Imagem mostra um Chromecast em destaque.
Ultima atualização: 14 de junho de 2021

Seja muito bem-vindo! Você está interessado em um Chromecast e quer saber mais sobre o funcionamento do pequeno dispositivo? Já comprou o seu, mas ainda não entendeu como configurá-lo? Fique conosco! Esse é o artigo completo sobre como configurar Chromecast!

Nas próximas linhas, traremos todas as informações sobre o dispositivo que transforma qualquer aparelho de televisão em uma Smart TV. Você saberá o que é preciso para usá-lo e como acertar nas configurações!




Primeiro, o mais importante

  • Tanto a configuração, quanto a instalação de um Chromecast são muito simples. Não há segredo no processo e você provavelmente o completará em poucos minutos.
  • Você precisa garantir que tem uma conta funcional do Google, o aplicativo Google Home instalado no computador ou celular e uma rede WiFi de boa qualidade.
  • O Chromecast é uma excelente solução para quem não tem uma Smart TV, uma vez que consegue espelhar a tela de outros eletrônicos em aparelhos de televisão mais antigos.

Tudo o que você precisa saber sobre o Chromecast e suas configurações

A partir de agora, você encontra as respostas para as perguntas mais frequentes sobre Chromecast. Leia e esteja pronto para usar o dispositivo!

Imagem mostra um homem em frente a uma TV com Netflix.

O Chromecast permite o acesso às plataformas de streaming em TVs sem conectividade WiFi. (Fonte: mohamed_hassan / Pixabay.com)

O que é Chromecast?

O Chromecast é um pequeno dispositivo, um pouco maior do que um pen drive, que permite espelhar o conteúdo de um notebook ou outro eletrônico em qualquer televisão sem conexão WiFi.

Qualquer aplicativo ou plataforma de streaming compatível com o Chromecast é espelhado na televisão quando o dispositivo está conectado, permitindo que você tenha longas horas de diversão com seus programas preferidos na tela grande.

Tudo o que a televisão necessita ter para receber a imagem do Chromecast é uma entrada HDMI. Além disso, é preciso que o usuário tenha uma conta Google, o aplicativo Google Home e uma rede WiFi com funcionamento confiável.

Você sabia que, quando lançado, o Chromecast esgotou em menos de 24 horas nos principais serviços de vendas online dos Estados Unidos?

Vale a pena ter um Chromecast?

Se você não possui uma Smart TV, o Chromecast é a forma mais prática e barata de assistir ao conteúdo de plataformas de streaming (Netflix, Amazon Prime Video, etc) e aplicativos (YouTube, Twitch) em seu aparelho de televisão.

Trata-se de um aparelho muito pequeno e portátil. Você pode levá-lo para casas de amigos ou em viagens sem problemas. A durabilidade e a facilidade de uso também se destacam.

Ele só faz sentido caso você tenha uma TV sem conectividade WiFi (não smart, portanto) e com entrada para cabo HDMI. Como hoje o número de dispositivos que se enquadram nessa descrição está em queda, o Chromecast começa a ficar obsoleto.

Veja uma tabela com as vantagens e desvantagens de ter um Chromecast:

Vantagens
  • Seleção prática e barata para espelhar conteúdos em TVs não smart
  • É um dispositivo muito portátil
  • A durabilidade é excelente
  • É muito fácil de usar
Desvantagens
  • O número de TVs smart é cada vez maior, o que o torna obsoleto
  • Precisa de uma conexão WiFi para funcionar

O que é preciso para usar o Chromecast?

A lista do que você precisa para usar o Chromecast é simples e acessível:

  • TV com entrada HDMI: A não ser que a sua TV seja muito antiga, ela cumprirá esse requisito.
  • Cabo HDMI: Um dos cabos mais usados atualmente e muito fácil de se encontrar.
  • Conta Google: Uma conta Google simples já é suficiente.
  • Google Home: O aplicativo de gerenciamento doméstico da Google é grátis e fácil de usar.
  • Rede WiFi: A conexão entre Chromecast e dispositivo eletrônico é feita via WiFi. Você precisa de uma rede estável.

Imagem mostra uma TV ligada na plataforma de streaming da ESPN.

Plataformas de streaming de esporte também são compatíveis com o Chromecast. (Fonte: Tech Daily / Unsplash.com)

Como instalar o Chromecast?

Para instalar o seu Chromecast e deixá-lo pronto para uso, siga o passo a passo:

  1. Baixe o Google Home no aparelho que rodará o conteúdo a ser espelhado na televisão (pode ser computador, celular ou tablet).
  2. Insira o Chromecast na entrada HDMI da TV.
  3. Conecte o aparelho a uma rede WiFi.
  4. No Google Home, encontre o Chromecast e autorize o uso.
  5. Confirme o código de autorização.
  6. Acesse a sua plataforma de streaming ou aplicativo favorito e encontre um programa, vídeo ou áudio que deseja exibir no aparelho de televisão.
  7. Encontre no canto da tela o botão “transmitir”.
  8. Transmita o conteúdo para a TV e divirta-se!

Como configurar o Chromecast?

Se é a primeira vez que você usa um Chromecast ou o liga a um determinado aparelho, precisa acertar as configurações antes de iniciar o uso.

É possível escolher qual será a rede WiFi usada para conectar o Chromecast.

Para isso, precisa ter o Google Home no aparelho. Com o aplicativo aberto, basta clicar em “adicionar”, depois “configurar dispositivo” e “novo dispositivo”. Todos os dispositivos compatíveis no raio da rede, independente do tipo, aparecerão na lista. Encontre ali o Chromecast.

Você pode ajustar então configurações como o nome do dispositivo, a rede usada (principalmente caso haja um roteador dual band no local) e se o usuário deve ser lembrado.

Caso você queira conectar o Chromecast em uma rede 5 Ghz, oferecida pela maior parte dos roteadores modernos, precisa que o aparelho espelhado na TV seja compatível. Do contrário, o pareamento não será possível.

Resumo

O Chromecast é um dispositivo muito útil para quem não tem uma televisão de última geração. Ele permite que o conteúdo acessado em um computador, celular ou tablet seja transmitido via WiFi para o aparelho de TV.

É bastante fácil instalar e configurar um Chromecast. O mais importante é ter o aplicativo Google Home no aparelho espelhado na TV e uma rede WiFi confiável. Como o dispositivo é portátil, você pode usá-lo em vários lugares!

(Fonte da imagem destacada: Deepaul / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas