Imagem mostra uma pessoa colocando um cabo em um roteador.
Ultima atualização: 13 de abril de 2021

Seja muito bem-vindo! Se você procura descobrir como configurar um roteador, chegou ao lugar certo! Neste artigo, traremos não apenas dicas de configuração, como informações para fazer tais aparelhos funcionarem da melhor maneira possível.

Muitas vezes, problemas de conexão com a internet podem ser resolvidos apenas com a compra de um novo roteador ou a reconfiguração do atual. Antes de chamar um técnico, tente seguir as nossas orientações!




Primeiro, o mais importante

  • Antes de pensar em reconfigurar um roteador, existem várias possíveis causas de funcionamento ruim de internet que você pode testar. Não mexa nas configurações sem ter certeza do que está fazendo.
  • Para configurar o roteador corretamente, siga as instruções do manual. É importante definir senhas difíceis e selecionar opções de criptografia que garantam uma boa segurança.
  • Os roteadores modernos costumam ser de fácil configuração. Em alguns modelos, é possível fazer o processo a partir de um aplicativo para celular.

Configuração de roteadores: As informações mais importantes

Você sabe a importância de manter seu roteador com a configuração correta? Entende o que precisa fazer para mantê-lo funcionando perfeitamente? Vamos responder tais questões a seguir!

Imagem mostra uma pessoa usando dois computadores simultaneamente.

Todas as atividades da internet podem ser feitas com tranquilidade se o roteador estiver bem configurado. (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay.com)

O que acontece se o roteador não estiver configurado corretamente?

O problema mais óbvio de uma configuração errada de roteador é a falta de conexão com a internet. Ele é o mais perceptível e o que te fará tomar providências rapidamente.

Porém, existem outros problemas: A sua internet pode se tornar instável, não alcançar a velocidade contratada com o provedor ou estar aberta para que pessoas de fora se conectem a ela. Dependendo da situação, aseu computador até corre risco de ser atacado.

Configurar o roteador corretamente, portanto, também é uma questão de segurança!

A configuração incorreta é o único motivo para o funcionamento ruim do roteador?

Se a sua internet parou de funcionar e você sabe que o sinal está chegando normalmente na sua casa, antes de tentar reconfigurar o roteador é preciso pensar em outras possíveis causas.

Verifique se o seu roteador não está danificado e se não há problemas também nos cabos. Caso tudo esteja normal, observe se o aparelho está posicionado em um lugar aberto, sem interferência de paredes, e se as antenas estão bem abertas.

Se não há problemas no sinal e nem com o roteador e os cabos, o problema pode de fato estar na configuração.

Você sabia que o acúmulo de poeira também pode causar funcionamento ruim do roteador? Limpe seu aparelho com frequência, de preferência com um espanador.

Como configurar o roteador corretamente?

Para começo de conversa, você precisa conectar seu roteador ao modem. Para isso, é preciso ligar um cabo Ethernet na porta WAN do aparelho. Ela provavelmente terá essa sigla escrita em sua parte superior.

É possível configurar o roteador de dois modos diferentes: Por um aplicativo ou por um website. Leia o manual do seu modelo e descubra qual é a opção que ele oferece.

Imagem mostra um roteador com vários cabos conectados.

A configuração correta do roteador é importante para a segurança da rede. (Fonte: stux/ Pixabay.com)

Uma vez no aplicativo ou website, defina o login e a senha de administrador da central de controle. Esses não são os mesmos dados que serão usados para acessar a internet, mas sim para configurar o roteador.

Em seguida, siga as orientações do manual. Crie um login e uma senha de alto nível de segurança para acesso à rede e selecione uma boa opção de criptografia. Nós recomendamos, no mínimo, o uso da WPA2.

Todos os passos podem ser seguidos tanto pelo computador, quanto pelo celular ou tablet.

Caso você queira aprender a fazer configurações mais avançadas, selecionamos um vídeo do canal Curso em Vídeo que ensina um passo a passo detalhado e indicado até para profissionais:

Como saber que o roteador está funcionando perfeitamente?

Após encerrar as configurações e conseguir a conexão com a internet em seu dispositivo, você pode fazer o teste quanto ao perfeito funcionamento da rede.

Primeiro, acesse um site especializado em teste de velocidade e verifique se os números alcançados são similares aos contratados. Depois, pegue um dispositivo ainda não conectado à nova rede e veja se é possível realizar a conexão sem senha ou se a segurança está funcionando bem.

Se houver algum problema, você pode refazer as configurações ou chamar um técnico para te auxiliar.

É uma boa ideia investir em um roteador de alto nível?

Antes de comprar um roteador, você precisa pensar em questões como o tamanho da sua casa, a distância entre aparelhos, a quantidade de dispositivos que serão conectados e até mesmo a facilidade da instalação.

Confira abaixo algumas opções bem avaliadas:

Os roteadores mais modernos oferecem a tecnologia dual-band, ou seja, além da tradicional conexão banda de 2,4 Ghz também contam com mais uma, de 5 Ghz. Eles são ideais para cobrir variadas necessidades de conexão.

Para te ajudar na escolha do roteador, veja uma tabela comparando as frequências 2,4 Ghz e 5 Ghz:

2,4 Ghz 5 Ghz
Alcance 20 a 115 metros 60 a 70 metros
Velocidade Alcança velocidades medianas Alcança grandes velocidades
Recomendação Para quem precisa de mais alcance do que velocidade Para quem precisa de mais velocidade do que alcance

Há roteadores que permitem que as duas bandas sejam usadas simultaneamente e outros que pedem que a escolha seja feita no momento da configuração.

Resumo

Configurar o roteador é uma tarefa simples quando se segue o manual de instruções, mas que precisa ser feita com muita atenção. Problemas na qualidade da conexão e na segurança podem aparecer quando há algo errado.

Além de acertar na configuração do roteador, você também pode escolher um modelo de qualidade e que é capaz de atender às suas necessidades de usuário. Assim, terá o pacote completo do bom aproveitamento da internet!

(Fonte da imagem destacada: USA-Reiseblogger / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas