Notebook com página do Instagram na tela.
Ultima atualização: 15 de junho de 2021

Quem deseja aumentar a visibilidade de um negócio precisa investir em campanhas onde seu público-alvo está. E hoje em dia não tem um local mais fértil para isso do que o Instagram. Por isso, no artigo de hoje, nós vamos mostrar como fazer anúncios no Instagram.

Além disso, você vai descobrir quais são as formas de fazer propaganda nessa plataforma, quanto custa um anúncio no Instagram e as dicas para criar campanhas que gerem lucro.




Primeiro, o mais importante

  • Anunciar no Instagram é sinônimo de visibilidade e lucro para o seu negócio.
  • Pesquisas já comprovaram a potência dos anúncios do Instagram para aumentar o engajamento e as vendas.
  • É importante aprender como anunciar no Instagram para atingir o seu objetivo.

Tudo sobre como fazer anúncio no Instagram

Existem algumas formas de fazer anúncios no Instagram. Mas se você ainda tem dúvidas de como fazer tudo isso, não se preocupe. Vamos tirar todas as suas dúvidas a partir de agora.

Mão de mulher acessando post do Instagram.

O Instagram é a melhor plataforma para investir em anúncios. (Fonte: Kate Torline/ Unsplash)

Por que vale a pena anunciar no Instagram?

O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo e, desses, 500 milhões são ativos nas redes sociais diariamente. Além disso, entre eles, mais de 90 milhões são brasileiros.

Só por isso, o Instagram já é um ambiente perfeito para apresentar e vender serviços e produtos para uma grande quantidade de potenciais clientes.

Não à toa, a cada dia cresce o número de empresas que se fazem presentes na plataforma. Mas, além da visibilidade ampliada, o Instagram também ajuda, e muito, no engajamento dos usuários com as marcas.

De acordo com o Instagram, 60% das pessoas descobrem novos produtos nessa rede social e mais de 200 milhões de instagrammers acessam pelo menos um perfil comercial a cada dia.

E tudo isso tem a ver com o formato dos anúncios que, além de serem feitos de uma forma mais natural, ainda são segmentados para atingir o público certo. Tanto que, atualmente, a rede social conta com mais de 2 milhões de anunciantes.

Dessa forma, o Instagram Ads é um ótimo investimento para aumentar o tráfego para o seu empreendimento ou garantir vendas dentro da plataforma, entre outros objetivos.

Quais são as formas de anunciar no Instagram?

Existem basicamente cinco formas de anúnciar no Instagram: por meio de fotos, vídeos, carrossel, histórias e coleções.

Mas, antes de mais nada, você precisa escolher onde criar o seu anúncio. Isso pode ser feito com a ajuda de um gerenciador ou pelo próprio aplicativo.

Notebook e celular com feed do Instagram na tela.

Você pode anunciar no Instagram e no Facebook ao mesmo tempo para potencializar o alcance da sua campanha. (Fonte: cloudlynx/ Pixabay)

A ferramenta mais completa é o Gerenciador de Negócios do Facebook, que oferece recursos avançados para criar, publicar e acompanhar os resultados das campanhas.

No app, você pode promover posts já publicados que serão direcionados por meio do algorítimo a uma audiência específica.

Como anunciar com o Gerenciador de Negócios?

Desde 2012 que o Instagram pertence ao Facebook. Por isso, para anunciar no Instagram você precisa, necessariamente, ter uma página profissional no Facebook, ainda que não seja preciso ter um perfil no próprio Instagram.

Com uma página de negócios no Facebook, você terá acesso ao Gerenciador de Negócios que é a plataforma onde são criados os anúncios patrocinados no Instagram.

Para saber como anda a repercussão dos seus anúncios acesse o Gerenciador de anúncios com frequência, analise o alcance e quanto já foi gasto. Se necessário, faça ajustes até chegar onde você deseja.

O que você pode atingir com um anúncio no Instagram?

O Instagram permite que você faça diversos tipos de anúncios para atingir diferentes objetivos. De acordo com o próprio Instagram, para cada objetivo existe um ou alguns tipos de anúncios ideais. Confira:

Objetivo do anúncio Tipo de anúncio no Instagram
Reconhecimento da marca Feed, Stories, Explorar e IGTV
Alcance Feed, Stories, Explorar e IGTV
Tráfego Feed, Stories, Explorar
Engajamento Feed e Explorar
Instalações do aplicativo Feed, Stories, Explorar
Visualizações do vídeo Feed, Stories, Explorar e IGTV
Geração de cadastros Feed, Stories, Explorar
Mensagens Feed, Stories, Explorar
Conversões Feed, Stories, Explorar
Vendas do catálogo Feed, Stories, Explorar
Tráfego para o estabelecimento Feed e Stories

Quanto custa um anúncio no Instagram?

O próximo passo na criação de um anúncio no Instagram é definir o seu orçamento ou o quanto você deseja gastar com a campanha.

De modo geral, é possível determinar um investimento diário, que pode começar com R$ 1, ou por um determinado período de tempo.

Quais são as especificações dos anúncios para Instagram?

Ao criar um um anúncio para o Instagram, você vai precisar seguir algumas regras que dizem respeito ao formato da campanha. Os mais importante você confere abaixo:

  • Texto na imagem: Ainda que não seja recomendado inserir texto nas imagens, caso você opte por isso, o texto não pode ocupar mais de 20% da foto;
  • Tamanho e formato: O formato quadrado é o mais recomendado para os anúncios do Instagram, que deve ter 1080x1080px de resolução. Já o arquivo não deve ter mais que 30MB;
  • Duração do vídeo: O ideal é que não ultrapasse os 15 segundos, como ocorre com o reels, e o arquivo não pode ter mais que 4GB em formato MP4.

Como anunciar no Instagram pelo app?

Além de usar o gerenciador do Facebook, também é possível impulsionar posts da sua conta no Instagram, ou seja, transformar uma postagem em anúncio pago no Instagram.

Mas, para isso, é necessário que você tenha um perfil de negócio no Instagram ou você pode converter sua conta pessoal para comercial.

Resumo

Para aproveitar o máximo do seu perfil nas redes sociais, você precisa saber como fazer anúncios no Instagram.

Mas para que sua campanha tenha sucesso, é necessário escolher bem o objetivo, a audiência que se deseja alcançar, assim como seguir as regras de criação da campanha.

(Fonte da imagem destacada: PhotoMIX-Company/ Pixabay)

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