Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

15Horas investidas

5Estudos avaliados

50Comentários coletados

Ao entrar no mundo da computação ou da programação, frequentemente nos deparamos com conceitos diferentes e termos complexos. Neste artigo nós vamos mergulhar um pouco mais profundamente no mundo do hardware. Nós lhe contaremos tudo sobre o cabo SATA.

O cabo SATA (Serial Advanced Technology Attachment) é uma interface de conexão que evoluiu do seu predecessor PATA (Parallel ATA). Hoje, eles são usados para transferência de dados entre a placa-mãe do nosso computador com quase qualquer tipo de unidade de armazenamento.




A coisa mais importante

  • O cabo SATA é um componente que serve como uma interface entre os vários drives de armazenamento e o seu computador. Ele usa uma tecnologia de transferência de dados mais eficiente do que seu predecessor, o cabo PATA.
  • O dispositivo conectado através deste tipo de cabo pode ser trocado sem a necessidade de desligar o seu computador. Este processo é conhecido como"Hot Swap". Isto torna mais rápido e fácil instalar ou trocar diferentes tipos de dispositivos de armazenamento.
  • Existem diferentes variantes do cabo SATA, incluindo: eSATA, Micro SATA, SATA de perfil baixo, parênteses SATA. Os mais conhecidos são SATA-SATA e SATA Power.

Cabos SATA: nossas recomendações

Guia de compra: O que você precisa saber sobre o cabo SATA

Se você está considerando estudar ciência da computação, atualizar seu PC ou aprender sobre os componentes de hardware do seu computador, é de suma importância que você tenha uma boa compreensão do cabo SATA. Abaixo, nós lhe forneceremos todas as informações relevantes que você precisa saber.

conexion sata

Ao longo dos anos, novas variantes do cabo SATA foram desenvolvidas para atender às novas necessidades. (Fonte: The Roi: 160016409/ 123rf)

O que é um cabo SATA?

É um componente que serve como uma interface entre vários componentes eletrônicos e o seu computador. Ele usa uma tecnologia mais eficiente para a transferência de dados. Estes componentes podem ser: Discos rígidos tradicionais (HDD), unidades de estado sólido (SSD) e outras unidades de disco como DVD e Blu-Ray, etc.

Entre suas vantagens, podemos descobrir que economizam espaço e melhoram a velocidade de transferência de dados. Eles são finos e eficientes.

Além disso, o disco conectado pode ser trocado por outro dispositivo sem a necessidade de desligar o computador. Esta capacidade de substituição é conhecida no mundo do hardware como"Hot Swap". A seguir está uma lista resumida das vantagens e desvantagens do cabo SATA.

Vantagens
  • Velocidade de transferência de dados mais rápida
  • O cabo ocupa menos espaço
  • Troca rápida de disco: Hot Swap
  • É atualmente a interface mais utilizada. Ele permite o uso de drives SSD.
Desvantagens
  • Eles custam mais do que a interface predecessora (IDE)
  • Alguns drives antigos não possuem conectores SATA
  • Apenas um dispositivo é conectado por cabo.

Para que serve um cabo SATA?

O cabo SATA é o meio pelo qual podemos comunicar eficientemente a placa-mãe do nosso computador com diferentes componentes de armazenamento.

Existem diferentes versões SATA 1.0, 2.0, 3.0. Todos eles cumprem a função de estabelecer uma conexão física direta entre dois dispositivos sem interferência.

A diferença entre as 3 versões está na velocidade de transmissão de dados.

Características cabo SATA 1.0 cabo SATA 2.0 cabo SATA 3.0
Velocidades 150 MB/s 300 MB/s 600 MB/s
Designação SATA 1.5 Gb/s SATA 3 Gb/s SATA 6 Gb/s
Freqüência de transmissão em MHz 1500 MHz 3000 MHz 6000 MHz

Onde você conecta um cabo SATA?

Para começar, deve-se mencionar que os cabos SATA são divididos em cabos de dados (cabo SATA-SATA) e cabos de energia (cabo de energia SATA). Deve-se notar que os cabos SATA, devido ao seu tipo de interface, são conectores ponto a ponto.

Por causa disso, no caso do cabo de dados SATA, uma parte do cabo tem que ser conectada ao dispositivo e a outra à placa-mãe do nosso computador. Enquanto isso, no cabo SATA de energia, um lado é conectado ao dispositivo e o outro à fonte de alimentação.

Que tipos de cabos SATA existem?

Enquanto os cabos SATA mais conhecidos e mais procurados são os cabos SATA de dados e energia, agora existem inúmeras variantes do cabo SATA. Estes foram desenvolvidos para atender às necessidades específicas de diferentes usuários. No total, nós temos os seguintes tipos

  • Micro SATA.
  • e-SATA.
  • SATA de perfil baixo.
  • Parênteses SATA.
  • SATA-SATA.
  • POTÊNCIA SATA.

Que outros tipos de uso os cabos SATA têm?

Além do uso convencional já explicamos, as novas variantes, têm funções diferentes. Aqui nós iremos explicá-los em detalhes

  • Micro SATA: Este tipo de cabo é ideal para espaços muito pequenos, como dentro de um laptop, já que os conectores de dados e de energia são combinados para reduzir o tamanho. Ele também pode ser usado como um adaptador para unidades de armazenamento mais antigas.
  • eSATA: Este tipo de cabo é usado para conectar um dispositivo de armazenamento externo ao seu laptop. Ela também tem uma proteção especial e resistência devido à superexposição que tem.
  • SATA de baixo perfil: Estes são cabos muito mais finos usados em espaços ainda menores, como nos novos PCs para jogos Mini PC. É amplamente utilizado quando a placa gráfica dificulta a conexão de um cabo SATA médio.
  • Suportes SATA: Este tipo de conexão é usado para transformar as portas SATA internas da sua placa-mãe em portas eSATA. Uma ponta toma o lugar de uma célula PCI, à qual dispositivos externos estão conectados.

cables sata

Os adaptadores de cabo SATA estão disponíveis para vários tipos de conexão como Molex, SAS, USB ou IDE.

Critérios de compra

Ao comprar um cabo SATA, é importante que você considere uma série de fatores para ajudá-lo a fazer uma compra informada e segura. Abaixo listamos as coisas mais importantes a considerar.

Tipo de conexão

O tipo de conexão é uma parte crítica da sua compra. Você pode ter uma má surpresa quando instalar o cabo em seu computador e ele não é adequado.

Dependendo da conexão, o conector do cabo SATA pode ter pequenas variações para atender necessidades específicas.

Características

Ao longo dos anos, surgiram variantes do clássico cabo SATA, que têm características específicas. O cabo SATA de baixo perfil é um cabo super fino, ideal para montagens onde não há muito espaço disponível. Micro cabos SATA são feitos precisamente para conexão a pequenos laptops.

É por isso que é imperativo considerar a função correta do seu cabo SATA antes de fazer uma compra.

Se você não o fizer, você pode comprar o cabo errado para suas necessidades e perder seu tempo e dinheiro desnecessariamente.

Adaptadores

Às vezes você precisará instalar um cabo SATA em um dispositivo que não tenha uma conexão SATA. É nestes casos que um adaptador de cabo SATA será o seu melhor aliado.

Cuidadosamente contemplando quais conectores seu computador ou dispositivo de armazenamento tem é essencial para comprar o cabo SATA certo com o adaptador certo.

Ângulo de cabeça

Haverá momentos em que, devido à localização dos dispositivos a serem conectados, você não será capaz de movê-los a seu critério, e você terá que jogar com as cartas que você tem.

É nestes momentos que você precisa procurar um cabo SATA com o ângulo de cabeçalho direito para você, pois existem diferentes tipos de cabeçalhos: L, esquerdo ou direito.

Suporte de pressão

Atualmente, é quase um requisito básico que o cabo SATA venha com um suporte de pressão, o que ajuda a manter a conexão entre os dois dispositivos segura. Entretanto, ainda existem modelos vendidos que não possuem este suporte e geralmente não são a melhor escolha para o usuário médio.

Vale a pena notar que, em certas ocasiões específicas, um cabo sem suporte pode ser benéfico, pois permite que o cabo seja removido mais rapidamente. É por isso que considerar o suporte de pressão como um critério é essencial ao fazer uma compra.

Sumário

Nossos dispositivos de armazenamento atuais têm velocidades de conexão extremamente rápidas, que requerem uma conexão SATA para funcionar. Portanto, é ideal tê-los disponíveis para adicionar um drive de armazenamento ao seu computador ou no caso do seu cabo SATA quebrar.

Se o seu cabo SATA quebrar, você ficará sem todos os dados no drive e, em alguns casos, sem o próprio computador, pois muitas vezes você só tem um disco rígido no seu computador.

O uso de conexões e cabos SATA no mercado está agora padronizado. Portanto, em breve será quase impossível encontrar produtos com conexões mais antigas. É por isso que é uma boa idéia mudar para este tipo de tecnologia ou, pelo menos, ter estes tipos de cabos em mãos. Se você achou este artigo útil, deixe um comentário!

(Fonte da imagem em destaque: Dragana Gerasimoski: 43762757/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas