Imagem mostra um cabo RCA vídeo-componente em destaque.
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

14Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você precisa de um novo cabo RCA para suas conexões de áudio e vídeo? É preciso escolher um modelo confiável e resistente, capaz se realizar sua função com tranquilidade por muitos anos!

Os cabos RCA são muito antigos, mas ainda têm espaço como conectores de dispositivos variados. No decorrer do nosso artigo, você descobre tudo sobre eles e aprende como acertar na sua compra!




Primeiro, o mais espaço

  • Cabos RCA ainda são usados para ligar muitos dispositivos de áudio e servem para conexões de vídeo em equipamentos um pouco mais antigos.
  • O cabo RCA mais conhecido é o com três conectores, sendo um branco, um amarelo e um vermelho. Ele é chamado de “vídeo-componente”, mas vem perdendo espaço para o cabo HDMI.
  • A durabilidade é um aspecto indispensável em cabos RCA. Você deve optar por modelos bem-avaliados e com acabamento de alto nível.

Os melhores cabos RCA: Nossas recomendações

Nós conversamos com usuários e profissionais e selecionamos alguns dos cabos RCA de melhor reputação. Todos são sinônimos de confiança e durabilidade.

Guia de compra: Tudo o que você precisa saber sobre cabo RCA

Você sabe exatamente o que é e para que é usado um cabo RCA? Em nosso guia de compra, trazemos as principais informações sobre esse famoso conector.

Imagem mostra um cabo RCA em destaque.

Cabos RCA ainda são fundamentais para conexões de áudio. (Fonte: Bru-nO / Pixabay.com)

O que é um cabo RCA?

Os cabos RCA, sigla de “Radio Corporation of America”, a empresa que os criou, surgiram como alternativa para conexões de áudio e rádio ainda na década de 1940. Entre os tipos de conectores que seguem em uso ainda hoje, estão entre os mais antigos.

Cabos RCA surgiram para uso com equipamentos de áudio, mas depois foram adaptados para vídeo.

É um tipo de cabo com padrões de cores de fácil identificação e que sempre foi associado a equipamentos de áudio, mas também ganhou usos com vídeo. Ele é protegido por uma malha isolante de muita qualidade que impede interferências e trabalha com frequências baixas.

Você provavelmente já viu cabos RCA: Aqueles com três cores, vermelho, branco e amarelo, muito comuns em video-games e DVDs até alguns anos atrás, são os mais famosos.

Quais os equipamentos que usam cabos RCA?

Há muitos dispositivos que pedem por cabos RCA. Confira alguns:

  • DVDs e Blu-Ray players: Os aparelhos mais antigos de DVD e Blu-Ray ainda não tinham conexão HDMI e, por isso, usavam cabos RCA.
  • Consoles antigos: Da mesma forma, por muitos anos os consoles de mesa se ligavam aos televisores por meio dos cabos RCA.
  • Home theaters: O uso dos cabos RCA ainda é dominante no mercado dos home theaters, já que eles continuam excelentes para áudio.
  • Mesas de som, caixas de som e equipamentos sonoros: O principal uso dos cabos RCA atualmente é em equipamentos de áudio como mesas de som e caixas de som.

Os cabos RCA já foram substituídos pelos HDMI para conexão de vídeo em equipamentos modernos, mas ainda seguem muito importantes para o áudio.

O que um cabo RCA automotivo deve ter?

Além de em sistemas audiovisuais caseiros e profissionais, é muito comum o uso de cabos RCA para som automotivo. O padrão é o mesmo dos demais.

É fácil encontrar nos cabos RCA automotivos um acabamento especial, como blindagem em ouro e prata e composição em cobre puro. Isso acontece porque estão mais expostos do que aqueles usados dentro de casa, que muitas vezes sequer serão desconectados por longos períodos de tempo.

Por mais que um cabo RCA automotivo seja similar aos demais, você deve prestar especial atenção no acabamento ao fazer a sua escolha.

Quais os padrões de cores de cabos RCA?

Cabos RCA podem assumir diversas cores dependendo de quais são suas funções. Normalmente, os modelos vendidos contam com uma junção deles, como no caso dos indicados para vídeo-componente que juntam vermelho, amarelo e branco.

Confira uma tabela com o uso padronizado de cada cor em cabos RCA:

Cor do cabo Uso padronizado
Amarelo Vídeo analógico
Branco Canal esquerdo do som estéreo
Vermelho Canal direito do som estéreo
Verde Áudio central
Azul Canal esquerdo em som surround
Cinza Canal direito em som surround
Marrom Canal esquerdo traseiro em som surround
Bege Canal direito traseiro em som surround
Púrpura Subwoofer

Quais os tipos de cabo RCA?

Como os cabos RCA possuem diferentes usos e cada cor tem a sua própria função, existem variações sobre como você pode encontrá-los no mercado. Preste atenção para não comprar a versão incorreta.

  • Cabo RCA vídeo-componente: É o famoso cabo vermelho, amarelo e branco que liga aparelhos de vídeo mais antigos a TVs. Muito útil se você tem um DVD ou Blu-Ray Player, por exemplo.
  • Cabo RCA para som surround: Indicado para home theaters, usa seis conectores de cores diferentes, conforme mostramos na tabela acima.
  • Cabo RCA S/PFID: É o mais moderno dos cabos RCA e serve para transmitir áudio digital de um dispositivo a outro sem perda de qualidade. Usado em equipamentos de som variados e até TVs modernas.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um cabo RCA

Agora que você já entende os padrões de cores dos cabos RCA e sabe quais tipos podem te ajudar, é hora de diferenciar os modelos. Vamos debater importantes critérios técnicos:

Metragem

Um dos pontos importantes para diferenciar cabos RCA é a metragem. Você precisa saber qual a distância que os equipamentos que precisam ser conectados ficam entre si e, portanto, qual o comprimento de cabo ideal.

Não compre um cabo caso ele não tenha a metragem suficiente para ir de um equipamento a outro. Pensando no futuro, pode ser ideal comprar o modelo com o maior tamanho que você encontrar, garantindo que tal critério nunca será um problema.

Imagem mostra um cabo RCA com duas pontas.

Cabos RCA são importantes aliados no entretenimento audiovisual doméstico. (Fonte: PDPics / Pixabay.com)

Durabilidade

O maior problema que um cabo RCA pode apresentar é a pouca durabilidade. É comum que, logo após algum tempo de uso, modelos de qualidade inferior comecem a apresentar problemas.

Blindagens e acabamento do pino são essenciais para a durabilidade do cabo RCA.

Para conseguir um cabo de maior durabilidade, você deve observar a reputação da marca e as avaliações do modelo pelos consumidores, mas também algumas outras características importantes como as blindagens e o acabamento dos pinos.

Os cabos RCA podem ter até três blindagens. A primeira serve para reduzir o nível do ruído, a segunda é uma malha de metal que envolve os condutores e a terceira cobre a segunda com uma capa também metálica. Quanto mais, melhor.

Sobre o acabamento do pino, metais em geral são bons materiais, mas o ouro é a melhor escolha.

Resumo

Cabos RCA são muito antigos, mas ainda úteis para conexões de vídeo com dispositivos não tão modernos e, principalmente, para áudio. Equipamentos como mesas de som e home theaters precisam bastante deles.

Ao comprar um cabo RCA, o mais importante é acertar nos conectores, que são padronizados por cores. Além disso, preste atenção no acabamento para que não haja nenhuma surpresa com baixa durabilidade.

(Fonte da imagem destacada: Vlada Koliada / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas