Imagem de uma capa à prova d’água.
Ultima atualização: 22 de julho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Engana-se quem pensa que a capa à prova d’água serve apenas para quem quer proteger o smartphone do contato com a água. O equipamento também é uma excelente opção para a prática de esportes outdoors ou aquáticos.

Portanto, se você deseja comprar este acessório, mas não sabe qual é a melhor capa à prova d’água para seu smartphone, continue a leitura, pois vamos apresentar as diferentes funcionalidades deste produto, dicas de como escolher o seu e sugestões de compra.




Primeiro, o mais importante

  • A capa à prova d’água não apenas protege seu smartphone contra respingos, mas contra a completa imersão em água. Nesse sentido, é fundamental analisar a capacidade de submersão do modelo escolhido.
  • Além da capa à prova d’água universal, você também encontra modelos específicos para determinados modelos de smartphone. Você também encontra o celular à prova d'água.
  • Algumas características devem ser analisadas no momento da compra como material, capacidade de submersão, película frontal e funcionalidades oferecidas. Os preços variam de R$10 a R$200.

Melhores modelos de capa à prova d’água: nossas recomendações

Quer fotografar e filmar até debaixo d’água? Então você precisa de uma capa à prova d’água. Com este acessório, você fica despreocupado com seu smartphone. Continue a leitura para conhecer os modelos mais interessantes a venda:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre capa à prova d’água

Pratica esportes aquáticos ou outdoors? Costuma frequentar a piscina do condomínio? Aprecia o contato com a natureza em um passeio na praia ou cachoeira? Então você precisa de uma capa à prova d’água para proteger seu celular. Continue lendo este guia de compra para saber mais sobre o produto.

Imagem de uma mulher utilizando o smartphone dentro da piscina.

A capa à prova d’água é ideal para quem quer utilizar o smartphone até debaixo d’água. Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com

Para que serve uma capa à prova d’água?

Como o nome indica, a capa à prova d’água serve para proteger seu smartphone do contato com a umidade, respingos e imersão em água que pode ocorrer em determinadas ocasiões ou atividades no cotidiano.

Alguns modelos possibilitam a imersão do aparelho, ideal para quem deseja fotografar ou filmar com a câmera do celular, mas existem três limitações: eficácia em água doce ou salgada, profundidade e tempo de exposição.

Quais são os diferenciais da capa à prova d’água?

Uma capa à prova d’água pode oferecer inúmeros diferenciais. Além de proteger o smartphone do contato com a água, o acessório também impede o contato do aparelho com areia e maresia.

O acessório também pode ser utilizado em atividades outdoors ou esportes aquáticos, em que ocorra o risco de contato ou imersão do smartphone em água doce ou salgada, como corrida, ciclismo, pesca, canoagem, entre outras atividades.

Outro diferencial da capa à prova d’água é a possibilidade de utilizar seu smartphone como uma câmera subaquática, ideal para quem deseja fotografar ou filmar dentro da água, mas não deseja investir em uma câmera de ação.

Imagem de uma mulher usando o celular na beira de uma piscina.

A capa à prova d’água é um acessório interessante para quem pratica esportes aquáticos. Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com

Quais são os diferentes modelos de capa à prova d’água?

Existem dois modelos de capa à prova d’água. O modelo tradicional, chamado de capa universal, consiste em uma capa plástica, com sistema de vedação em trava ou zíper plástico e um cordão de tecido que serve para colocar o produto no pescoço.

O segundo modelo é uma capa à prova d’água específica para determinados modelos de smartphone. Este modelo possui construção em material robusto, formato e dimensões compatíveis com o celular.

Ambos os modelos oferecem vantagens e desvantagens. Por exemplo, enquanto a capa a prova d’água universal é compatível com qualquer modelo de smartphone e ainda pode ser utilizada para armazenar outros objetos, a vedação pode ser insuficiente.

Em contrapartida, a capa à prova d’água específica para seu smartphone protege todos os componentes do seu smartphone, mas é compatível apenas com este modelo e não protege nenhum outro objeto.

Como testar a capa a prova d’água?

A capa à prova d’água realmente funciona. Mesmo o modelo mais simples conseguirá proteger seu smartphone quando o aparelho for submerso, mas antes de utilizar o acessório, sugerimos que você realize um teste.

Basta colocar um pedaço de papel dentro da capa à prova d’água, vedá-la e mantê-la imersa em um balde com água por cerca de 15 minutos. Se após este período, o pedaço de papel continuar seco, então você pode utilizar o acessório sem preocupação.

Mas mesmo que a capa à prova d’água passe no teste, nunca deixe de prestar atenção na profundidade e tempo de submersão sugerida pelo fabricante. Conforme você utiliza a capa de proteção, é comum que o acessório se desgaste e qualquer dano implica a substituição do produto.

Imagem de um smartphone com capa amarela.

Teste a capa à prova d’água antes de levar o acessório para a praia. Fonte: Vinicius "amnx" Amano/ Unsplash.com

Critérios de compra: como escolher a capa à prova d’água

Depois de conhecer as principais funcionalidades de uma capa à prova d’água, falaremos sobre as principais características do produto, que devem ser analisadas e comparadas para uma compra assertiva:

Submersão

Quando falamos em capacidade de submersão de uma capa à prova d’água, nos referimos a duas características: profundidade, que varia de 2 a 10 metros, e tempo de imersão, que pode ser igual ou superior a 30 minutos.

Essas características indicam em qual profundidade e período de tempo seu celular pode ser imerso em água de maneira ininterrupta sem que o smartphone seja danificado.

Película frontal

Com película frontal, nos referimos a parte frontal da capa à prova d’água, que pode ser confeccionada no mesmo material do restante da capa, no caso do modelo universal, ou em um material especial que não prejudica o funcionamento do painel touchscreen.

É a sofisticação da película frontal que influencia no preço do produto. Para quem deseja apenas proteger o celular, um modelo básico serve, mas quem quer utilizar o smartphone dentro da água, deve apostar em um modelo de melhor qualidade.

Imagem de uma mulher usando o celular na beira da piscina.

Alguns modelos de capa à prova d’água preservam a usabilidade do touchscreen do smartphone. Fonte: Armin Rimoldi/ Pexels.com

Material de confecção

A capa à prova d’água pode ser confeccionada em plástico PVC ou borracha e apresentar sistema de vedação em plástico, borracha ou silicone. Os materiais usados na fabricação do acessório influenciam na qualidade e durabilidade do produto.

Outras características

Os modelos de capa à prova d’água não são todos iguais. Alguns modelos oferecem características especiais como proteção contra riscos, impactos e quedas, cordão de segurança, alça de carregamento e compartimento para objetos menores.

Essas características ampliam a versatilidade do produto, mas podem encarecer-lo bastante. Nesse sentido, reflita se essas características influenciarão positivamente na funcionalidade do produto de acordo com suas necessidades.

Resumo

A capa à prova d’água é um acessório indispensável para quem utiliza o smartphone em esportes outdoor ou aquáticos ou para quem viaja bastante e quer utilizar a câmera do smartphone para registrar os momentos na praia, piscina ou cachoeira.

Mas a escolha de uma capa à prova d’água deve ser feita após analisar algumas características como material de confecção, película frontal, submersão e acessórios. Para uma compra assertiva, escolha qualquer um dos modelos em nossa lista de sugestões de compra.

(Fonte da imagem destacada: sobolicha11/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas