Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

27Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

70Comentários coletados

Nós passamos cada vez mais tempo sentados e muitas vezes em cadeiras inadequadas. Isto nos influencia a manter más posturas corporais que podem prejudicar nossa saúde. Portanto, comprar uma cadeira de escritório de qualidade é um bom investimento, mas requer que você primeiro saiba exatamente o que você precisa.

Seja para uso com um computador em casa, para o escritório ou especificamente para crianças, neste artigo nós lhe diremos tudo o que você precisa saber sobre cadeiras de escritório a fim de escolher a mais adequada para o seu caso particular.




As coisas mais importantes a saber

  • Há cadeiras de mesa com estilos e extras para todos os gostos. Assim, ao escolher as características relevantes, a chave é definir quem vai usar a cadeira, para fazer o quê e por quanto tempo.
  • Ao aprender mais sobre essas cadeiras, você verá frequentemente o adjetivo "ergonômico". Isto significa que é uma cadeira que mantém o corpo em uma boa postura. Por esta razão, se você planeja usá-lo por muitas horas, a ergonomia será importante.
  • Além disso, existem cadeiras com diferentes tipos de ajuste para lhe dar movimento e conforto. Mas somente se você aprender como ajustá-los é que você notará os benefícios.

Cadeiras de escritório: nossas recomendações

Guia de compras: O que você deve saber sobre cadeiras de escritório

Agora que você conhece nossa seleção, nós vamos responder as perguntas mais frequentes e dar algumas dicas. Portanto, se você estiver pensando em comprar uma cadeira de escrivaninha em breve, estes detalhes podem ser úteis:

escriorio moderno

As cadeiras de escrivaninha são obrigatórias em nossa vida diária, seja em casa ou quando estamos sentados para trabalhar. (Fonte: DEVN: 607650/ unsplash)

Que tipos de cadeiras de escritório existem no mercado?

Para começar, dependendo do seu uso, seus gostos e orçamento, você terá que decidir que tipo de cadeira de escritório lhe convém melhor:

Tipos Descrição
Básica Elas têm materiais baratos e poucos extras. Eles são geralmente a primeira escolha para crianças por causa de sua simplicidade e preço acessível.
Office Como eles são usados por longas horas, eles devem ser de melhor qualidade. Além disso, eles geralmente são giratórios, com costas altas e possuem apoios para os braços. Eles também têm frequentemente sistemas de ajuste.
Poltrona ou executivo Eles também são frequentemente giratórios, mas com materiais e estofados de alta qualidade. Por serem projetados para executivos, eles tendem a parecer mais elegantes.

O que é uma cadeira de escrivaninha ergonômica e quais são os benefícios?

Agora vamos falar sobre ergonomia, que é o estudo que combina design, anatomia e psicologia. Ele se concentra em como objetos e locais de trabalho se encaixam no corpo humano e afetam sua saúde física e emocional. Você verá frequentemente cadeiras de escrivaninha descritas com esta palavra.

Uma cadeira de escrivaninha ergonômica é aquela que é projetada para se ajustar ao corpo. Ele possui sistemas de suporte e ajuste para conforto. Por esta razão, ele pode até mesmo melhorar seu desempenho. No entanto, uma cadeira ergonômica não evitará o desconforto se você tiver lesões anteriores. Mas isso o ajudará a evitar má postura e tensão muscular.

Cadeiras de escritório de alta qualidade, de acordo com alguns estudos, podem aumentar a produtividade em mais de 17%.

Como você deve ajustar sua cadeira de escritório?

A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber para ajustar sua cadeira corretamente. Se você normalmente trabalha sentado, você já conhece a sensação de desconforto depois de ficar sentado em uma má postura por muito tempo. É por isso que nós vamos ajudá-lo a evitar isso. Portanto, ajuste sua cadeira de escritório antes de começar a usá-la:

Tipo de ajuste Recomendação
Ajuste de altura Ajuste de acordo com sua altura e a altura de sua mesa. Para fazer isso, use a alavanca que normalmente está localizada embaixo do assento. Como resultado, você deve ser capaz de olhar para uma tela sem inclinar ou levantar a cabeça.
Assento Sua altura deve permitir que você descanse seus braços confortavelmente sobre sua mesa, com seus cotovelos em um ângulo de 95 ou 105°. Suas pernas também devem ser dobradas em um ângulo de 90°, sem sentir pressão contra o assento.
Encosto Você pode recliná-lo, mas apenas entre 90° e 100°. Além disso, seu pescoço deve ser capaz de ficar reto e seus ombros relaxados.
Apoios de braços Ajuste-os para que seus braços possam ser apoiados e seus ombros possam ser relaxados. Eles também devem estar debaixo da sua mesa.
Pés Você deve ser capaz de colocar seus pés no chão sem dificuldade. Caso contrário, aconselhamos que você compre um descanso para os pés.

Que manutenção sua cadeira de escrivaninha precisa?

Outra questão é o cuidado com sua cadeira de escrivaninha. Embora eles não precisem de muita atenção, há aspectos que você deve tomar cuidado. Então, para manter sua cadeira em boas condições, siga estas dicas.

Normalmente, simplesmente limpe-as com um pano úmido e sabão ou um desinfetante. Entretanto, se sua cadeira é feita de materiais delicados, você deve limpá-la de acordo com o material

  • As cadeiras estofadas de tecido podem ser limpas com um aspirador de pó ou removedor de manchas.
  • As cadeiras de couro podem ser limpas com vinagre ou álcool. Como é um material que vai rachar com o tempo, use vaselina ou um hidratante para cuidar dele.
  • Para veludo, use uma esponja macia com uma mistura de água e álcool.

Finalmente, não se esqueça de limpar e lubrificar as rodas. E, é claro, verifique de vez em quando se ele está devidamente ajustado.

sillon vintage

Com o tempo, o couro real ou sintético tende a rachar. A hidratação será crucial para a sua boa manutenção. (Fonte: RyedaleWeb: 2822929 / pixabay)

Que acessórios uma cadeira de escritório precisa?

Em princípio, você não precisa comprar nenhum acessório para desfrutar de sua cadeira. No entanto, vamos dizer-lhe quais são as mais úteis:

  • As coberturas podem ser muito práticas. A maioria pode ser limpa na máquina de lavar e proteger materiais delicados, muito úteis quando crianças e animais de estimação estão por perto.
  • Um apoio para os pés é uma boa compra quando sua cadeira não permite que você coloque seus pés no chão.
  • Uma almofada lombar ou suporte lombar tem opiniões diferentes entre os especialistas. Se você sofre de certos ferimentos, seu uso pode até mesmo ser negativo. Se este for o seu caso, invista em um modelo ortopédico.

Outras alternativas

Finalmente, há outras cadeiras no mercado que podem lhe interessar. Se você não as encontrou neste artigo, é porque elas não são classificadas como cadeiras de escrivaninha. Mesmo assim, nós destacamos as opções mais populares para que você as conheça:

Alternativa Características
Cadeiras de jogo Muito popular entre os gamers, que são jogadores profissionais de videogame. Eles são cada vez mais procurados por outros usuários, embora sejam semelhantes às cadeiras executivas. Na verdade, eles diferem em seu estilo esportivo, com um encosto em forma de moldura.
Cadeiras de equilíbrio Elas são muito originais, sem encosto ou apoios de braço. Desta forma, o usuário treina os músculos das costas.

Critérios de compra

Se você está pensando em comprar uma cadeira de escritório, há muitos fatores a serem levados em conta. Para facilitar sua decisão, aqui estão os que mais o ajudarão:

Tipo de uso

Antes de mais nada, o mais importante a considerar é quem vai usar a cadeira de escritório. Também para que tipo de atividade e por quanto tempo. Por exemplo, uma cadeira que você vai usar por um dia inteiro, como para o trabalho, não é o mesmo que uma cadeira para crianças. Agora, preste atenção aos tipos de uso para sua cadeira e nossas recomendações:

Tipo de uso ou duração da sessão Recomendação
Para sessões curtas ou crianças Ergonomia não é necessária e o design se torna mais importante. Para uma cadeira infantil, procure materiais que sejam fáceis de limpar.
Para uso em tempo parcial ou para estudantes A cadeira deve ser confortável e ter, no mínimo, um encosto e apoio para os pés. Para adolescentes, um design moderno é a melhor escolha.
Para uso em tempo integral, escritório ou teletrabalho Deve oferecer um alto nível de conforto e ser ergonômico. Se não, pode afetar a saúde do usuário.

Ergonomia e conforto

Em segundo lugar, você deve avaliar quanta ergonomia você precisa. A este respeito, você deve estar ciente de que nem todas as cadeiras descritas como ergonômicas são. Para ser considerada ergonômica, uma cadeira de escritório deve:

  1. Mantenha suas costas, ombros, braços e pernas na posição correta. E, além disso, permitir que você se movimente facilmente.
  2. Tenha um encosto com apoio para a coluna vertebral e coluna lombar. Ele também deve ser capaz de inclinar-se.
  3. Ele deve ser feito de materiais respiráveis, ou seja, que permitam uma transpiração adequada.
  4. Tenha um assento ajustável, tanto em altura quanto em profundidade.

Lembre-se de que conforto não é o mesmo que ergonomia. Uma cadeira confortável não tem que ser ergonômica. Sempre que possível, tente testar sua cadeira de escritório antes de comprá-la.

silla de escritorio

Mesmo que um apoio para os pés não seja estritamente necessário, você deve usar um se você não puder descansar seus pés de forma estável no chão. (Fonte: Floreser: LqoMBnPix_8 / unsplash)

Mobilidade e elementos de apoio

A seguir, vamos conhecer os tipos de cadeira de escritório. Desta vez, dependendo das opções de movimento e de seus pontos de apoio. Há uma variedade para todos os gostos, então você precisa decidir quais são os mais adequados para você:

  • Cadeiras estáticas sem rodas, que não devem ser usadas por muito tempo. E, além disso, somente quando a mudança não é importante. Por esta razão, você pode vê-los nas salas de espera.
  • Cadeiras giratórias sem rodízios, que permitem movimentos limitados. É provável que você os veja em escritórios executivos.
  • Cadeiras giratóriascom rodízios, que devem ter cinco pontos de apoio. Isto lhe dá total liberdade de movimento e também evita que você carregue o peso deles ao arrastá-los.
  • Cadeiras com apoios de braços, que impedem o esforço dos ombros e das costas. Também é importante que eles sejam robustos o suficiente para suportar o seu peso quando você se levanta.
  • O encosto para a cabeça, que não é absolutamente necessário. Além disso, como muitas vezes eles não são ajustáveis, eles podem causar tensão no pescoço.

Tamanho e força

Outro critério importante é a altura e o peso do usuário da cadeira de escritório. Para começar, preste atenção ao tamanho ou dimensões da cadeira. Se for uma cadeira para crianças, ela pode ser muito pequena. Certifique-se também de que ele seja ajustável em altura. Desta forma, se você trabalha sentado, você pode adaptá-lo à sua mesa. Além disso, a adaptação às mudanças de altura é útil em uma cadeira infantil.

Por outro lado, você pode não saber disso, mas as cadeiras de escrivaninha geralmente podem suportar um peso máximo de 110 kg. Neste caso, você ficará feliz em saber que existem modelos de alta resistência que podem suportar até 150 e 200 kg. Finalmente, nós recomendamos cadeiras com apoios de braços ajustáveis. Com elas, você pode ajustar a distância do seu corpo para maior conforto.

silla de escritorio

As cadeiras giratórias com rodízios são as mais comuns em locais de trabalho, como escritórios, devido à liberdade de movimento que proporcionam. (Fonte: Laura Davidson: SRhqHvdotuI / unsplash.com)

Materiais e estilos

Por outro lado, queremos deixar claro que nem tudo é plástico e estofamento. Existem outros materiais e estilos para as cadeiras de mesa que você deve conhecer. Por esta razão, conheça-os para tomar uma decisão:

Vantagens
  • A madeira é ideal para os amantes do estilo vintage ou nórdico
  • o couro dá uma aparência elegante, e é freqüente no estilo industrial. Quando é couro, ele tende a durar mais
  • Veludo é ideal para os amantes do estilo glamouroso
  • Estofos, geralmente em tecido, são leves e respiráveis. Também está disponível em mais cores e padrões
  • a malha é leve e respirável
  • o plástico é barato e fácil de limpar.
Desvantagens
  • A madeira é muito rígida. Uma cadeira de madeira não é adequada para trabalhar
  • Couro, quando sintético, não é muito respirável
  • Veludo é difícil de limpar. Também não é recomendado para climas quentes
  • Manchas no tecido são mais difíceis de remover
  • Há menos escolha de estilos para cadeiras de malha
  • O plástico é rígido e também não é um material respirável.

Facilidade de montagem

Finalmente, você pode estar preocupado com a dificuldade de montagem de alguns modelos de cadeiras de mesa. Você pode até mesmo estar pensando em escolher um modelo mais simples, para economizar um aborrecimento.

Surpreendentemente, quase todas as cadeiras de mesa são montadas da mesma maneira: você só precisa parafusar os componentes juntos. É um processo que você mesmo pode fazer, seguindo o manual do fabricante. Entretanto, se você ainda estiver preocupado com a montagem de sua cadeira, encontre um revendedor que ofereça um serviço de montagem.

Resumo

Ao todo, comprar uma cadeira de mesa de qualidade é um bom investimento. Se, além disso, você passar parte do dia sentado, um modelo ergonômico será bom para a sua saúde. Em qualquer caso, antes de tomar sua decisão, preste atenção aos componentes, tipos de ajustes e materiais de fabricação.

Para concluir, gostaríamos de lembrar que não importa quão boa e ergonômica seja sua cadeira, é o ajuste adequado que irá beneficiar sua saúde. Não deixe de conferir de vez em quando.

(Fonte da imagem em destaque: Vadim Guzhva: 61600454/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas