Ultima atualização: 6 de julho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

13Horas investidas

3Estudos avaliados

60Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! O carregador de seu notebook quebrou e você não consegue encontrar um modelo novo? Precisa de um carregador capaz de alimentar vários notebooks diferentes? Então você precisa de um carregador universal para notebook!

Carregadores universais para notebook podem ser eficientes e te ajudar muito, mas é preciso prestar atenção em questões como compatibilidade e durabilidade. A seguir, você aprende tudo o que é necessário sobre tais produtos!




Primeiro, o mais importante

  • Tome muito cuidado para não comprar qualquer carregador universal para notebook. Alguns modelos são de baixíssima qualidade e podem prejudicar seu computador portátil.
  • Há duas questões fundamentais quanto à compatibilidade entre carregador e notebook: Padrão elétrico e tipo de plug.
  • Caso você queira um carregador universal que possa ser usado em mais de uma marca de notebook, pode optar por um modelo que permita a troca do plug.

Os melhores carregadores universais para notebook: Nossas recomendações

Com tantos carregadores universais disponíveis no mercado, é difícil saber em qual confiar. Nós selecionamos alguns dos produtos mais bem-avaliados e de melhor desempenho para facilitar o seu trabalho de escolha:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre carregador universal para notebook

O guia de compra é o setor do artigo que traz todas as informações sobre carregadores universais de notebook. Você encontrará suas dúvidas respondidas abaixo!

Imagem mostra um notebook e seu carregador mais ao fundo.

Há questões importantes a se analisar antes de comprar um carregador universal para notebook. (Fonte: ThisisEngineering RAEng / Unsplash.com)

Um carregador universal serve para todos os notebooks?

Carregadores universais podem ser compatíveis com um grande número de notebooks, mas não com todos. Isso acontece porque há duas coisas que variam muito de uma marca para outra e até mesmo de um modelo para outro:

  • Plugs: Os encaixes para carregadores são diferentes em modelos diferentes e, sobretudo, em marcas diferentes. Modelos universais simples, portanto, podem ter compatibilidade limitada.
  • Padrão elétrico: Essa característica é ainda mais importante. O plug incorreto não irá nem sequer entrar no seu notebook, ou seja, não causará problemas, mas usar um carregador com padrão elétrico incorreto pode levar a sérios danos no computador.

Caso carregador e computador tenham o mesmo tipo de encaixe e de padrão elétrico, eles provavelmente são compatíveis.

Como entender o padrão elétrico de um computador?

Antes de usar um carregador não original com o seu notebook, você deve prestar atenção nas especificações elétricas. Caso elas não sejam apropriadas, você pode até mesmo perder o computador.

Pegue o carregador original de seu notebook e procure pela palavra “output”. Os números à frente são os ideais para a alimentação em Volts e em Ampères.

O ideal é usar apenas carregadores que ofereçam a mesma voltagem do que o original. Acima dela, pode haver danos aos circuitos internos, enquanto abaixo é possível que a carga não seja suficiente e que a bateria se torne imprestável.

Portanto, o seu carregador universal para notebook precisa ser igual ao original. Saiba quais são as especificações necessárias para o seu computador e evite ligá-lo a fontes que ofereçam valores diferentes!

Você sabia que, caso não tenha mais o carregador original e não saiba os números ideais para a alimentação de seu notebook, pode encontrá-los também no manual de instruções do modelo?

Quando comprar um carregador universal para notebook?

Se você tem dúvidas sobre comprar um carregador universal para notebook, confira algumas situações nas quais ele é bastante útil:

  • Perda ou quebra do original: Uma hora ou outra, o carregador de fábrica de um notebook irá quebrar. Caso não seja possível encontrar mais um original, o universal é a solução.
  • Carregador reserva: Se você mora em uma casa ou trabalha em um lugar no qual muitas pessoas usam notebooks, ter um carregador universal como reserva para caso algum original quebre é uma boa ideia.
  • Modelo para viagens: Viaja muito ou transporta seu notebook com frequência? Que tal carregar um modelo universal e deixar o original em casa, aumentando assim a sua durabilidade?

Quais as vantagens de ter um bom carregador universal para notebook?

É fácil encontrar carregadores de notebook à venda. Muitas lojas de informática os oferecem, mas é possível comprar um até mesmo em feiras ou camelos. Você deve, porém, ficar muito atento sobre a qualidade do modelo.

Um carregador universal de baixa qualidade possivelmente não tem grande durabilidade. Os fios podem ser frágeis e os conectores internos, também. Em pouco tempo, será necessário voltar e adquirir mais um exemplar.

O principal fator, porém, é o risco de danos ao seu notebook. Um carregador de baixa qualidade pode indicar os números incorretos de voltagem e amperagem e pode não conseguir mantê-los de maneira apropriada, o que a longo prazo é terrível para o computador.

Carregadores de qualidade, além de duráveis, protegem o seu computador. Caso sejam universais para determinada marca, como Dell ou Samsung, podem já ter características específicas para os notebooks também fabricados por ela, dando uma proteção ainda mais qualificada.

Confira uma tabela com as vantagens de escolher um carregador de alto nível:

Vantagens
  • A durabilidade é muito maior
  • Não oferece riscos ao notebook
  • Pode melhorar a segurança da alimentação e a vida útil da bateria
  • Modelos especiais para uma marca específica possuem características próprias
Desvantagens
  • Preços podem ser mais altos

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um carregador universal para notebook

Além da importância do padrão elétrico, existem mais alguns critérios que você precisa considerar ao escolher um carregador universal:

Plugs

Existem vários tipos diferentes de entradas para carregadores em notebooks e você precisa comprar um carregador que seja compatível com a do seu modelo. Caso contrário, terá apenas perdido dinheiro, uma vez que a conexão não será feita.

Alguns carregadores universair permitem a troca do plug e possuem um kit com conectores diversos.

Nossa dica é que você saiba exatamente qual é o modelo do seu notebook e observe na lista de modelos com os quais o carregador é compatível se o seu está presente. Caso contrário, evite.

Outra possibilidade é optar por um carregador que tenha o plug removível e um kit com diversas pontas diferentes. Assim, além de ter a certeza de que ele servirá para o seu, também poderá usar com outros modelos em caso de emergência.

Garantia

Nós já mencionamos a importância de escolher um carregador universal para notebook de boa procedência. Se ele realmente tiver uma origem confiável, deve te oferecer também uma garantia satisfatória.

Caso o carregador seja fabricado pela mesma marca do notebook, você não deve ter problemas com o quesito. Porém, caso compre de uma origem menos conhecida, preste atenção para escolher um modelo com garantia de pelo menos um ano. Lembre-se que esses acessórios apresentam problemas com frequência.

Imagem mostra um notebook com o carregador conectado.

É preciso haver compatibilidade entre carregador e notebook. (Fonte: josemdelaa / Pixabay.com)

Resumo

Ter um carregador universal para notebook é útil em várias situações. Ele pode substituir o original do seu aparelho caso ele quebre, servir para viagens e para reserva em lugares que muitas pessoas usam computadores portáteis.

Você precisa prestar especial atenção quanto à procedência do carregador que deseja comprar. Além disso, as especificações elétricas e o tipo de plug são determinantes no momento da compra. Um modelo versátil, com kit de pontas, pode ser a melhor opção.

(Fonte da imagem destacada: Kritsana Piromrach / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas