Imagem mostra uma caixa de som na areia da praia junto com dois abacaxis.
Ultima atualização: 7 de junho de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

23Horas investidas

6Estudos avaliados

95Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você quer ouvir as suas músicas preferidas mesmo longe de casa, seja em festas à beira da piscina ou na praia? Existe uma excelente solução! Que tal comprar uma caixa de som à prova d'água?

Muitas marcas já fabricam caixas de som à prova d'água e existem modelos de muita qualidade no mercado. Nesse artigo, você aprende as vantagens e desvantagens do acessório e aprende como encontrar o modelo que mais te agrada!




O mais importante

  • Mesmo que você não leve a sua caixa de som a lugares externos com frequência, a resistência a líquidos é positiva por conferir maior durabilidade ao acessório.
  • A variedade das caixas de som à prova d'água é enorme: Elas podem ter desde o clássico formato em duas peças usado junto com computadores até ser de grande porte e capacidade.
  • Confira se a resistência ao contato com líquidos do modelo escolhido é compatível com o uso que você pretende fazer da caixa de som.

Caixa de som à prova d'água: nossa recomendação dos melhores produtos

Quem deseja uma caixa de som à prova d'água tem excelentes opções. Nós conversamos com especialistas e selecionamos os melhores modelos disponíveis no mercado!

Guia de compra: o que você deve saber sobre Caixas de som à prova d'água

Chegou a hora de você conhecer as informações mais importantes sobre caixas de som à prova d'água. Nosso guia de compra responde às principais dúvidas sobre o acessório!

Imagem mostra duas caixas de som com o mar ao fundo.

Caixas de som à prova d'água são fundamentais para quem gosta de música em aventuras externas. (Fonte: Zac Gudakov / Unsplash.com)

Como funciona uma caixa de som à prova d'água?

Caixas de som à prova d'água possuem revestimentos especiais que as protegem contra possíveis danos quando em contato com líquidos.

Para não oferecer riscos de acidentes que poderiam ser potencialmente graves, caixas de som à prova d'água são sempre sem fio. Elas funcionam via bluetooth, ou seja, você precisa ter um dispositivo compatível.

Basta colocar a caixa de som à prova d'água onde você desejar, como em um lugar externo exposto à chuva, próximo à piscina ou até no banheiro, parear com o dispositivo que rodará os sons desejados e começar a diversão!

Você sabia que desde a idade média já se tentava dar resistência contra a água aos objetos, normalmente usando ceras ou óleos?

Quais os graus de resistência a água de caixas de som?

Não é porque uma caixa de som é à prova d'água que você pode mergulhá-la em uma piscina. Existem vários níveis diferentes de resistência aos líquidos.

Para entender o quanto uma caixa de som é resistente a água, você precisa prestar atenção em um código chamado IP (Ingress Protection Making). Ele é sempre composto pelas letras IP e por dois dígitos e deve estar nas especificações técnicas do produto.

Imagem mostra uma caixa de som sobre uma mureta.

É excelente deixar uma caixa de som em um lugar externo sem preocupações com a chuva. (Fonte: annekrois / Pixabay.com)

O primeiro dígito do código IP indica, de 0 a 9, o quanto o produto é resistente a poeira, e o segundo, também de 0 a 9, o quanto ele é resistente a água.

Uma código IP55 em uma caixa de som, por exemplo, significa que ela é resistente nível 5 a poeira e nível 5 a água.

Mas o quanto de resistência cada um desses números indica? Veja em uma tabela:

Índice de resistência Resistente a
0 Nada
1 Gotas d'água
2 Gotas d'água com maior frequência
3 Spray de água
4 Respingos de água
5 Jatos de água
6 Jatos de água mais fortes
7 Imersão de até um metro
8 Imersão profunda
9 Jatos de água poderosos

Em quais situações caixas de som à prova d'água podem ser úteis?

Sempre que caixas de som são usadas em situações com potencial de contato com água, a proteção contra líquidos é importante. Confira algumas possibilidades e indicações de grau de resistência:

  • Trilhas, caminhadas e reuniões de amigos: Sempre que há uma aventura em grupo em um lugar externo, uma caixa de som à prova d'água pode ser útil! Níveis de proteção entre 2 e 5 já são suficientes.
  • Festas em lugares abertos: Quem dá festas em áreas abertas precisa de caixas de som potentes e, caso não haja focos cobertos, protegidas contra a chuva. Pense em índices de proteção entre 3 e 6.
  • Uso perto de piscinas ou banheiras: É claro que você não quer que a sua caixa de som caia em uma piscina ou outra área com grande quantidade de água, mas uma proteção de nível 8 ajuda caso um acidente aconteça.
  • Banheiros: Muita gente gosta de animar os banheiros, sobretudo na área do chuveiro. É possível que gostas respinguem, mas proteções mais baixas, até nível 5, são capazes de dar conta do recado.
  • Uso planejado na água: Quem deseja mergulhar no mar, em um rio ou até em uma piscina com uma caixa de som, precisa de proteção máxima! Com um modelo que tem índice de resistência a água número 9, todos os horizontes de diversão aquática são possíveis.

Quais as vantagens de uma caixa de som à prova d'água?

Ao comprar uma caixa de som à prova d'água, você expande consideravelmente as possibilidades de uso do acessório. Pode levá-lo sem medo a qualquer lugar, sempre gerando animação para as suas aventuras.

A caixa de som à prova d'água pode ser usada perto de piscinas com tranquilidade.

Ela torna possível o uso em banheiros, próximo a piscinas e em áreas externas sem preocupações com possíveis contatos com água.

A durabilidade de uma caixa de som à prova d'água é muito superior à de modelos simples, já que ela tem revestimentos especiais e é composta de maneira mais robusta.

Você pode pagar um pouco mais em uma caixa de som à prova d'água, mas ela sem dúvidas compensa os reais extras! A seguir, com vantagens e desvantagens do acessório:

Vantagens
  • Tem maior liberdade de uso
  • É mais durável
  • Pode ser levado a qualquer aventura
  • Anima todos os tipos de festas sem preocupações
Desvantagens
  • É um pouco mais caro que o modelo normal

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma caixa de som á prova d'água

O nosso guia de compra te convenceu a adquirir uma caixa de som à prova d'água? Então fique atento aos critérios técnicos que te ajudam a escolher o melhor modelo!

Bateria

Como caixas de som à prova d'água funcionam via bluetooth, elas precisam de bateria. Quanto mais longe da rede elétrica for o uso pretendido, mais necessária é uma grande autonomia.

Se você pretende deixar a caixa de som instalada em um lugar fixo, como um banheiro ou uma área de churrasco, não precisa de um modelo com capacidade de segurar carga por muitas horas. Mas se vai levá-la a passeios e aventuras, é preciso que a autonomia seja de pelo menos oito ou dez horas.

Imagem mostra uma caixa de som molhada com diversas gotículas de água.

Pequenas caixas de som à prova d'água podem ser colocadas até no box do banheiro. (Fonte: StockSnap / Pixabay.com)

Tipo de caixa

As caixas de som à prova d'água podem ser simples, no estilo com duas peças que sempre fez sucesso em computadores, podem ser maiores e portáteis, podem até mesmo no estilo boombox.

Existem caixas de som à prova d'água mono, estéreo e indicadas para sistema surround.

Existem muitas diferenças nas principais funções de cada uma dessas caixas de som: Elas podem desde servir apenas para o seu banheiro ou para uma pequena reunião da família à beira da piscina, até precisarem animar uma grande festa.

Outra variação no tipo de caixa de som diz respeito ao som produzido: Há modelos especializados em graves, outros em agudos, há modelos mono, outros estéreo e até alguns indicados para surround. Você pode basear a sua escolha em múltiplas categorias e necessidades!

Tamanho, peso e transporte

Você precisa de uma caixa de som fixa em apenas um lugar ou de uma ideal para transporte a diversas aventuras?

No caso da primeira opção, a questão relevante é o tamanho: Ela cabe no espaço reservado? Não ficará deslocada no ambiente?

Quem pretende transportar a caixa para diversos lugares, porém, precisa se atentar se tamanho e peso não tornam a tarefa de locomoção impossível e se, quando levada por pessoas, há alças ou pegadores que facilitam a movimentação.

Versão do bluetooth

Não existe apenas um tipo de bluetooth. A tecnologia está em constante evolução e, por isso, caixas lançadas em épocas variadas apresentam versões diferentes.

Veja com quais versões do bluetooth os seus dispositivos são compatíveis e escolha uma caixa de som que usa uma delas.

A tecnologia bluetooth mais moderna é a 4.1. É com ela que se consegue a melhor qualidade sonora.

Resumo

Uma caixa de som à prova d'água aumenta as suas possibilidades de diversão. Você poderá deixá-la no banheiro, colocá-la ao lado da piscina e até levá-la às suas aventuras sem ter medo da chuva ou de uma queda em um rio ou no mar.

Muitos critérios te ajudam a escolher a melhor caixa de som à prova d'água, sobretudo o nível de resistência ao contato com líquidos, a autonomia da bateria, o tamanho, o peso e a facilidade de locomoção.

(Fonte da imagem destacada: Pineapple Supply Co. / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas