Imagem mostra um celular coberto por pingos d'água.
Ultima atualização: 6 de julho de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

70Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Quem já passou pela experiência de perder um smartphone porque ele caiu em uma superfície aquática ou ficou muito molhado sabe da importância de proteger seus novos modelos para não repeti-la. Por isso, um celular à prova d'água pode ser a opção!

Nas próximas linhas desse artigo, traremos todas as informações sobre celulares à prova d'água. Fique conosco para descobrir o quanto essa proteção especial vale a pena e o que é preciso para escolher o melhor modelo!




O mais importante

  • Se você deseja ter proteção contra água em seu celular, saiba que é possível! O código IP indica o quão resistente o modelo é.
  • Você consegue encontrar celulares à prova d'água com excelentes especificações técnicas, desde o processador e a memória RAM até a câmera e a tela.
  • Ser à prova d'água é apenas uma questão de segurança e não permite que você faça uso pouco precavido de um celular. As mesmas recomendações de cuidado são mantidas.

Celular à prova d'água: nossa recomendação dos melhores produtos

Os smartphones à prova d'água estão longe de ser maioria no mercado brasileiro. Contudo, conversamos com especialistas e selecionamos os modelos de maior destaque:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre um celular à prova d'água

Existem muitas dúvidas comuns sobre celulares à prova d'água. Nós responderemos detalhadamente cada uma delas a seguir!

Imagem mostra uma pessoa usando um celular à beira de um lago.

Um celular à prova d’água é usado com mais tranquilidade perto de superfícies aquáticas. (Fonte: guvo59 / Pixabay.com)

Quão resistentes são celulares à prova d'água?

Quando falamos em celulares à prova d'água estamos falando, na realidade, de modelos de smartphone que possuem diferentes graus de resistência ao contato com água.

Tais graus de resistência podem ser baixos, como apenas a algumas gotas ou a alguns segundos em uma superfície com pouca água, ou bem maiores, suficientes para suportar longos minutos em submersão.

Mas, afinal, como saber qual é o grau de resistência do seu celular? O que responde a essa questão é o código IP, que é composto pelas letras IP e por dois dígitos, por exemplo, IP68. Ele também se aplica a outros eletrônicos à prova d'água, como caixas de som.

No código IP, o primeiro dígito indica o grau de proteção contra poeira, indo de 0 a 6, e o segundo mostra o grau de proteção contra água, de 0 a 9. A maioria dos smartphones têm 6 no número inicial, mas grande variação no último.

Portanto, veja uma tabela com o significado de cada número quando usado como último dígito do código IP:

Número Significado
0 Nenhuma proteção contra água
1 Proteção contra gotas fracas
2 Proteção contra gotas mais fortes
3 Proteção contra borrifos e sprays
4 Proteção contra um jorro d'água, como de uma torneira
5 Proteção contra um jato d'água simples
6 Proteção contra um jato d'água potente
7 Proteção contra imersão em até 1 metro de profundidade por 30 minutos
8 Proteção contra imersão contínua em água em profundidade de até 3 metros
9 Proteção contra jatos de vapor em alta pressão

Celulares IP68 são os que mais oferecem proteção contra água, mas os modelos IP67 também são satisfatórios.

A proteção de celulares à prova d'água realmente funciona?

Se você escolher um celular à prova d'água de uma marca de confiança, não há dúvidas de que ele oferecerá a proteção relacionada ao seu código IP.

Porém, tenha em mente que um celular à prova d'água é desenhado para evitar acidentes, como quedas em superfícies aquáticas, e não para uso em submersão ou para ser deixado em uma piscina ou banheira.

Você deve tomar com o seu celular à prova d'água os mesmos cuidados do que com um modelo comum. Não é porque ele tem proteção que o usuário pode abusar da sorte!

Imagem mostra uma pessoa usando um celular em uma área chuvosa.

Celulares à prova d’água devem funcionar na chuva sem problemas. (Fonte: Horacio30 / Pixabay.com)

Quais as diferenças de um celular à prova d'água para um comum?

A resistência a água é a principal diferença de um smartphone à prova d'água para um comum. Porém, tal resistência implica também em algumas outras questões.

Os materiais para proteção contra água fazem o valor do smartphone subir de 20 a 30%.

Um celular à prova d'água tem um custo entre 20 a 30% maior do que um comum de mesmo nível. Isso acontece porque é preciso adicionar peças e borrachas que exercem a proteção. Se você deseja um modelo resistente, portanto, precisa estar pronto para pagar mais por menos recursos.

O outro reflexo é no peso do dispositivo, que também fica um pouco maior. Comportar os componentes que conferem a resistência faz com que exista uma diferença no quesito.

Não há reais diferenças de desempenho, armazenamento, câmera ou outras questões importantes. Apenas, como mencionamos, o valor será maior do que o de um modelo com as mesmas especificações, mas sem proteção.

Vale a pena investir em um celular à prova d'água?

A dúvida sobre investir em um celular à prova d'água ou não é se a proteção traz benefícios o bastante para compensar a diferença no preço. A maior parte das pessoas nunca derrubou um aparelho em uma superfície com líquido e, portanto, pode não ter a necessidade de pagar a mais pelo recurso.

Em alguns casos, sem dúvidas o recurso é necessário. Confira os principais:

  • Pessoas que trabalham cercadas por água: Tem muita água no seu trabalho ou em torno dele? O risco de derrubar o smartphone em uma superfície aquática é grande? Então a proteção pode ser necessária!
  • Quem frequenta praias e piscinas com frequência: Se você vive na praia ou na piscina e não abre mão de ter o smartphone com você, prevenir problemas e ter um modelo com boa proteção é fundamental!
  • Desastrados: É difícil que um celular caia na água, mas existem casos de pessoas que já perderam dois ou três smartphones dessa maneira. Se você é uma delas, compreendemos a vontade de proteção para o próximo modelo!

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um celular à prova d'água

Se você já está convencido a comprar um celular à prova d'água, precisa aprender a escolher o melhor modelo! A seguir, falaremos sobre os critérios mais importantes.

Garantia

Garantias de aparelhos costumam ser relacionadas ao mau funcionamento, e não a erros de manuseio ou de uso. No caso de um celular à prova d'água, porém, a proteção é um componente importante e que deve funcionar.

Além de observar por quanto tempo a marca e a loja oferecem garantia para o seu smartphone, veja também se ela cobre possíveis falhas do sistema de proteção contra água. Em caso positivo, você encontra um ótimo negócio!

Imagem mostra uma mulher com um celular em frente ao mar.

Não é por ter um celular à prova d’água que você o usará em situações de risco. (Fonte: DanaTentis / Pixabay.com)

Desempenho

Um celular à prova d'água mantém a maior parte das características de um celular comum. É claro que as pessoas que o compram procuram por bom desempenho para rodar aplicativos, jogos e usar a internet.

Modelos à prova d'água são mais caros, o que faz ter desempenho de elite menos acessível.

Você deve saber se o seu uso de smartphone é mais simples, apenas com aplicativos leves e tarefas corriqueiras como acesso às redes sociais, ou pesado, com jogos modernos e aplicativos específicos que pedem por muito.

É a partir daí que você deve escolher características como processador, memória RAM e espaço de armazenamento do seu smartphone. Como modelos à prova d'água são mais caros, talvez seja preciso sacrificar outros fatores para chegar a um valor acessível.

Tela e câmera

Não há nenhuma influência no fato de um celular ser à prova d'água nas características de resolução e tamanho de tela e de câmera. Portanto, você pode apenas escolher o modelo com as especificações que mais te agradam.

A única questão mais relevante é, mais uma vez, sobre o preço. O valor extra de 20 a 30% causado pelas proteções contra água pode fazer com que o acesso a tela e câmera de elite seja mais difícil. Caso todas as características sejam essenciais para você, desembolsar um pouco a mais será necessário.

Design e peso

Além do preço e da resistência extra, a outra característica que sofre com a influência da proteção contra água é o peso. O celular fica um pouco mais pesado mesmo que tenha características comuns.

Se você gosta de um celular compacto e leve, terá dificuldades com um modelo à prova d'água. Fora isso, terá ainda ampla liberdade para escolher quais são o design e a cor que mais te agradam!

Resumo

Quem acha que a proteção contra água é importante em um celular pode escolher um modelo à prova d'água. Existem variados níveis de proteção, com os mais destacados conseguindo resistir à imersão em até três metros de profundidade.

As outras diferenças entre um celular à prova d'água e um comum estão no preço, que pode ser de 20 a 30% superior, e no peso. Fora isso, questões como desempenho, armazenamento e qualidade de câmera são similares.

(Fonte da imagem destacada: DariuszSankowski / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas