Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

19Produtos analisados

15Horas investidas

5Estudos avaliados

85Comentários coletados

Você pode pensar que as câmeras de vídeo se tornaram obsoletas devido às novas tecnologias incluídas nos dispositivos móveis. Por exemplo, equilíbrio de branco, formatos 4K ou velocidades. No entanto, isto está errado. As câmeras de vídeo ainda são tão funcionais quanto eram no início.

Estes objetos sofreram mudanças que vão desde sua ergonomia, funcionalidades, conexões e usos, o que lhes permitiu permanecer no mercado. Você está procurando uma câmera de vídeo para preservar momentos com a família e amigos, ou para o seu negócio ou empresa? Fique conosco! Este artigo irá ajudá-lo.




Mais importante

  • Tomar a decisão de comprar uma câmera de vídeo envolve a análise de cada uma das características, funcionalidades e usos que elas oferecem. Isso dependerá em grande parte do tipo de conteúdo que você deseja gravar.
  • Existem câmeras que são recomendadas para pessoas que estão apenas começando no mundo da fotografia. Assim como as câmeras de vídeo que têm mais características profissionais.
  • Certifique-se de que seu novo dispositivo tenha uma boa vida útil da bateria, armazenamento e estabilização adequada. Isto será complementado pela resolução e conectividade que ela oferece.

Câmera de vídeo: nossas recomendações

Guia de compra: O que você precisa saber sobre sua câmera de vídeo

Sabemos que comprar uma câmera de vídeo é uma decisão importante. É por isso que preparamos um guia de compras que o ajudará a resolver dúvidas frequentes sobre esses dispositivos maravilhosos. Lembre-se de que cada um deles tem funções diferentes. Entretanto, eles têm o mesmo objetivo: capturar os melhores momentos.

sosteniendo camara de video

Cada câmera de vídeo tem funções diferentes (Fonte: Kal Visual:mji92-ALY3g/Unsplash.com)

Em que formatos as câmeras de vídeo gravam?

Os formatos de gravação das câmeras de vídeo dependerão do tipo de conteúdo que você estiver gravando. Ou seja, se você está gravando filmagens casuais ou cotidianas, ou um produto de televisão ou filme. Estes formatos levam em conta certas características, como qualidade de imagem ou peso de vídeo.

Entretanto, os principais formatos de gravação incluem:

  • MP4

  • AVI

  • MOV

  • H.264

  • MKV

O que são lentes milimétricas e para que servem?

A distância focal ou milímetros (mm) refere-se à distância entre o centro óptico da lente e o plano focal. Em outras palavras, o alcance que nossas lentes terão, dependendo do que queremos capturar. Por exemplo, quanto maior o milímetro, maior o alcance da lente em relação ao objeto que queremos capturar.

Para explicar os milímetros das lentes um pouco melhor, apresentamos esta tabela na qual você encontrará algumas das lentes mais comuns e os usos que você pode dar a elas:

Lente Descrição
Lente de olho de peixe - 8 a 15 mm Distorção visual ou panoramas largos, perfeitos para capturar esportes radicais ou para dar um efeito de câmera de vigilância.
Lente de ângulo amplo - 17 a 35mm Ideal para capturar paisagens, imagens panorâmicas, fotografias urbanas ou de grandes grupos.
Lente fixa - 50mm Perfeita para locais com pouca luz ou fotografia de retrato.
Lente telefoto - 70 a 200mm ou 300mm Ideal para se aproximar do assunto ou objeto sem a necessidade de estar fisicamente perto.
Lentes macro - 60mm Ótimo para fotografia de produtos ou objetos muito pequenos.

Posso trocar acessórios em minha câmera de vídeo?

Sim, claro! Nossa câmera de vídeo pode trocar seus componentes, assim como adicionar novos componentes. Um dos principais elementos que são frequentemente trocados são as lentes. Como explicamos no ponto anterior, as lentes dependem do que queremos capturar.

No entanto, é muito importante que as lentes sejam compatíveis com nossa câmera de vídeo. Também é muito importante que saibamos a forma correta de anexá-los para evitar acidentes ou danos ao nosso equipamento. Por outro lado, você também pode adicionar acessórios externos, tais como tripés, estabilizadores ou microfones. Eles nos ajudarão a tirar o máximo proveito da nossa câmera de vídeo.

Que uso posso dar à minha câmera de vídeo?

O uso que você vai dar à sua câmera de vídeo vai depender das características que ela deve oferecer a você. E os usos que você pode dar a ele são variados. Você pode gravar vídeos familiares, como aniversários ou festas, assim como vídeos de produtos profissionais ou cinematográficos.

Existem diferentes tipos de câmeras de vídeo no mercado que se adaptarão ao uso desejado. Por exemplo, câmeras de consumo, semi-profissionais ou profissionais.

Posso conectar um microfone externo à minha câmera de vídeo?

A maioria das câmera de vídeo inclui uma porta de conexão de microfone externo no corpo. Isto nos beneficia para obter uma melhor qualidade do nosso áudio. É bom usar o áudio gravado pela própria câmera. Entretanto, se seu propósito é se destacar no mundo profissional, um microfone pode se tornar seu melhor amigo.

Nós recomendamos que você analise os tipos de microfones que existem no mercado, pois, como as câmeras de vídeo, elas oferecem diferentes funções e usos.

Que tipos de câmeras de vídeo existem?

Assim como na tecnologia existem classificações em seus produtos, as câmeras de vídeo também têm uma categorização. Estes dependem de vários fatores, tais como funções e o tipo de produto que você quer produzir. De modo geral, existem 4 tipos de câmeras: de consumo, semi-profissionais, profissionais e DSLR.

Aqui explicamos suas principais características:

Tipo Características
Consumidor Elas são projetadas para uso não-profissional, a qualidade da imagem é menor em comparação com outros equipamentos de vídeo, são pequenas, fáceis de manusear e permitem o gerenciamento de valores como o equilíbrio de branco.
Semi-profissionais Eles oferecem uma qualidade de imagem um pouco mais profissional e seu uso é mais amplo em termos do que pode ser capturado.
Profissionais Alta qualidade de imagem, com um chip de processamento de vídeo, o produto gerado com esta câmera pode ser transmitido na televisão ou no cinema. É necessário ter conhecimento prévio para seu funcionamento.
DSRL qualidade de vídeo HD, lentes intercambiáveis e ter uma grande variedade de usos.

Critérios de compra

É hora de comprar uma câmera? Para fazer isso, é essencial que você tenha uma série de coisas em mente. Desta forma, você tomará uma de suas melhores decisões. Aqui está uma seleção de pontos-chave que irão ajudá-lo a fazer uma compra melhor:

Use

É importante que antes de fazer sua compra você se pergunte como você irá usar a câmera. Isto irá determinar o tipo de câmera que você precisa. Se a sua intenção é fazer vídeos diários, familiares ou amigos, nós recomendamos que você opte por uma câmera de consumo. Mas se você quiser gerar conteúdo de maior qualidade ou com certas especificações, tenha em mente uma câmera semi-profissional ou profissional.

gravando video musical

Câmeras de vídeo podem ser usadas para uma variedade de propósitos. Do cotidiano ao profissional. (Fonte:Kal Visual: ZZ-OhZeJScY/Unsplash.com)

Autonomia

Por autonomia entendemos a duração da bateria da sua câmera de vídeo. É essencial selecionar uma que tenha uma boa vida útil da bateria. Isto permitirá que você registre por um período de tempo mais longo. Além disso, se o tipo de trabalho que você faz com seu equipamento requer mais bateria, você pode comprar baterias externas. Eles o ajudarão a resolver este problema e evitarão fazer cortes durante suas gravações.

Estabilizador

Atualmente, já existem programas que ajudam você a estabilizar o conteúdo gerado. Entretanto, é melhor considerar uma câmera de vídeo com um estabilizador incluído. Isso ajudará você a economizar tempo na parte de edição. E, ao mesmo tempo, pode economizar seu dinheiro se você precisar da ajuda de um estabilizador externo.

Armazenamento

Ter uma câmera com um slot de cartão SD duplo pode ser um salva-vidas. Isto pode significar que você não se encontra gravando algum conteúdo muito importante e depois tem que parar de filmar por falta de memória. Portanto, ter dois cartões de memória SD é um ponto-chave a ser considerado. Assim como a capacidade de cada um dos cartões.

memorias sd alineadas

Um fator importante ao selecionar uma câmera de vídeo é o armazenamento (Fonte: Denise Jans: aHMNLyogUGg/Unsplash.com)

Connectivity

Uma câmera que pode se conectar via WiFi pode ajudá-lo a economizar tempo. Com esta funcionalidade o download de nossos arquivos armazenados em nossos dispositivos seria via WiFi. Assim, nós evitamos a tarefa de ter que fazê-lo manualmente através de cabos. Entretanto, é muito importante que você considere que sua câmera tem portas USB. Estas portas também nos permitem conectar nossa câmera a um PC ou TV.

Resumo

No total, câmeras de vídeo podem ser usadas para gerar vários tipos de conteúdo, assim como para várias situações. Entretanto, eles sempre cumprirão sua função principal: capturar os momentos sob as melhores condições de qualidade, resolução, etc.

Existem telefones celulares que possuem uma boa câmera. Entretanto, as câmeras de vídeo ainda são essenciais para setores como televisão ou cinema. Não se preocupe se você descobrir que sua câmera de vídeo tem uma série de características que você não entende totalmente. Com a prática e a pesquisa você será capaz de tirar o máximo proveito disso.

Esperamos que este guia de compras ajude a responder suas principais perguntas. Você está pronto para selecionar sua próxima câmera de vídeo?

(Fonte da imagem em destaque: Alexander Kirch: 51100493/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas