.

O processo também é recomendado quando há uma infecção por vírus. Se os antivírus e demais procedimentos não forem capazes de restaurar o bom funcionamento do notebook, a formatação se fará necessária.

Há pontos negativos na formatação: Você deve tomar muito cuidado para não perder dados importantes e ter a certeza de que existe um backup de tudo. Além disso, se o processo acontecer de maneira incorreta ou a reinstalação de drivers, hardwares e sistema operacional tiver falhas, problemas permanentes podem acontecer.

Confira uma tabela com as vantagens e desvantagens de formatar o notebook:

Vantagens
  • Elimina arquivos indesejados e lixo do sistema
  • Elimina vírus e malwares
  • Ajuda a recuperar o desempenho
  • Necessário para quem vende ou doa o dispositivo
Desvantagens
  • Pode causar perda indesejada de dados
  • Pode causar danos permanentes se feito de maneira incorreta

Quando devemos formatar um notebook?

Devemos realizar a formatação de um notebook em algumas situações específicas. A seguir, listamos as principais:

  • Infecção por vírus: Se o seu notebook está infectado por um vírus e nenhuma tentativa de desinfecção foi eficaz, a formatação será necessária.
  • Queda de desempenho: Quando um HD fica muito cheio, a quantidade de lixo de sistema e de arquivos indesejados é enorme. A formatação é uma solução para recuperar o desempenho da máquina.
  • Venda ou doação de dispositivo: A formatação é um processo mais rápido do que apagar cada arquivo de um notebook manualmente antes de vendê-lo ou doá-lo.
  • Atualização de sistema incorreta: Sistemas operacionais costumam ter atualizações periódicas. Se acontecer um erro fatal em alguma, a formatação pode ser a única solução.

Você sabia que o vírus ILOVEYOU, um dos piores da história da computação, infectou cerca de 10 milhões de computadores apenas no dia de seu lançamento, em 5 de maio de 2000?

Afinal, como formatar um notebook?

Antes de formatar o seu notebook, não se esqueça de fazer backup de todos os arquivos importantes. Guarde-os na nuvem, em HDs e SSDs externos ou em outras máquinas.

Se o seu notebook é antigo e usa um sistema operacional defasado, leve-o a um profissional para formatação. Há várias questões complexas no procedimento que precisam de um especialista.

Porém, a Microsoft vem aprimorando o procedimento. No Windows 10, ele já é muito fácil. Preparamos um passo a passo:

  1. Abra o menu Iniciar e vá em “configurações”.
  2. Clique em “atualização e segurança”.
  3. Clique em “recuperação”.
  4. Selecione a opção “começar agora”.
  5. Uma nova janela aparecerá. Escolha se quer manter os seus arquivos ou não. A formatação completa é a segunda opção.
  6. Se quiser, você pode fazer configurações avançadas. Caso contrário, basta clicar em “avançar”.
  7. Aguarde. O processo será muito lento.

Ao final da formatação, o seu computador terá suas configurações de fábrica novamente. Nenhum arquivo continuará presente em seu formato original.

Resumo

A formatação do notebook é um processo que pode ter muitos benefícios. Ela recupera o bom desempenho do dispositivo, corrige possíveis erros e ajuda a eliminar falhas de sistema e vírus.

Já se foi o tempo em que a formatação era um trabalho para profissionais. No Windows 10, ela é bastante simples e pode ser feita por qualquer um. Não se esqueça jamais de ter backup dos seus arquivos!

(Fonte da imagem destacada: 27707 / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas