Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

Como escolhemos

50Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

70Comentários coletados

Com o cabo Lan correto, o desempenho da rede em casa e no escritório pode ser maciçamente aumentado. Se você usar o cabo errado, você pode experimentar falhas e, no pior caso, ter que colocar cabos ou bandejas de cabos cruzados novamente.

Aqui nós apresentamos nosso teste de cabo Lan 2021. Nós queremos ajudá-lo a encontrar os cabos certos para a sua rede. Nós listamos e comparamos os diferentes cabos Lan com suas larguras de banda. Nós gostaríamos de apoiá-lo na sua decisão de compra.




O mais importante

  • Cabos LAN bem blindados permitem altas taxas de transmissão e uma conexão livre de interferências.
  • Agora há cabos de rede muito flexíveis com alta largura de banda e boa blindagem.
  • Cabos high-end permitem a transmissão de alta qualidade no setor multimídia.

Cabo Lan: nossa recomendação dos melhores produtos

O mercado está repleto de cabos Lan. Mas infelizmente, nem todo cabo de rede é recomendado. Para ajudá-lo em sua busca, listamos os melhores cabos Lan abaixo.

Cabo Lan: critérios de compra e avaliação

A seguir, mostraremos e explicaremos os critérios mais importantes que são relevantes para a compra de cabos. Isto o ajudará a escolher o cabo Lan correto da enorme variedade em oferta.

Nas próximas seções nós lhe mostraremos o que você deve procurar.

Tamanho

Os cabos Lan vêm em comprimentos diferentes. Entretanto, nem todo comprimento de cabo é recomendado, pois o comprimento tem um papel importante para uma boa taxa de transmissão.

A partir de um comprimento de cabo de 100 m, a atenuação é um aspecto importante na escolha do comprimento certo.

Por exemplo, os cabos de rede CAT 5 e CAT 6 não devem exceder 100 m de comprimento. Cabos sem blindagem devem ter no máximo 10 m, caso contrário a qualidade da transmissão será prejudicada.

A atenuação deve ser escolhida o mais baixa possível para que o comprimento máximo do cabo possa ser usado. A qualidade e a velocidade de transmissão estão então no seu máximo.

Além disso, a seção transversal do cabo é de extrema importância. Os cabos redondos são estáveis, enquanto os planos são muito instáveis porque não podem blindar bem. Os cabos planos, no entanto, são frequentemente colocados onde não há espaço.

Largura de banda

Quanto maior a freqüência selecionada, mais material de dados é transmitido simultaneamente.

O Cat 5 com 100 MHz é usado em redes domésticas, bem como em escritórios. Entretanto, os dispositivos domésticos usuais são projetados para receber apenas 1 gigabit por segundo como padrão.

O Cat 6 com 250 MHz é usado na transmissão de dados, multimídia, ATM e voz. CAT 6a já pode alcançar 10 Gigabit Ethernet a 500 MHz.

O Cat 7 com 600 MHz é usado em sistemas de vigilância por vídeo. O Cat 8 com 1600 MHz é mais usado em centros de dados.

Blindagem

Blindagem adequada também é um fator essencial para garantir que a transmissão de dados satisfatória chegue ao final. Os cabos não blindados são marcados com um U ou UTP e devem ser colocados com o comprimento máximo de 10 m a uma distância de outros cabos.

Os cabos Lan sem blindagem não devem ser colocados perto de cabos de energia, pois isso pode causar interferência.

Eles têm uma bainha feita de plástico. É mais flexível e fácil de instalar cabos.

As letras S ou UTP ou FTP significam blindagem de luz. Aqui a blindagem é feita com cobre ou alumínio. No entanto, o cabo é mais rígido e não dobra bem. Esta blindagem é uma boa alternativa para um cabo não isolado.

Além disso, a bainha dupla oferece proteção dupla. Estes cabos são chamados de S/STP ou S/FTP. Aqui, os núcleos individuais são duplamente revestidos com cobre ou alumínio e, portanto, oferecem a melhor proteção.

Flexibilidade

AWG significa "American wire gauge" e descreve a espessura de um fio no cabo de rede. Quanto menor o valor, maior o núcleo interno do cabo. Um cabo UTP, por exemplo, tem um valor de AWG 23 ou 24.

Eles são considerados particularmente flexíveis, infelizmente com muito pouca blindagem. Flexível é chamado de "encalhado" e rígido é chamado de "sólido". Você pode usar esses valores e designações como um guia.

Às vezes ajuda pegar o cabo em sua mão e dobrá-lo. Com um cabo rígido, você deve certificar-se de que o raio curvado seja suficiente. É também por isso que eles são usados para assentamento.

Cabo Lan: Perguntas e respostas freqüentes

Na próxima seção nós responderemos as perguntas mais importantes sobre cabos Lan. Nós compilamos as perguntas importantes para você abaixo. Nós responderemos brevemente.

Para quem é adequado um cabo Lan?

Para aqueles que querem uma rede estável, um cabo Lan é o mais adequado. Em contraste com a WLAN, o cabo Lan é mais seguro, mais estável e mais rápido. Além disso, o desempenho é melhor do que o da WLAN.

Se o sistema WLAN estiver configurado corretamente, ele também é mais seguro. Por outro lado, é impossível tocar os dados através de um cabo Lan do que através de sinais de rádio. O cabo LAN teria que ser "grampeado".

Em termos de velocidade, um cabo LAN pode transmitir até 10 gigabits por segundo de dados.

A WLAN, por outro lado, só pode gerenciar um máximo de 2,5 gigabits por segundo.

Os sinais de rádio podem ser perturbados por outros sinais que não ocorrem com o cabo Lan. Por esta razão, o uso do cabo LAN é a melhor escolha.

Quais são os tipos de cabos Lan existentes?

Os cabos Lan são classificados nas categorias "CAT". Eles são divididos em classes 1 a 8 e são padronizados. Quanto maior a categoria, mais potente é o cabo de rede. Cat 5, Cat 6, Cat 7 e Cat 8 são usados para a criação de uma rede espacial.

CAT 5 é o clássico. Os dados são transmitidos aqui a uma freqüência de 100 MHz. Isto significa que 1 Gitabit por segundo pode ser transmitido. A vantagem especial é: nenhuma perda de dados e a transmissão de dados pode ocorrer em várias distâncias.

Embora o Cat 6 tenha uma freqüência maior de 250 MHz, ele também pode transmitir 1 Gitabit por segundo de dados. Entretanto, a distância máxima é limitada a 100 m. Como distâncias mais longas reduzem a qualidade da transmissão de dados, o cabo deve ser bem isolado.

lan-kabel-test

Os poderosos cabos Lan permitem altas taxas de transmissão e, portanto, Internet rápida e suave. (Fonte da imagem: Stephen Phillips /unsplash)

Cat 7 atinge 10 gigabits por segundo com uma freqüência de até 600 MHz. O CAT 8 atinge 40 gigabit Ethernet com uma freqüência de operação de 1600 a 2000 MHz. Para reduzir a interferência, é importante isolar bem o cabo e mantê-lo na distância certa dos outros cabos.

Category Speed Frequency in megahertz
CAT 5 1 Gitabit por segundo 100
CAT 6 1 Gitabit por segundo 250
CAT 7 10 Gitabit por segundo 600
CAT 8 40 Gitabit por segundo 1600 - 2000

Quais alternativas existem para os cabos Lan?

Alternativamente, você pode sempre verificar primeiro se a conexão existente pode ser melhorada. Se puder, você pode melhorar a conexão usando um cabo de maior qualidade. Caso contrário, nós listamos três alternativas abaixo.

Alternativa Descrição
W-LAN Wireless Local Area Network ou também chamada de Wireless Lan ou WLAN. Uma rede de rádio local sem fios é utilizada para estabelecer a ligação do router ao computador.
DLAN Com o direct-Lan, a ligação é encaminhada através do cabo de alimentação. Este método é adequado para poupar em material de cabos.
Surfstick O surfstick é uma solução móvel prática. Estabelece uma ligação à Internet como um modem de rádio. A vantagem particular é que pode ser utilizado rapidamente em quase qualquer lugar, mas as taxas de transmissão são baixas

Com o Direct-Lan, a conexão é roteada através do cabo de energia
Lan ou Local Area Network é uma rede que requer um cabo específico para criar uma rede de área local. O cabo Lan também é chamado de cabo de rede, cabo de patch, cabo de computador, cabo de internet ou cabo de par trançado.

lan-kabel-test

Com o cabo Lan correto, o desempenho da rede em casa e no escritório pode ser maciçamente aumentado. (Fonte da imagem: Markus Spiske / unsplash)

Este cabo é usado para conectar vários dispositivos, por exemplo: roteador, impressora e PC. O cabo tem uma ficha RJ45. Ele tem uma trava de travamento e assim que é pressionado na tomada, ele trava no lugar. A proteção da curva está localizada entre o plugue e o cabo. Isto protege o cabo no ponto sensível entre o cabo e a cabeça.

No entanto, se você mal move o cabo, você também pode deixar de fora a proteção de dobras. Os seguintes tipos estão disponíveis: Cabos de patch, cabo cruzado e cabo de instalação.

O cabo patch é o tipo clássico e mais comum de cabo. Ele é usado para conectar computadores, switches e roteadores para formar uma rede básica. Há versões com cabo de cobre, bem como com fibra de vidro.

O cabo cross-over é usado para conectar vários PCs diretamente, sem um switch ou roteador. O cabo de lay-over é usado quando uma ampla infra-estrutura de rede está sendo montada.

O que eu tenho que considerar com cabos Lan?

Vale a pena pensar antes de comprar. Porque se você pegar o cabo de rede errado, você já pode ter que substituir o cabo por causa de fatores de interferência. Isso seria muito irritante. Além disso, pode ser que certos cabos ou larguras de banda sejam necessários devido à compra de novos equipamentos.

Pode haver campos eletromagnéticos nas proximidades ou o roteamento de cabos pode funcionar perto da sua caixa de eletricidade. Portanto, é aconselhável o uso de cabos bem blindados.

lan-kabel-test

Os cabos Round Lan são mais estáveis do que os cabos planos. (Fonte da imagem: Allan Gavin / Unsplash)

Se o cabo é movido com freqüência, um protetor de dobra é uma boa idéia. Também é importante saber que tipo de cabo usar. Os tipos são descritos brevemente no último capítulo.

Além disso, é crucial a quantidade de gigabits por segundo a serem transmitidos. Portanto, surge a questão da categoria do cabo. Estas foram listadas na tabela. Então você deve procurar quais plugues são necessários.

Como eu coloco um cabo Lan?

Preparação: Primeiro faça um plano de onde os cabos são melhor colocados. Pequenas distâncias são recomendadas. Agora escolha quais cabos são adequados para você, de acordo com os critérios acima.

Se longas distâncias de até 100 m estiverem envolvidas, você pode usar um cabo de rede CAT 5. Se o roteamento estiver sujeito a campos eletromagnéticos, você deve então prestar atenção a uma boa blindagem.

Se altas velocidades e redes sem problemas são importantes para você, você também pode escolher um cabo CAT 6 ou CAT 7. Dependendo de quantos gigabits sua rede precisa.

Implementação: Você deve colocar seu roteador em um local central na casa. Primeiro verifique em todas as salas se a conexão está funcionando. Os caminhos já podem ser revestidos com duto de cabos ou tubos.

Assim que você tiver conectado os cabos Lan e receber um sinal positivo, os canais podem ser fechados.

Conclusão

A instalação de uma rede com um cabo Lan tem claras vantagens sobre a WLAN. Estabilidade, segurança e velocidade são critérios importantes para permitir serviços de streaming e downloads, por exemplo.

Aqueles que colocam altas exigências em sua rede devem considerar alguns aspectos ao comprar, mas também olhar para o futuro. Os critérios importantes de compra são largura de banda, tamanho, blindagem e flexibilidade. Esperamos que isto tenha lhe dado uma boa visão geral.

Imagem: 123rf.com/ 13558007

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas