Imagem mostra um Iphone em sua tela inicial sobre uma mesa.
Ultima atualização: 15 de junho de 2021

Seja muito bem-vindo! Se você busca informações sobre como formatar um Iphone, chegou ao artigo perfeito! Discutiremos todas as questões sobre formatação nos smartphones da Apple!

A formatação de um Iphone pode ter várias utilidades e até ajudar a resolver alguns problemas de desempenho. A seguir, você descobre quando o procedimento é uma boa ideia e, sobretudo, como fazê-lo!




Primeiro, o mais importante

  • Não formate o seu Iphone antes de ter certeza de que há backup de todos os arquivos e documentos importantes que estão no dispositivo.
  • O processo de formatação de um Iphone é bastante simples e pode ser realizado sem a ajuda de profissionais.
  • Para que os seus dados não possam ser acessados pelo novo dono do aparelho, porém, há mais algumas atitudes que você precisa tomar.

Tudo o que você precisa saber sobre formatar Iphone

Por mais que a formatação de um Iphone tenha utilidades, você não deve fazê-la de maneira indiscriminada. Nós preparamos um guia completo que te ajudará durante todo o processo.

Imagem mostra uma pessoa segurando um Iphone.

A formatação pode melhorar o desempenho de um Iphone. (Fonte: JESHOOTS-com / Pixabay.com)

O que é e para que serve formatar um Iphone?

A formatação apaga todos os dados armazenados em um dispositivo eletrônico. Portanto, em um Iphone, qualquer arquivo que não seja do sistema operacional e dos aplicativos nativos deixará de existir.

É comum formatar um Iphone ao vendê-lo ou doá-lo, mas o procedimento também tem a serventia de corrigir possíveis falhas de sistema e de resolver travamentos e lentidão.

É possível recuperar dados perdidos em uma formatação de Iphone?

Sempre que você decidir formatar o seu Iphone, faça o devido backup de todos os arquivos e documentos que não deseja perder.

Caso você tenha esquecido de fazer o backup e queira restaurar arquivos perdidos, saiba que há algumas possibilidades. Existem aplicativos na loja da Apple que te ajudam com a restauração.

Lembre-se, porém, que os arquivos podem ser definitivamente perdidos caso outros dados já tenham sido escritos sobre eles. Ou seja, quanto antes a restauração acontecer, melhor!

Você sabia que o Iphone viveu o seu auge em 2012, quando nada menos do que 350 mil modelos eram vendidos a cada dia?

Quando é uma boa ideia formatar o Iphone?

Existem três situações básicas que podem te levar a formatar o Iphone:

  • Aparelho lento ou travando: Quando a memória do Iphone fica superlotada, o desempenho cai drasticamente. Você deve formatá-lo para recuperar a capacidade original de funcionamento.
  • Atualização errada: Um erro durante uma atualização do Iphone pode prejudicar seriamente o funcionamento do dispositivo e exigir a formatação.
  • Venda ou doação de aparelho: Se você vai vender ou doar o seu Iphone, precisa retirar todos os seus rastros. Faça a formatação e garanta que não haverá como o novo dono acessar nenhuma das suas contas.

Em outros contextos, a formatação do Iphone não é necessária.

Há outras alternativas antes da formatação do Iphone?

Caso você decida vender ou doar seu Iphone, apenas siga o caminho da formatação. Mas antes de tomar medidas drásticas por lentidão ou travamento, há possíveis soluções mais simples.

Liberar espaço manualmente pode te poupar de formatar o Iphone.

Primeiro, você pode tentar liberar espaço manualmente. Apague fotos e vídeos antigos e desinstale aplicativos que não usa. Esse processo é lento e trabalhoso, mas pode eventualmente oferecer resultados.

Os travamentos também podem ter o sistema operacional desatualizado como causa. Faça as atualizações necessárias e verifique se o problema melhora.

Na pior das hipóteses, você pode procurar uma assistência técnica da Apple e perguntar se há outra solução além da formatação. Mas se a atualização do sistema operacional e o apagamento manual de dados não resolverem, a solução mais drástica se torna provável.

Imagem mostra uma mulher segurando um Iphone em frente o rosto.

Lembre-se de fazer o backup de seus arquivos antes da formatação. (Fonte: janeb13 / Pixabay.com)

Quais as vantagens de formatar o Iphone?

A formatação do Iphone faz com que encontrar os dados na memória seja mais fácil. Os problemas causados pela superlotação deixam de acontecer e há significativas melhoras de desempenho.

O procedimento é necessário antes de uma venda ou doação de aparelho. Caso contrário, seus dados podem ser roubados.

Tome cuidado: A formatação sem backups prévios pode te fazer perder dados importantes.

Veja a seguir uma tabela com vantagens e desvantagens de formatar um Iphone:

Vantagens
  • Ajuda a recuperar o bom desempenho do aparelho
  • Recupera o sistema operacional
  • Faz com que o acesso a dados volte a ser fácil
  • É necessário antes de uma venda ou doação
Desvantagens
  • É possível perder dados importantes se acontecer sem um backup prévio

O que é preciso fazer antes de formatar o Iphone?

Se você vai formatar o seu Iphone por ele estar travando muito ou com falhas de sistema, é importante se certificar de ter o backup de todos os arquivos importantes antes de começar o processo. Quem não gosta de armazenamento em nuvem pode usar um HD externo.

Porém, se o motivo é a venda ou doação do aparelho, existem mais alguns passos fundamentais para que o próximo dono do aparelho não possa acessar ou roubar os seus dados:

  1. Desparelhe o Iphone de outros dispositivos da Apple como SmartWatches e All in Ones.
  2. Finalize as sessões em aplicativos como iTunes, iCloud e AppleStore. Selecione a opção para o dispositivo não guardar seus dados.
  3. Vá em “ajustes”, selecione o seu nome de usuário e clique em “finalizar sessão” e em seguida, “desativar”.

Dessa forma, seus dados estarão protegidos!

Como formatar o Iphone?

Por fim, vamos ao passo a passo sobre como formatar o seu Iphone:

  1. Vá ao menu “ajustes”.
  2. Clique em “geral”.
  3. Clique em “redefinir”.
  4. Selecione “apagar conteúdo e ajustes”.
  5. Digite a sua senha.
  6. Aguarde o procedimento se completar.

Pronto! Todos os dados de seu Iphone serão apagados!

Resumo

Formatar o Iphone é um procedimento fácil e que pode ser muito útil para recuperar o bom desempenho do dispositivo. Também é muito necessário no caso de venda ou doação de aparelho.

Antes da formatação, tenha a certeza de que tem backup de todos os seus dispositivos importantes. Caso deseje fazer o procedimento devido à lentidão do dispositivo, tente outras possíveis soluções e, só após não conseguir sucesso, siga em frente.

(Fonte da imagem destacada: Tyler Lastovich / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas