
Como escolhemos
O Chromebook é bom para estudar, se entreter e trabalhar com tarefas básicas. Mas se você ainda não está convencido disso, e tem dúvidas sobre esse tipo de notebook, seja bem-vindo. No artigo a seguir, vamos explicar porque vale a pena investir nesse computador portátil.
Mais do que isso. Vamos ajudar você a escolher o melhor Chromebook do mercado de forma que ele atenda às suas necessidade de uso, suas expectativas e, é claro, que caiba no seu orçamento.
Índice
O mais importante
- O Chromebook já foi considerado um dos notebooks mais baratos do mercado. Hoje, isso já não é uma máxima, mas ainda assim trata-se de um computador que pode sair mais em conta do que os outros.
- Seu grande diferencial está no sistema operacional, que é diferente da maioria dos outros aparelhos, e no fato de que a maioria de suas funções é realizada online.
- E, mesmo que ele tenha uma tela e memória reduzidas, o Chromebook é bom para quem precisa de um notebook básico, rápido e eficiente.
Chromebook é bom: nossa recomendação dos melhores produtos
Que o Chromebook é bom muita gente já sabe. Ainda assim existem diversos modelos, configurações e tecnologias que diferenciam os modelos disponíveis. A seguir, você confere uma lista com os mais bem avaliados:
Guia de compra: Tudo sobre porque o Chromebook é bom
Qual a diferença entre o Chromebook e os outros notebooks?
É no sistema operacional que todos os aplicativos são armazenados e rodam dentro de um computador. Por isso, dependendo do tipo desse sistema, o preço e a eficiência do aparelho podem mudar e muito.
Hoje, são três os sistemas operacionais mais comuns em notebooks: Windows, Linux e Mac OS, sendo que esse último roda apenas nos aparelhos da Apple.
Uma das diferenças entre eles é que Chrome OS roda principalmente a partir da web e, por isso, tanto os dados quanto os aplicativos ficam armazenados na nuvem.
Além disso, diferentemente do Windows e do MacOs, o Chrome OS é um sistema operacional mais leve, que realiza operções mais rápidas.
Os Chromebooks também não usam processadores de alta potência como ocorre nos outros sistemas, o que contribuiu para a eficiência energética.
Outro ponto de diferenciação é que o Chromebook é bom porque tem unidades de armazenamento em Flash, que é uma alternativa mais eficiente e rápida do que as unidades de disco rígido (HDs).
Para qual objetivo o Chromebook é bom?
Agora, se você trabalha com programas pesados, como os de edição de imagens e vídeo, um Chromebook não será suficiente para lhe atender.
O notebook Chromebook é bom para quem precisa acessar programas básicos do G Suite, como o Gmail e o Google Docs, por exemplo, que oferecem a opção de converter os arquivos para o formatos do Word, Excel ou PowerPoint.
Como usar um Chromebook offline?
Por isso, mesmo que você não tenha conexão de internet o tempo inteiro é possível utilizar o seu Chromebook. Veja o que você pode fazer offline:
- Checar e-mails: Mesmo sem internet, você pode ler, responder e pesquisar as mensagens do Gmail. Depois, quando você estiver online, o sistema vai sincronizar tudo e atualizar as edições e envios;
- Assistir filmes e ouvir músicas: Você também pode assistir filmes do Google Play offline e ouvir música no Google Play Música ou YouTube Music. Para tanto, é preciso comprar as mídias e fazer download;
- Escrever, ler e editar: Com o Chromebook sem internet, você poderá escrever, ler e editar anotações com o Google Keep. O sistema salvará tudo automaticamente e as alterações serão sincronizadas na próxima vez que você estiver online.
- Usar o Google Drive: O Google Drive é a plataforma de armazenamento em nuvem gratuita do Google. Nela você pode criar e editar documentos por meio do Google Docs, criar planilhas com o Google Sheets e apresentações com o Google Slides.
Quais são as vantagens e desvantagens do Chromebook?
Afinal, esse notebook possui um sistema operacional simplificado, que demanda menos eficiência da memória RAM e menos espaço de armazenamento interno.
Além disso, o Chromebook é leve, fino, rápido e guarda todos os dados e app na nuvem. A grande vantagem disso é que você poderá acessar seus trabalhos de qualquer computador. E, hoje, também é possível trabalhar em documentos de forma offline no Chromebook.
Outro ponto positivo do Chromebook é que o fato de que as atualizações de segurança ocorrem de forma automática, e não interferem na navegação. Sem contar que as antenas de Wi-Fi desse notebook também captam melhor o sinal mesmo quando o aparelho está distante.
Por outro lado, é preciso esclarecer que o Chromebook já não é mais tão barato como antes. E o processador e a memória RAM também deixam a desejar, principalmente para quem é mais exigente e precisa trabalhar com arquivos e apps pesados.
Para resumir, criamos a tabela abaixo que mostra porque o Chromebook é bom e porque nem sempre ele é o ideal.
Critérios de compra: O que analisar para escolher um bom Chromebook
Não tem como fugir dessa etapa. Se você quer um Chromebook bom é preciso identificar as configurações que irão atender ao seu objetivo. Mas a gente facilita esse processo para você. Veja a seguir, o que deve ser levado em conta na hora de escolher o melhor Chromebook:
Armazenamento interno
Como vimos, ainda que a memória interna do Chromebook seja menor, se comparada a outros notebooks, isso não será um grande problema já que o seu sistema exige menos espaço e eficiência.
Mesmo assim, é importante saber que os modelos de Chromebook costumam oferecer 16GB ou 32GB de espaço interno.
Então, se você precisa fazer muitos downloads, opte por um notebook que permita a expansão de memória através de cartões SD.
Mas vale destacar: com o Chromebook você terá acesso a 100GB gratuitos de espaço no Google Drive.
RAM
Também já tratamos aqui que memória RAM de um Chromebook é menor do que a maioria dos notebooks. É a memória RAM a responsável pela eficiência do aparelho ao executar muitas tarefas ao mesmo tempo.
Por isso, quanto maior for a RAM, melhor será o desempenho do Chromebook. Nesse caso, você vai encontrar modelos que têm entre 2GB e 4GB.
Polegadas
Na hora de escolher o melhor Chromebook também é importante considerar o tamanho da tela, que é medida em polegadas. Aqui, a variação é pequena, mas pode fazer a diferença. Você poderá optar por notebooks que tenham entre 11 e 12 polegadas.
Modelo
Outro fator que você deve analisar na hora de comprar o seu Chromebook é o modelo do aparelho. Hoje já é possível encontrar esse tipo de notebook com tela touchscreen e também na versão 2 em 1, na qual é possível usar o computador como se fosse um tablet.
Resumo
Se você chegou aqui para saber se o Chromebook é bom ou não, já deve ter se convencido que este tipo de notebook é eficiente, rápido e o mais recomendado para quem deseja um aparelho simples, mas de qualidade.
Apenas tenha atenção na hora de comprar e compare alguns fatores que podem fazer a diferença no seu dia a dia, como o tamanho da memória, do armazenamento interno e da tela.
(Fonte da imagem destacada: Anete Lūsiņa/ Unsplash)