Imagem de um casal idoso usando seus celulares.
Ultima atualização: 5 de julho de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

19Horas investidas

5Estudos avaliados

82Comentários coletados

O celular para idosos é uma opção perfeita para pessoas na terceira idade, pois este modelo possui uma interface simplificada, design anatômico, controle de volume, teclas físicas, letras e números grandes que facilitam a visualização das informações.

Como o celular para idosos possui uma plataforma intuitiva, uma pessoa mais velha não encontrará grande dificuldade para se adaptar ao dispositivo eletrônico. Continue a leitura para saber mais sobre este aparelho.




O mais importante

  • Um dos grandes diferenciais de um celular para idosos é o botão de emergência que quando pressionado, liga ou envia uma mensagem de texto para cinco contatos registrados previamente.
  • Além do celular próprio para idosos, alguns modelos de smartphone oferecem recursos de acessibilidade que aumentam a facilidade do idosos para manusear o dispositivo eletrônico.
  • Como a maioria dos idosos utiliza aparelho de audição, é fundamental checar a compatibilidade entre o celular e o aparelho auditivo, pois pode ocorrer interferência entre eles e causar problemas irreversíveis ao aparelho de audição.

Celular para idosos: nossa recomendação dos melhores produtos

Preparamos uma lista com os melhores modelos de celulares para idosos. Você encontra modelos simples e smartphones que oferecem recursos interessantes e máxima facilidade de manuseio. Todos os modelos são aprovados por especialistas e consumidores:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre um celular para idosos

A telefonia móvel é fundamental para a comunicação, e isso não é diferente para as pessoas na terceira idade. Para atender a este público, a maioria das empresas de telefonia estão desenvolvendo celulares e smartphones especiais. Continue lendo este guia de compra para saber mais sobre o assunto.

Imagem de um grupo de pessoas idosas tirando uma foto.

Idosos precisam de um celular compatível com suas necessidades. (Fonte: Dmitrii Shironosov/ 123RF.com)

O que torna um celular para idosos diferente?

O diferencial de um celular para idosos é que o aparelho é simples, pois prioriza a comunicação através de ligações e mensagens de texto.

As letras e números são maiores para facilitar a visualização dos números discados. Para iniciar a chamada, o idoso deve clicar em um botão verde e para encerrar a ligação, deve clicar em um botão vermelho.

Para facilitar o contato com determinadas pessoas como membros da família e amigos, existem alguns botões de atalho para registrar os contatos mais utilizados no cotidiano. Cinco desses contatos podem aparecer na lista de emergência da função SOS.

Em relação a interface do celular para idosos, a diferença é que você encontra o celular com interface única ou com tela e teclado separados, este segundo modelo oferece teclas grandes e sensoriais e tela com cerca de 2,5 polegadas.

Quais são os aspectos positivos e negativos de um celular para idosos?

O maior ponto positivo de um celular para idosos é a interface simplificada que possibilita chamadas, envio de mensagens de texto, acesso a internet via rede Wireless ou dados móveis e conexão Bluetooth.

Para facilitar a comunicação, este modelo possui agenda telefônica para cerca de 500 registros que podem ser armazenados com nome, sobrenome, email e fotografia, que ajuda na identificação.

Como recursos adicionais, contamos com câmera frontal e traseira, rádio AM ou FM, lanterna que funciona com o celular ligado ou desligado e uma lente de aumento que ajuda na leitura.

Para facilitar o acesso a esses recursos, o celular de idosos oferece uma bateria de longa duração, que diferente de um smartphone, não precisa ser carregada com tanta frequência.

O celular para idosos também apresenta algumas desvantagens, como não conseguir baixar e acessar aplicativos, jogos ou serviços de streaming.

Imagem de uma mulher idosa usando o celular.

O celular para idosos oferece interface simples. (Fonte: Rido/ 123RF.com)

Quais são os modelos de celulares para idosos?

Além do celular para idosos comum, que apresentamos nas seções anteriores, você também encontra opções de smartphone simples e com melhores recursos de acessibilidade, o que permite que o idoso consiga utilizar o aparelho com certa facilidade.

Entre esses recursos, mencionamos aumento da fonte e números, volume nas teclas, leitura dos números discados, sons para as notificações e outros. Alguns modelos de smartphone oferecem “modo fácil para idosos”, que ajusta essas configurações automaticamente.

Imagem de duas mulheres idosas conversando. O que é é a função SOS em um

O celular para idoso ajuda a manter a pessoa ativa na sociedade. (Fonte: Anna Shvets/ Pexels.com)

O que é é a função SOS em um celular para idosos?

Uma das funções mais interessantes de um celular para idosos é a função de emergência, também conhecida como tecla SOS, que contata de um a cinco contatos adicionados em uma lista de emergência através de ligação ou mensagem de texto.

Para acionar a função SOS, basta um toque, depois cada contato será adicionado individualmente e se a pessoa não atender a chamada, ela receberá uma mensagem de texto pré-programada.

Importante mencionar que o botão SOS funciona apenas na área de cobertura da operadora de telefonia e quando a pessoa possui crédito no celular.

Critérios de compra: Como escolher o melhor celular de idosos

O celular para idosos possibilita a integração de uma pessoa mais velha na sociedade, pois permite ligações e envio de mensagens para os amigos e familiares. Mas para encontrar um dispositivo móvel compatível com as necessidades de uma pessoa na terceira idade, é preciso analisar alguns critérios de compra, como os listados abaixo:

Acessibilidade

O avanço da idade influencia nas funções cognitivas e destreza, portanto, um celular para idosos deve ser simples de usar, a começar pelo design, que deve ser anatômico e oferecer um teclado largo e com teclas grandes.

A interface também deve ser mais básica, pois quanto maior a quantidade de funções, mais difícil será para o idoso utilizar o aparelho eletrônico. Com recursos simples, o aparelho celular ajudará no cotidiano e não representará um desafio.

Imagem de uma idosa segurando um celular.

Idosos “moderninhos” conseguem utilizar o celular com facilidade. (Fonte: Anna Shvets/ Pexels.com)

Display

Como a maioria dos idosos têm dificuldade para enxergar, é importante escolher um modelo de celular ou smartphone com tela grande para facilitar a visualização de conteúdo em texto ou em imagem.

Quando o aparelho possui display touchscreen é ainda mais importante que a tela seja grande, pois a pessoa utilizará os dedos para digitar no teclado virtual. Priorize ao máximo a usabilidade do celular pelo idoso.

Qualidade sonora

Devido a audição enfraquecida, é muito importante que o celular para idoso apresente excelente qualidade sonora, tanto na modulação de voz, quanto no ajuste de volume mínimo e máximo.

Caso o idoso utilize aparelho auditivo, é importante checar a compatibilidade entre o celular ou smartphone e o aparelho de ouvido. Um modelo com classificação M4/T4 é ideal para evitar feedback excessivo quando o celular está perto do ouvido.

Imagem de um homem idoso ao telefone.

O celular para idoso deve oferecer máxima qualidade sonora. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Memória

Quando o assunto é capacidade de memória em um celular para idosos, nos referimos a memória interna e externa do dispositivo móvel.

O espaço de armazenamento será utilizado para salvar o sistema operacional e alguns aplicativos, além da lista de contatos e arquivos de diferentes mídias, como fotografias, músicas, vídeos, livros digitais, entre outros.

Resumo

Uma pessoa mais velha pode aproveitar a facilidade de comunicação com amigos e familiares por meio de um celular para idosos.

Com design básico, interface simples e recursos inclusivos, o celular para idosos é fácil de navegar e não requer fase de adaptação. Caso esteja interessado em adquirir um smartphone ou celular para idosos, cheque nossas sugestões de compra.

(Fonte da imagem destacada: goodluz/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas