Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

30Horas investidas

17Estudos avaliados

99Comentários coletados

Você está diante de um cenário único e gostaria de capturar este momento em fotos de alta qualidade para o seu álbum de fotos? Então uma câmera digital prática é o ideal para você. Mas nem todas as câmeras digitais são iguais. Aqui você pode descobrir que critérios você deve procurar ao comprar uma câmera digital.

Em nosso teste de câmera digital 2021 nós apresentamos os melhores e mais recentes modelos das respectivas categorias. Nós também lhe damos dicas e truques importantes sobre o assunto fotografia digital. Quer sejam câmeras SLR digitais, câmeras compactas, câmeras bridge ou câmeras de sistema, você encontrará as melhores câmeras digitais do mercado.




O mais importante

  • Uma câmera digital permite que você grave momentos especiais em sua vida. Você pode facilmente salvar grandes instantâneos de suas últimas férias ou viagem.
  • Uma distinção básica pode ser feita entre câmeras SLR digitais, câmeras compactas, câmeras bridge e câmeras do sistema. Todas essas câmeras estão disponíveis em uma grande variedade de modelos.
  • Enquanto as câmeras SLR e de sistema são particularmente adequadas para fotografia profissional, as câmeras compactas e de ponte podem ser levadas para qualquer lugar devido ao seu pequeno tamanho e peso.

Câmera digital: as melhores bem quentes

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar uma câmera digital

Qual é a diferença entre uma câmera analógica e uma digital?

Existem grandes diferenças entre as câmeras analógicas e digitais. Câmeras analógicas e digitais diferem não apenas por causa do filme que é substituído pelo sensor em uma câmera digital e eventualmente capta a imagem. A forma como a imagem pode ser armazenada e processada também difere significativamente entre uma câmera digital e analógica.

Digitalkamera Schnee

Dependendo se você escolher uma câmera analógica ou digital para seu objeto fotográfico, o resultado da foto também será diferente. (Foto: Jakob Owens / unsplash.com)

Aqui está uma lista das diferenças mais importantes entre câmeras analógicas e digitais:

Câmara digital Câmara analógica
Image capture Por sensor Por material de película sensível à luz
Image storage Por cartão de memória Por material de película sensível à luz
Power supply Diferentes tecnologias de baterias para carregamento Normalmente baterias especiais caras
Film speed (ISO) Depende da câmara e das suas definições Depende do filme escolhido
Profundidade de campo Profundidade de campo mais elevada Profundidade de campo mais baixa
Edição de imagem na câmara Edição antes e depois da filmagem possível Não possível
Edição de imagem depois Possível com programas especiais de edição de imagem Possível com técnicas especiais de laboratório

Quais são as vantagens de uma câmera digital?

As principais vantagens das câmeras digitais são o luxo de poder ver a foto que você tirou imediatamente. Isto faz sentido para iniciantes em particular, se os primeiros tiros estiverem embaçados ou muito brilhantes ou muito escuros. Além disso, as fotos podem ser facilmente arquivadas no PC ou laptop, o que substitui horas de colagem em álbuns de fotos.

Outra vantagem em comparação com as câmeras analógicas é que o "filme" não pode ficar cheio e, se houver memória suficiente no cartão, um número infinito de fotos pode ser tirado. Isto é especialmente útil em férias ou na estrada quando não há quiosque próximo onde você possa comprar mais filmes.

Outra grande vantagem é a capacidade de editar fotos diretamente na câmera, seja antes ou depois. Se uma imagem não sair tão bem, por exemplo, se você quiser remover olhos vermelhos da imagem, até mesmo os iniciantes podem criar uma obra de arte com os programas de edição de imagem mais simples.

O que são ISO, distância focal e profundidade de campo de uma câmera?

ISO

ISO, distância focal e profundidade de campo são características de uma câmera que se tornam visíveis na imagem capturada. O ISO de uma câmera é a sensibilidade à luz do sensor de imagem.

Um pequeno número ISO significa que o sensor de imagem não é muito sensível à luz. Grandes números indicam uma alta sensibilidade à luz, o que significa que as fotos podem ser tiradas com pouca luz.

Você sabia que a ISO é uma espada de dois gumes?

Enquanto uma ISO alta permite que você tire fotos com pouca luz, as fotos terão maior quantidade de ruído e, portanto, menor qualidade.

Comprimento focal

O comprimento focal de uma câmera é a distância entre a lente e seu ponto focal no qual os raios de luz da lente estão concentrados em um ponto. Em outras palavras, a distância focal determina quão grande deve ser uma seção da imagem. Geralmente é dado em milímetros e está escrito na lente.

Profundidade de campo

A profundidade de campo é a profundidade espacial que uma imagem mostra. Você pode lembrar o seguinte sobre a profundidade de campo: Quanto maior a abertura estiver aberta e quanto maior a distância para o sujeito, maior a profundidade de campo. Quanto maior a distância focal, menor a profundidade do campo.

O que você tem que considerar ao comprar uma câmera digital?

A primeira e mais importante pergunta que você precisa se fazer antes de comprar uma câmera digital é: Para que eu quero usar minha câmera digital? Dependendo se você é um iniciante ou um profissional e se você quer usar a câmera como um hobby nas férias ou profissionalmente, você precisa decidir sobre uma câmera.

Para mais fotógrafos profissionais, você também precisa considerar os seguintes critérios antes de tomar uma decisão de compra

  • Resolução
  • Zoom / Distância focal
  • Funções especiais
  • Vida útil da bateria
  • Capacidade de armazenamento

Uma vez que você tenha encontrado a câmera certa para você, você terá a garantia de desfrutá-la por um longo tempo.

Digitalkamera Bettlaken

As câmeras do sistema começam em 330 euros, mas para câmeras de alta qualidade com uma ampla gama de acessórios, você pode esperar pagar mais de 1.000 euros. (Foto: Alex Holyoake / unsplash.com)

Decisão: Que tipos de câmeras digitais existem e qual é a mais adequada para você?

Basicamente, você pode distinguir entre os diferentes tipos de câmeras digitais

  • Câmera digital reflex de lente única digital (DSLR)
  • Câmera compacta
  • Câmera de ponte
  • Câmera do sistema

Cada uma dessas câmeras tem um design ligeiramente diferente, o que traz vantagens e desvantagens individuais. Dependendo para que você quer usar sua câmera e que tipo de foto você quer tirar, um tipo diferente de câmera digital é mais adequado para você. Eu gostaria de ajudá-lo a encontrar a câmera digital certa para você na seção seguinte.

Como funciona uma câmera SLR digital e quais são as suas vantagens e desvantagens?

A vantagem especial de uma câmera SLR é a grande variedade de usos. Dependendo da situação, diferentes lentes podem ser montadas, o que produz um resultado de imagem diferente.

Uma câmera SLR tem um espelho giratório dentro que redireciona a luz para o sensor. Quando o obturador é liberado, o espelho vira para cima e a luz cai sobre o sensor. Esta luz projeta uma imagem do entorno para dentro da câmera, que atinge um sensor.

Vantagens
  • Ampla gama de lentes
  • Qualidade confiável
  • Muitas opções de ajuste
  • Tempo de resposta mais rápido
Desvantagens
  • Tamanho e peso
  • Imagem ao vivo lenta
  • Alta suscetibilidade ao pó

A quantidade de luz é controlada pela abertura na lente e pelo obturador na câmera. Devido a esta maneira de trabalhar, o caminho da lente até o plano do filme é exatamente o mesmo que o caminho da lente até a tela de vidro, então quando a foto é tirada, é exatamente a mesma que o fotógrafo viu no visor antes.

A vantagem especial de uma DSLR é a grande e variada escolha de lentes, que podem ser trocadas de acordo com a situação.

As câmeras SLR oferecem fotos de alta qualidade confiável por causa do grande sensor. Eles variam de câmeras de nível básico a profissionais, então existe uma câmera certa para todos.

Uma vez que o espelho na carcaça bloqueia a luz que chega ao sensor fotográfico, as câmeras espelhadas muitas vezes têm que ser seguradas diretamente na frente do olho, pois ou nenhuma ou apenas uma imagem lenta ao vivo é possível. Quando as lentes são trocadas, a poeira pode entrar na câmera e assim entrar no sensor. Isto pode afetar a qualidade das imagens.

Como funciona uma câmera compacta e quais são as vantagens e desvantagens?

A vantagem de uma câmera compacta é claramente seu tamanho pequeno e peso leve. Devido ao design robusto e à habilidade da câmera, ela pode ser colocada em qualquer bolso e assim se torna a câmera ideal para quem está em movimento.

Com a câmera compacta, uma pequena lente é estendida para tirar fotos. Esta lente é permanentemente montada, o que evita que a lente fique empoeirada.

Vantagens
  • Tamanho e peso pequenos
  • Vários programas de cena
  • Totalmente automático
  • Função de vídeo
  • Adequado para iniciantes
Desvantagens
  • Dificilmente qualquer configuração manual é possível

Entretanto, como as câmeras compactas são geralmente muito pequenas e planas, elas só podem usar sensores de imagem pequenos e, portanto, têm pixels relativamente pequenos. Câmeras compactas também não são particularmente sensíveis à luz, o que torna difícil tirar fotos com muito ou muito pouca luz.

Os iniciantes e recém-chegados podem facilmente tirar ótimas fotos noturnas, panorâmicas ou a foto perfeita para as férias, usando várias funções.

Como funciona uma câmera de ponte e quais são as suas vantagens e desvantagens?

A vantagem de uma câmera de ponte é que ela combina as boas características de uma SLR e de uma câmera compacta. A câmera de ponte é uma câmera adequada para alguém que gostaria de tirar fotografias relativamente profissionais como um hobby.

As câmeras de ponte geralmente têm vários programas de motivos que podem ser operados dependendo da situação de tiro e tornam a câmera mais fácil de usar. Entretanto, elas não são adequadas para uso profissional porque as possibilidades ópticas são limitadas pela lente fixa.

Vantagens
  • Boa qualidade de imagem
  • Tamanho e peso
  • Vários programas de cena
Desvantagens
  • Pequena gama de equipamentos profissionais
  • Lentes fixas

A vantagem sobre as câmeras SLR é o design compacto. As câmeras Bridge são menores e mais leves do que as SLRs, o que as torna melhores para viajar.

Digitalkamera Bild

Em comparação com uma câmera compacta, uma câmera de ponte também é caracterizada por uma lente de zoom com uma faixa de comprimento focal maior, o que leva a uma maior qualidade de imagem. (Foto: Miss Zhang / unsplash.com)

Portanto, se você gosta de tirar fotos em seu tempo livre, uma câmera de ponte é a melhor escolha para você em termos de qualidade de imagem e também é fácil de levar com você aonde quer que você vá.

O que é uma câmera de sistema e quais são suas vantagens e desvantagens?

A grande vantagem desta câmera é que você pode usar lentes diferentes que são adaptadas ao assunto atual, ao ambiente ou a técnicas especiais. O pequeno peso faz dele um companheiro perfeito.

Em comparação com a câmera digital SLR, uma câmera do sistema não tem espelho, o que a torna consideravelmente mais leve. Ele também tem uma seleção de diferentes programas, facilitando a obtenção de diferentes tipos de fotos.

Vantagens
  • Peso relativamente leve
  • Diferentes lentes
  • Diferentes programas de cena
  • Boa qualidade de imagem
Desvantagens
  • Pequena gama de equipamentos profissionais

Se você está procurando uma câmera profissional, entretanto, você deve saber que as câmeras do sistema não podem processar uma sucessão tão grande e rápida de imagens como é o caso das câmeras SLR. Isto é freqüentemente devido aos processadores, que processam as múltiplas imagens por segundo de forma rápida e eficiente.

Critérios de compra: Você pode usar esses fatores para comparar e avaliar câmeras digitais

A seguir, gostaríamos de mostrar quais fatores você pode usar para comparar e avaliar câmeras digitais. Isto tornará mais fácil para você tomar uma decisão de compra.

Os critérios de avaliação para a compra de uma câmera digital são:

  • Resolução
  • Distância focal
  • Valores de abertura
  • ISO
  • Zoom
  • Estabilizador de imagem
  • Tamanho e peso

Nos parágrafos seguintes você pode ler mais sobre os respectivos critérios e formar sua própria opinião pessoal.

Resolução

A resolução é um dos critérios mais importantes na compra de uma câmera digital, pois tem uma influência considerável na qualidade da imagem. A resolução é dada em megapixels e descreve a reprodução das menores estruturas de uma câmera. Entretanto, isto depende não apenas do número de pixels, mas também do tamanho do sensor localizado na câmera e do hardware e software usado pela câmera.

Quanto mais megapixels a sua câmera tiver, mais nítida e precisa será a sua imagem. Para grandes formatos e impressão profissional, a maior resolução possível é um requisito básico. Entretanto, se você quiser apenas fotografar pequenos formatos ou ver suas fotos em um monitor, a diferença de alguns megapixels a mais ou a menos não faz muita diferença.

Distância focal

Como mencionado acima, a distância focal de uma câmera é a distância entre a lente e seu ponto focal, onde os raios de luz da lente são concentrados em um ponto.

A distância focal sempre depende da lente da câmera, que consiste de várias lentes e/ou espelhos. A distância focal determina quão grande deve ser uma seção da imagem. Geralmente é dado em milímetros e é impresso na lente.

A distância focal que você usa depende de suas preferências pessoais e do assunto. As distâncias focais podem ser divididas nas 3 categorias a seguir

  • Grande angular < 40 mm
  • Distância focal normal > 40 - 60 mm
  • Distância focal Telefoto > 60 mm

O campo de visão de um ser humano corresponde aproximadamente a uma distância focal de 50 mm.

Valores de abertura

Uma abertura é a abertura na lente e determina a quantidade de luz que pode cair através desta abertura sobre o sensor de imagem. A abertura é controlada na lente por um obturador e é indicada na lente como um valor F.

Com um valor de abertura maior, a abertura é menor e menos luz pode passar. Por outro lado, quando o valor da abertura é pequeno, a abertura é maior, permitindo a passagem de mais luz.

Além da exposição do sensor de imagem, a abertura também determina a profundidade de campo de um disparo. Quanto menor a abertura, maior a profundidade de campo, e quanto mais a abertura estiver aberta, mais rasa será a profundidade de campo.

ISO

A ISO de uma câmera é a sensibilidade à luz do sensor de imagem e já foi brevemente explicada acima. Um número ISO baixo significa que o sensor de imagem não é muito sensível à luz. Pequenos valores são, portanto, mais adequados para tirar fotografias em situações com luz suficiente. Por exemplo, pequenos valores ISO são usados ao ar livre sob a luz do sol.

Grandes números indicam alta sensibilidade à luz, o que significa que as fotos podem ser tiradas com pouca luz. Aqui, o sensor de imagem é relativamente sensível à luz e é adequado para tirar fotografias no escuro. Com a maioria das câmeras, o valor ISO é automaticamente definido corretamente pela câmera, de modo que até mesmo os iniciantes podem trabalhar com uma exposição correta.

Zoom

Com um zoom, os sujeitos de uma foto podem ser ampliados sem ter que mudar a posição da câmera para fazê-lo. As lentes zoom são uma alternativa econômica para uma série de diferentes lentes de distância focal fixa que cobrem a faixa de grande angular a telefoto.

Digitalkamera Frau

Quando se trata de zoom, uma distinção pode ser feita entre um zoom óptico e um zoom digital. (Foto: Nicolas Ladino Silva / unsplash.com)

O zoom óptico permite que você tire fotos em diferentes distâncias focais com qualidade de imagem praticamente inalterada. Com o zoom digital, por outro lado, apenas uma seção da imagem é esticada até seu tamanho total, e a qualidade da imagem sofre consideravelmente como resultado. Tanto o zoom óptico quanto o digital indicam o quanto um objeto pode ser aumentado.

Estabilizador de imagem

Um estabilizador de imagem é um mecanismo que evita o embaçamento de uma imagem. Este mecanismo está alojado ou na lente ou no sensor de imagem. Técnicas de estabilização de imagem que dependem de um aumento na sensibilidade à luz, ou seja, ISO, dependem da gama ISO disponível do respectivo modelo.

Com a estabilização óptica ou mecânica da imagem, o sistema pode normalmente ser portátil para 2-3 paradas de exposição por mais tempo sem risco de tremor da câmera do que seria o caso sem a tecnologia de estabilização de imagem. A estabilização mecânica da imagem pode ser conseguida descansando a câmera sobre um tripé.

Tamanho e peso

Tamanho e peso são fatores importantes a serem considerados ao tomar uma decisão de compra. Se você quiser levar sua câmera para a próxima festa, em férias ou na estrada em busca do assunto perfeito, câmeras compactas e leves são mais adequadas.

Como o próprio nome sugere, as câmeras compactas são perfeitas para a tomada de força devido ao seu pequeno tamanho e peso. Entretanto, como descrito acima, essas câmeras não são adequadas para profissionais, pois você só pode fotografar com uma lente fixa.

Portanto, se você quiser tirar fotos de alta qualidade com lentes diferentes, você infelizmente tem que assumir o peso e o tamanho da câmera. Entretanto, bolsas especiais e alças de transporte facilitam o transporte de sua câmera.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas