Detalhe de aplicativo do Instagram na tela do smartphone.
Ultima atualização: 23 de abril de 2021

Um dos formatos de posts que mais engajam no Instagram é o carrossel. Com ele, dá para contar histórias, fornecer informações e até apresentar um produto para os seus seguidores. Mas você sabe como fazer carrossel no Instagram? Pois seja bem-vindo, porque hoje vamos explicar isso e muito mais.

Afinal, fazer carrossel no Instagram pode até não parecer difícil, mas existem dicas e ferramentas que ajudam a otimizar o formato e fazer o seu post ganhar ainda mais relevância dentro da rede.




Primeiro, o mais importante

  • Fazer carrossel no Instagram já é uma regra para todos que buscam mais engajamento entre seus seguidores.
  • É possível fazer carrossel no Instagram direto pelo app do celular ou ainda com a ajuda de ferramentas como o photoshop ou no Canva.
  • Para aumentar o alcance do seu post carrossel no Instagram, é importante seguir as regras de postagem e abusar da criatividade.

Tudo sobre como fazer carrossel no Instagram

Hoje em dia não basta apenas publicar fotos e informações soltas no Instagram. Para conseguir o engajamento e alcance necessários para atingir o seu objetivo é preciso inovar e usar a criatividade. O post carrossel abre espaço para isso e nesse Guia vamos mostrar como.

Pessoa fotografando mesa com refeições.

Uma boa foto é o primeiro passo para criar um carrossel de sucesso que vai atrair mais seguidores no seu Instagram. (Fonte: Eaters Collective/ Unsplash )

Por que o formato carrossel é importante no Instagram?

O carrossel no Instagram é uma espécie de álbum, no qual é possível inserir entre duas e 10 fotos e/ou vídeos no mesmo post. Com isso, o seguidor só precisa arrastar para o lado para ver as imagens na sequência.

Esse formato tem muitas vantagens. Primeiro, porque permite que você conte uma história, dê explicações sobre um assunto ou venda um produto usando o máximo de detalhes para o seu público-alvo. E tudo isso em uma única postagem.

Por conta disso, várias pesquisas já comprovaram que o carrossel, assim como o Reels do Instagram, é um dos tipos de posts que mais trazem engajamento.

Mão segurando celular com Instagram na tela.

O carrossel do Instagram aumenta o engajamento. (Fonte: USA-Reiseblogger/ Pixabay)

A pesquisa da SocialInsider, por exemplo, apontou que a taxa média de engajamento do post carrossel é maior do que as postagens de fotos e vídeos isoladas.

O engajamento, com curtidas e número de comentários, também é maior quando a quantidade de imagens publicadas no carrossel atinge o seu máximo.

Como fazer carrossel no Instagram pelo app do celular?

Se você quiser fazer um carrossel no Instagram utilizando o aplicativo para smartphones, basta clicar no ícone “+” que permite a criação de uma nova postagem.

Em seguida, pressione uma imagem ou vídeo da sua galeria e aguarde surgir um número no canto superior direito. Pronto, agora é só selecionar as fotos e vídeos que serão incluídos no carrossel.

Carrossel do Instagram no feed e no stories

O post carrossel pode ser publicado tanto no feed da sua página do Instagram quanto no stories. Em ambos os casos, é preciso seguir algumas regrinhas de postagem. Confira as principais:

  1. Use fotos de qualidade, feitas com, já que, no carrossel do Instagram elas devem ser no formato JPG ou PNG e não podem ter mais do que 30MB;
  2. Os vídeos devem ser, preferencialmente, em MP4 ou MOV e ter, no máximo, 4G, com no máximo 60 segundos de duração;
  3. Não ultrapasse 20% de texto e os 2200 caracteres.

Melhores conteúdos para carrossel no Instagram

O carrossel no Instagram, de fato, é mais utilizado por empresas e profissionais. Mas isso não significa que você não possa fazer um carrossel contando histórias pessoais e compartilhando reflexões. Nós reunimos algumas sugestões de temas para lhe inspirar:

  • Para ensinar: Você pode usar o carrossel no Instagram para ensinar um determinado tema. Um exemplo são os tutoriais e o passo a passo de maquiagem, de receitar, de como plantar, entre outros;
  • Para divulgar e vender: Mostre o seu trabalho, suas habilidades ou seu produto. Um ideia é criar catálogos, lookbooks, cardápios e até álbum de eventos;
  • Para informar: O carrossel é ideal para você passar adiante informações sobre o seu negócio ou empresa, fazer anúncios e compartilhar promoções. Use a sequência de fotos e vídeos para contar uma história que chame a atenção dos eu seguidor;
  • Para refletir: Você também pode fazer um carrossel no Instagram para compartilhar suas experiências pessoais e reflexões e assim ajudar outras pessoas que possam estar passando pelo mesmo que você;

Criando carrossel no Instagram com photoshop e Canva

Você também pode elevar o nível do seu post carrossel, tornando-o mais atrativo, e criar a base do layout em aplicativos de criação de arte.

O diferencial de criar carrossel do Instagram em outros apps é que você consegue desenvolver um layout exclusivo.

O diferencial de criar carrossel do Instagram em outros apps é que você consegue desenvolver um layout exclusivo, com design, cores e artes que irão agregar ao conteúdo da sua postagem e ajudar a atingir o seu objetivo com ela.

O photoshop é uma dessas ferramentas. No entanto, como esse é um aplicativos de uso profissional, é preciso domínio para usar o photoshop.

Se esse não é o seu caso, você pode se aventurar por outros apps como o Canva, que é mais simples de usar, especialmente para iniciantes.

Depois de criar o layout nesses aplicativos, basta exportar para o Instagram e postar o seu carrossel.

Resumo

O carrossel é um formato de post do Instagram que já conquistou a todos. Afinal, ele é mais atrativo e ajuda no engajamento do público-alvo. Por isso, é o post ideal para quem quer contar uma história, divulgar e vender produtos e serviços e atrair mais seguidores.

Para criar um carrossel no Instagram de forma correta e original é importante seguir as regras de formatos de arquivos que podem ser incluídos e, sempre que possível, investir em layouts criativos e exclusivos.

(Fonte da imagem destacada: Webster2703/ Pixabay)

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