Carregador com pilhas.
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

12Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

As pilhas ainda são necessárias para o funcionamento de alguns aparelhos. Mas comprá-las com frequência sai caro e pode ser prejudical para o meio ambiente. Por isso, um carregador de pilhas é a melhor alternativa para quem quer economizar e, ao mesmo tempo, contribuir para um planeta sustentável.

Mas a verdade é que existem muitos tipos de carregadores de pilhas. Sendo assim, no artigo de hoje nós vamos mostrar o que diferencia um do outro e o que você deve considerar para investir no melhor modelo.




Primeiro, o mais importante

  • O carregador de pilha é ideal para evitar o descarte de pilhas que poluem o meio ambiente.
  • Você vai encontrar carregadores para pilhas AAA e AA, mas é preciso verificar a voltagem e a capacidade de abastecimento.
  • Os carregadores também se diferenciam pela potência, a quantidade de pilhas que podem carregar simultaneamente, entre outros critérios.

Melhores carregadores de pilhas: nossas recomendações

Como são muitas opções, nós fizemos uma seleção com vários tipos de carregadores de pilhas. Veja:

Guia de compra: tudo sobre o carregador de pilhas

Você sabia que existem carregadores universais e outros que só funcionam com determinados tipos de pilhas? E que existem modelos mais ou menos eficientes? Além disso, existem outras características que variam entre um modelo e outro. E para que você entenda tudo sobre esse aparelho, nós criamos o Guia abaixo.

Homem sentado no sofá, de frente para a TV e segurando dois controles de Xbox.

A maioria dos controles remotos ainda precisam de pilhas para funcionar. (Fonte: Humphrey Muleba/ Unsplash)

Por que você deve usar pilhas recarregáveis?

As pilhas parecem coisa do passado, não é? Nada disso. Mesmo que grande parte dos aparelhos de hoje em dia funcionem com bateria ou conectados na tomada, ainda existem muitos equipamentos que dependem das pilhas. Alguns exemplos são:

  • Controle remoto;
  • Brinquedos;
  • Lanterna;
  • Flash de câmera fotográfica;
  • Mouse e teclado sem fio.

Mas como a pilha tem uma vida útil geralmente curta, você pode acabar tendo que comprar muitas delas ao longo da vida.

E o grande problema é que, além de isso causar um rombo no seu orçamento a longo prazo, também vai acarretar em malefícios para o meio ambiente e até mesmo para a sua saúde, já que pilhas são tóxicas.

Por conta disso, as pilhas recarregáveis são uma alternativa mais econômica e sustentável. Além de mais baratas do que as pilhas alcalinas, elas também ajudam a diminuir a contaminação do planeta.

Basta lembrar que as pilhas devem ser descartadas em locais adequados e não no lixo comum porque elas soltam componentes perigosos e tóxicos que contaminam solo e rios.

Você sabe porque as pilhas são perigosas para o meio ambiente e a sua saúde?

Elas são formadas por metais pesados como mercúrio, cádmio e chumbo que são tóxicos e vazam quando a pilha está usada.

Por isso, ao descartá-las de forma errada ou até mesmo acumular em casa, pode-se contaminar o ambiente com esses metais pesados.

E caso você entre em contato com eles pode até mesmo sofrer de doenças nos rins e no pulmão, ataque ao sistema nervoso central e câncer.

Qual a importância do carregador de pilhas?

Se você optar pelas pilhas recarregáveis, você vai precisar de um carregador específico para elas. E, como veremos ainda nesse artigo, o carregador de pilhas pode ter várias especificações técnicas para atender a diferentes necessidades e objetivos.

Mas, de modo geral, o carregador é ligado na tomada e possui encaixes para que as pilhas possam ser acomodadas. Assim, a energia elétrica é convertida em carga para a pilha.

Veja a seguir, quais são as principais vantagens de um carregador de pilhas:

Vantagens do carregador de pilha Descrição
Economia Com um carregador e pilhas recarregáveis você não precisará comprar tantas pilhas.
Durabilidade Pilhas recarregáveis podem ser utilizadas muitas vezes.
Ecologicamente corretas Ao recarregar as pilhas, você consome menos pilhas comuns o que, por consequência, reduz o lixo produzido.
Usabilidade Muitos eletrônicos ainda usam pilhas, como brinquedos e alguns eletrônicos.

Em quanto tempo o carregador abastece a pilha?

O tempo de carregamento das pilhas depende de alguns fatores, como a amperagem delas e do próprio carregador, por exemplo.

Geralmente, as pilhas de menor capacidade, como as de 800 mAh, levam aproximadamente 5 horas para serem recarregadas, enquanto que as pilhas de 2700 mAh podem demorar até 15 horas.

