Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

22Horas investidas

7Estudos avaliados

70Comentários coletados

Apesar de os celulares de hoje estarem equipados com câmeras de alta qualidade, as câmeras ainda oferecem uma série de vantagens que os tornam insubstituíveis. Isso sem mencionar a grande variedade de opções disponíveis. Não surpreende, existem câmeras especialmente projetadas para diferentes usos.

De câmeras compactas a câmeras SLR, câmeras de ação, câmeras bridge e câmeras sem espelho. Não há dúvida de que o mundo da fotografia é um mundo excitante. No entanto, se você não é um especialista na área, você pode se sentir um pouco sobrecarregado por tantas possibilidades.




A coisa mais importante

  • Com uma câmera você pode tirar fotos de muito melhor qualidade do que com um telefone celular. Você também tem muito mais opções criativas e um dispositivo dedicado, liberando seu telefone celular para outras tarefas.
  • Hoje em dia, existem muitos tipos de câmeras: SLRs, câmeras EVIL (Electronic Viewfinder Interchangeable Lenses), câmeras bridge, câmeras de ação, câmeras compactas, câmeras instantâneas e muito mais.
  • Ao comprar uma câmera, o primeiro critério a ser considerado é para que você vai usá-la. Não faz muito sentido comprar uma câmera SLR que custa mais de 600 euros se o que você quer é uma câmera que irá acompanhá-lo esporadicamente em suas viagens e você não tem um grande conhecimento de fotografia.

Câmeras: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre câmeras

Ao comprar uma câmera, há uma série de coisas importantes a serem consideradas. Lembre-se que existem diferentes tipos de câmeras e nem todas oferecem as mesmas características. Por esta razão, ao longo desta seção, nós pretendemos responder a algumas das perguntas mais comuns dos compradores.

Cámaras

Ter uma câmera permite que você tire fotos de melhor qualidade.
(Fonte: Marco Xu: ToUPBCO62Lw/ Unsplash.com)

O que exatamente são câmeras?

As câmeras são dispositivos tecnológicos projetados para capturar imagens. Hoje em dia, existem diferentes tipos que variam consideravelmente na forma como eles funcionam. Em geral, porém, eles consistem de uma caixa escura que permite a passagem da luz por tempo suficiente para que a imagem focalizada pela lente seja gravada por um sensor digital ou filme.

Quais são as vantagens e desvantagens das câmeras?

Ter uma câmera permite que você tire fotografias de maior qualidade, assim como ter um dispositivo cuja função específica e quase única é capturar imagens. Eles também oferecem muito mais possibilidades criativas. Você pode ver um resumo dessas e de outras vantagens e desvantagens na tabela a seguir.

Vantagens
  • Eles permitem que você tire fotos de alta qualidade
  • Você tem um dispositivo cujo uso específico é para tirar fotos
  • Você pode tirar fotos de qualidade em condições de pouca luz
  • Eles oferecem mais possibilidades criativas
  • Muitos também permitem que você grave vídeos de alta qualidade
  • Você tem muito mais controle sobre as fotos
Desvantagens
  • Comprar uma câmera é um investimento financeiro
  • Eles são mais pesados e maiores do que telefones celulares

Quais são os elementos básicos de uma câmera?

Em geral, praticamente todas as câmeras devem ter pelo menos os seguintes elementos: visor, lente, sensor, diafragma, obturador, tela e botões. Cada um tem uma função específica, que explicamos abaixo. No entanto, estes podem variar dependendo do tipo de câmera.

  • Viewfinder: este é o componente da câmera através do qual o foco e o enquadramento são realizados. Pode ser ótico direto, reflexivo ou eletrônico.
  • Lente: este é um dos elementos mais importantes da câmera. Ele consiste em um sistema óptico composto por um conjunto de lentes responsáveis pela formação da imagem que posteriormente será capturada pelo sensor.
  • Sensor: é responsável por transformar a imagem ótica em sinais elétricos que possibilitam a criação da imagem digital.
  • Diafragma: um mecanismo localizado dentro da lente cuja função é regular a intensidade da luz que passa para o sensor.
  • Obturador: é o dispositivo através do qual o tempo em que o sensor é exposto à luz pode ser regulado.
  • Tela: Este é um elemento que está geralmente presente nas várias câmeras digitais. Na tela você pode visualizar a imagem antes de fotografar, exibi-la depois e também navegar pelos menus de configuração da câmera.
  • Botões: através dos quais é possível configurar a câmera e os diferentes parâmetros fotográficos.

Cámaras

Com as câmeras você pode tirar fotos de qualidade em condições de pouca luz.
(Fonte: Neonbrand: qUuzPvjw2CI/ Unsplash.com)

Que tipos de câmeras existem?

Hoje, há uma grande variedade de tipos de câmeras. Cada um deles oferece certas características e é destinado a um determinado tipo de usuário. Naturalmente, seu preço também varia dependendo de suas especificações técnicas e da qualidade dos materiais. Na tabela abaixo, você pode saber mais sobre as características de cada um deles.

Câmeras SLR Câmeras compactas Câmeras de ponte Câmeras de ação ou esportivas Câmeras instantâneas Câmeras sem espelho ou câmeras do Mal
Características Elas permitem que você veja a cena diretamente. Portanto, não há erro de paralaxe. Sua principal desvantagem é o peso Eles são câmeras com a lente integrada ao corpo da câmera. Elas geralmente têm um amplo alcance focal e seu sensor geralmente tem no máximo uma polegada São câmeras muito versáteis, que não permitem mudar a lente, mas têm muitas das opções de SLRs e têm um zoom muito poderoso São câmeras especialmente projetadas para condições extremas. São pequenas, resistentes, leves e submersíveis São câmeras que permitem obter uma cópia da fotografia em papel quase que instantaneamente Não têm um prisma interno, embora tenham lentes similares às dos SLRs.
Utilização Para obter fotografias de alta qualidade. Para fotógrafos profissionais Ideal para viagens, pois são mais leves e menores em tamanho Perfeito para uma grande variedade de contextos: viagens, festas e para tirar fotografias de qualidade na natureza Usado para tirar fotografias e gravar vídeos enquanto praticam esportes ou atividades naturais Para viagens, para festas ou para fazer um presente original. Elas podem até mesmo ser usadas para introduzir as crianças ao mundo da fotografia Como elas atingem um nível de qualidade similar ao das câmeras SLR, elas podem ser usadas tanto para uso profissional quanto amador.
Tipo de utilizador Para os usuários que querem desfrutar de uma câmera leve e fácil de usar Para aqueles que querem desfrutar de uma câmera de qualidade sem ter que fazer um investimento financeiro tão alto Para esportistas, especialmente entusiastas de esportes radicais e amantes da natureza Para todos os tipos de pessoas, mas especialmente para usuários casuais Em geral, eles são destinados a usuários avançados com amplo conhecimento de fotografia.
Facilidade de uso Bons conhecimentos de fotografia são necessários para obter o máximo deles São mais fáceis de usar, pois têm menos recursos São mais convenientes do que as câmeras compactas, embora incluam a maioria das funções das câmeras compactas Não são complicadas de usar. Nenhum conhecimento avançado de fotografia é necessário para usá-los Eles são realmente fáceis de usar Eles não são fáceis de usar para um usuário não experiente. Eles podem ser um pouco mais leves que os SLRs, no entanto.
Preço O preço deles normalmente é bastante alto. Além disso, você tem que adicionar o preço das lentes Elas são geralmente mais baratas que as câmeras SLR Seu preço é mais alto que as câmeras compactas, mas mais barato que as SLRs Em geral, elas são geralmente câmeras em torno de 100 euros Elas são geralmente bastante baratas Seu preço é geralmente bastante alto.

Quais são os controles de câmera que você deve aprender a dominar se você quiser começar a fotografar?

Se você quer começar na fotografia e não quer se sobrecarregar com muitos controles, você deve pelo menos se concentrar em aprender como controlar a velocidade, abertura e ISO. Para a maioria dos especialistas, estas são as três coisas mais importantes a serem dominadas quando se começa a fotografar.

Por outro lado, para seus primeiros passos, muitos especialistas aconselham que você opte por uma câmera multifuncional. Também é importante que você escolha uma câmera confortável que você possa levar com você o tempo todo. Em última análise, é mais fácil aprender com uma câmera mais simples e mais manejável do que com um modelo high-end com muitas funções.

Quais acessórios você precisa além da câmera?

Além da câmera, e da lente no caso de uma DSLR ou câmera sem espelho, você precisa de uma série de acessórios. Para começar, uma bolsa ou mochila para carregar todo o seu equipamento nunca é uma má idéia. Também é uma boa idéia ter uma bateria sobressalente. E, é claro, um cartão de memória, o mais rápido que você puder pagar.

Cámaras

Câmeras são dispositivos tecnológicos projetados para capturar imagens.
(Fonte: Jeshoots Com: p8kaVRe4edM/ Unsplash.com)

Qual é a escala de número f usada pelas câmeras?

É uma escala usada para classificar as diferentes aberturas dos diafragmas. É uma escala universal usada por todos os fabricantes, seja para câmeras ou lentes. Quanto mais baixo o número f, maior a abertura e portanto mais luz atinge o sensor e melhor a qualidade de imagem que você obtém.
f-number scale
f/1 f/1.4 f/2 f/2.8 f/4 f/5.6 f/8 f/11 f/16 f/22 f/32

Critérios de compra

Quando chegar a hora de comprar uma câmera, é importante que você considere uma série de critérios de compra. Para tornar o processo de seleção mais fácil para você, nós selecionamos aqueles que consideramos mais importantes. Nós fizemos isso para que você tenha um guia completo para ajudá-lo a fazer a melhor relação custo-benefício na compra de dinheiro.

  • Como você vai usar a câmera
  • Sensor
  • Pontos de foco e velocidade
  • Sistema de estabilização
  • Resolução
  • Somente corpo ou kit incluindo lentes
  • Vídeo

Como você vai usar a câmera

A verdade é que hoje em dia comprar uma câmera de qualidade é realmente fácil. Afinal de contas, os fabricantes alcançaram padrões de qualidade muito altos. O que não é tão fácil, entretanto, é escolher a câmera certa para as suas necessidades. Portanto, a primeira coisa que você deve se perguntar é de que tipo de câmera você precisa.

Não faz sentido comprar um SLR profissional se você não tem o conhecimento para tirar o máximo proveito dele. Nem faz muito sentido comprar um modelo barato de câmera automática se você quer obter resultados profissionais ou se você vai usá-la em situações extremas.

Cartier-BressonFotógrafo
"Fotografia como eu a concebo, bem, é um desenho, um esboço imediato feito com intuição. E você não pode corrigir isso. Se você tiver que corrigi-la, será a próxima fotografia. Mas a vida é muito fluida... Bem, às vezes as imagens desaparecem e não há nada que você possa fazer. Você não pode dizer à pessoa: "Oh, por favor sorria novamente. faça esse gesto novamente" A vida é apenas uma vez, para sempre"

Sensor

O sensor é um dos componentes mais importantes das câmeras. Ao considerar a qualidade do sensor, é mais importante considerar o tamanho do sensor e a tecnologia por trás dele do que os megapixels.

Se você é um fotógrafo casual, uma câmera compacta com um sensor de uma polegada pode ser suficiente.

Caso você decida comprar uma câmera com lentes intercambiáveis, seja SLR ou sem espelho, nosso conselho é optar por um sensor APS-C de boa qualidade. Com este tipo de sensor você pode desfrutar de um ótimo desempenho sem ter que recorrer a equipamentos muito mais pesados de estrutura completa.

Pontos de foco e velocidade de foco

A velocidade e a precisão do sistema de focagem da câmera é crucial para imagens nítidas. O sistema de foco é responsável por manter a pessoa que você está fotografando em foco enquanto você está tirando a foto. As mais comuns são: diferença de contraste, detecção de fase e foco híbrido.

O foco híbrido combina os dois e é o mais preciso e responsivo. Por outro lado, você também deve levar em conta o número de pontos de foco. Quanto mais pontos de foco, maior a precisão e mais rápida a velocidade de foco. https://www.youtube.com/watch?v=o3ShVXQx27o

Sistema de estabilização

O sistema de estabilização é de fundamental importância no caso de câmeras destinadas a iniciantes. É de grande ajuda na obtenção de imagens nítidas e sem tremores em movimento. O que este sistema faz é manter o sensor suspenso, compensando quaisquer movimentos que você possa fazer ao segurar a câmera.

Desta forma, evita imagens "trêmulas". É recomendado ter um sistema de cinco eixos no corpo da câmera. Em geral, os sistemas de estabilização nas lentes frequentemente não dão tão bons resultados. A diferença na imagem é realmente perceptível.

Resolução

A resolução de uma câmera é geralmente medida em megapixels (MP). No passado, muitas pessoas pensavam que quanto mais megapixels, maior a qualidade do quadro. No entanto, este não é o caso. Hoje em dia, qualquer câmera decente, até mesmo câmeras de celular, tem mais do que você precisa.

Somente corpo ou um kit incluindo lentes

Se você está comprando uma câmera SLR ou sem espelho, você pode se perguntar se deve comprar apenas o corpo ou um kit de corpo e lentes. A verdade é que geralmente é mais barato comprar o kit completo do que comprá-lo separadamente. No entanto, também é verdade que, em geral, as lentes incluídas são geralmente bastante básicas.

Este tipo de lente pode ser de seu interesse se você estiver procurando um kit para começar e aprender o funcionamento básico deste tipo de câmera com um perfil mais profissional. Caso contrário, você pode querer comprar o corpo e as lentes separadamente. No entanto, é importante que você escolha a lente certa, pois provavelmente ela estará com você por mais anos do que a câmera.

Vídeo

Você vai precisar gravar vídeo? Nem todos os tipos de câmeras têm essa característica, por isso é importante ter certeza de que ela tem. Você também precisará considerar a resolução na qual ela é capaz de gravar. Atualmente, já existem câmeras que podem gravar em resolução de 4K. Caso contrário, você deve pelo menos ir para um que grava em Full HD.

Sumário

Nós vivemos em uma sociedade de imagem, cercados por câmeras em todos os momentos onde quer que vamos, preocupados com nossa aparência e com a captura e compartilhamento de todos os nossos momentos especiais. Neste contexto, não há dúvida de que as câmeras são os companheiros perfeitos para nossas viagens, aventuras, festas e experiências mais emocionantes.

Portanto, se você quer obter fotos de melhor qualidade ou ter mais controle sobre todos os parâmetros que influenciam ao capturar uma imagem, a melhor coisa a fazer é esquecer a sua câmera móvel. A partir daí, você pode escolher entre uma grande variedade de tipos de câmeras. De SLRs profissionais a compactos, câmeras do Mal a câmeras bridge.

Finalmente, se você acha que este guia foi útil no seu processo de escolha, você pode nos deixar um comentário ou compartilhá-lo através das diferentes redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Imansyah Muhamad: wwnSkb9Z0sM/ Usplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas