Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

84Comentários coletados

Vivemos em um mundo digital, onde a quantidade de itens que precisamos armazenar virtualmente cresce sem parar. Por isso, ter em mãos um cartão de memória de 64 GB pode ser um excelente auxílio para guardar seus arquivos.

Então, para nunca mais ter de lidar com a indesejada mensagem de “memória cheia”, confira o nosso guia completo, com todas as informações que você precisa considerar antes de adquirir um novo cartão de memória de 64 GB.

Primeiro, o mais importante

  • Os cartões de memória surgiram como uma espécie de evolução dos tradicionais CD’s e DVD’s, que serviam como forma de armazenamento.
  • Mais resistentes, eles não sofrem com riscos e danos, sendo muito mais duráveis que outras formas de armazenamento físico.
  • Muitos aparelhos já contam com entradas compatíveis com cartões de memória de 64 GB. Porém, em alguns casos pode ser necessário adquirir um adaptador para o uso de seu cartão.

Os melhores cartões de memória de 64 GB: os favoritos da redação

Um acessório perfeito para celulares e videogames portáteis, o cartão de memória de 64 GB pode ser um grande aliado para você guardar recordações, músicas, documentos e jogos.

Para você não perder tempo na escolha de seu próximo cartão, selecionamos as melhores opções do mercado. Confira:

Uma opção econômica para você não ficar na mão

Este modelo da SanDisk, uma tradicional e reconhecida marca de acessórios eletrônicos, é de classe 10, possui taxa de transferência de 80MB/s e permite a transmissão de vídeos em Full HD, para que você não sinta a falta de espaço de armazenamento interno.

O melhor para celulares

No tamanho Micro SDHC, o modelo da Kingston é indicado para celulares e câmeras digitais por possuir taca de transferência de 80 MB/s e ser de classe 10 — o recomendado para o rápido processamento de fotos e vídeos.

O cartão de memória recomendado para profissionais

Com taxas de 150MB/s, ele possui altíssima velocidade de transferência, sendo recomendado para quem precisa armazenar um grande volume de arquivos, já que com ele você não precisará de horas na frente do computador para ter tudo em mãos.

Guia de compra

A cada dia que passa, acumulamos mais arquivos digitais em nossos celulares e computadores. São fotos, áudios, mensagens, vídeos e atualizações que comprometem o armazenamento interno de nossos dispositivos — mas que não queremos descartar.

Para tornar a missão de guardar os arquivos mais fácil, estes pequenos acessórios podem ser a solução perfeita. Confira o nosso guia e descubra tudo o que você deve avaliar antes de comprar um novo cartão de memória de 64 GB.

Imagem de pessoa segurando um cartão de memória diante de um notebook e pen drive.

Um cartão de memória de 64 GB pode ser o acessório perfeito para armazenar e transferir documentos importantes (Fonte: Stanisic Vladimir/ 123Rf.com)

O que cabe em um cartão de memória de 64GB?

Infelizmente, não há uma resposta padrão para esta pergunta, já que a quantidade de itens que podem ser armazenados varia bastante conforme o tipo de arquivo, resolução, método de compressão e inúmeros outros fatores.

Fotos, vídeos e músicas costumam ser os principais arquivos armazenados em cartões de memória, porém cada tipo de arquivo possui tamanhos e especificações próprias.

Para que você tenha ideia de quanto pode guardar, confira abaixo a lista de quantos arquivos podem ser guardados em um cartão de memória de 64 GB.

  • Fotos: Aproximadamente 36620 imagens de 5MP; 18310 imagens de 10MP; 15258 imagens de 12MP; 13078 imagens de 14MP; 11444 imagens de 16 MP e 8322 imagens de 22MP.
  • Vídeos: Aproximadamente 1280 minutos de gravação a 6Mbps; 960 minutos de gravação a 8Mbps; 880 minutos de gravação a 9Mbps; 640 minutos de gravação a 13Mbps; 480 minutos de gravação a 17Mbps e 320 minutos de gravação a 24Mbps e 12 minutos em 4K.
  • Músicas: Aproximadamente 16000 músicas.

Quais as aplicações mais comuns para os cartões de memória 64 GB?

Cartões de memória de 64 GB podem ser utilizados com múltiplos propósitos e em inúmeros acessórios.

Boa parte dos celulares, tablets, câmeras digitais e eletroportáteis são compatíveis com cartões de memória.

Boa parte dos celulares, tablets, câmeras digitais e eletroportáteis são compatíveis com cartões de memória, que auxiliam a ampliar o espaço de armazenamento interno.

Porém, antes de comprar um cartão de memória, verifique a compatibilidade de seu dispositivo e a capacidade de armazenamento extra. Alguns aparelhos podem ter limitações quanto a quantidade de espaço a ser adicionada, portanto vale sempre checar as indicações do fabricante.

Quais as vantagens e desvantagens do cartão de memória 64 GB?

Certamente, a maior e mais importante vantagem de ter um cartão de memória de 64 GB é poder levar com você, em um pequeno dispositivo, todos os arquivos que você pode precisar para um trabalho ou para seus estudos.

Para garantir sua tranquilidade, boa parte dos cartões conta com sistema de antivírus interno, para evitar danos aos seus arquivos. Além disso, muitos deles possuem revestimentos à prova d’água, garantindo maior segurança em caso de acidentes ao longo do dia.

Porém, caso você perca o cartão — algo que pode ocorrer, já que eles são extremamente pequenos e compactos —, você pode ficar sem seus arquivos. Então, vale a pena ter um cuidado extra e manter um backup de tudo o que for importante para você.

Outra desvantagem é que nem todos os dispositivos, como celulares e câmeras digitais, são compatíveis com cartões de memória. Então antes da compra, verifique se seu dispositivo está pronto para receber um cartão de 64 GB.

Vantagens
  • Possuem espaço de armazenamento para inúmeros arquivos
  • Permitem que você leve inúmeros arquivos com você
  • Muitos cartões são à prova d’água
  • Eles são seguros
  • Boa parte conta com sistema antivírus interno
Desvantagens
  • Por ser pequeno, é preciso ter cuidado para não perder o cartão
  • Pode não ser compatível com todos os seus dispositivos

Quais os diferentes tipos de cartão de memória 64 GB?

Os cartões de memória de 64 GB podem ser classificados de diversas formas. Uma delas é levando em consideração o tamanho e o tipo de processamento. Assim, eles podem ser divididos em quatro padrões: SD, Mini SD e Micro SD.

A principal diferença entre eles está no tamanho do cartão, já que de forma geral, eles funcionam de forma semelhante, como dispositivo de armazenamento de dados.

SD Mini SD Micro SD
Tamanho 24 mm (L) x 2,1 mm (A) x 32 mm (C) 20 mm (L) x 1.4 mm (A) x 21.5 mm (C) 15 mm (L) x 1 mm (A) x 11 mm (C)
Indicação de uso É indicado para câmeras e filmadoras Costumava ser utilizado em celulares Comumente usado em celulares e tablets

Atualmente, os cartões mini SD estão em desuso, já que a maioria dos dispositivos é compatível com o tamanho SD tradicional ou o micro SD.

E como nem todos os dispositivos são compatíveis com todos os tamanhos de cartão, vale a pena contar sempre com adaptadores, que podem transformar seu cartão de memória em um pen drive, para que você possa acessar os dados armazenados com mais facilidade.

Como identificar de um cartão de memória 64 GB é original?

O primeiro cuidado a tomar é sempre buscar vendedores confiáveis, e preferencialmente, buscar as lojas oficiais em grandes portais de venda. Outro cuidado é sempre verificar a embalagem e comparar com fotos e resenhas oficiais.

Via de regra, as embalagens falsificadas não possuem tanta qualidade quanto as originais, por isso tendem a ser mais frágeis ou folgas.

Outra dica é utilizar alguns programas que realizam testes de funcionamento ou que verificam as informações do fabricante. Assim, você pode verificar no site da marca se as informações estão corretas e se seu cartão é original.

Imagem de inúmeros cartões de memória

Preciso ter algum cuidado especial para guardar meu cartão de memória?

Sim. Apesar de muitos cartões possuírem revestimentos a prova d’água, não é recomendado que eles sejam guardados em locais demasiadamente úmidos, já que isso pode oxidar os conectores.

Além disso, não é recomendado guardar o cartão de memória em locais constantemente expostos ao sol — já que isso pode danificar a placa de armazenamento — ou em locais com muita poeira e sujeira.

Critérios para compra: Como comparar os cartões de memória de 64 GB

Como você pode notar, existem inúmeros detalhes que precisam ser considerados antes da compra de um cartão de memória de 64 GB. Porém, você não precisa se preocupar, já que separamos para você os principais critérios a considerar antes de escolher seu novo cartão.

Tamanho

Os cartões de memória podem ser encontrados em múltiplos tamanhos, que podem não ser compatíveis com todos os dispositivos em que você pretende desfrutar do espaço de armazenamento extra.

Por isso, é interessante investir em um cartão que já conte com adaptadores para múltiplos tamanhos. Assim, você pode utilizá-lo em seu celular e transferir informações facilmente para o computador ou outro dispositivo que deseje.

foco

Você sabia que o primeiro cartão de memória a ser comercializado foi lançado em 1994, pela marca SanDisk, que até hoje é referência no mercado.

Compatibilidade

Apesar de muitos dispositivos aceitarem que você adicione espaços de armazenamento extra, alguns celulares, tablets e câmeras podem ter limitação a quanto espaço pode ser adicionado ou ainda exigirem uma configuração mínima para que o cartão seja reconhecido.
Então, verifique todas as exigências do dispositivo onde você deseja utilizar seu novo cartão de memória, para evitar que você fique com um cartão sem uso.

Imagem de celular com adaptador para cartão de memória e chip.

Muitos celulares possuem uma limitação do espaço de armazenamento que pode ser adicionado com o cartão de memória, então verifique as indicações do fabricante. (Fonte: Pexels / Pixabay.com).

Velocidade de transferência

A velocidade de transferência de um cartão de memória é fundamental para determinar a taxa de processamento e armazenamento de dados, e ganha ainda mais importância se você deseja utilizar o cartão em câmeras ou celulares.

De forma geral, assim que sua foto ou vídeo é capturada, ela é processada pelo sistema do seu dispositivo e armazenada no cartão. A velocidade de processamento determina a qualidade e a velocidade com que isso irá ocorrer.

Além disso, para transferir grandes volumes de arquivo, uma taxa de transferência mais elevada torna o processo muito mais ágil e rápido.

A velocidade é determinada em classes, que indica a velocidade mínima com a qual o cartão realiza a transferência de dados. Quanto maior é a classe, mais rápido é o processo.

Classe Velocidade mínima Indicação de uso
2 2 MB/s Gravação de vídeos em baixa resolução
4 4 MB/s Vídeos de 720p
6 6 MB/s Vídeos de 1080p
10 10 MB/s Vídeos em 4K

Segurança

Alguns cartões de memória oferecem como recurso adicional um sistema de segurança próprio, com um antivírus nativo, que escaneia os arquivos adicionados, evitando possíveis danos ao que você já tem armazenado.

Existem ainda cartões que permitem que você criptografe seus dados, algo fundamental para garantir a segurança de dados importantes. Porém, caso você tenha dificuldade em acessar o cartão, pode ser difícil recuperar os dados criptografados, então guarde com atenção as orientações de acesso.

(Fonte da imagem destacada: Kieutruongphoto/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.