Para não ter que ficar muitas horas esperando para que a pilha seja recarregada, você deve dar preferência aos carregadores que possuem a função de carregamento rápido. Nesse caso, existem opções de carregadores de pilhas que operam entre 1,5 a 4 horas.

O que mais um carregador de pilha pode fazer?

Além de carregar pilhas, o carregador também pode ter luzes de LED que indicam a etapa em que o processo se encontra, seja em carregamento, seja finalizado. Outra funcionalidade que você pode encontrar nos carregadores de pilhas é o display digital.

Em uma pequena tela, o aparelho mostra a porcentagem do carregamento, a voltagem e a vida útil da pilha. Além disso, existem alguns tipos de carregadores de pilha que contam com as seguintes funcionalidades:

  • Controle de voltagem;
  • Aviso de recarga completa;
  • Recarga de pilhas separadas.

Critérios de compra: O que observar ao comparar os carregadores de pilhas

Convencido de que vale a pena comprar um carregador de pilhas? Pois então é hora de partir para a escolha do melhor modelo. Para tanto, nós sugerimos que você verifique os seguintes critérios:

AAA ou AA

O carregador para pilhas palito, AAA, e o carregador para pilhas grandes, AA, são os mais comuns. Mas você também vai encontrar modelos que carregam ambos os tipos de pilhas.

Por isso, na hora de comprar o carregador de pilhas, o seu primeiro passo é conferir se o aparelho é compatível com as pilhas que você planeja recarregar.

Duas pilhas AA.

O carregador deve ser compatível com o tamanho das pilhas, seja ela AA, AAA, C ou D. (Fonte: Gadini/ Pixabay)

Além desses dois tipos de carregadores, você poderá adquirir aparelhos que recarregam outros tamanhos de pilhas, como as do tipo C e D.

Há ainda alguns modelos que fazem a recarga de baterias de 9V, muito usadas em telefones sem fio e alguns brinquedos.

Capacidade da carga

Outro critério que deve ser considerado na hora da compra é a capacidade de carga do carregador de pilhas.

Isso porque existem pilhas com diferentes cargas, como 900 mAh, 2000 mAh e 2700 mAh. Quanto maior o miliampère-hora (mAh), mais tempo a pilha irá durar.

Várias pilhas juntas.

Também é importante checar a capacidade de carga do carregador que deve ser suficiente para o tipo de carga da pilha. (Fonte: Roberto Sorin/ Unsplash )

Para que elas sejam recarregadas corretamente, é necessário que o carregador seja compatível com a capacidade de carga da pilha. Usar pilhas em carregadores não compatíveis poderá estragá-las e causar outros danos.

Vale destacar que alguns modelos são capazes até mesmo de identificar essa informação automaticamente, evitando acidentes.

Carregamento simultâneo

Observe também que a maioria dos modelos de carregadores de pilhas é capaz de recarregar mais de uma pilha por vez.

De fato, as versões mais compactas conseguem acomodar apenas duas pilhas. Mas você vai encontrar carregados que recarregam entre quatro e oito pilhas de uma vez só.

Segurança

Além de levar em conta todos esses fatores, que se diferenciam entre um carregador de pilha e outro, é importante analisar a presença ou não dos itens de segurança. Afinal, tratamos aqui de um dispositivo que transmite energia para outro produto.

Com isso em mente, recomendamos que você verifique se o carregador de pilhas que você escolheu tem algum recurso para evitar acidentes e danos ao equipamento.

Algumas das funcionalidades mais importantes para garantir a sua segurança e a do carregador são:

  • Temporizador;
  • Desligamento automático após a carga completa;
  • Proteção contra curto-circuito para evitar sobrecargas.

Bivolt

Por fim, não deixe de considerar a voltagem do carregador de pilhas. A boa notícia é que, assim como a maioria dos aparelhos eletrônicos atuais, grande parte dos carregadores é bivolt, ou seja, funciona em tomadas de 110 V e de 220 V.

No entanto, você também vai encontrar opções que funcionam apenas em uma determinada voltagem.

Para evitar queimar o aparelho ou prejudicar a capacidade de funcionamento do mesmo, o ideal é sempre optar pelo carregador bivolt. Caso contrário, vale conferir com o vendedor se a voltagem anunciada está mesmo correta.

Resumo

O carregador de pilhas é um equipamento muito útil se você precisa usar pilhas com frequência. E isso não é tão raro, já que as pilhas ainda são necessárias para que controles remotos, dispositivos sem fios e alguns brinquedos possam funcionar.

Para economizar, e ainda beneficiar o planeta e proteger a sua saúde, vale investir no carregador e nas pilhas recarregáveis. Para escolher o melhor modelo de carregador, verifique a compatibilidade com as suas pilhas, a capacidade de recarga, a voltagem e os recursos de segurança.

(Fonte da imagem destacada: twinsterphoto/ 123rf )

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas