Celular sobre carregador por indução.
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Recarregar a bateria do celular ao aproximar o aparelho de um carregador. Essa é a função do carregador por indução. Se você está em busca de um, seja bem-vindo ao artigo de hoje.

Nós vamos mostrar uma seleção com os carregadores mais bem avaliados e ainda explicar quais são as especificações que você deve levar em conta na hora de comprar o melhor modelo.




O mais importante

  • O carregador por indução permite recarregar a bateria de smartphones por aproximação.
  • Nem todos são compatíveis com qualquer celular, por isso, você deve analisar essa informação antes de adquirir o produto.
  • Para investir no melhor carregador sem fio, considere também o grau de eficiência, a resistência e funcionalidades extras.

Carregador por indução: nossa recomendação dos melhores produtos

Nessa seção, você vai encontrar os melhores modelos de carregadores por indução. Confira e escolha o ideal para você:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre carregadores por indução

Para saber qual é o carregador ideal para o seu smartphone, como ele funciona e quais as suas características, você precisa de informação. E é isso que você vai encontrar no Guia de Compra que começa agora.

Pessoa aproximando celular do carregador por indução.

O carregador por indução é bem mais prático. (Fonte: Wisanu Boonrawd)

Como funciona o carregador por indução?

O carregador por indução nada mais é do que um carregador sem fio para celulares que opera por aproximação.

Ele recarrega a bateria de smartphones por meio de uma indução eletromagnética, sem que seja necessário a conexão via cabo com o aparelho.

Além disso, diferentemente do carregador tradicional, a versão sem fio é capaz de recarregar celulares de qualquer marca e modelo, contanto que eles estejam habilitados para o carregamento por indução.

Pessoa teclado no notebook com celular sobre carregador por indução.

O carregador sem fio funciona por indução eletromagnética, o que permite o carregamento por aproximação. (Fonte: Monika Wisniewska)

Essa habilitação se dá por meio da tecnologia Qi presente nos celulares modernos. Além disso, como funciona por aproximação, quanto menor for a distância entre o carregador e o celular, mais energia será enviada para a recarga.

Já o carregador tradicional é específico para cada tipo de smartphone, não sendo possível utilizá-lo em modelos ou marcas diferentes.

O carregador por indução funciona com qualquer celular?

Para que a bateria de um smartphone receba carga de um carregador por indução, ele precisa ter a tecnologia Qi. A boa notícia é que grande parte dos celulares atuais já vem com esse padrão.

Mas também é importante verificar se o carregador por indução é compatível com o sistema operacional do seu aparelho. Ainda que os melhores funcionem tanto em smartphones Android e iOS, isso não é uma regra.

Você sabia que alguns celulares já possuem tecnologia de carregamento reverso?

Funciona assim: um smartphone é capaz de compartilhar sua bateria com fones de ouvido, smartwatches ou outro celular.

Qual é a velocidade de um carregador por indução?

O carregamento sem fio, ainda que seja muito prático, costuma ser mais lento que o carregamento com fio.

Justamente por isso, é preciso ficar de olho na potência do carregador já que, quanto maior ela for, mais rápido o aparelho vai carregar a bateria do seu celular.

É possível encontrar dispositivos com potência que varia entre 5W e 15W.

De modo geral, é possível encontrar dispositivos com potência que varia entre 5W e 15W.

Além disso, os especialistas recomendam que o carregador por indução tenha uma potência mínima para os diferentes sistemas operacionais.

Por exemplo, para celulares Android, o ideal é que o carregador por indução tenha, pelo menos, 10 W de potência. Enquanto que para os dispositivos iOs, o ideal é usar carregadores de 7,5 W.

Vale a pena ter um carregador por indução?

Pela praticidade e por funcionar em vários tipos de celulares, vale a pena, sim, ter um carregador sem fio. Mas, se você ainda não tem, vai precisar investir em um smartphone compatível com a tecnologia Qi.

Por outro lado, é preciso considerar que, mesmo que a potência do carregador por indução seja alta, o processo de carregamento ainda é mais lento se comparado ao carregador comum.

Mulher olhando para o celular.

A potência ideal do carregador depende do sistema opracional do celular. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay)

Ainda assim, a tecnologia de carregamento por indução está evoluindo a cada dia e permitindo recargas mais rápidas, principalmente com a adição de tecnologias como a Qualcomm 3.0 e a Power Delivery para carregamento rápido.

Além disso, mesmo que o carregador por indução não precise ser conectado ao smartphone por meio de um fio, o carregador em si é conectado por cabo na tomada.

Para resumir as vantagens e desvantagens de um carregador por indução, e ajudar você a tomar sua decisão na hora de comprar um, confira o quadro abaixo:

Vantagens
  • Praticidade na recarga
  • Não é necessário cabo conectando o carregador ao celular
  • O carregador pode ser usado em diferentes marcas e modelos de smartphones com padrão Qi
Desvantagens
  • Nem sempre é compatível com qualquer sistema operacional
  • É preciso cabo para conectar o carregador à tomada
  • A velocidade não é tão alta quanto de um carregador com fio

Critérios de compra: O que considerar ao comparar os tipos de carregador por indução

Vimos, que, se você quer um carregador por indução deve checar a compatibilidade com o seu celular e a potência do aparelho. Mas se a ideia é comprar o melhor carregador, recomendamos que você analise outros componentes desse aparelho. Confira os mais importantes:

Material, design e dimensão

Quando você for comprar um carregador por indução, vai perceber que existe muita diferença no design, no tamanho e no material de fabricação entre um modelo e outro. E esses fatores são importantes tanto por conta da praticidade no manuseio quanto na vida útil do carregador.

A maioria dos carregadores sem fio, por exemplo, são redondos e discretos, o que é um ponto positivo. No entanto, alguns modelos são muito compactos, o que pode acabar dificultando um pouco na hora de posicionar o celular sobre ele.

A melhor opção será a que apresenta acabamento antiderrapante, para ficar fixo à mesa

Outros modelos, porém, têm um design quadrado. Nesse caso, o carregador por indução tende a ser mais fácil para acomodar o smartphone corretamente.

Em ambos os casos, recomendamos que você verifique as medidas de diâmetro, largura e espessura para garantir que o carregador atenderá às suas expectativas. Além disso, em termos de material de fabricação, a melhor opção será a que apresenta acabamento antiderrapante, para ficar fixo à mesa.

Distância máxima de detecção

Levar em conta a distância mínima que o seu smartphone precisa ficar do carregador por indução é importante para garantir ainda mais praticidade para você.

Isso porque, de modo geral, dependendo da distância mínima, será preciso retirar a capinha do seu celular para que ocorra o carregamento.

Para evitar que você precise retirar a capa a cada recarga, escolha carregadores que reconheçam o smartphone a uma distância acima de 3 mm. Agora, se a capinha é muito grossa o ideal é que o carregador por indução realize a recarga com até 8 mm de distância.

Com ou sem LEDs

Alguns carregadores por indução possuem LED que informa quando a carga do celular está completa. Isso é funcional para evitar que o celular fique muito tempo conectado à energia o que pode, eventualmente, aquecer e sobrecarregar demais o dispositivo.

Carregamento duplo

Se a sua ideia é ter o máximo de eficiência, você deve optar pelo carregador por indução que é capaz de recarregar dois dispositivos ao mesmo tempo. E o melhor é que esse aparelho consegue recarregar também smartwatch e fone de ouvido.

Recursos de segurança

Os melhores carregadores por indução à venda hoje em dia vão muito além de sua função primordial. Atualmente, existem modelos que possuem alguns recursos capazes de proteger tanto o dispositivo quanto o smartphone.

Um deles é o detector de objetos estranhos, que é capaz de cortar a corrente elétrica quando identifica objetos diferentes de um celular colocados sobre o carregador por indução.

A seguir, você confere outros recursos de segurança que podem existir nos melhores modelos de carregador por indução:

  • Sistema interno de controle de temperatura;
  • Proteção contra variação de voltagem;
  • Proteção contra sobrecarga e sobretensão.

Resumo

O carregador por indução é um carregador que não precisa ser conectado via fio no celular. A recarga acontece por aproximação dos dois aparelhos. Mas para comprar o modelo ideal, você deve se certificar de que o celular tem a tecnologia Qi e o carregador deve ser compatível com o sistema operacional do smartphone.

Além disso, verifique a potência, o material de fabricação, o tamanho e o design do produto. E não deixe de checar se ele tem a opção de carregamento duplo e alguns recursos de segurança, principalmente os que protegem contra sobrecarga elétrica e variação de voltagem.

(Fonte da imagem destacada: Varin Rattanaburi/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas