como enviar arquivos pesados
Ultima atualização: 14 de maio de 2021

Seja muito bem-vindo! Você precisa enviar arquivos pesados, mas não sabe como fazê-lo? Tenha calma! Existem vários jeitos de resolver seu problema e, a seguir, falaremos sobre cada um deles!

Dependendo do tamanho do arquivo, você pode usar até mesmo meios comuns, como e-mail ou Whatsapp. Em casos extremos, é necessário usar alguma plataforma especializada em transferência. Fique conosco e aprenda!




Primeiro, o mais importante

  • Compartilhar arquivos com até 25 MB é bastante simples e pode ser feito por e-mail ou até em algumas redes sociais.
  • Se o que você deseja compartilhar tem até 2 GB, é possível fazer a transferência de maneira gratuita usando serviços como Telegram ou Google Drive.
  • Serviços de torrent com conexão individual, como o Instant.io e o Fastest Fish, são as opções gratuitas para quem quer transferir arquivos acima de 2 GB.

Tudo o que você precisa saber sobre como enviar arquivos pesados

É sempre um momento de preocupação quando surge a necessidade de enviar para alguém arquivos pesados. Felizmente, existem métodos muito eficazes e que você precisa conhecer!

Imagem mostra uma pessoa usando um Ipad e um computador com o Gmail aberto.

Serviços de e-mail permitem a transferência de no máximo 25 MB. (Fonte: fancycrave1/ Pixabay.com)

Enviando arquivos pesados por e-mail

A maior parte dos serviços de e-mail tem um limite bastante pequeno para envio de arquivos. No caso do Gmail e do Yahoo, é de 25 MB, enquanto no Hotmail não passa de 20 MB.

Só é possível enviar por e-mail arquivos pequenos como texto, documentos, fotos e vídeos de baixa definição. Qualquer coisa além disso será bloqueada.

Uma possibilidade, sobre a qual falaremos em breve, é comprimir os arquivos usando programas como WinZip e WinRAR, mas ainda assim a compressão chega a no máximo 60%.

Enviando arquivos pesados por redes sociais

Muitas pessoas usam redes sociais e aplicativos de mensagens para enviar arquivos. Existem algumas opções muito interessantes nesse nicho.

Dos softwares mais famosos, o Telegram é a melhor opção para transferência de arquivos.

O Whatsapp recentemente aumentou o seu limite de transferência de arquivo para 100 MB, o que já faz dele uma opção melhor do que o e-mail. Porém, o Telegram segue a melhor opção, oferecendo incríveis 2 GB. Para smartphones, é quase imbatível.

Nas redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, é possível enviar arquivos nas mensagens diretas, mas os tamanhos são bastante limitados. Eles não são opções satisfatórias.

Como comprimir arquivos para envio?

A compactação de arquivos é uma possibilidade para quem deseja enviar arquivos por e-mail ou WhatsApp. Ainda assim, é importante notar que essa compactação não faz milagres e que gera uma redução de cerca de 60%.

Para comprimir arquivos, você precisa de um software especializado. As opções mais famosas são o WinZip e o WinRAR, mas há outras possibilidades como 7-Zip e PeaZip.

Tudo o que você precisa fazer é abrir o software, escolher os arquivos que deseja comprimir e apertar o botão correspondente.

Uma possibilidade importante é a de juntar vários arquivos em uma só compressão, o que pode ser útil para a organização no momento do envio.

Imagem mostra uma pessoa usando celular e notebook simultaneamente.

A compressão de arquivos pode ser útil em algumas situações. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com)

Serviços de compartilhamento de arquivos por servidor remoto são uma boa?

Existem ainda hoje muitos serviços de compartilhamento de arquivos através de servidores, como clientes de torrents, eMule e LemonWire. É possível manter o que você deseja que as outras pessoas tenham acesso em uma pasta de seu computador e permitir que eles usem softwares específicos para baixá-los.

O problema desses softwares é que qualquer pessoa pode acessar e baixar os seus arquivos. A segurança também não é das melhores, com abertura para programas e pessoas maliciosas.

Portanto, para compartilhamento de arquivos genéricos, como músicas ou filmes, tais serviços podem ajudar, mas devem ser evitados sempre que o arquivo em questão for algo pessoal.

Veja uma tabela com as vantagens de compartilhar arquivos por servidores remotos:

Vantagens
  • Não há limite de tamanho
  • É totalmente gratuito
  • A velocidade de upload e download é alcançada ao máximo
  • É possível se desconectar e continuar a transferência
Desvantagens
  • Qualquer um pode acessar os arquivos
  • Há baixíssima segurança

Transferência de arquivos pelo Google Drive

O Google Drive oferece 15 GB de armazenamento gratuito em nuvem para cada pessoa que possui uma conta. É possível simplesmente fazer o upload de um arquivo e compartilhá-lo com quem você deseja, facilitando muito a transferência.

Caso você queira transferir mais do que 15 GB, precisa de uma conta paga. O mesmo vale para a pessoa que receberá os arquivos.

De toda forma, o armazenamento no Google Drive não é caro. É possível fazer o upgrade para 100 GB por apenas US$ 1,99 por mês.

Você sabia que o Google Drive foi lançado apenas em 2012? O histórico da transferência de arquivos pesados com tranquilidade é muito recente!

Outros serviços de compartilhamento de arquivos

Nós já mencionamos os serviços de compartilhamento de arquivos por servidor remoto, como eMule e clientes de torrent. Há também os serviços de compartilhamento de arquivos por servidores pessoa a pessoa, muito mais seguros.

Eles são ótimas opções para quem precisa transferir arquivos pesados. Veja uma lista com serviços de compartilhamento de arquivos e seus respectivos limites:

  • Instant.io: É um servidor de torrent privado. Para efetuar o compartilhamento, é preciso que as duas pessoas estejam online. Totalmente gratuito e sem limite de tamanho.
  • WeTransfer: Muito usado, tem limite gratuito de até 2 GB por transferência. Acima disso, o preço é salgado.
  • Dropbox: O limite na versão gratuita também é de 2GB. A partir de US$ 9,99 por mês, é possível transferir até 2 TB.
  • Fastest Fish: Similar ao Instant.io, usa compartilhamento privado através de um QR code. Seguro e gratuito.

Se você se sente seguro com serviços do tipo, Instant.io e Fastest Fish são as melhores opções para compartilhamento de arquivos realmente pesados.

Resumo

Dependendo do tamanho dos arquivos que você precisa compartilhar, há várias opções possíveis. Fotos e vídeos pequenos podem ser enviados por e-mail, enquanto o Telegram é excelente para quem deseja transferir até 2 GB.

Para os arquivos realmente pesados, como vídeos e filmes em alta definição, você precisa usar os serviços especializados de compartilhamento. Google Drive, Instant.io e Fastest Fish são algumas soluções.

(Fonte da imagem destacada: Firmbee/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas