Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

30Produtos analisados

19Horas investidas

7Estudos avaliados

80Comentários coletados

Capturar o momento através de uma fotografia é um conceito que tem estado presente em nossa sociedade desde a criação da primeira câmera. Quer seja para ter uma "memória visual", para capturar os detalhes de uma expressão facial, para mostrar a beleza de uma cidade ou os detalhes de um produto para marketing. Hoje em dia, quase todos procuram tirar fotos em momentos específicos, seja com uma câmera ou um celular.

No entanto, câmeras profissionais vão muito mais longe e nos permitem alcançar o auge da fotografia de qualidade. Com o tempo, elas se tornaram a melhor ferramenta para qualquer tipo de fotografia que você queira fazer e são adequadas tanto para uso amador quanto profissional. Neste artigo você descobrirá tudo o que precisa saber sobre câmeras profissionais para que possa escolher a que melhor se adapta aos seus gostos e necessidades.




Mais importante

  • Câmeras profissionais são dispositivos eletrônicos complexos, devido ao seu grande número de componentes. Estes trabalham em conjunto para fornecer fotografias com alta qualidade de imagem.
  • Nem todas as câmeras profissionais são iguais, cada uma delas tem certos componentes e características específicas. As câmeras profissionais podem ser classificadas em diferentes tipologias de acordo com seu modo de operação, estilo/tipo de fotografia e características de seus componentes.
  • Ao escolher uma câmera profissional, vários aspectos devem ser levados em consideração, como o tipo de fotografia que queremos fazer, o uso que vamos dar à câmera e nosso nível de habilidade no campo da fotografia.

Câmeras profissionais: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre câmeras profissionais

Câmeras profissionais são consideradas dispositivos eletrônicos complexos devido aos seus vários componentes. Isto nos dá muita flexibilidade ao tirar fotos e nos permite adaptar a câmera aos nossos gostos e preferências na fotografia.

No entanto, às vezes a complexidade de sua operação pode ser esmagadora para pessoas que não têm um conhecimento avançado de fotografia e do uso de câmeras. Seja qual for o seu caso, não se preocupe, pois preparamos um guia que responde às dúvidas mais comuns dos usuários.

tomando fotografías profesionales

Câmeras profissionais são dispositivos complexos que oferecem muitas possibilidades quando se trata de fotografia. (Fonte: Visuals: cfqru1f_9L8/ Unsplash.com)

O que são câmeras profissionais?

Câmeras profissionais são dispositivos eletrônicos de certa complexidade devido a todos os elementos que os compõem e seu processo operacional. Eles geralmente têm uma lente intercambiável que nos permite mudar a faixa de zoom com uma alta qualidade de imagem.

Sua principal função é capturar fotografias de boa qualidade.

fotógrafo profesional

Câmeras profissionais são aquelas câmeras que têm funções avançadas para obter exatamente a fotografia que estamos procurando. (Fonte: Elmes: lqlbR2KfzH4/ Unsplash.com)

Eles se destacam pelo grande número de configurações manuais que possuem, pois é um produto muito versátil e personalizável e nós podemos adaptá-lo de acordo com nossos gostos e técnica/estilo de fotografia. Eles têm um visor eletrônico e uma grande superfície fotossensível.

Quais elementos compõem as câmeras profissionais?

Uma das principais características das câmeras profissionais é a grande variedade de elementos que as compõem. Todos eles são necessários para obter uma boa qualidade de imagem e o resultado final da fotografia. Abaixo, você descobrirá o que são

  1. Lente: Este é um sistema óptico composto por um conjunto de lentes convexas. É a parte da câmera que direciona os raios de luz em direção ao sensor. Suas duas principais características são a distância focal e o ângulo de cobertura. A distância focal (zoom) é expressa em milímetros e determina o grau em que a imagem é ampliada. O ângulo de cobertura é o campo de visão coberto pela lente. Se a distância focal for maior, o ângulo de cobertura será menor.
  2. Diafragma: Este está localizado dentro da lente e sua função é graduar a intensidade da luz que atinge o sensor.
  3. Sensor: Sua função é transformar a imagem ótica criada pela lente em uma série de sinais elétricos que irão dar origem à imagem digital.
  4. Viewfinder: Este é o componente da câmera que permite que a imagem seja enquadrada e focada. Ele também permite que você pré-visualize a fotografia antes de tirá-la.
  5. Obturador: Sua principal função é controlar o tempo de exposição da luz à qual o sensor será exposto.
  6. Tela: Este é um componente característico das câmeras digitais, em particular. Em muitas câmeras elas são táteis. Suas principais funções são exibir as imagens após a captura, visualizar a imagem e acessar as configurações da câmera.
  7. Botões e mostradores de controle: as câmeras SLR tendem a ter mais botões porque são mais complexas de usar, enquanto as câmeras compactas tendem a ter menos. Eles permitem que você controle as configurações da câmera, assim como os parâmetros da fotografia.

Que tipos de câmeras profissionais existem?

Atualmente podemos encontrar no mercado uma grande variedade de câmeras fotográficas de acordo com seu estilo, nível de fotografia e modo de operação. Entretanto, dentro das câmeras profissionais nós podemos distinguir três tipos de câmeras. Câmeras compactas high-end, câmeras DSLR, câmeras sem espelho e câmeras de médio formato.

Câmeras compactas se distinguem principalmente por suas lentes fixas, ou seja, elas não têm lentes intercambiáveis. Isto os torna mais leves e fáceis de usar. No entanto, apenas as câmeras high-end são de um padrão profissional.

As câmeras high-end oferecem um sensor maior, maior qualidade de imagem e geralmente incluem melhor ótica e brilho.

As câmeras DSLR são mais freqüentemente descritas como câmeras profissionais. Eles usam um espelho (SLR) que reflete a luz e a direciona para o visor. Elas são mais complexas de operar, maiores e têm uma qualidade de imagem muito alta.

As câmeras sem espelho, por outro lado, não têm espelho ou visor óptico. Eles usam um visor eletrônico e são menores em tamanho. As câmeras de médio formato são caracterizadas principalmente pelo grande tamanho de seus sensores, o que fornece imagens com uma faixa dinâmica muito ampla.

Câmeras compactas Câmeras Reflex Sem espelho Médio formato
Tamanho Menor e mais manejável devido à sua falta de lentes intercambiáveis Maior e com mais corpo Menor, pois não possuem espelho nem visor óptico É o maior, devido ao grande tamanho de seu sensor
Operação Geralmente incorpora dentro de todos os elementos necessários para tirar a fotografia, a lente e a objetiva são fixas Possuem um espelho que desvia a luz da lente para o visor. O fotógrafo pode ver através da lente da câmera, que é intercambiável e modificável Não tem um espelho ou sensor óptico Utiliza um grande sensor para aumentar a nitidez da imagem
Qualidade da imagem Boa e natural Muito boa, possibilidade de modificá-la até obter resultados perfeitos Boa e nítida Muito boa e nítida

Que tipos de lentes existem para câmeras profissionais?

Atualmente, existem vários tipos de lentes que você pode incorporar em sua câmera, dependendo do tipo de fotografia que você deseja fazer e de seus gostos e preferências. Essas lentes são intercambiáveis e são para câmeras que têm essa opção, como as câmeras SLR. Esta é a lista dos principais tipos de lentes que existem

  1. Normal: Seu campo de visão é semelhante ao de um ser humano, entre 43 e 63 graus. Estas são as lentes padrão.
  2. 50mm: Como o nome sugere, esta é uma lente de 50mm que, como a lente normal, tem um campo de visão semelhante ao humano. É uma lente fixa (não um zoom) e fornece um alto brilho. É altamente recomendado para fotografia de retrato.
  3. Fixas: Estas lentes não permitem o zoom. Eles são muito brilhantes e são ideais para fotografia de retrato.
  4. ZoomUma das lentes mais usadas. Devido à sua versatilidade, ele é adequado para vários tipos de fotografia.
  5. Ângulo amplo: Oferece ângulos amplos de visão entre aproximadamente 63 e 84 graus. O tipo de fotografia mais adequado para estas lentes são interiores, paisagens e assuntos arquitetônicos. Há também uma lente super grande angular com um ângulo de visão ainda maior.
  6. Olho de peixe: Sua principal característica é que suas lentes produzem uma série de distorções que dão origem a uma imagem circular ou curva que causa esse efeito "olho de peixe".
  7. Lentes teleobjectivas: Estas são lentes muito grandes (a partir de 135mm). Sua principal qualidade é que eles permitem que você tire fotos de uma longa distância. É especialmente recomendado para fotografia de esportes e natureza.
  8. Macro: Permite que você foque em distâncias muito curtas, permitindo que você fotografe pequenos objetos com grande qualidade e detalhe.

camaras profesionales

Nem todas as câmeras profissionais são iguais, elas podem ser classificadas em diferentes tipologias de acordo com seus componentes e modo de operação. (Fonte: Snap: 7ebvMMnwHjQ/ Unsplash.com)

Qual a importância do visor nas câmeras profissionais e quantos tipos existem?

O visor é um elemento importante nas câmeras profissionais, pois é o componente que permite que você pré-visualize a imagem antes de tirar a fotografia. Isto é muito útil na fotografia profissional, pois ajuda o resultado final da fotografia a ser muito melhor. Também permite enquadrar e focar a imagem.

Atualmente, podemos encontrar três tipos de visores. O visor óptico, eletrônico e reflexivo.

O visor óptico é normalmente encontrado em câmeras compactas. É o "menos realista", pois tem erros de enquadramento e paralaxe. Normalmente está localizado acima da lente.

O visor eletrônico é normalmente encontrado em câmeras sem espelho. Tem 100% de cobertura, portanto sua representação da imagem é confiável. O visor reflex, como seu nome sugere, é específico para câmeras reflexas. Como tem um espelho atrás da lente, a imagem é exibida exatamente como será capturada pela lente, tornando-a a mais confiável de todas.

Abaixo, compilamos as vantagens e desvantagens de cada visor:

Visor óptico Visor eletrônico Visor Reflexo
Vantagens É simples de operar Tem 100% de cobertura. A representação de imagens é confiável é a mais confiável. Ao usar um espelho, a imagem se parece exatamente como aparecerá na fotografia
Desvantagens Tem paralaxe e erros de enquadramento. O resultado não é muito confiável ele consome muita energia da bateria. Leva muito tempo para exibir a imagem Tem fator de cobertura, que pode reduzir a % de cobertura para 90%. Isto dependerá da qualidade da câmera

Os megapixels são relevantes nas câmeras profissionais?

Muitas vezes há uma tendência de associar a qualidade das câmeras ou fotografias com os megapixels. Megapixels referem-se ao tamanho da imagem, é uma unidade de medida para quantos pixels estão dentro de uma polegada quadrada de uma imagem digital.

Pode-se pensar que quanto mais megapixels uma câmera tem, maior é a qualidade da imagem. No entanto, este não é realmente o caso. Os megapixels só são particularmente relevantes quando se trata de imprimir ou recortar fotos para não perder a nitidez da imagem.

chica tomando una foto

Os megapixels não são um fator determinante na escolha de uma câmera profissional. Outros fatores são mais importantes. (Fonte: Chow: jjy8enQivfU /Unsplash.com)

Na verdade, eles podem ser um empecilho para tirar fotos rápidas e não influenciam a qualidade geral das fotos em câmeras profissionais. Isto não quer dizer que os megapixels não desempenham um papel, pois em conjunto com outros elementos da câmera, eles podem ajudar a fornecer uma imagem de qualidade, mas não criam diretamente uma imagem melhor.

Como as câmeras profissionais diferem das câmeras smartphone?

Atualmente, quase todos tiram fotos com seus smartphones. Na verdade, os fabricantes de telefones celulares estão dando cada vez mais importância à câmera, tornando a qualidade da câmera um dos diferenciais de cada modelo.

Entretanto, apesar das melhorias nos últimos anos, as câmeras de celulares ainda têm muitas limitações que as câmeras profissionais não têm.

A principal limitação do telefone celular é seu tamanho e forma pequenos. Além disso, seu sensor e lente são muito pequenos. A quantidade de luz coletada pela câmera por unidade de tempo é proporcional ao tamanho do sensor. Por exemplo, no caso de câmeras com sensor Full Frame (com uma área de superfície de 36 x 24mm), o sensor coleta trinta vezes mais luz do que uma câmera de telefone celular. Ao mesmo tempo, as lentes para celulares são projetadas de tal forma que ocupam o menor espaço possível.

Por outro lado, as câmeras para celulares não possuem alguns elementos como um diafragma, nem podem ajustar a distância focal (zoom). Você pode se perguntar como é que, apesar de todas essas limitações, podemos tirar fotografias detalhadas e bonitas com celulares. Bem, para lidar com essas limitações, os telefones celulares usam um processamento de imagem muito mais agressivo. Em outras palavras, muitos celulares emulam em suas câmeras componentes de uma câmera profissional usando inteligência artificial (por exemplo, efeitos de foco, saturação, etc.).

Mesmo assim, as possibilidades oferecidas pelas câmeras profissionais superam as das câmeras smartphone.

Câmeras profissionais Câmeras Smartphone
Lente
Sensor
Diafragma
Zoom
Flexibilidade para todos os tipos de fotografia
Necessidade de mais edições

Em conclusão, as câmeras para celular são ideais devido à sua conveniência para "fotografia padrão". No entanto, elas são insuficientes para uma fotografia mais profissional e técnica.

Critérios de compra

Ao escolher uma câmera profissional você deve considerar uma série de aspectos para garantir uma boa compra. Desta forma, você pode facilmente encontrar a câmera que melhor se adapta aos seus gostos e necessidades. Estes são os seguintes:

Tamanho

O tamanho da câmera é um aspecto importante a ser levado em conta, já que existem diferentes tamanhos de câmeras profissionais no mercado. Em muitos casos o tamanho da câmera em si não tem muita influência na qualidade do resultado fotográfico. No entanto, saber que tamanho você está procurando o ajudará no processo de compra.

Existe uma tendência recente para câmeras mais leves e gerenciáveis, embora ainda existam diferenças. Por exemplo, câmeras compactas tendem a ser menores, pois não possuem lentes removíveis, enquanto as câmeras digitais podem ser ampliadas por acessórios como lentes intercambiáveis

Zoom

Zoom é um elemento que está presente nas câmeras profissionais e, portanto, é importante ter informações sobre ele. Além disso, conhecendo sua classificação, será mais fácil escolher a câmera certa para você. O zoom nos permite ampliar ou ampliar uma área específica de uma imagem, permitindo-nos tirar fotografias "mais próximas" sem ter que nos mover de onde estamos.

O zoom óptico é realizado através do movimento de diferentes lentes na câmera. Quanto mais longe a lente está do sensor, mais a imagem é ampliada e mais estreito é o ângulo de visão. O resultado geralmente é de alta qualidade. O zoom digital, por outro lado, realiza um processo chamado "interpolação de pixel". A complexidade do algoritmo utilizado irá determinar a qualidade do resultado. Este tipo de zoom é característico das câmeras compactas e da maioria dos smartphones.

camara profesional con visor digital

O visor das câmeras profissionais é um elemento muito importante, pois permite que você pré-visualize a fotografia antes de tirá-la para que o resultado final seja melhor. (Fonte: Shaw: 4kf-oe_0CF8 / Unsplash.com)

Resistência à água

A resistência à água das câmeras profissionais está se tornando um fator chave de compra para muitas pessoas. Isto é em parte devido ao crescente número de câmeras no mercado que são à prova d'água ou resistentes à água. Muitas pessoas temem que sua câmera possa ser danificada pelo contato com água ou estão procurando tirar fotos em ambientes onde este risco é possível.

Há uma grande diferença entre submergir a câmera e a câmera estar em contato com água. Se quisermos tirar fotos debaixo d'água, precisaremos de uma câmera 100% submersível ou uma câmera esportiva, que tem características diferentes.

Portanto, dependendo de nossas necessidades, saber quais câmeras são à prova d'água e quais não são, nos ajudará em nossa busca.

Tipo de fotografia

Algo fundamental sobre o qual temos que ser claros antes de escolher uma câmera profissional é o tipo de fotografia que queremos fazer. Dependendo das características da câmera, ela será mais adequada para um ou vários tipos/estilos de fotografia. Por exemplo, se o que queremos fazer é fotografia de produto, precisaremos de muita luz e boa resolução, então o ideal é uma câmera com lentes intercambiáveis e com um bom desempenho em situações de pouca luz.

Da mesma forma, as características ideais da câmera irão variar no caso de outros tipos de fotografia como paisagem, moda, retrato, jornalística, artística, noturna, entre outras.

Lembre-se que as fotografias não serão melhores mesmo se tivermos um número maior de megapixels.

Use

O uso que vamos dar à nossa câmera também é importante. Ou seja, se vamos usá-lo profissionalmente (por exemplo, para atender uma empresa), semi-profissionalmente ou como um amador/hobbyist. Embora o nome possa sugerir o contrário, as câmeras profissionais não são destinadas apenas ao uso profissional.

Nós podemos encontrar diferentes gamas de câmeras profissionais de acordo com o perfil de uso/usuário: nível de entrada, gama intermediária, gama semi-profissional, gama profissional.

A faixa de nível básico são câmeras para pessoas que são novas na fotografia, a faixa intermediária é destinada a amadores avançados e a faixa semi-profissional cobre amadores avançados e está próxima ao uso profissional. Finalmente, a gama profissional é especificamente destinada ao uso profissional/trabalho das câmeras.

Resumo

Em conclusão, as câmeras profissionais são nosso melhor aliado para tirar fotografias no seu melhor, com uma qualidade semelhante ou melhor do que aquela percebida pelo olho humano. E elas nos permitem dar rédea livre à nossa criatividade devido à versatilidade oferecida pela maioria das câmeras, com sua diversidade de configurações e as diferentes lentes intercambiáveis que existem.

Além disso, hoje em dia, o funcionamento de muitas das câmeras profissionais no mercado foi simplificado, tornando-as mais fáceis de usar e mais acessíveis aos usuários que não são especialistas em fotografia. Por outro lado, foi provado que as câmeras profissionais ainda estão à frente das câmeras smartphone. Portanto, se você já pertence ao mundo da fotografia ou gostaria de descobri-lo, não hesite e opte por uma câmera profissional.

(Fonte da imagem em destaque: Holmes: ujaxsYHwPuc/ unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas