Ultima atualização: 21 de junho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você deseja comprar uma câmera Nikon e quer entender melhor quais são as linhas e modelos? Fique conosco! Esse artigo traz todas as informações sobre essa marca japonesa que é referência no ramo de fotografia.

A Nikon e sua principal rival, a Canon, são as líderes do mercado de câmeras semiprofissionais e profissionais acessíveis ao grande público. A seguir, compararemos as duas e te diremos se a Nikon é, de fato, a melhor opção!




Primeiro, o mais importante

  • Não importa qual o seu nível como fotógrafo, a Nikon tem uma câmera capaz de te agradar. Compre um modelo com os recursos adequados para você.
  • Se você gosta muito de fotografia analógica, a Nikon é uma das melhores opções. Ela tem câmeras que são idolatradas por profissionais.
  • A Nikon já encerrou as atividades no Brasil e não fabrica mais suas câmeras por aqui. A sua assistência técnica oficial segue atendendo os modelos dentro da garantia.

As melhores câmeras Nikon: Nossas recomendações

Você encontra desde câmeras compactas para iniciantes até modelos profissionais de altíssimo nível com o selo de qualidade da Nikon. Nós fizemos uma seleção bastante variada para te apresentar:

Guia de compra: Tudo o que você precisa saber sobre câmeras Nikon

Em nosso guia de compra, você encontra as respostas para as perguntas mais comuns sobre as câmeras Nikon. Leia atentamente e não tenha mais dúvidas sobre os modelos da marca japonesa!

Imagem mostra um homem carregando uma câmera Nikon D90.

Câmeras Nikon são ótimas para amadores e profissionais. (Fonte: Pok_Rie / Pixabay.com)

A Nikon é uma boa marca de câmeras?

A Nikon surgiu em 1917 como uma empresa de microscópios e outros equipamentos ópticos, e só muito mais tarde entrou também no mercado de câmeras. Logo, porém, assumiu a liderança nesse nicho ao lado da Canon.

Devido à enorme qualidade e tecnologia de suas câmeras, a Nikon se tornou uma das marcas preferidas de fotógrafos profissionais e semi-profissionais. Ela tem um ampla gama de modelos que são acessíveis e agradam aos iniciantes e a quem precisa realizar trabalhos da mais alta complexidade.

Não há dúvidas de que a Nikon é uma marca de câmera de qualidade, porém, você deve ficar atento ao fato de que ela encerrou as atividades no Brasil em 2018. Por isso, agora é possível comprar apenas modelos mais antigos ou importados.

Você sabia que a Nikon quebrou em 2017 o recorde de maior câmera humana do mundo? Na Itália, 1454 pessoas se reuniram para formar a figura de uma câmera e entrar para o Guinness Book.

Quais são as linhas de câmeras da Nikon?

É hora de falarmos sobre as principais linhas de câmeras da Nikon e para quais grupos de pessoas cada uma é recomendada:

  • Nikon Coolpix: É uma linha de câmeras compactas indicadas para iniciantes. Os preços são mais acessíveis, mas os recursos também são bastante limitados.
  • Nikon DXXX: As câmeras Nikon que começam com a letra “D” são do tipo DSLR, indicadas para semi-profissionais e profissionais da fotografia. Quanto maior o primeiro número que acompanha o D, mais avançado é o modelo. A D800, por exemplo, é o que há de mais moderno e tecnológico.
  • Nikon ZX: São as câmeras “mirrorless” da Nikon, pouco populares no Brasil. Elas vem ganhando espaço entre os profissionais e também são de manuseio um pouco mais fácil do que as DSLR.
  • Nikon FX: Mais antigas, são as câmeras analógicas da Nikon. É difícil encontrar um modelo novo, mas quem gosta da nostalgia e das cores únicas da fotografia de filme pode optar por uma delas.

Qual a câmera Nikon ideal para você?

Você provavelmente chegou a esse artigo pensando em descobrir qual a câmera Nikon que mais se adequa às suas necessidades. Vamos fazer uma divisão por necessidades e apresentar modelos de qualidade:

  • Fotógrafos casuais: Se você deseja apenas registrar momentos importantes de sua vida sem preocupações com a qualidade da imagem, um modelo de entrada da linha Coolpix é ideal. A P510 e a L810 podem ser as escolhas.
  • Entusiastas de fotografia: Quem realmente gosta de fotografar, mas não possui uma formação mais séria, pode optar pelos modelos de entrada das câmeras DSLR. Recomendamos especialmente a D3500. Ideais também para videomakers e youtubers.
  • Fotógrafos em formação: Faz um curso de fotografia e quer uma máquina capaz de permitir o seu crescimento profissional e sua experimentação? Que tal uma D5600?
  • Fotógrafos profissionais: Se a fotografia é a sua profissão, não há como fugir do que há de melhor no mercado. Uma ótima opção é a D800.

Nikon e Canon: Quais as diferenças?

Câmeras da Nikon e da Canon possuem praticamente o mesmo nível, mas as marcas têm algumas características diferentes.

A primeira diferença está nas lentes. A Nikon é mais restrita no assunto, com cada lente sendo indicada apenas para uma câmera, enquanto a Canon é aberta a variações. Portanto, se você pretende ter grande variedade no que diz respeito a esses acessórios, é melhor escolher a Canon.

Imagem mostra uma lente em destaque e uma câmera Nikon ao fundo.

Câmeras Nikon são bastante restritas em relação às suas lentes. (Fonte: fotoblend / Pixabay.com)

A Canon leva vantagem quando o assunto é fotografias de detalhes e de objetos mais próximos, enquanto a Nikon tem um melhor desempenho em paisagens e grandes distâncias.

Uma grande vantagem da Canon é recente: Ela continua fabricando seus produtos no Brasil, enquanto a Nikon parou em 2018. Por isso, os preços dos lançamentos são acessíveis e a assistência técnica é mais confiável.

Veja uma tabela que compara as câmeras de Nikon e Canon:

Câmeras Nikon Câmeras Canon
Variedade de modelos Excelente, abrangendo iniciantes e profissionais Excelente, abrangendo iniciantes e profissionais
Qualidade Muito alta Muito alta
Lentes Restritas aos seus próprios modelos Com flexibilidade para diversos modelos
Ponto forte Paisagens e fotos a uma certa distância Detalhes e fotos mais próximas
Assistência Enfraquecida devido à saída do Brasil Satisfatória

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma câmera Nikon

Além do seu nível como fotógrafo, existem alguns importantes critérios que podem te ajudar a escolher uma câmera Nikon. A seguir, falaremos um pouco mais sobre eles.

Analógica ou digital

Por mais que hoje as câmeras digitais dominem o mercado, a fotografia analógica ainda é querida por muitas pessoas. Profissionais e entusiastas da arte fotográfica não aposentam os seus modelos com filme de maneira nenhuma.

Câmeras analógicas apresentam cores únicas e ainda oferecem a sensação nostálgica de passar por todo o processo fotográfico de espera e revelação. Por isso, segue preferido por muitos.

A Nikon tem excelentes modelos de câmeras analógicas à venda e, caso essa seja a sua preferência, não tenha medo de comprá-los.

Imagem mostra uma câmera Nikon em um tripé.

Câmeras digitais Nikon são excelentes também para vídeo. (Fonte: MichaelGaida / Pixabay.com)

Lentes compatíveis

Um dos grandes diferenciais dos fotógrafos de alto nível é a capacidade de encontrar a lente correta para cada situação. Quanto mais avançada é a câmera, maior a opção de lentes compatíveis.

Estudantes de fotografia precisam saber dominar os diversos tipos de lentes.

Quem ainda está começando ou usa uma câmera apenas de modo casual, não precisa de grandes preocupações com as lentes. Porém, se o seu nível é avançado ou se você tem pretensões de um dia chegar lá, precisa ter o domínio dos acessórios.

Confira se a câmera escolhida oferece boas lentes compatíveis e de tipos variados, como grandes angulares e teleobjetivas.

Recursos disponíveis

Câmeras oferecem enorme autonomia para que os fotógrafos escolham como cada foto será. A grande tríade é formada pelo obturador, o ISO e o diafragma.

O diafragma controla a quantidade de luz que entra na câmera no momento da foto e é normalmente acertado na própria lente. A velocidade do obturador indica por quanto tempo a lente ficará aberta. O ISO se refere à sensibilidade à luz do sensor.

Quanto mais opções de controle a essas três categorias a câmera oferece, mais avançada e indicada para profissionais ela é. Modelos simples muitas vezes possuem apenas o modo automático, que não permite que a criatividade e os conhecimentos do fotógrafo produzam efeitos artísticos.

Alimentação

Você consegue encontrar no mercado câmeras Nikon a pilha, provavelmente as mais simples, e a bateria.

Uma câmera a pilha deve ser usada com menos frequência do que uma a bateria. Caso contrário, ela ficará descarregada rapidamente e prejudicará o processo de fotografar.

Câmeras a bateria precisam de recargas constantes e muitas vezes são usadas até ligadas na tomada. Quem as usa com frequência para filmar deve contar com mais de uma bateria.

Resumo

A Nikon é uma das principais fabricantes de câmeras do mundo. Não há dúvidas sobre a qualidade de seus modelos. Você deve apenas se atentar ao fato de que ela já encerrou as atividades no Brasil e, por isso, encontrar assistência pode ser complicado.

Existe grande versatilidade nos modelos de câmeras da Nikon. Alguns são ótimos para fotógrafos casuais e iniciantes, outros oferecem tudo o que um profissional precisa. Observe se a sua escolha é adequada para o seu nível e comece a clicar!

(Fonte da imagem destacada: pixel2013 / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas