Imagem mostra uma câmera instantânea pendurada.
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! A tecnologia do ramo de fotografia não para de avançar, mas ainda há muita gente que não abre mão de uma boa câmera instantânea. Se você faz parte desse grupo, chegou ao artigo ideal!

Nas próximas linhas, você encontra todas as informações que precisa sobre câmeras instantâneas. Nós ajudaremos quem ainda tem dúvidas sobre se comprar uma vale a pena ou não e ensinaremos a escolher um modelo de qualidade!




Primeiro, o mais importante

  • Uma câmera instantânea é uma forma especial de registrar momentos com pessoas que você gosta. As fotos podem ser lembranças muito especiais e carinhosas.
  • Não espere excepcional qualidade de imagem das fotos tiradas com câmeras instantâneas. O valor do equipamento é mais pelo registro de momento do que pela capacidade fotográfica.
  • Existem câmeras instantâneas digitais e analógicas. As primeiras têm alguns recursos a mais, enquanto as segundas ganham pelo valor nostálgico.

As melhores câmeras instantâneas: Nossas recomendações

Como as câmeras instantâneas são muito queridas, há um bom número de marcas que se dedicam a fabricá-las. Selecionamos alguns modelos que com certeza te agradarão:

Guia de compra: Tudo o que você precisa saber sobre câmera instantânea

Será que uma câmera instantânea é realmente do que você precisa? Chegou a hora de respondermos às dúvidas mais comuns sobre o equipamento!

Imagem mostra uma pessoa escrevendo em um caderno com fotos instantâneas ao lado.

Muitas pessoas ainda usam câmeras instantâneas para o registro de momentos do cotidiano. (Fonte: StockSnap / Pixabay.com)

Como funciona uma câmera instantânea?

Por muitos anos, a fotografia analógica era a única que existia. Era preciso colocar um filme na câmera e, após gastar o número de cliques determinado, fazer a revelação das fotos.

Com o surgimento das câmeras digitais, porém, as analógicas foram perdendo espaço e hoje só são usadas por fotógrafos profissionais que as preferem e pelos mais nostálgicos.

Uma câmera instantânea é um tipo de câmera analógica, mas que já tem dentro de si os reagentes químicos para fazer a revelação. Dessa forma, poucos segundos após o clique, já se tem a foto em mãos.

Como a reação química é lenta, a imagem demora um pequeno tempo para aparecer. Observar as cores surgindo é um dos momentos mais divertidos da fotografia instantânea!

Existem câmeras instantâneas digitais, mas elas são mais raras no mercado.

Você sabia que a Polaroid, que por muito tempo foi sinônimo de câmera instantânea, inventou e desenvolveu a técnica, mas faliu em 2007 e precisou ser recuperada e recriada?

Vale a pena ter uma câmera instantânea?

O grande valor da câmera instantânea mora na imortalização do momento. Ter um registro único e imediato em papel faz com que exista um significado ainda mais especial em determinada ocasião do que um registro digital que todos possuem e podem acessar.

Fotos de câmeras instantâneas são ótimos presentes e podem ser entregues como lembranças de eventos e ocasiões especiais. É uma forma carinhosa de marcar a sua presença com pessoas queridas.

Quem gosta do valor nostálgico de colecionar momentos também tem muito a ganhar com uma câmera instantânea. As fotos podem até mesmo servir como decoração.

Também há pontos negativos nas câmeras instantâneas. O primeiro, e mais claro, é que a qualidade das imagens não é muito boa. Quem busca fotos espetaculares certamente deve usar outros meios.

Lembre-se ainda que os papéis específicos para algumas câmeras instantâneas são muito difíceis de se encontrar e podem ser muito caros.

Confira uma tabela com as vantagens e desvantagens de ter uma câmera instantânea:

Vantagens
  • Registra momentos de maneira única e memorável
  • Tem um tom especial para os nostálgicos
  • Pode ser um ótimo presente
  • Fotos instantâneas são ótimas para decoração de quartos e salas
Desvantagens
  • Qualidade das imagens é baixa
  • Alguns papéis são raros e caros

Câmera instantânea ou câmera analógica comum?

A escolha por uma câmera instantânea não deve acontecer pela qualidade das imagens, mas sim pelo valor emocional de registro de momentos.

A câmera instantânea é imbatível em seu aspecto emocional.

Isso porque câmeras analógicas comuns também possuem um efeito nostálgico, mas são capazes de gerar imagens de qualidade muito superior. Muitos fotógrafos profissionais ainda as preferem devido às cores únicas que conseguem criar.

O que uma câmera analógica comum não consegue oferecer é o aspecto de individualidade do registro e de presente especial. Mesmo que uma foto seja entregue a alguém após a revelação, não terá o mesmo efeito.

Leve em conta, portanto, que o valor da câmera instantânea é mais emocional do que artístico.

Imagem mostra uma câmera instantânea ao lado de fotografias turísticas.

As câmeras instantâneas são fantásticas para o registro de momentos. (Fonte: MrTozzo / Pixabay.com)

Câmera instantânea analógica ou digital?

Apesar das câmeras instantâneas analógicas dominarem o mercado, também existem alguns modelos digitais que imprimem a foto logo após o clique.

Os pontos positivos da câmera instantânea digital são o visor, similar ao das câmeras digitais, e a possibilidade de editar a foto antes de imprimir.

Porém, ela não apresenta melhorias da qualidade da imagem, o que faz dela um aparelho paradoxal: Sua função é emocional e nostálgica, mas usa um recurso moderno para isso. Por isso, a tecnologia não engrenou muito no mercado.

Veja uma tabela que compara os dois tipos de câmeras instantâneas:

Câmera instantânea digital Câmera instantânea analógica
Qualidade da imagem Baixa a média Baixa a média
Vantagens Possui visor digital, papel mais fácil de se encontrar e permite editar a imagem Tem o fator nostálgico e emocional muito mais claro
Indicado para Quem quer ter as fotos instantâneas sem se importar com nostalgia Quem vê na nostalgia o principal fator da câmera instantânea

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma câmera instantânea

A câmera instantânea é realmente o que você procura? Então fique atento aos critérios técnicos que discutiremos a seguir! Eles são importantíssimos para que você faça uma boa aquisição.

Facilidade para encontrar papel

Muitas das câmeras instantâneas pedem por papéis específicos. Eles são caros e muito difíceis de se encontrar em uma loja física. O ideal é descobrir onde é possível comprá-los na internet e já fazer encomendas em grandes quantidades.

Antes de escolher a sua câmera, verifique se o papel que ela usa é fácil ou difícil de se encontrar e também compare o preço médio com os de outros modelos de câmeras.

Existem marcas específicas que não vendem papel no Brasil, e para conseguir ter material para as suas fotos é necessário fazer a importação.

Imagem mostra uma câmera instantânea Polaroid em destaque.

Escolha uma marca de câmera para a qual seja fácil encontrar papel. (Fonte: Pexels / Pixabay.com)

Tamanho do papel

Além da dificuldade de encontrar papel, você também precisa prestar atenção no tamanho do papel usado. Algumas marcas trabalham com até três medidas diferentes.

Cada marca de câmera instantânea trabalha com diferentes medidas de papéis.

Ao comprar a sua câmera instantânea, você pode pensar em qual é o tamanho das fotos que quer: Pequeno, ótimo para ser guardado em carteiras e bolsas, médio, bom para decoração, ou grande, já mais indicado para porta-retrato.

No caso da Fuji Instax, uma das marcas de câmeras instantâneas líderes do mercado, as medidas dos papéis de fotos são 54 x 86 mm (Instax Mini), 86 mm x 72 mm (Instax Square) e 108 mm x 86 mm (Instax Wide).

Com outras marcas, como a Polaroid, você já encontra medidas diferentes.

Recursos extras

Algumas câmeras instantâneas oferecem ainda algumas funcionalidades especiais que podem ser muito úteis para quem gosta de experimentar com as fotografias.

No caso das câmeras digitais, é possível mexer nos filtros, como se estivesse em um aplicativo como o Instagram, encontrar modelos com memória interna e até usar conexão bluetooth para enviar fotos a computadores e smartphones.

Com modelos analógicos, modelos de qualidade apresentam ajustes que remetem às câmeras analógicas comuns, como troca de lentes e ajuste de tempo de exposição.

Alimentação

A maior parte das câmeras instantâneas analógicas funciona a pilha, enquanto modelos digitais têm baterias que precisam ser recarregadas.

Como é difícil encontrar alguém que use uma câmera instantânea por muitas horas consecutivas e ela é normalmente reservada a momentos especiais, as pilhas oferecem mais praticidade. Elas podem durar por muito tempo e não perdem carga durante a inatividade, ao contrário do que acontece com a bateria.

Resumo

Apesar de não tirar fotos de excepcional qualidade, uma câmera instantânea pode ser uma forma muito divertida de registrar momentos marcantes com amigos e com a família. As fotografias possuem um caráter de exclusividade, uma vez que não existem cópias.

Você pode escolher entre câmeras instantâneas de diferentes marcas e que tiram fotos de tamanhos variados. Fique atento apenas quanto ao papel usado pelo modelo escolhido: Alguns são muito difíceis de se encontrar e isso leva a uma considerável dor de cabeça.

(Fonte da imagem destacada: Pexels / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas