Notebook sobre a mesa.
Ultima atualização: 23 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

32Horas investidas

7Estudos avaliados

85Comentários coletados

O Chromebook é bom para estudar, se entreter e trabalhar com tarefas básicas. Mas se você ainda não está convencido disso, e tem dúvidas sobre esse tipo de notebook, seja bem-vindo. No artigo a seguir, vamos explicar porque vale a pena investir nesse computador portátil.

Mais do que isso. Vamos ajudar você a escolher o melhor Chromebook do mercado de forma que ele atenda às suas necessidade de uso, suas expectativas e, é claro, que caiba no seu orçamento.




Primeiro, o mais importante

  • O Chromebook já foi considerado um dos notebooks mais baratos do mercado. Hoje, isso já não é uma máxima, mas ainda assim trata-se de um computador que pode sair mais em conta do que os outros.
  • Seu grande diferencial está no sistema operacional, que é diferente da maioria dos outros aparelhos, e no fato de que a maioria de suas funções é realizada online.
  • E, mesmo que ele tenha uma tela e memória reduzidas, o Chromebook é bom para quem precisa de um notebook básico, rápido e eficiente.

Melhores Chromebooks: nossas recomendações

Que o Chromebook é bom muita gente já sabe. Ainda assim existem diversos modelos, configurações e tecnologias que diferenciam os modelos disponíveis. A seguir, você confere uma lista com os mais bem avaliados:

Guia de compra: Tudo sobre porque o Chromebook é bom

Nós criamos um Guia de Compra para ajudar você a entender porque o Chromebook é bom. Abaixo, você terá acesso a perguntas e respostas que irão sanar suas principais dúvidas sobre esse notebook.

Mulher sentada no sofá com notebook no colo.

O Chromebook é o notebook ideal para estudantes. (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay)

Qual a diferença entre o Chromebook e os outros notebooks?

O Chromebook é um notebook que roda o sistema operacional Chrome OS, do Google, e essa é a principal diferença entre ele e os outros notebooks.

É no sistema operacional que todos os aplicativos são armazenados e rodam dentro de um computador. Por isso, dependendo do tipo desse sistema, o preço e a eficiência do aparelho podem mudar e muito.

Hoje, são três os sistemas operacionais mais comuns em notebooks: Windows, Linux e Mac OS, sendo que esse último roda apenas nos aparelhos da Apple.

Uma das diferenças entre eles é que Chrome OS roda principalmente a partir da web e, por isso, tanto os dados quanto os aplicativos ficam armazenados na nuvem.

Pessoa digitando no notebook.

O Chromebook usa o sistema operacional exclusivo do Google, no qual os apps ficam todos na nuvem. (Fonte: Brooke Cagle/ Unsplash)

Além disso, diferentemente do Windows e do MacOs, o Chrome OS é um sistema operacional mais leve, que realiza operções mais rápidas.

Os Chromebooks também não usam processadores de alta potência como ocorre nos outros sistemas, o que contribuiu para a eficiência energética.

Outro ponto de diferenciação é que o Chromebook é bom porque tem unidades de armazenamento em Flash, que é uma alternativa mais eficiente e rápida do que as unidades de disco rígido (HDs).

Para qual objetivo o Chromebook é bom?

O Chromebook é bom para estudantes e pessoas que buscam ter um computador básico para navegar na internet, editar documentos e acessar as redes sociais. E foi justamente com esse objetivo que esse aparelho foi desenvolvido.

Agora, se você trabalha com programas pesados, como os de edição de imagens e vídeo, um Chromebook não será suficiente para lhe atender.

O notebook Chromebook é bom para quem precisa acessar programas básicos do G Suite, como o Gmail e o Google Docs, por exemplo, que oferecem a opção de converter os arquivos para o formatos do Word, Excel ou PowerPoint.

Como usar um Chromebook offline?

Foi com o passar dos anos e com a evolução tecnológica que o Chromebook deixou de ser um notebook com sistema exclusivamente online. Atualmente, já é possível utilizar suas funcionalidades e aplicativos de forma offline.

Por isso, mesmo que você não tenha conexão de internet o tempo inteiro é possível utilizar o seu Chromebook. Veja o que você pode fazer offline:

  • Checar e-mails: Mesmo sem internet, você pode ler, responder e pesquisar as mensagens do Gmail. Depois, quando você estiver online, o sistema vai sincronizar tudo e atualizar as edições e envios;
  • Assistir filmes e ouvir músicas: Você também pode assistir filmes do Google Play offline e ouvir música no Google Play Música ou YouTube Music. Para tanto, é preciso comprar as mídias e fazer download;
  • Escrever, ler e editar: Com o Chromebook sem internet, você poderá escrever, ler e editar anotações com o Google Keep. O sistema salvará tudo automaticamente e as alterações serão sincronizadas na próxima vez que você estiver online.
  • Usar o Google Drive: O Google Drive é a plataforma de armazenamento em nuvem gratuita do Google. Nela você pode criar e editar documentos por meio do Google Docs, criar planilhas com o Google Sheets e apresentações com o Google Slides.

Quais são as vantagens e desvantagens do Chromebook?

Até aqui já foi possível entender que o Chromebook é bom, eficiente e vantajoso para realizar tarefas básicas e essenciais, seja para estudantes, profissionais ou até mesmo para o entretenimento.

Afinal, esse notebook possui um sistema operacional simplificado, que demanda menos eficiência da memória RAM e menos espaço de armazenamento interno.

Além disso, o Chromebook é leve, fino, rápido e guarda todos os dados e app na nuvem. A grande vantagem disso é que você poderá acessar seus trabalhos de qualquer computador. E, hoje, também é possível trabalhar em documentos de forma offline no Chromebook.

Mulher sentada na cama usando o notebook.

O Chromebook já permite utilizar algumas funções offline. (Fonte: Andrew Neel/ Unsplash)

Outro ponto positivo do Chromebook é que o fato de que as atualizações de segurança ocorrem de forma automática, e não interferem na navegação. Sem contar que as antenas de Wi-Fi desse notebook também captam melhor o sinal mesmo quando o aparelho está distante.

Por outro lado, é preciso esclarecer que o Chromebook já não é mais tão barato como antes. E o processador e a memória RAM também deixam a desejar, principalmente para quem é mais exigente e precisa trabalhar com arquivos e apps pesados.

Para resumir, criamos a tabela abaixo que mostra porque o Chromebook é bom e porque nem sempre ele é o ideal.

Vantagens
  • Bom para navegar na internet e realizar tarefas básicas
  • Rápido para ligar e armazenar arquivos
  • Arquivos são armazenados na nuvem
  • Aplicativos na nuvem e gratuitos
  • Bateria de longa duração
  • Alguns apps podem funcionar offline
Desvantagens
  • Não atende usuários exigente e programas pesados
  • Pouca memória
  • Preço não é tão baixo

Critérios de compra: O que analisar para escolher um bom Chromebook

Não tem como fugir dessa etapa. Se você quer um Chromebook bom é preciso identificar as configurações que irão atender ao seu objetivo. Mas a gente facilita esse processo para você. Veja a seguir, o que deve ser levado em conta na hora de escolher o melhor Chromebook:

Armazenamento interno

Como vimos, ainda que a memória interna do Chromebook seja menor, se comparada a outros notebooks, isso não será um grande problema já que o seu sistema exige menos espaço e eficiência.

Os modelos de Chromebook costumam oferecer 16GB ou 32GB de espaço interno.

Mesmo assim, é importante saber que os modelos de Chromebook costumam oferecer 16GB ou 32GB de espaço interno.

Então, se você precisa fazer muitos downloads, opte por um notebook que permita a expansão de memória através de cartões SD.

Mas vale destacar: com o Chromebook você terá acesso a 100GB gratuitos de espaço no Google Drive.

RAM

Também já tratamos aqui que memória RAM de um Chromebook é menor do que a maioria dos notebooks. É a memória RAM a responsável pela eficiência do aparelho ao executar muitas tarefas ao mesmo tempo.

Por isso, quanto maior for a RAM, melhor será o desempenho do Chromebook. Nesse caso, você vai encontrar modelos que têm entre 2GB e 4GB.

Polegadas

Na hora de escolher o melhor Chromebook também é importante considerar o tamanho da tela, que é medida em polegadas. Aqui, a variação é pequena, mas pode fazer a diferença. Você poderá optar por notebooks que tenham entre 11 e 12 polegadas.

Modelo

Outro fator que você deve analisar na hora de comprar o seu Chromebook é o modelo do aparelho. Hoje já é possível encontrar esse tipo de notebook com tela touchscreen e também na versão 2 em 1, na qual é possível usar o computador como se fosse um tablet.

Resumo

Se você chegou aqui para saber se o Chromebook é bom ou não, já deve ter se convencido que este tipo de notebook é eficiente, rápido e o mais recomendado para quem deseja um aparelho simples, mas de qualidade.

Apenas tenha atenção na hora de comprar e compare alguns fatores que podem fazer a diferença no seu dia a dia, como o tamanho da memória, do armazenamento interno e da tela.

(Fonte da imagem destacada: Anete Lūsiņa/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas