Ultima atualização: 3 de fevereiro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

79Comentários coletados

Seja bem-vindo! Desde de os tempos das máquinas de filme as câmeras Fujifilm estão presentes no segmento da fotografia. E, hoje em dia, ainda que os smartphones tenham substituído a maioria das máquinas, a marca se mantém forte oferecendo uma câmera Fujifilm ideal para cada gosto e objetivo.

No artigo de hoje, nós vamos mostrar para você quais são os principais modelos de câmera Fujifilm, as características, funcionalidades e como escolher e a melhor.




Primeiro, o mais importante

  • A câmera da Fujifilm é uma das melhores e mais renomadas do segmento de máquinas fotográficas no Brasil.
  • Os modelos de câmera Fujifilm disponíveis vão desde as mais básicas e compactas até as máquinas fotográficas mais avançadas e profissionais.
  • Vamos mostrar como analisar os aspectos que diferenciam um modelo de outro como, por exemplo, a resolução da imagem e do vídeo, o tipo de lente, de zoom, o modo de disparo e o alcance do flash.

Melhores câmeras Fujifilm: Nossas recomendações

A ideal para cinegrafistas e fotógrafos

O copo da câmera Fujifilm X-T3 Mirrorless é projetado para cinegrafistas e fotógrafos de ação, já que faz vídeo 4K e tem conexões Bluetooth e Wi-Fi. O sensor desse modelo, um X-Trans CMOS 4 de formato APS-C de 26.1MP, possui um design retroiluminado. Além disso, essa câmera conta com um sistema de autofoco expansivo de detecção de fase de 2.16m.

A melhor câmera instantânea da Fujifilm

Na cor roxa, a câmera Fujifilm instantânea Mini 9 revela as fotos até 2 minutos após você tirar a foto. Esse modelo vem acompanhado de três filtros coloridos: Verde, laranja e vermelho. Além disso, essa câmera vem com espelho para selfie, lente close-up acoplável para a captura de imagens mais próximas com maior riqueza de detalhes, e seletor de ajuste de luminosidade.

A câmera Fujifilm ideal para os aventureiros

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

A câmera Fujifilm FinePix XP140 é à prova d'água, resistindo até 82 pés; à prova de choque até 5.9 pés; à prova de congelamento a 14º; e à prova de poeira. Além disso, esse modelo possui recurso que tira a foto automaticamente, faz vídeo em resolução 4K e conta ainda com Bluetooth para transferir automaticamente as imagens para smartphones e tablets.

Guia de Compra

Comprar uma máquina fotográfica em tempos de grande oferta de smartphones que oferecem câmeras de qualidade, pode sim ser um desafio. Isso porque é preciso que você entenda um pouco sobre o funcionamento do aparelho para adquirir a melhor de acordo com o seu objetivo.

Com as câmeras da Fujifilm a história não é diferente. Como a marca dispõe de vários modelos para objetivos diferentes, é preciso atenção antes de comprar o modelo ideal. E é sobre isso que vamos tratar neste Guia de Compra.

Mulher tirando fotografia com câmera Fujifilm.

A câmera Fujifilm é conhecida internacionalmente por sua qualidade. (Fonte:
Lina Kivaka/ Pexels.com)

A câmera Fujifilm é boa?

Para falar da câmera da Fujifilm é preciso entender a trajetória e a história da sua fabricante. A Fujifilm é uma das maiores multinacionais no segmento de fotografia e imagem. Fundada em 1934, no Japão, a marca está presente em 25 países.

Os primeiros produtos fabricados pela Fujifilm foram as películas de 35 mm para cinema e filmes fotográficos e as películas para Raio-X.

No Brasil, a empresa chegou em 1958 e, em 1982, lançou a Fotorama, que foi a primeira câmera fotográfica instantânea a chegar ao consumidor brasileiro.

Câmera Fujifilm.

A câmera Fujifilm está no mercado desde quando as máquinas fotográficas ainda eram de filme.(Fonte: Bru-nO/ Pixabay.com)

De lá para cá, a Fujifilm evolui, investiu pesado em tecnologia e em design, e se firmou com uma das fabricantes mais renomadas e tradicionais de máquinas fotográficas tradicionais e digitais, para amadores e profissionais.

Entre os produtos produzidos e vendidos nos dias de hoje pela Fujifilm estão as câmaras fotográficas digitais e instantâneas, além de impressoras digitais, papéis fotográficos e etc.

Sendo assim, por conta da tradição e do alto investimento no desenvolvimento de máquinas modernas e diversificadas, a Fujifilm é considerada umas das melhores marcas de câmeras fotográficas e lentes do mundo.

E isso vale tanto para os modelos compactos e básicas, quanto para as opções de câmeras semi profissionais e profissionais.

Você sabia que o nome da marca Fujifilm tem a ver com Tóquio, no Japão, cidade onde fica a sede da marca?

Fujifilm é uma referência ao famoso ponto turístico Monte Fuji, que é um vulcão e a montanha mais alta do Japão, localizada à oeste de Tóquio.

Quais as principais linhas e séries de câmera Fujifilm?

A Fujifilm oferece diversos modelos de máquinas fotográficas, desde as mais simples, passando pelas câmeras instantâneas até as mais robustas e profissionais.

A seguir, você confere as características dos principais modelos de câmeras da Fujifilm: As digitais e as instantâneas.

Câmeras digitais

Aqui você vai encontrar desde os modelos de câmera sem espelho, de nível profissional, até as compactas, geralmente utilizadas por amadores.

De modo geral, a câmera digital da Fujifilm conta com lentes, sensores e estabilizador, além de diversos recursos e ainda faz filmes em alta resolução.

Dentro da categoria de câmeras digitais para amadores e profissionais da Fujifilm, você encontrará duas linhas principais: Série X e a GFX.

Na série X, a câmera Fujilm X-T3 se destaca, ao lado da nova X-T4. Com sensor APS-C X-Trans retroiluminado de 26,1 MP, essa câmera tem capacidade de disparo contínuo de alta velocidade, além de aumentar a área de AF de detecção de fase para o quadro inteiro com 2,16 milhões de pixels de detecção de fase.

Já o sistema GFX possui 51,4 MP e faz impressões de grande formato. Suportada pelas lentes GF, as câmeras Fujifilm da linha GFX são de uso profissional.

Além dessas duas linhas, a Fujifilm também oferece a câmera digital de ação, a Fujifilm FinePix XP. Como característica principal dessa máquina fotográfica está a resistência à água, quedas e poeira, além dos recursos de conectividade, que incluem transmissão via Wi-Fi e Bluetooth.

Câmeras instantâneas

Além das câmeras digitais, a Fujifilm também se destaca pelas câmeras instantâneas, que permitem imprimir as fotos logo após o disparo. A Mini Instax é uma das mais populares.

Com design retrô, essa câmera Fujifilm é uma das queridinhas principalmente de quem trabalha com redes sociais e de quem viaja e quer enfeitar as paredes ou geladeira com as fotos instantâneas, seja de casa ou do escritório.

A Instax Mini 9, que é uma das câmeras Fujifilm mais populares, conta ainda com um acessório que imita uma lente macro para acoplar na máquina. Para utilizar o aparelho, são necessárias duas pilhas alcalinas do tipo AA.

Quais as tecnologias e funções presentes nas câmeras da Fujifilm?

A Fujifilm também se destaca por conta das tecnologias e funções presentes nas suas câmeras. É claro que isso vaira dependendo do modelo. Mas nós selecionamos as principais para você conhecer:

  • Objetiva: As objetivas e lentes da câmera Fujifilm oferecem alta precisão e diminuem ao máximo os problemas nas imagens como reflexão, faixa roxa entre outros;
  • Sensor CMOS EXR BSI: Esse sensor oferece resolução de 16 milhões de pixels e alta qualidade de imagem;
  • CMOS BSI: Esse recurso reduz o ruído e melhora a sensibilidade da câmera digital;
  • Detecção de piscada: A função detecta a piscada de qualquer pessoa na imagem e avisa para que você refaça a foto;
  • Foco profissional: Com essa tecnologia você consegue um desfoque no fundo, enfatizando  a pessoa ou objeto em primeiro plano;
  • Upload na Web: Com esse recursos você escolha quais fotos e vídeos vai publicar na rede social. Com isso, assim que a câmera Fujifilm é conectada ao computador, o upload é feito automaticamente.

Como funciona a assistência técnica para câmeras Fujifilm?

Caso ocorra algum problema com a câmera Fujifilm, e se o aparelho estiver dentro da garantia, o prazo de reparo é de até 30 dias.

A Fujifilm do Brasil atua com empresas contratadas para prestarem o serviço de manutenção.

A Fujifilm do Brasil atua com empresas contratadas para prestarem o serviço de manutenção das câmeras digitais que são comercializadas no país.

De acordo com a fabricante, para receber atendimento para as câmeras digitais profissionais da linha X e GFX, a assistência técnica responsável é a Portssar Câmeras Digitais.

Para câmeras Instax e Finepix, a assistência técnica responsável é a Lovatec Assistência Técnica. Para entrar em contato com o suporte você deve acessar o site oficial da Fujifilm.

Quanto custa uma câmera Fujifilm e onde comprar?

A variação de preço de uma câmera Fujifilm é bem alta. Isso se deve por conta da diferença de especificações técnicas e recursos entre os diversos modelos de máquinas fotográficas.

Por conta disso, você vai encontrar à venda no mercado opções de câmera da Fujifilm que custam a partir de R$ 160, podendo ultrapassar os R$ 33 mil.

Câmera Fujifilm Mini Instax.

O preço da câmera Fujifilm vai depender do modelo e dos recursos da máquina. (Fonte: Lisa Fotios/ Pexels.com)

É claro que você não precisa investir na câmera mais cara de todos. Até porque, em lojas de departamento, como Lojas Americanas, e em hipermercados como o Extra, em geral você encontra os modelos mais populares de Fujifilm.

Mas se a ideia é adquirir uma câmera Fujifilm mais sofisticada, o ideal é comprar online em lojas como a Amazon. Ali você encontra todos os modelos de câmera Fujifilm, das mais simples aquelas que só são vendidas internacionalmente.

Critérios de Compra: O que analisar na câmera Fujifilm

Na hora de escolher a melhor câmera da Fujifilm, além de levar em conta o preço é preciso observar as configurações técnicas que variam dependendo do modelo. Para acertar na compra, veja aspectos que você deve analisar:

Abaixo você confere como levar em conta esses critérios.

Tipo de câmera

Como vimos, existem diversas linhas e séries de câmeras Fujifilm. Por isso, o primeiro critério que você deve considerar é o tipo de máquina fotográfica.

Lembrando que, para adquirir uma câmera Fujifilm profissional é preciso conhecimento avançado para manusear todas as funções e recursos.

Mas, para lhe dar uma visão geral, confira as diferenças entre os tipos de câmera da Fujifilm.

Profissional e semi Amadora e de ação
Modelo Linha X e GFX Compactas, Mini Instax e FinePix XP
Características Mais recursos, visor óptico ou digital, e lentes intercambiáveis Menos recursos, visor digital e lente fixa
Custo Médio e alto Médio e baixo

Resolução

Leve em conta a resolução de imagem que está ligada ao megapixels (MP) da câmera Fujifilm. Em geral, quanto maior o número de megapixels, melhor a qualidade da imagem, principalmente quando você for imprimi-la.

A variação aqui vai ser grande, entre 10 MP e 40 MP, pois depende do tipo de câmera que você escolher.

Vídeos

Se você quiser usar a câmera Fujifilm para criar vídeos, também é preciso considerar a qualidade de filmagem. Alguns modelos permitem que você realize filmagens em HD.

Mas as câmeras Fujifilm semi e profissionais têm recursos para filmar em 4k, que é a mais alta resolução, conferindo mais qualidade aos detalhes, cores e contrastes.

Além disso, algumas câmeras da Fujifilm permitem que você tire fotos ao mesmo tempo em que grava os vídeos.

Recursos

Se a ideia é comprar uma câmera Fujifilm semi profissional ou profissional, você também precisa ficar atento a alguns recursos que serão essencial para garantir a qualidade e a diversidade do tipo de fotografias que você poderá fazer, em ambientes variados.

Veja a lista com os principais recursos que você deve levar em conta na hora de escolher e melhor câmera Fujifilm:

  • Lentes;
  • Alcance do flash;
  • Capacidade de armazenamento (memória);
  • Zoom (ótico ou digital);
  • Modo de disparo;

Conectividade

Se você quer compartilhar suas fotos e transferi-las da câmera Fujifilm para o celular ou tablet, é preciso observar qual o tipo de conexão disponível na máquina. Os modelos mais completos, oferecem conexão via Bluetooth e Wi-Fi.

(Fonte da imagem destacada: Fujifilm North America/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas