Ultima atualização: 28 de julho de 2021

Como escolhemos

25Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

85Comentários coletados

Quando o acrônimo USB foi definido como Universal Serial Bus, as implicações da palavra "universal" nunca poderiam ter sido imaginadas.

Ninguém mais se pergunta o que é um cabo USB, já que você pode encontrá-los em quase todas as casas do mundo. Descubra tudo o que você precisa saber sobre estes cabos neste artigo. Nós também explicaremos como escolher o mais adequado para você.




A coisa mais importante

  • A tecnologia USB nos permite transmitir tanto dados quanto energia. Ele o faz com uma versatilidade nunca vista antes.
  • Entender o tipo de conector do seu dispositivo e seu uso pretendido é a chave para escolher o cabo USB certo para você.
  • O desempenho de um cabo USB pode variar de acordo com o que ele foi projetado para fazer.

Cabo USB: nossas recomendações

Guia de compra: O que você precisa saber sobre cabos USB

O que podemos lhe dizer sobre cabos USB que você ainda não sabe? Tudo o que você não se atreveu a pedir. Nós raramente paramos para pensar sobre o significado de algumas das palavras que são frequentemente anexadas a elas e o número de usos que elas podem ter. Vamos resolver estas questões juntos:

cargador usb

Atualmente precisamos de um cabo USB para quase tudo. (Fonte: Suphaksorn Thongwongboot: 38076537/ 123rf.com)

Quantos tipos de cabo USB existem?

Nesta seção, nós vamos definir os cabos USB com base em seus tipos de conectores. Aprenda como reconhecer o que você precisa para o seu dispositivo com a tabela a seguir:

Tipo de conector Forma Usos
Tipo A Rectangular com conexões internas Pode ser Macho ou Fêmea e é o mais comumente usado por sua versatilidade.
Tipo B Tende a ser quadrado e menor que o Tipo A Impressoras e periféricos em geral.
Tipo C É simétrico, portanto não tem uma maneira única de ser colocado É o mais popular nos últimos anos, usado na maioria dos novos modelos de telefones celulares.
Mini USB Pequeno e retangular. Existem 5 ou 8 pinos MP3 players, câmeras e vários dispositivos.
Micro USB Existe em 3 formatos diferentes Era o padrão para celulares até o aparecimento do USB Tipo C.

Como funcionam os cabos USB?

Todos nós sabemos sobre a versatilidade dos cabos USB, mas como eles fazem isso?

O truque está nos conectores. Cada conector tem um número definido de pinos que recebem informações e as transmitem para um fio de cobre. Isto leva as mesmas informações para o conector do outro lado do cabo.

Existem diferentes tipos de conectores, como vimos na pergunta anterior. Cada um tem um número específico de pinos designados para uma determinada tarefa.

Vamos usar a média USB Tipo A como exemplo, que tem 4 pinos:

  • 1 Pino para o Poder
  • 1 Pino para Dados -
  • 1 Pino para Dados +
  • 1 Pino funciona como terra

Normalmente, fios de diferentes ligas de cobre podem ser encontrados na bainha destes cabos. Isto é para proteger os dados que estão sendo transmitidos de possíveis interferências do ambiente.

Um pino é um pino metálico feito de um material condutor com a finalidade de transmitir eletricidade.

O que significam as versões USB 2.0 ou 3.0?

É provável que você tenha encontrado 2.0 ou 3.0 ao lado das especificações do seu cabo USB. Este número representa uma versão diferente do protocolo e com a mesma versão uma taxa de transferência de dados diferente.

Quais são essas diferenças? Vamos dar uma olhada na tabela abaixo:

Version Transfer rate
USB 1.0 1.5Mbps
USB 1.1 12Mbps
USB 2.0 480Mbps
USB 3.0 5Gbps
USB 3.1 10Gbps
Mbps significa Megabytes por segundo e Gbps significa Gigabytes por segundo.

O que são USB fêmea e macho?

Esta informação não é útil apenas para cabos USB, mas também para todos os tipos de cabos com conectores em suas extremidades.

  • Um conector fêmea é projetado para receber a parte saliente do conector macho. Ele normalmente está localizado em algum lugar no seu dispositivo.
  • Um conector macho tem um ponto saliente, projetado especificamente para se ajustar ao conector fêmea. Embora este não seja o caso em todos os casos, geralmente é o que você encontrará no cabo USB.

Quais são os cabos de energia de um cabo USB?

Este cabo permite que os dados sejam transmitidos entre diferentes tipos de dispositivos. Ele também permite fornecer energia elétrica a esses dispositivos ou recarregá-los(2).

Dentro de cada cabo USB com estas capacidades você encontrará 2 fios menores. Eles são de vital importância para a transmissão de eletricidade.

Tipo de cabo Função
Cabo vermelho Destinado à transmissão de corrente.
Cabo preto Sendo o chamado "aterramento" evita possíveis acidentes ao lidar com eletricidade.

Como conectar um cabo USB a um carregador?

Normalmente, para conectar um cabo USB à fonte de alimentação, é suficiente ter um carregador com uma porta USB fêmea. Entretanto, quando este não é o caso, podemos seguir os passos abaixo para conectá-lo a um carregador de energia não USB. Você vai precisar:

  • Um Multímetro
  • Um Carregador Não-USB
  • Um Cabo USB

Passos a seguir:

1. O carregador não-USB terá dois fios: um preto e um branco. Use um multímetro para medir qual deles tem uma corrente de aproximadamente 5v.

2. Conecte o fio com essa voltagem ao fio vermelho USB.

3. Conecte o outro ao cabo USB preto.

cables usb

O número de pinos pode variar de acordo com o conector. (Fonte: HalGatewood: QM9yzAoX-GQ/unsplash.com)

Como usar um cabo USB como HDMI?

Anos atrás, usar um cabo USB como HDMI costumava ser uma tarefa complexa ou simplesmente impossível.

Os cabos USB Tipo A têm versões com uma porta HDMI. Entretanto, é difícil garantir que o sinal permaneça em alta definição.

Hoje, isso pode ser feito facilmente graças aos protocolos de velocidade, melhorando dia a dia e com a saída do cabo USB Type-C. Mas o que torna o USB C diferente do resto?

  • A existência do HDMI Alt Mode: HDMI Licensing standard permitiu o suporte a USB C. Isto foi para eliminar a grande variedade de conectores HDMI e adotar um padrão predominante no mercado.
  • Ao contrário de outros tipos de USB, a conexão USB C permite a transmissão especificada em 1.4b, atendendo aos requisitos da Alta Definição.

cable usb en puerto

HDMI significa High-Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Definição ), que significa High-Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Definição ). (Fonte: TheRegisti: PV2MG9B8B3M/unsplash.com)

Critérios de compra

Decidir entre a grande variedade de cabos USB no mercado pode ser um trabalho incômodo. É por isso que você precisa levar em conta os fatores-chave. Se você os conhece de dentro para fora, eles serão seus companheiros de batalha.

Escolha o melhor cabo USB para as suas necessidades com base nos seguintes critérios:

Compatibilidade

O que você está procurando por compatibilidade deve responder à pergunta: Com quais dispositivos eu usarei meu cabo USB? Se os conectores corresponderem, isso significa que nosso dispositivo é compatível com o cabo a ser selecionado. Infelizmente, no entanto, não funciona dessa forma.

Como é de conhecimento comum, estes cabos podem ser usados para transferir dados e/ou energia para dispositivos de carga. A busca pela melhor compatibilidade de cabos/dispositivos melhora muito o desempenho e a vida útil de ambos.

Todos os cabos USB tendem a ser muito versáteis. No entanto, abaixo, detalharemos tipos de cabos especializados para melhor compatibilidade com certos equipamentos:

  • Cabo USB para Impressoras
  • Cabo USB para dispositivos Apple
  • Cabo USB com conector longo para telefones celulares BlackView
  • Especialização em Transferência de Dados
  • Especialização em Transferência de Energia
No último uso, os regulamentos da União Européia estabelecem que o cabo USB deve ser classificado como outros condutores elétricos para uma tensão menor ou igual a 1 000 V equipados com peças de conexão.(1)

Comprimento

Quanto tempo você quer que seu cabo USB seja, quanto tempo você quer que ele seja, não é sua coisa e todos os comprimentos disponíveis no mercado deixam você tonto? Use a tabela a seguir para calcular as dimensões do cabo USB que você precisa!

Length in Metres Produto de dimensões similares
0.15M Telefone celular médio
0.3M Toalha de rosto
0.5M Cabide
1M Mesa de escritório pequena
2M Sofá de três lugares
3M Árvore de Natal artificial alta
5M Girafa média

Velocidade de Carregamento

Um dos fatores mais importantes a considerar se você estiver procurando por um cabo USB para carregar dispositivos é a velocidade. Era 2013 quando a tecnologia Quick Charge (QC) foi lançada. Isto tornou possível acelerar o carregamento da bateria de uma forma nunca vista antes.

Os cabos USB com esta tecnologia são facilmente reconhecíveis, pois são rotulados como "Carga rápida". Antes de comprar um cabo USB de carga rápida, é importante verificar nos detalhes do produto se ele é compatível com o seu dispositivo.

O Quick Charge cresceu muito desde o seu lançamento e agora tem as seguintes versões:

Technology Maximum Power
Quickcharge 1.0 10Watt
Quickcharge 2.0 18Watt
Quickcharge 3.0 18Watt
Quickcharge 4.0 27Watt
Quickcharge 4.0+ 45Watt

Material

A qualidade dos materiais com os quais um cabo USB é montado tem um impacto direto em sua vida útil. Na tabela seguinte, você encontrará os elementos mais comumente usados na construção do corpo de um cabo USB e em que pontos de uso eles se destacam:

Material Flexibilidade Durabilidade Econômico Ecológico
Nylon
PVC
TPE

Sumário

Neste artigo nós mostramos as diferentes facetas do uso de um cabo USB. É muito provável que você já tenha mais de um em sua casa. Entretanto, com estas novas ferramentas, você saberá como usá-las corretamente e como tirar o máximo proveito delas.

Você encontrou o cabo USB que você precisa?

(Fonte da imagem em destaque: Wasant Tonkun: 30990468/ 123rf.com)

Referências (2)

1. EUR-Lex - 32012R1112 - EN - EUR-Lex [Internet]. Europa.eu. [2021].
Fonte

2. EUR-Lex - 52019XC0329(02) - EN - EUR-Lex [Internet]. Europa.eu. [2021].
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Normativa oficial
EUR-Lex - 32012R1112 - EN - EUR-Lex [Internet]. Europa.eu. [2021].
Ir para a fonte
Normativa oficial
EUR-Lex - 52019XC0329(02) - EN - EUR-Lex [Internet]. Europa.eu. [2021].
Ir para a fonte
Resenhas