Mão tirando foto de paisagem com celular.
Ultima atualização: 23 de abril de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

32Horas investidas

7Estudos avaliados

95Comentários coletados

Para muitas pessoas a qualidade da câmera é fator decisivo na hora de comprar um smartphone. Se você é uma delas, seja bem-vindo! Hoje nosso artigo vai ajudar você a encontrar o melhor celular com câmera boa do mercado.

Pode parecer fácil mas não é. Até porque, a cada dia surgem novos modelos com configurações e tecnologias mais avançadas. Mas é possível entender o que define uma boa câmera de celular e quais recursos são indispensáveis. Vamos lá?




O mais importante

  • Uma boa câmera de celular precisa ir além dos muitos megapixels. São vários os recursos que, juntos, garantem boas fotos e bons vídeos.
  • Hoje todo mundo se beneficia de um celular com câmera boa, mas alguns profissionais não podem dispensar esse componente.
  • Erra quem pensa que apenas os celulares caros possuem câmera de alta qualidade.

Celular com camera boa: nossa recomendação dos melhores produtos

Quem busca um celular com câmera boa também está de olho no preço e em outras configurações importantes. Pensando nisso, listamos a seguir uma variedade de smartphones com câmeras de qualidade. Veja:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre um celular com camera boa

Afinal, como saber de uma vez por todas se a câmera do celular é de qualidade? E como entender os termos técnicos de forma simples e conseguir escolher um modelo que caiba no seu bolso? Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir, no nosso Guia de Compra.

Mulher em frente a câmera do celular.

Uma boa câmera de celular é importante em qualquer ocasião, mas principalmente para quem trabalha com imagem. (Fonte: Feraguz/ Pixabay)

Quem precisa de um celular com câmera boa?

Quem não quer tirar fotos e fazer vídeos com imagens nítidas, detalhes visíveis, foco e cores vivas? Todo mundo, não é? Pois, para isso, um celular com câmera boa é indispensável.

Seja para uso pessoal, postar nas redes sociais ou para trabalhar, fotografar e filmar com alta qualidade pode fazer toda a diferença.

Mas, de fato, para quem trabalha com imagens, seja da área de moda, decoração ou até de vendas, ter um celular com câmera boa é ainda mais importante.

Destaque de mão tirando foto com celular.

Os celulares com câmeras boas não necessariamente precisam ser os mais caros. (Fonte: lukgehr/ Pixabay)

Isso porque, atualmente, as câmeras de smartphones já podem ser comparadas à câmeras profissionais, tamanha a qualidade dos seus recursos e a tecnologia de ponta aplicada.

Aguns profissionais, que hoje em dia não podem passar sem um celular com câmera boa, e que precisam divulgar fotos e vídeos nas redes sociais, em websites e plataformas são:

  • Fotógrafos profissionais;
  • Arquitetos e design de interiores;
  • Empreendedores do e-commerce;
  • Profissionais da moda;
  • Maquiadores;
  • Cabelereiros;
  • Blogueiras e influenciadoras;

Mas se você quer um aparelho apenas para registros pessoais, levar em conta a qualidade da câmera também é vantajoso.

Hoje, graças à evolução da tecnologia, até mesmo celulares baratos e intermediários oferecem recursos para você tirar boas fotos e fazer vídeos em alta resolução.

O que define um celular com câmera boa?

Não existe um único fator que determine a qualidade de uma câmera de smartphone. Para garantir uma captura de imagens de alto nível com um celular, cada fabricante investe em recursos diferentes que, em conjunto, proporcionam boas fotos e vídeos. Os principais são:

  • Megapixels + abertura do sensor;
  • Câmeras e lentes;
  • Zoom;
  • Resolução de filmagem;
  • Recursos de captação de luz;

Qual a importância do megapixel no celular com câmera boa?

Megapixel (MP) é a medida que determina 1 milhão de pixels. E pixels são os pontinhos luminosos que, juntos, formam as imagens exibidas nas telas. Por algum motivo, existe uma falsa crença de que a quantidade de MP em uma câmera determina a sua qualidade.

Mas, muito mais do que o número de megapixels, o que sinaliza a qualidade de uma câmera de celular é o tamanho do sensor. Quanto maior for a abertura do sensor, maior será a quantidade de luz a ser absorvida e melhor será a nitidez das imagens.

Por isso, um sensor maior com menos megapixels poderá ser mais eficiente do que o contrário.

Mulher tirando foto com celular de um pássaro.

Para tirar fotos de qualidade a qualquer distância, o celular precisa ter recursos específicos. (Fonte: webandi/ Pixabay)

Assim, uma câmera de celular com 12MP é o suficiente para tirar fotos e fazer vídeos em alta resolução. Mas você vai encontrar câmeras com megapixels que podem chegar a 108MP.

Isso ocorre porque uma maior quantidade de megapixels também é necessária para imprimir fotos em tamanhos maiores e para cortar as imagens, com o intuito de dar um melhor enquadramento à foto sem que se perca a nitidez.

O celular precisa de câmeras múltiplas para tirar boas fotos?

De modo geral, sim. Hoje existem celulares com câmeras duplas, triplas, quádruplas e até quíntuplas e isso não é à toa.

A ideia é que cada uma dessas câmeras tenha lentes para objetivos, ângulos e distâncias focais variados.

Fotografar uma paisagem distante demanda recursos diferentes do que capturar uma imagem que está bem próxima.

Além disso, para quem curte selfies e chamadas de vídeo, a câmera frontal também é importante.

E vale destacar que essa câmera pode ser múltipla, ainda que sua resolução costume ser bem menor em comparação às câmeras traseiras.

Por que é preciso um bom celular para fotos de maquiagem?

Quem trabalha com maquiagem sabe a importância de divulgar o seu trabalho na internet. Para isso, é preciso contar com recursos inteligentes que garantam boas fotos, com iluminação adequada para disfarçar as imperfeições da pele e captar os detalhes da make.

Aqui, além de investir em celulares que fotografem em alta resolução, vale apostar em acessórios como a luz de selfie, que ajuda a iluminar o rosto de forma uniforme, sem criar sombras indesejadas.

A escolha das lentes deve ser levada em conta também. isso porque, as lentes grande angulares tendem a distorcer o rosto fotografado, já as teleobjetivas ajudam a afinam a face.

Celular com câmera boa para fotos noturnas: Qual a diferença?

Na hora de fotografar ou filmar à noite, ou em locais com pouca luz, não basta um celular com câmera boa. É preciso que o aparelho tenha tecnologias que melhorem a iluminação do local.

Uma dessas tecnologias, a Quad Pixel, promete captar quatro vezes mais luz, o otimiza os detalhes das fotos tanto em ambientes claros quanto no modo noturno.

Além disso, alguns smartphones possuem um recurso que estabiliza a imagem facilitando o ato de fotografar e filmar, especialmente em ambientes com pouca luz. Com esse recurso, é mais fácil evitar borrões, falta de foco e imagens tremidas.

Critérios de compra: Quais fatores observar ao comparar os celulares com câmera boa

Vimos que um celular com câmera boa terá uma combinação de abertura maior do sensor, com megapixels e várias opções de câmera. Mas isso não basta para garantir a qualidade de fotos e vídeos. Para tanto, você deve considerar também os seguintes aspectos:

Armazenamento

Antes de decidir qual é o melhor celular com câmera boa, considere como o aparelho guardará as imagens.

Afinal, se você tirar fotos e fizer vídeos de alta qualidade, vai precisar de um smartphone com memória suficiente para comportar todos esses arquivos.

Com isso em mente, dê preferência para aparelhos com capacidade de armazenar até 128GB e, no mínimo, 64GB.

Tipo de lente

Vimos que um celular com câmera boa precisará de múltiplas câmeras. E que cada uma terá um tipo de lente diferente.

Para você conhecer as principais lentes utilizadas nas câmeras de celular e suas funções, criamos a tabela abaixo. Confira:

Ultra-wide Macro Teleobjetiva De profundidade
Função Faz fotos com enquadramento maior Captura objetos próximos, sem perder o foco Amplia o objeto fotografado, sem perder resolução Cria o efeito Bokeh, que desfoca o fundo

Resolução de vídeo

Verifique se o aparelho filma em HD, Full HD ou Ultra HD (4K). Se o que você busca é um celular com câmera boa, ele precisa ter resolução de vídeo alta, ou seja, Full HD ou 4k. Para profissionais, já existe até smartphone que filma em 8k.

Recursos de foto e vídeo

Outro critério que você deve considerar na hora de escolher o melhor celular com câmera boa são os recursos que podem otimizar a qualidade de fotos e vídeos feitos no aparelho. Alguns desses recursos são:

  • Foco automático por detecção de fase;
  • Enquadramento inteligente;
  • Cinemagraph, que congela o objeto principal da foto e deixa o fundo em movimento;
  • HDR, que melhora as cores das selfies;
  • Vídeos filmados em câmera lenta.

Resumo

Para comprar um celular com câmera boa vale dedicar um tempinho para entender as configurações e checar os recursos presentes no aparelho. Além disso, hoje já é possível adquirir um aparelho de alta qualidade por preços acessíveis.

Para acertar na escolha, invista em um celular com várias câmeras, lentes variadas, com maior abertura dos sensores, recursos extras e uma boa memória.

(Fonte da imagem destaca: Free-Photos/ Pixabay )

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas