Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

7Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

73Comentários coletados

Seja bem-vindo! Hoje vamos tratar de um aparelho de entrada que aos poucos está atraindo a atenção do consumidor brasileiro: o celular Blu.

O celular Blu evoluiu ao longo do tempo e hoje conta com modelos modernos, com capacidades, memórias, tamanhos de telas e configurações para quem procura um smartphone barato e eficiente. Nesse artigo, vamos explicar como escolher o modelo ideal.

Primeiro, o mais importante

  • O celular Blu é um aparelho básico, mas hoje já existem modelos intermediários.
  • Ainda que já exista suporte ao consumidor e até garantia, isso ainda é bem restrito quando tratamos de um celular da Blu.
  • Para acertar na compra do celular Blu é preciso analisar alguns pontos que diferenciam um modelo de outro.

Os melhores celulares da Blu: O ideal para cada situação

O melhor entre os mais básicos

O smartphone Blu G5 é dual sim e possui tela de 5.5 polegadas. Além disso, esse modelo possui 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno. Com sistema operacional Android 9 Pie, esse celular da Blu conta ainda com câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 8 megapixels. A bateria desse aparelho celular conta com 3000 mAh.

O melhor celular intermediário

Com 3 GB de memória RAM, o celular Blu V 11 conta também com 32 GB de memória interna. Além disso, esse smartphone possui tecnologia de conexão Bluetooth, Wi-Fi e Micro-USBS. Com tela de 5.9 polegadas, sistema operacional Android 8.1 Oreo, esse modelo conta com câmera traseira dual de 16 MP + 5 MP e uma câmera frontal com 16 MP.

O Blu mais moderno de todos

O celular Blu V 11 Plus conta com tela de 6.2 polegada. Dual Chip, esse modelo possui 4 GB de memória RAM, sistema operacional Android 8.1, processador Mediatek Helio P60 e 64 GB de memória interna. Além disso, esse celular possui câmera traseira de 16 MP + 5 MP e frontal de 16 MP. A bateria é de 3050 mAh e é compatível com carregador sem fio.

Guia de Compra

Quando você pensa em smartphone, marcas como Apple, Samung, LG, Motorola, Asus e Sony vêm à cabeça. Mas o fato é que nem sempre aparelhos de marcas populares cabem no orçamento. A boa notícia é que no mundo da tecnologia as novidades estão sempre aparecendo.

Prova disso é o celular Blu, que chegou discretamente no Brasil, mas já começa a conquistar espaço no segmento de smartphones de entrada e intermediários. Tanto que com uma simples pesquisa você vai encontrar diversos modelos disponíveis à venda. E é sobre isso que vamos tratar nesse Guia de Compra.

Pessoas na estação do metrô usando o celular.

O celular Blu vem conquistando espaço entre os consumidores. (Fonte: Jens Johnsson / Unsplash.com)

O que é um celular Blu?

Se essa é a primeira vez que você ouve falar no celular Blu, não se sinta desatualizado. Ainda que esse aparelho já esteja no mercado brasileiro há alguns anos, o fato é que a popularidade entre os consumidores vem crescendo aos poucos.

A Blu Products é uma empresa americana que atua no segmento de aparelhos telefônicos há quase duas décadas. No entanto, a Blu só lançou os seus primeiros dispositivos em 2009.

Fundada em Miami, nos Estados Unidos, por Daniel Ohev-Zion, pai do atual CEO, o brasileiro Samuel Ohev-Zion, a Blu iniciou sua atuação com a exportação de produtos eletrônicos para a América Latina, incluindo celulares da Nokia, Motorola e Sony Ericsson.

Após se consolidar no mercado de exportação, a empresa, então, começou a investir na fabricação de sua própria linha própria de celulares.

Para você ter uma ideia, no primeiro ano em que a Blu comercializou os seus primeiros celulares, a empresa vendeu 90 mil aparelhos. Já no segundo ano, esse número saltou para 700 mil vendas.

E, pouco tempo depois, em 2011, a empresa havia vendido 2,1 milhão celulares Blu, fechando o ano de 2015 com quase 10 milhões de vendas.

De lá para cá, a Blu alcançou o mercado mundial e hoje em dia está presente em 45 países. No Brasil, a marca chegou por meio de importação e assim permanece.

Ou seja, não há produção local. Atualmente, a empresa conta com parceiros para distribuição no país.

foco

Você sabia que a Blu já vendeu mais de 25 milhões de aparelhos em todo o mundo?

O foco de vendas, porém, está nos mercados dos Estados Unidos, Caribe e América Latina, incluindo o Brasil.

Vale a pena comprar o celular Blu?

Para responder a essa pergunta é preciso que você entenda as características básicas do celular Blu. Esse tipo de aparelho, em geral, é considerado como de entrada. Ou seja, ele conta com configurações bem simples e básicas.

No entanto, isso de modo algum é um ponto negativo. Essa avaliação vai depende do uso que você pretende fazer do celular.

Além disso, é preciso levar em conta que, assim como ocorre com outras empresas de celulares, também a Blu oferece diversos modelos, com configurações e recursos diversos.

Homem teclando no celular.

Na Blu você encontra modelos básicos e intermediários. (Fonte: freestocks.org/ Unsplash.com)

Ainda assim, é possível dizer que você vai encontrar tanto celulares da Blu bem simples, voltados apenas para chamadas e mensagens, como os smartphones Blu que chegam a competir com aparelhos intermediários de outras marcas.

Por exemplo, os modelos mais modernos de celular Blu tem câmeras que contam com o efeito bokeh, que permite capturar imagens com fundo desfocado, característica de aparelhos top de linha como o iPhone X.

Além disso, o celular Blu conta com uma boa variedade de tamanho de telas, quantidade e qualidade das câmeras, memória RAM e capacidade de armazenamento.

Por outro lado, a assistência técnica da Blu ainda é muito aquém do que se espera para uma aparelho celular. Essa é, inclusive, a maior reclamação dos atuais consumidores da Blu.

Para quem é indicado o celular da Blu?

O portfólio da Blu conta com quase 40 modelos de aparelhos, entre celulares comuns e smartphones. Por isso, é fácil encontrar um modelo que atenda às suas necessidades e expectativas.

Mas, de modo geral, o celular da Blu é recomendado para quem não precisa de um smartphone tão potente, seja em termos de processador seja em termos de resolução de imagens.

Pessoa segurando um smartphone.

O celular Blu é indicado para quem deseja ter um aparelho simples, mas eficiente e barato. (Fonte: Tracy Le Blanc/ Pexels.com)

Dessa forma, se você pretende apenas realizar tarefas básicas, como trocar mensagens no Whatsapp ou assistir a vídeos, um celular Blu pode ser uma boa opção.

Já se você busca um smartphone para games, é preciso lembrar que os aparelhos da Blu são um pouco mais lentos para utilizar conteúdos de mídia muito pesados.

Celular Blu: Como funciona o suporte ao consumidor?

Como vimos, esse é o grande problema da Blu no Brasil. Isso porque, até pouco tempo atrás, os aparelhos de celular Blu não contavam com nenhum tipo de suporte no país.

Hoje existe suporte para telas quebradas e troca de alguns modelos com defeitos.

Mas, recentemente, a empresa fechou uma parceria com uma empresa que se tornou responsável por oferecer suporte para o consumidor brasileiro. Com isso, hoje existe suporte para telas quebradas e troca de alguns modelos com defeitos.

Para a empresa Blu, enquanto não há previsão de instalar uma assistência técnica de reparos no Brasil, o melhor é optar pela troca do celular em caso de defeitos.

No entanto, vale ressaltar que esse suporte ao consumidor ainda é bem limitado, já que vale apenas para alguns modelos mais recentes de celular Blu como, por exemplo, o V 11 e o V 11 Plus.

Quais são os modelos mais populares de celular Blu?

Como vimos, existem dezenas de modelos de celular Blu, desde os mais antigos aos mais recentes. Alguns exemplos dos modelos de celular Blu mais antigos são o Grand Max e o Tank.

O Grand Max tem apenas uma câmera de 8 MP, memória RAM de 8 GB e bateria de curta duração. Mas pode ser o suficiente para quem vai realizar tarefas simples. O Blu Tank é ainda mais simples, sendo voltado apenas para quem vai usar o celular para chamadas de voz.

Mas, ainda que você consiga encontrar essas opções mais antigas, o ideal é que você opte pelos smartphones Blu mais atuais. Com isso, você garante um aparelho mais moderno, com recursos mais atualizados, além da assistência.

Homem teclando no celular.

Os celulares mais recentes da Blu vêm com configurações bem modernas. (Fonte: NordWood Themes/ Unsplash.com)

Já o celular Blu Studio Energy conta com a maior duração de baterias de todos os aparelhos, 5.000 mAh. Com isso, esse smartphone consegue durar até quatro dias e também pode ser usado para recarregar outros celulares, com o recurso OTG Reverse Charge.

Já a linha de celulares da Blu lançada no início de 2019, vem com configurações ainda mais modernas e potentes em aparelhos considerados como intermediários.

Esses celulares são, de fato, os modelos que estão atraindo mais o consumidor brasileiro que busca por novas opções de celulares, já que contam também com um design fino e moderno.

Homem tirando foto com celular, dirigindo carro.

Alguns modelos de celular da Blu contam com câmeras muito potentes. (Fonte: Marlon Lara/ Unsplash.com)

Entre eles podemos citar o celular Blu G5, G5 Plus, G6 e G8, que são praticamente iguais, principalmente se considerarmos o desempenho do processador.

O que os diferencia é o tamanho da tela, a capacidade de armazenamento, tipo das câmeras e o design.

Além desses modelos, a Blu também conta com o celular G9 ou G9 Pro que são ainda mais potentes e contam com um desempenho superior se comparado aos modelos citados acima.

Quais são os modelos mais recentes de celular Blu?

Além dos modelos que já mencionamos a Blu lançou no Brasil os modelos ainda mais recentes de celulares: O Blu V 11 e o Blu V 11 Plus.

O celular Blu V 11 saiu de fábrica com um design parecido com o iPhone X e com uma ficha técnica intermediária, que inclui um processador de oito núcleos e a câmera dupla.

Já o Blu V 11 Plus conta com a máxima capacidade de armazenagem da marca, de até 128 GB, além da função inovadora de carregamento sem fio. Entre os outros destaques de recursos extras estão o leitor de impressões digitais e recursos de inteligência artificial.

Quais são as vantagens e desvantagens do celular Blu?

Como vimos até aqui, existem vantagens e desvantagens quando consideramos os aparelhos celulares da Blu.

O ponto positivo é que a empresa disponibiliza modelos que vão do básico ao intermediário e, com isso, atende a quem não pode comprar ou não precisa de um smartphone top de linha.

Outra vantagem do celular Blu é que ele conta com recursos funcionais e uma grande variedade de tamanhos de tela, memória RAM, HD interno e duração de bateria.

Sem contar que a marca também tem investido na diversidade e qualidade das câmeras, tanto as frontais quanto as traseiras.

Casal tirando selfie.

A grande vantagem do celular Blu é o custo-benefício. (Fonte: Duri from Mocup/ Unsplash.com)

Vale ressaltar que o principal atrativo do celular Blu é o preço, que ainda bem bem abaixo se comparado a outras marcas.

Por outro lado, como vimos, o grande problema da Blu é que não existe um canal direto de comunicação com o consumidor brasileiro. E ainda que já exista um suporte ele ainda é limitado a alguns modelos de celulares.

Por isso, antes de comprar o seu celular Blu verifique se existe garantia e como funciona o suporte em caso de problemas técnicos. Dito isso, confira abaixo as principais vantagens e desvantagens do celular Blu:

Vantagens
  • Variedade de modelos e configurações
  • Design moderno
  • Recursos funcionais
  • Preço baixo
Desvantagens
  • Não é indicado para usuários exigentes e tarefas pesadas
  • Suporte é limitado
  • Não tem contato direto com o consumidor

Quanto custa e onde comprar o celular Blu?

Você pode comprar o celular Blu em lojas de departamento como Lojas Americanas e Magazine Luiza e em supermercados como o Extra.

Mas se você quer conforto e preços promocionais, o ideal é comprar online em lojas como a Amazon Brasil. Ali você pode encontrar modelos de celular Blu custando entre R$140 e R$2,3 mil.

Critérios de Compra: Como escolher o melhor Blu

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o celular Blu, é hora de partir para a ação e escolher o modelo ideal para você. Para garantir a compra certa, recomendamos que você considere os seguintes pontos:

Abaixo vamos explicar como analisar cada um desses tópicos.

Memória interna

O primeiro fator que você deve analisar é a memória interna, medida em GB, e que define a capacidade de armazenamento do celular Blu.

Nesse quesito, a Blu disponibiliza smartphones com capacidade de armazenamento interno que varia de 8 GB a 128 GB. Lembrando que alguns modelos contam com a possibilidade de extensão da memória por meio de um cartão SD.

Memória RAM

Analise também a memória RAM do celular Blu, que pode variar entre 1 GB e 6 GB. O tamanho da memória RAM é o que vai permitir que o smartphone realize várias atividades ao mesmo tempo, sem travar.

Por isso, de modo geral, quanto maior a memória RAM, melhor será a performance do aparelho.

Se você estiver na dúvida de qual deve ser a memória RAM ideal para você, os especialistas recomendam que opte por uma RAM de, pelo menos, 2 GB para garantir um desempenho satisfatório.

Mulher olhando celular.

Quanto maior a memória interna e a RAM, mais eficiente será o celular Blu. (Fonte: Daria Nepriakhin/ Unsplash.com)

Câmera traseira e frontal

Nesse quesito, você vai encontrar modelos de celular Blu que contam com diversos tipos de câmeras. Os celulares mais simples, por exemplo, oferecem uma câmera traseira de 8 megapixels e uma câmera frontal de 2 megapixels.

No entanto, os modelos de celular Blu mais atuais contam com duas câmeras na parte de trás e duas na frente, que podem chegar a ter até 20 megapixels.

Tamanho da tela

Outro fator que você deve analisar é o tamanho da tela. Atualmente, os modelos de telas maiores são os mais populares.

Mas, se você quer teclar no celular utilizando apenas uma mão, uma tela menor pode ser mais adequada. Pensando nisso, a Blu disponibiliza smartphones com telas que vão de 5.5 a 6.3 polegadas.

Recursos extras

Outro critério que você deve checar antes de se decidir pelo modelo ideal de celular Blu é o fato de que alguns modelos já contam com recursos inovadores. Veja alguns deles:

  • Leitor de impressões digitais sob a tela
  • Carregamento sem fio e a cabo
  • Câmera com efeito bokeh

Bateria

Observe também a bateria dos celulares da Blu. Nesse quesito, a empresa disponibiliza uma grande variedade, desde os celulares mais básicos com bateria de 1900 mAh até os modelos mais potentes que chegam a durar dias com a bateria de 5.000 mAh.

(Fonte da imagem destacada: Essow Kedelina/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em nós?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.