Ultima atualização: 21 de junho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Não importa se você é um fotógrafo iniciante, um profissional ou um videomaker, uma câmera Canon tem muito de positivo a te oferecer!

No decorrer desse artigo, nós te apresentaremos todas as informações necessárias sobre as câmeras dessa empresa japonesa que é uma das líderes do mercado de fotografia e produção de vídeos. Fique conosco para conhecer as principais linhas, ver uma comparação com a concorrência e muito mais!




Primeiro, o mais importante

  • A Canon é uma das marcas de maior sucesso no mercado de câmeras e fabrica modelos de enorme qualidade. Ela é ideal tanto para iniciantes, quanto para profissionais.
  • A linha Powershot é a de câmeras compactas da Canon, perfeitas para fotógrafos casuais e iniciantes. Quem deseja avançar no universo da fotografia deve optar pelos modelos da linha EOS.
  • Um grande diferencial da Canon é a qualidade de suas câmeras para vídeos, o que faz com que muitos youtubers e videomakers optem por um modelo da marca japonesa.

As melhores câmeras Canon: Nossas recomendações

A Canon possui câmeras de qualidade para todos os níveis de fotógrafos. Para ajudar a sua escolha, fizemos uma seleção de alguns dos modelos bem mais avaliados da empresa:

Guia de compra: Tudo o que você precisa saber sobre câmeras Canon

É normal não entender todos os pormenores sobre câmeras, fotografia e vídeo. Fique atento nos tópicos do nosso guia de compra e entenda tudo sobre os modelos da Canon!

 Imagem mostra uma câmera Canon sendo usada para gravação de uma entrevista.

Câmeras Canon são excelentes também para vídeos. (Fonte: Pexels / Pixabay.com)

Por que a Canon se destaca no mercado de câmeras?

A Canon é uma marca com quase um século de experiência no ramo da fotografia. Ela foi fundada em 1937 com a intenção de melhorar as tecnologias disponíveis na área.

Desde então, é uma marca que se destaca pela meticulosidade de seus produtos. A cada novo lançamento, traz pequenas inovações que transformam a experiência do usuário. O ímpeto por inovação é constante.

É uma empresa com filiais por todo o mundo e com pioneirismo em muitos dos avanços da fotografia nos últimos cem anos.

Hoje, há grande versatilidade de modelos. Tanto iniciantes que não podem investir muito em uma câmera, quanto profissionais do mais alto nível podem optar pela Canon. A marca está presente no Brasil e possui excelente relacionamento com o cliente e assistência técnica.

Fujio MitaraiDiretor executivo da Canon
"O mundo está enfrentando um novo modo de vida digital, e nós precisamos ter certeza de que a Canon segue à frente nesse jogo"

Quais as principais linhas de câmeras da Canon?

Como já mencionamos, a Canon possui câmeras para quem está apenas começando no mundo da fotografia e para profissionais. Conheça mais sobre as linhas da marca japonesa:

  • Canon Powershot: É a linha de câmeras compactas da Canon. São modelos ideais para fotógrafos casuais que querem ter uma máquina de qualidade ou para quem não entende muito do assunto e quer começar a desenvolver suas habilidades.
  • Canon EOS Rebel: A preferida dos videomakers. A linha Rebel é muito boa para pessoas que querem aperfeiçoar seus conhecimentos de fotografia, começar uma vida profissional na área ou fazer vídeos e curta-metragens com qualidade.
  • Canon EOS D: Indicada para profissionais, a linha D da Canon é uma das mais avançadas do universo da fotografia. Os modelos possuem a nomenclatura XD, sendo que quanto maior o número que substitui o X, mais modernos e cheios de recursos são. Os preços também pesam.

Canon ou Nikon: Qual a melhor opção?

Fotógrafos de nível avançado ou profissional que buscam por câmeras do tipo DSLR têm basicamente duas opções de marcas no mercado: Canon e Nikon.

Consagradas no mercado, ambas possuem vantagens e desvantagens em relação à concorrente. A Canon, porém, ganha na comparação item a item.

 Imagem mostra uma lente Canon em destaque.

As lentes da Canon são de excepcional qualidade. (Fonte: stux / Pixabay.com)

O que fez essa vantagem surgir foi o fato da Nikon ter encerrado as suas operações no Brasil em 2018. Isso encareceu o valor de suas câmeras mais novas e dificultou o acesso à assistência técnica.

Quanto à qualidade fotográfica, Nikon e Canon são bastante similares. Cada uma apresenta superioridade em alguns aspectos e tipos de imagens, mas não há nada que a outra não faça de maneira também competente.

Veja uma tabela com a comparação entre marcas:

Canon Nikon
Qualidade das imagens Muito alta Muito alta
Lentes Versáteis, podem ser usadas em modelos diferentes Específicas para cada modelo
Ponto mais forte Fotos mais próximas, detalhes Fotos de paisagens
Assistência técnica Excelente Mais difícil desde que a marca saiu do Brasil

Como funciona o relacionamento com o cliente da Canon?

A Canon é uma marca com boa avaliação na plataforma Reclame Aqui. A nota média é de 7,2, com 98,2% de reclamações respondidas e 78,3% de índice de solução de problemas.

Câmeras e lentes da Canon raramente apresentam problemas.

É importante notar, porém, que a maior parte das reclamações diz respeito a outros produtos da marca, sobretudo as impressoras. As câmeras e seus acessórios como lentes e flashes raramente apresentam problemas.

O site oficial da Canon é excelente e tem uma área específica para suporte. Há um assistente virtual que te ajuda a diagnosticar possíveis problemas e, caso seja necessario, facilitar o encaminhamento para uma das oficinas autorizadas da marca em uma das maiores cidades do país.

Escolher a Canon te dá a certeza de ter uma câmera extremamente durável que raramente apresenta problemas mesmo após mais de uma década de uso, mas ao mesmo tempo contar com uma boa assistência à disposição caso seja eventualmente necessário.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma câmera Canon

Você já sabe que a sua próxima câmera será da Canon? Excelente! Mas ainda é necessário conhecer alguns critérios que te ajudam na escolha do modelo.

Nível do fotógrafo

Não adianta investir um valor altíssimo em uma câmera profissional e não saber usá-la. Para que um modelo seja ideal para alguém, é preciso que ele seja adequado para o nível de conhecimento fotográfico dessa pessoa.

Se você não tem conhecimentos técnicos de fotografia e não pretende estudar sobre o assunto, compre uma câmera de entrada da Canon, de preferência da linha Powershot. A maior parte dos ajustes no momento do clique acontece de maneira automática.

Da mesma forma, quem sabe fotografar e consegue manusear uma câmera profissional não se contenta com um modelo compacto e com poucos recursos. A linha EOS Rebel passa a ser o ponto de partida.

 Imagem mostra uma câmera analógica Canon em destaque.

Câmeras analógicas Canon ainda fazem sucesso entre profissionais. (Fonte: coyot / Pixabay.com)

Gravação de vídeos

As câmeras da Canon são excelentes para vídeos. A linha EOS Rebel consegue produzi-los com muita qualidade e modelos como a T5i são usados com frequência para essa finalidade.

Câmeras Canon são excelentes para videomakers e youtubers.

Quem deseja se consolidar no ramo como videomaker, alavancar o seu canal no Youtube ou começar a fazer curta-metragens com frequência, pode optar por uma câmera da Canon. O preço pode assustar, mas a qualidade certamente compensa.

Verifique especificações sobre qualidade do microfone embutido e entradas para novos microfones, resolução da gravação e qualidade da compressão para escolher o modelo mais indicado para os seus vídeos.

Lentes compatíveis

Um bom fotógrafo deve saber que cada tipo de lente é indicado para diferentes situações. Usar apenas o que vem com a câmera (quando isso acontece) limita demais as suas possibilidades e pode te impedir de crescer na profissão.

Antes de comprar uma câmera, confira quais lentes são compatíveis com ela e que tipos de fotografias isso te permite tirar. Se houver limitações mais sérias, é melhor escolher outro modelo. Os equipamentos profissionais costumam ter uma ampla gama de acessórios disponíveis.

Câmeras analógicas

A fotografia analógica ainda é a preferida de muitos profissionais da área. Passar por todo o processo fotográfico pode ser emocionante e, além disso, as cores e contrastes do papel são únicas, permitindo uma experiência diferente e completa.

Por mais que a Canon tenha encerrado a produção de sua última câmera analógica em 2018, ainda é possível encontrar vários modelos no mercado. Também há aqui uma grande versatilidade, tanto com equipamentos para iniciantes, quanto para profissionais.

Caso você queira uma câmera analógica de alto nível, saiba que a Canon também é uma ótima opção!

Resumo

É normal pensar na Canon quando o assunto é câmeras de qualidade. Quanto mais alto o seu nível como fotógrafo, mais a marca japonesa se torna uma opção líder no mercado. Suas linhas são versáteis e abrangem todos os níveis de profissionais.

Saiba que além de fabricar excelentes câmeras, a Canon é uma marca com ótimo relacionamento com o consumidor e com assistência técnica de alto nível. Seus modelos costumam ser os preferidos por videomakers e youtubers e é possível optar por um equipamento analógico.

(Fonte da imagem destacada: tonywuphotography / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas