Imagem mostra um HD interno envolto em uma proteção.
Ultima atualização: 28 de julho de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

88Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Quando pensamos em comprar um case para HD, na maioria das vezes nossa ideia é apenas facilitar o transporte e o armazenamento do periférico. Porém, o acessório tem muito mais a oferecer!

Além de proteger o HD de batidas, quedas e arranhões e da ação de forças do ambiente e da natureza, um bom case traz vários recursos extras. Fique conosco para descobrir como ele pode te ajudar e entender qual é o melhor modelo para você!




Primeiro, o mais importante

  • Usar um case para HD serve não apenas para proteger o HD externo do superaquecimento, como para impedir que ele sofra com batidas, arranhões e com a ação de poeira ou outros elementos.
  • A melhor ideia é comprar um case para um HD externo, mas também há quem goste de usá-lo em HDs internos. Os modelos mais modernos possuem recursos como ventiladores e tiras especiais.
  • Existem muitas questões de compatibilidade entre HDs e cases e você deve ficar atento a todos para não errar na compra.

Os melhores cases para HD: Nossas recomendações

Existem muitos cases para HD de qualidade no mercado brasileiro. Conversamos com especialistas em tecnologia e com usuários e separamos os melhores:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre case para HD

Você tem dúvidas importantes sobre cases para HD? Não se preocupe! O guia de compras traz todas as principais respostas sobre esses acessórios!

Imagem mostra um HD externo conectado a um notebook.

O case para HD aumenta a durabilidade do periférico. (Fonte: Jessica Lewis/ Pexels.com)

O que é e para que serve um case para HD?

HDs externos são importantes aliados no armazenamento de arquivos a longo prazo. Quando longe de um computador, guardados em gaveta ou armário, possuem enorme durabilidade. Se usados com frequência, são menos eficientes do que SSDs, mas ainda bons.

Um case para HD é uma capa protetora que envolve um HD. Assim, ele oferece grande resistência a impactos, arranhões e a elementos como poeira, água e luz solar. É uma forma de garantir ainda mais durabilidade para um periférico que é tão importante.

Os melhores cases para HD ainda possuem funções especiais que aumentam consideravelmente o desempenho e a durabilidade do periférico, o que os torna ainda mais indicados para quem precisa acessar os dados armazenados com frequência.

Você sabia que algumas pessoas têm o hábito de pegarem HDs internos usados e transformá-los em HDs externos com o auxílio de um case? Essa ação, porém, é pouquíssimo recomendada por profissionais.

Quais as características especiais de cases para HD?

Se você pretende apenas deixar o HD guardado por um longo período de tempo, não precisa de um case com funções extras. Apenas a proteção básica já é suficiente.

Porém, é importante contar com recursos extras se vai usar o periférico com frequência. Veja alguns dos mais importantes:

  • Ventoinhas: O HD pode sofrer sérios danos com o superaquecimento e a dissipação inadequada de calor. Um case com sistema de ventoinhas reduz esses riscos. É uma ótima característica para modelos usados com frequência.
  • Composição das tiras: Os melhores cases para HD estruturam suas tiras de forma que a parte externa mantenha a integridade do produto durante o transporte e a interna dê firmeza e impeça que o periférico sofra com possíveis sobressaltos.
  • Luzes e visor: Alguns modelos de case para HD contam com luzes que informam o status de funcionamento e a conexão. Eles são importantes para quem gosta de monitorar o uso do periférico.

Quais as vantagens de usar um case para HD?

A vantagem mais óbvia de usar um case para HD diz respeito à segurança e à durabilidade. Como as unidades de armazenamento são frágeis e costumam apresentar erros, tudo o que os protege é um ponto positivo.

Um bom case para HD reduz as chances de danos no periférico por diminuir as pancadas e arranhões, protege dos elementos naturais e ainda facilita o resfriamento e a manutenção da temperatura ideal durante o funcionamento.

Trata-se de um acessório barato e, na maioria dos casos, fácil de instalar. Porém, é importante ressaltar que ele não faz com que HDs tenham durabilidade eterna. Ainda é necessário fazer o backup dos seus arquivos em outros periféricos ou na nuvem. Apenas assim, você estará seguro.

Preparamos uma tabela com as vantagens e desvantagens de usar um case para HD:

Vantagens
  • Aumenta a segurança e a durabilidade de um HD
  • Protege de batidas e arranhões
  • Protege de elementos naturais
  • Ajuda o resfriamento de um HD
  • É barato e fácil de usar
Desvantagens
  • Não faz milagres e não garante o funcionamento eterno de um HD

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um case para HD

Quer um case para HD? Então ainda é necessário saber escolher o modelo ideal. A seguir, discutiremos alguns critérios técnicos capazes de ajudar na decisão!

Tamanho

Há dois tamanhos de cases para HD: 2,5 e 3,5 polegadas. Eles se relacionam, obviamente, com o tamanho do próprio HD.

Os HDs de 2,5 polegadas levam vantagem em portabilidade, já que são menores, e em facilidade de uso. Costumam funcionar através do sistema “plug & play” e a conexão é através de cabo USB.

Modelos de 3,5 polegadas, por sua vez, possuem desempenho maior e, muitas vezes, capacidade superior também. Porém, o transporte é mais difícil e muitas vezes é necessário uma fonte própria de energia.

Imagem mostra um HD externo ao lado de um notebook e outros aparelhos.

O case para HD deve ser do mesmo tamanho que o HD. (Fonte: PIX1861 / Pixabay.com)

Compatibilidade

Existem muitas questões de compatibilidade envolvendo cases e HDs. Você deve saber exatamente quais são as características do seu modelo, como capacidade de armazenamento e taxa de transferência, para comprar um acessório perfeitamente adequado.

O case precisa ser perfeitamente compatível com o seu HD.

Além disso, é preciso prestar atenção na compatibilidade com a versão do USB, caso essa seja a forma de conexão. Há variações tanto em relação à versão, que na maioria das vezes será 2.0 ou 3.0, e tipo de entrada, como o type-C. Na pior das hipóteses, use um adaptador ou um hub.

Verifique ainda a tecnologia de armazenamento do HD: é preciso que tanto o periférico, quanto o case sejam indicados ou para SATA, ou para IDE.

Facilidade de instalação

Alguns cases para HD são de uso muito simples, bastando “vesti-los” no HD de maneira apropriada, respeitando os espaços para as saídas e os possíveis visores ou ventiladores. Outros, porém, são mais complicados, necessitando até de parafusamento.

Se você quer um case para HD mais robusto, que dificilmente sofre com qualquer problema, os modelos com parafusos são melhores. Porém, eles são mais complicados de montar e desmontar e, na maioria das vezes, mais caros.

Resumo

Quem gosta de usar um HD externo, seja ele já fabricado com essa função ou em versão adaptada de HD interno, tem muito a ganhar com um case para HD. Esse acessório aumenta a longevidade do periférico.

Os melhores cases para HD contam até com recursos extras que tornam ainda mais seguro e durável o uso do HD. Ainda assim, ele não faz milagres e você deve sempre manter um backup de todos os seus arquivos em mais uma mídia ou na nuvem.

(Fonte da imagem destacada: janeb13 / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas