Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

88Comentários coletados

Você tem fotos, vídeos, músicas e demais arquivos que não gostaria de perder? Pensa em ampliar a capacidade de seu aparelho celular? Quer ter uma forma de transportar conteúdo de um dispositivo para outro sem ficar online? Não se preocupe! Um cartão de memória 32GB pode te ajudar!

Existem muitas formas de armazenar arquivos atualmente, seja na nuvem, seja em aparelhos com memória de armazenamento enorme. Porém, o cartão de memória ainda pode ser muito útil. Nesse artigo, vamos falar sobre os modelos com 32GB e analisar cada aspecto desses pequenos dispositivos!

Primeiro, o mais importante

  • Os cartões de memória com 32GB de capacidade conseguem armazenar uma enorme quantidade de arquivos como fotografias e músicas.
  • Existem três tipos de tamanhos de cartões de memória com 32GB de capacidade: SD, Mini SD e Micro SD. Eles servem para tipos de eletrônicos diferentes. Caso você pretenda usar o seu em mais de um aparelho, precisará de um adaptador.
  • Atualmente, a maior parte dos cartões de memória conta com proteções contra água, choque, superaquecimento e outros possíveis elementos que podem danificar seus aparelhos.

Os melhores cartões de memória 32GB: Nossa opinião

Existem diferentes tipos, tamanhos e classes de cartões de memória. A tecnologia envolvida em alguns deles é grande. Fizemos uma seleção de alguns dos melhores modelos para te ajudar a fazer uma boa aquisição!

O cartão de memória 32GB completo

A SanDisk é uma das principais marcas de cartões de memória e aqui ela apresenta um modelo completo: De classe 10, pode alcançar até 80 mb/s de taxa de transferência e suporta captura de vídeos Full HD. Do tamanho Micro SD, tem adaptador para ser usado em câmeras digitais e é resistente a choque e superaquecimento.

Um cartão de memória 32GB muito resistente

A Kingston sabe que você não quer perder os seus conteúdos armazenados em um cartão de memória. Por isso, preparou esse modelo de Micro SD ultra resistente: Ele é à prova d'água, de choque, vibração, superaquecimento e raio x. Pertencente à classe 10, garante que suas fotos e vídeos mais importantes estarão sempre protegidos!

O melhor cartão para câmeras

Se o que você precisa é de um cartão de memória para sua câmera fotográfica, esse da SanDisk pode ser ideal. Ele é do tamanho SD e tem o melhor desempenho do mercado em gravação de fotos e vídeos, podendo chegar a 90 mb/s. Durável e resistente, é perfeito até mesmo para profissionais da área de produção de conteúdo.

Guia de compra

O guia de compra é o setor do nosso artigo onde selecionamos perguntas frequentes dos consumidores e as respondemos de forma profunda e valiosa.

Se você tem dúvidas sobre cartões de memória 32GB, sente-se bem confortável e prepare-se para ler todo o material que preparamos!

Imagem mostra uma mulher usando uma câmera fotográfica digital.

Câmeras fotográficas ainda fazem muito uso de cartões de memória. (Fonte: SplitShire/ Pixabay.com)

Quais as vantagens dos cartões de memória 32GB?

Os cartões de memória foram muito populares em um passado recente, mas hoje existem muitas outras formas de armazenamento. A principal delas é a nuvem, deixando os arquivos online para serem acessados de qualquer dispositivo com conexão com a internet.

logo

Assim, nos perguntamos: Quais as vantagens de usar um cartão de memória 32GB hoje em dia? A principal delas, sem dúvida, é a possibilidade de ter arquivos que possam ser acessados em qualquer lugar mesmo sem conexão com a internet. Você pode passá-los de uma câmera para um aparelho celular apenas com a mídia física, por exemplo.

Cartões de memória modernos contam com proteções contra água, superaquecimento, quedas e mais.

Os cartões de memória modernos são muito resistentes, com proteção contra água, superaquecimento, queda e mais. Assim, salvar arquivos importantes nele, e não no aparelho, pode te impedir de perder dados que você gostaria de ter sempre com você.

Com um cartão de memória 32GB, você pode expandir o armazenamento de seu aparelho celular, transferir dados para um notebook ou tablet ou, principalmente, usar uma câmera fotográfica com tranquilidade.

32GB é espaço suficiente para guardar uma boa quantidade de arquivos, entre fotos, vídeos, músicas e documentos.

A questão da segurança é um pouco dúbia: Por um lado, os arquivos podem ser salvos de panes no aparelho, como já mencionamos. Mas em caso de furto de um celular, por exemplo, é possível bloqueá-lo e impedir o acesso aos arquivos, mas se eles estiverem no cartão de memória, serão acessados com facilidade.

Portanto, ao escolher armazenar seus arquivos em um cartão de memória 32GB, precisa pensar em quais são os tipos de proteção que prefere. Preparamos uma tabela com as vantagens e desvantagens do dispositivo:

Vantagens
  • Armazenamento suficiente para muitas fotos, vídeos, músicas e vários tipos de arquivos
  • Modelos modernos têm proteção contra água, superaquecimento, choque e mais
  • Você pode ter seus arquivos salvos em caso de pane no aparelho
  • Arquivos podem ser acessados e transferidos mesmo sem conexão com a internet
  • Não há risco de roubo online de arquivos como acontece com a nuvem
Desvantagens
  • Tecnologia já está caindo em desuso
  • Há cartões de memória com mais capacidade de armazenamento
  • Segurança deixa a desejar em caso de roubo ou furto dos aparelhos

Quais as classes dos cartões de memória 32GB?

Uma das categorias mais importantes dos cartões de memória é a classe. Para os modelos com 32GB de armazenamento, ela é demarcada por um número que varia entre 2 e 10 e que sempre está descrita no próprio dispositivo.

Quanto mais alta a classe do cartão de memória, mais veloz ele consegue ser para transferir arquivos. Para um vídeo em alta definição, por exemplo, é necessário ter um modelo com classe 10.

A maior parte dos modelos modernos pertencem à classe 10. Note que esse número não indica a velocidade máxima de transferência, apenas a mínima. Uma classe maior sempre será mais rápida e eficiente.

Veja na tabela abaixo o que cada uma das classes oferece:

Classe 2 Classe 4 Classe 6 Classe 10
Velocidade mínima 2 mb/s 4 mb/s 6 mb/s 10 mb/s
Indicada para Arquivos simples, fotos pequenas Fotos em alta definição, vídeos em baixa qualidade Fotos profissionais, vídeos em 1080 P Vídeos em 4K ou superior, todos os tipos de arquivos

Cartão de memória 32GB SD, Mini SD ou Micro SD?

Outra variação comum dos cartões de memória é quanto ao tamanho. E aqui, você não pode errar: Ele precisa ser compatível com a entrada do seu aparelho!

É possível sim encontrar adaptadores que tornam os cartões de memória compatíveis com aparelhos diferentes, e caso você queira, por exemplo, levar um dispositivo de uma câmera fotográfica para um smartphone, eles são necessários. Mas essa é uma compra extra a ser feita.

Vamos falar mais sobre os tamanhos de cartão de memória 32GB?

  • Cartão SD: É o maior tipo e o criado originalmente. Sua entrada possui nove pinos. É usado em aparelhos de grande porte como câmeras fotográficas profissionais, filmadoras e reprodutores de mídia.
  • Cartão Mini SD: Mais raro, foi usado um tempo atrás em alguns celulares. Você só deve optar por ele caso o seja o compatível com o seu aparelho tenha entrada. A raridade é uma grande desvantagem.
  • Cartão Micro SD: Usado em praticamente todos os smartphones atuais, é o padrão mais encontrado no mercado. Quase sempre tem oito pinos de contato. Conta com trava de segurança e vários outros recursos inovadores.

Vale lembrar que notebooks, tablets e computadores costumam ter entradas para cartão SD e Micro SD. Assim, você pode transferir seus arquivos para eles. Caso contrário, é possível adquirir um leitor de cartão.

Há cartões de memória com capacidade superior a 32GB?

Os cartões do tipo SD, usados em câmeras e filmadoras, podem atualmente chegar a até 1TB de capacidade. Enquanto isso, os micro SD, cuja principal função é expandir a memória de smartphones, alcançam até 512GB.

Portanto, sim, é possível encontrar cartões de memória com capacidade bem maior que 32GB. É claro que eles são mais caros, e por isso, você deve se perguntar se realmente precisa deles.

32GB já é uma capacidade de armazenamento considerável e pode resolver a maior parte dos seus problemas. Esses cartões costumam ter preços acessíveis e são mais do que suficientes para quem consome arquivos multimídia em uma intensidade média.

foco

Você sabia que os cartões SD (sigla de Secure Digital) são uma evolução dos MMC (Multimedia Card), lançados inicialmente em 1997 para substituir os disquetes?

Os MMC foram criados em uma parceria entre SanDisk e Siemens. Logo, o formato se tornou obsoleto e foi substituído pelos cartões SD, surgidos de uma nova parceria entre SanDisk, Toshiba e Panasonic.

O que cabe em um cartão de memória 32GB?

Dissemos acima que 32GB já é suficiente para a maioria das pessoas. O que, então, cabe em um cartão de memória com essa capacidade?

Quando falamos em fotos tiradas por câmeras semi-profissionais, temos um tamanho estimado de 7MB. Isso significa que o cartão de memória seria capaz de armazenar milhares de arquivos desse tipo.

32GB é suficiente para armazenar uma quantidade inestimável de fotos tiradas por celular.

Imagens feitas por celular normalmente possuem um tamanho bem menor, a não ser quando as câmeras são absolutamente de primeira linha. Ou seja, o número de arquivos que se pode armazenar é inestimável!

Vale lembrar que arquivos de música em .mp3 também têm tamanho aproximado de 4MB, ou seja, a mesma conta feita para as fotografias também serve para elas.

A única questão é caso você queira armazenar vídeos. Eles têm tamanho superior, ainda mais em alta qualidade. Um minuto arquivo em 4K de um celular de bom nível atual ocupa em média 400MB, o que permitiria salvar 80 minutos de conteúdo em um cartão de memória 32GB.

Portanto, a não ser que você deseje armazenar uma enorme quantidade de vídeos em altíssima resolução em seu cartão de memória 32GB, ele deve ser suficiente para a maioria dos arquivos!

Quanto custa e onde comprar um cartão de memória 32GB?

A maior parte dos cartões de memória 32GB custa entre R$ 20 e R$ 30. Apenas aqueles mais modernos, com altíssimas taxas de transferência e resistência a todo tipo de possível dano, podem ter valores que chegam perto dos R$ 80.

Você irá encontrar cartões de memória com 32GB de armazenamento em lojas especializadas em informática, fotografia e telefonia celular, além de alguns hipermercados. É possível também comprá-los pela internet: Nós recomendamos a Amazon brasileira. Veja ainda Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para escolher um cartão de memória 32GB

Decidido a comprar um cartão de memória com 32GB de capacidade? Então é hora de falarmos sobre alguns critérios técnicos que podem te ajudar a escolher o modelo ideal! Selecionamos quatro:

Abaixo, explicamos um pouco mais sobre cada um desses quesitos!

Velocidade máxima de gravação

A velocidade máxima de gravação importa apenas para quem trabalha com arquivos muito pesados. Afinal, voltando aos números que acabamos de discutir, uma fotografia de 5MB levaria apenas um segundo para ser gravada em um cartão de memória capaz de trabalhar a 5 mb/s

Os melhores modelos disponíveis no mercado hoje conseguem trabalhar com entre 80 e 90 mb/s. Você já os encontra por preços na média. Se quiser ainda mais velocidade, pode optar por um cartão UHS (Ultra High Speed), capaz de alcançar até aproximadamente 300 mb/s.

Imagem mostra quatro cartões de memória sobre uma mesa.

Cartões de memória modernos têm ótimas velocidades de gravação. (Fonte: EsaRiutta/ Pixabay.com)

Compatibilidade

Nas especificações técnicas dos smartphones, você costuma encontrar a capacidade da memória e o quanto ela é expansível. Por exemplo: Memória de 32GB, expansível 16GB. Isso significa que o máximo que o aparelho reconhece em um cartão SD é 16GB.

Portanto, esse aparelho não seria compatível com um cartão de memória 32GB e não o reconheceria.

O cartão de memória precisa sempre ter uma capacidade menor ou igual ao quanto o smartphone é expansível. Além disso, outra compatibilidade necessária é a de tamanho físico, sobre a qual já discutimos.

Quantidade de pinos

A maior parte dos cartões SD possui entrada com nove pinos. Para os micro SD, o padrão é oito pinos. Eventualmente, você pode encontrar modelos de marcas desconhecidas, principalmente no exterior. Nesse caso, confira se não há alteração no número de pinos.

Caso a quantidade de pinos seja diferente, você não conseguirá colocar o cartão em seu smartphone ou câmera sem um adaptador, o que é uma dor de cabeça extra. E para a leitura, também será necessário um leitor de cartão via USB. Ter dispositivos que seguem padrões é sempre uma boa ideia!

logo

Resistência

Uma das principais vantagens dos cartões de memória modernos é a resistência a impactos que podem destruir um smartphone. Eles são à prova d'água, de superaquecimento, congelamento, choque, raio x e muito mais.

Ao comprar o seu cartão de memória com 32GB de armazenamento, confira se ele oferece essas proteções. Afinal, arquivos importantes podem estar nele sem backup e você não quer que eles se percam totalmente por estarem em um dispositivo pouco resistente.

(Fonte da imagem destacada: InspiredImages/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.