Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

7Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

59Comentários coletados

O celular Quantum marcou sua estreia no mercado brasileiro em 2015. Desde lá, a marca curitibana já lançou inúmeros modelos de smartphone de entrada, intermediários e premium.

Esses modelos têm em comum o acabamento premium com  bordas arredondadas, traseira em metal e diversas opções de cores. Se você está em dúvida sobre qual celular Quantum é ideal para você, continue lendo este artigo, pois vamos explicar as características de cada um deles.

Primeiro, o mais importante

  • A Quantum é uma marca de celulares brasileira que nasceu em Curitiba em 2015 como iniciativa de um grupo de ex-funcionários da Positivo – inclusive, esses funcionários convenceram o ex-chefe a investir no empreendimento.
  • A estratégia da marca é vender apenas pela internet. Embora o principal canal de vendas seja o e-commerce, a Quantum possui vários quiosques espalhados nos melhores shopping centers do Brasil, onde o consumidor pode testar os aparelhos.
  • Ao comprar um celular Quantum, você receberá o smartphone, fone de ouvido, cabo USB, carregador, película de proteção aplicada e case transparente ou colorida.

Melhores celulares Quantum: Nossos favoritos

Conheça os melhores modelos de celular Quantum e descubra qual desses smartphones é perfeito para você.

O preferido dos consumidores

O celular Quantum You oferece especificações intermediárias a um preço baixo. O aparelho possui processador quad-core, 3GB de memória RAM, 32GB de memória expansível e sistema operacional Android Nougat. A tela mede 5 polegadas e tem resolução HD. Conta com câmera traseira de 13MP e frontal de 8MP.

Um celular Quantum simples

Você está procurando um smartphone para realizar tarefas cotidianas, mas não abre mão da tela grande e câmeras potentes? Invista no celular Quantum MUV Pro. O aparelho possui processador octa-core, 2GB de memória RAM, 16GB de armazenamento e sistema operacional Android Marshmallow. Conta com tela de 5,5 polegadas e resolução HD. A câmera frontal tem 8MP e a traseira 16MP.

O celular Quantum com melhor versão Android

Ainda no segmento de entrada, o celular Quantum You 2 tem como diferencial a tela estendida de 5,5" em formato 18:9 e resolução HD. O aparelho conta com câmera frontal de 8MP e traseira de 13MP. Esse smartphone possui processador quad-core, 2GB de memória RAM, 16GB de armazenamento e sistema operacional Android Oreo.

Guia de Compra

Embora pouco conhecida, a marca brasileira Quantum investe no desenvolvimento de smartphones inovadores e configurações básicas, intermediárias ou avançadas. Você encontra opções de celular Quantum para todos os perfis. Quer saber qual modelo é perfeito para você? Leia este Guia de Compra.

Imagem de uma mulher utilizando um smartphone.

O celular Quantum é surpreendente. (Fonte: Bruce Mars/ Pexels.com)

Como é o processo de criação do celular Quantum?

Um dos pilares da Quantum é o conceito de compra inteligente, portanto, os smartphones da marca são projetados para entregar o melhor em tecnologia a um preço justo ao consumidor.

As pesquisas de mercado ajudam a marca a compreender o que os consumidores esperam de seus smartphones.  A escolha dos componentes é cuidadosa, a intenção é otimizar a performance do aparelho.

O conjunto de câmeras recebe máxima atenção, seja com a escolha de sensores sofisticados, lentes aprimoradas ou modos especiais.

Imagem de um smartphone.

O celular Quantum possui câmeras de excelente qualidade. (Fonte: Omar Prestwitch/ Unsplash.com)

O celular Quantum é montado em linha de produção automatizada e com equipamentos de última geração, nas fábricas localizadas nos polos industriais de Manaus e Curitiba.

Após o lançamento, a marca mantém contato com o consumidor através do website, blog e redes sociais. As sugestões recebidas são incorporada as atualizações de software ou servem de inspiração para novos modelos.

Quais os diferenciais do celular Quantum?

A maioria dos celulares Quantum apresenta design sofisticado, com traseira de metal, laterais arredondadas e vidro frontal 2.5D com bordas curvas, não importa se o modelo é intermediário ou premium.

Ambas as câmeras de um celular Quantum são equipadas com flash para facilitar o registro de fotografias e vídeos em condições de baixa luminosidade. A resolução também surpreende.

A capacidade da memória interna depende do modelo, mas todos contam com memória expansível através cartão Micro SD.

Quase todos os modelos contam com sensor de impressões digitais que permite a substituição de senhas, padrões e combinações pelo toque dos dedos. Além de proteger seu dispositivo, você ganha mais agilidade de manuseio.

Esses aparelhos são dual-chip. Com duas linhas telefônicas, você separa a vida pessoal da profissional e economiza com planos e promoções de diferentes operadoras de telefonia.

Ah, o acesso à internet é muito mais rápido, graças a conexão com rede de internet 4G – mas todos os modelos funcionam em rede 2G e 3G. Você pode acessar suas redes sociais, assistir filmes e séries, baixar arquivos e muito mais.

Imagem de uma mulher usando o smartphone.

Você pode utilizar duas linhas telefônicas em seu celular Quantum. (Fonte: Bruce Mars/ Pexel.com)

Caso ocorra qualquer problema com seu smartphone, a marca oferece mais de 100 postos de assistência técnica espalhados em mais de 90 cidades brasileiras. Caso não haja um posto de atendimento em sua cidade, você pode enviar o aparelho  a um centro de reparos.

Conheça mais vantagens do celular Quantum na tabela abaixo:

Vantagens
  • Variedade de modelos
  • Vem com película protetora e capa
  • Garantia de um ano
  • É compatível com as redes 2G, 3G e 4G
  • Produto fabricado em solo nacional
  • Preços acessíveis
Desvantagens
  • Ainda não é uma marca muito popular
  • Nenhum modelo conta com certificação IP

Quais são os modelos mais básicos de celular Quantum?

Quem está procurando um smartphone de entrada deve investir em um dos modelos da linha You. Esses aparelhos são indicados para quem vai trabalhar com funções leves mas não abre mão de boas fotos.

Os aparelhos da linha possuem processador quad-core, display LCD em formato 18:9 que otimiza o uso do painel. O tamanho varia de 5 a 5,5 polegadas e a resolução é HD. Compare as diferenças entre esses aparelhos abaixo:

You You 2 You E You L
Memória RAM 3GB 1GB 3GB 2GB
Armazenamento 32GB expansível em 128GB 16GB expansível em 32GB 32GB expansível em 32GB 32GB expansível em 128GB
Sistema Operacional Android Nougat Android Oreo Android Nougat Android Nougat
Câmeras (frontal e traseira) 13+13MP 8+13MP 8+13MP 8+13MP
Bateria 2500mAh 3000mAh 2600mAh 2500mAh

Ainda no segmento de entrada, sugerimos os modelos da linha MUV, projetados para o usuário casual que valoriza tela grande (5,5 polegadas e resolução HD) e bateria de alta capacidade (2800mAh). Como são três modelos, comparamos-vos na tabela abaixo:

MUV MUV PRO MUV UP
Processador Quad-core Octa-core Octa-core
Memória RAM 1GB 2GB 3GB
Armazenamento 16GB 16GB 32GB
Câmeras frontal e traseira 8+13MP 8+16MP 13+13MP

Quais são os modelos intermediários de celular Quantum?

Procura um smartphone com especificações intermediárias? Invista no celular Quantum Go. O aparelho é equipado com processador octa-core, 2GB de memória RAM e 16 ou 32GB de armazenamento. Um diferencial é a tela AMOLED HD de cinco polegadas.

Outra opção é o celular Quantum L. Esse smartphone carrega processador quad-core, 2GB de memória RAM, 16GB de armazenamento interno – expansível em 64GB – e sistema operacional Android 8.1 Oreo.

Esse smartphone possui tela LCD de 6 polegadas com resolução HD+ e bordas curvas. A câmera traseira tem 12MP e a câmera frontal 8MP. A bateria tem capacidade para 3000mAh.

Uma terceira opção é o celular Quantum Fly, um modelo com especificações de modelo premium a um valor intermediário. É o único com processador deca-core, 3GB de memória RAM, 32GB de armazenamento e sistema operacional Android Marshmallow.

O smartphone possui tela de 5,2 polegadas com resolução Full HD. A câmera frontal tem resolução de 8MP e a traseira 16MP equipadas com sistema Dual-Flash que consiste em iluminação em duas tonalidades.

Imagem de um smartphone.

Você encontra modelos de celular Quantum em ambas as categorias. (Fonte: Tracy Le Blanc/ Pexels.com)

Quais modelos de celular Quantum são considerados premium?

Está procurando um celular Quantum com especificações avançadas? O Quantum V é o primeiro smartphone do mercado com projetor laser de alta definição integrado. Ideal para transmitir jogos, filmes e séries, em resolução HD e tela de projeção de até 80 polegadas.

Para garantir o máximo de desempenho, este modelo é equipado com processador octa-core, memória RAM de 4GB, 64GB de armazenamento e sistema operacional Android 7.0 Nougat. O aparelho possui tela LCD IPS com 5,5 polegadas e resolução Full HD.

A câmera traseira é de 13MP e a frontal de 8MP, ambas com flash integrado. Para garantir a segurança há um leitor de impressões digitais. E a bateria tem capacidade para 4000mAh, suficiente para quatro horas de projeção ininterrupta.

Imagem de uma pessoa utilizando o projetor do celular.

O celular Quantum V possui projetor a laser integrado. (Fonte: Divulgação/ Quantum)

O celular Quantum Sky também é considerado um modelo avançado. A começar pelo processador octa-core, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento. O aparelho possui tela grande com resolução FHD, câmeras com resolução de 13 e 16MP e bateria de 4010mAh.

Já o celular Quantum Lio foi desenvolvido em parceria com a Cielo e é perfeito para empreendedores, pois é um celular modular com máquina de cartão acoplada – que pode ser retirada sempre que você desejar.

O aparelho possui processador quad-core, 2GB de memória RAM, 16GB de armazenamento – expansível em 80GB – e roda sistema operacional Android Oreo. A câmera frontal tem 8MP e a traseira 12MP.

Critérios de compra: Como escolher um celular Quantum

Antes de comprar um celular Quantum, avalie a ficha técnica dos principais modelos. Você observará que apesar das semelhanças, cada modelo tem características que garantem uma personalidade única:

Vamos explicar todos esses critérios de compra ao longo desta seção.

Processador

Para avaliar o processador de um celular Quantum você deve analisar a quantidade de núcleos  – varia de quatro a dez núcleos – e a velocidade de processamento medida em Giga-hertz.

O processador distribui uma ou mais tarefas entre os núcleos para que eles possam conclui-la rapidamente. Ou seja, quanto mais núcleos, melhor o desempenho do dispositivo e a economia de energia.

Imagem de um smartphone.

O processador é responsável pela execução de tarefas. (Fonte: Lisa Fotios/ Pexels.com)

Memória RAM

O desempenho do celular Quantum também está associado a memória RAM, utilizada para gerenciar os aplicativos abertos. Quando o dispositivo tem pouca memória RAM, os travamentos são comuns.

Um celular Quantum pode ter de 1 a 4GB de memória RAM. Recomendamos que você compre um modelo com pelo menos 2GB para ter uma experiência satisfatória.

Armazenamento

A capacidade de armazenamento dos celulares Quantum variam de 16 a 64GB. É na memória interna do celular que ficam armazenados os aplicativos e arquivos.

Um ponto positivo é que todos os modelos oferecem slot para cartão MicroSD, uma alternativa simples e barata de acrescentar mais memória a seu smartphone. Mas fique ligado pois há uma limitação de memória.

Imagem de um smartphone.

Quanto maior a capacidade de armazenamento do celular, mais arquivos e aplicativos você poderá salvar. (Fonte: Lisa Fotios/ Pexels.com)

Tela

A tela é um dos componentes mais importantes em um smartphone. Portanto, quando for comprar um celular Quantum observe o tipo, tamanho e resolução do painel.

O tipo de tela pode ser LCD, IPS ou AMOLED. A resolução pode ser HD, HD+ ou Full HD. O tamanho varia de 5 a 6 polegadas.

Resolução das câmeras

A capacidade fotográfica é uma das características que mais chama atenção em um celular Quantum. Você encontra modelos com câmera frontal com resolução de 8 a 13MP e câmera traseira com resolução de 13 a 16MP, ambas com flash integrado.

Confira se a câmera principal funciona no modo profissional, que possibilita o controle manual de ISO, Exposição, Foco e Balanço de branco.

Imagem de um celular em um tripé.

As câmeras do celular Quantum possuem flash integrado. (Fonte: Burak K/ Pexels.com)

Autonomia de bateria

A autonomia de bateria de um celular Quantum depende de alguns fatores como capacidade, sistema operacional, configurações do aparelho, interfaces ativas, aplicativos em uso e rede de telefonia.

  • Bateria de 2500mAh oferece cerca de 10 horas de navegação na internet, 7h30 de streaming de vídeo e 12 horas de chamadas em rede 3G.
  • Bateria de 4000mAh oferece autonomia de 14 horas de navegação na internet pela rede Wi-Fi e 19 horas de conversação em rede 3G.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação/ Quantum)

Por que você pode confiar em nós?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.