Ultima atualização: 30 de julho de 2021

Como escolhemos

23Produtos analisados

17Horas investidas

5Estudos avaliados

90Comentários coletados

O cabo HDMI tem o objetivo de substituir a conexão analógica do passado. É por isso que é importante saber como usá-lo, que benefícios ele oferece em termos de qualidade de imagem e onde você pode conectá-lo. Nós lhe diremos o que você precisa saber antes de fazer a sua compra. Então você pode escolher o mais adequado para você.

Você também verá aspectos fundamentais de sua tipologia e características. Isto o ajudará a entender o que você está usando. Além disso, nós vamos dar uma olhada extra em como os outros usam a tecnologia HDMI. Tudo isso sem muitos detalhes técnicos e de uma forma coloquial. Desta forma, você será capaz de entendê-lo, não importa o quanto você saiba sobre o assunto.




A coisa mais importante

  • HDMI é tudo sobre cabos, qualidade de imagem, alta largura de banda e transmissão de dados. Esta conexão tem diferentes conectores e versões. Estes devem ser conhecidos a fim de fazer o uso mais eficaz possível.
  • Há muitos dispositivos que não têm uma porta HDMI. No entanto, isto não significa que devemos descartá-los. Pelo contrário, há várias maneiras de adaptá-las à conexão HDMI. Nós também temos opções alternativas para HDMI e funções além da imagem HD.
  • Nós lhe apresentaremos vários critérios a serem considerados ao selecionar o seu cabo HDMI. Por exemplo, comprimento do cabo, tipo de conector e versão. Estes não devem ser negligenciados ao adicionar o seu produto ao seu carrinho.

Cabo HDMI: nossas recomendações

Guia de compra: O que você precisa saber sobre cabos HDMI

Agora vem a parte em que nós aprendemos um pouco mais sobre o cabo HDMI. Embora seu uso já esteja bastante padronizado, nós nem sempre sabemos exatamente o que é. Se você pertence a este clube, fique por aqui e acompanhe-o até o fim.

cable hdmi

Verifique a velocidade e qualidade da conexão do seu cabo, (Fonte:PIX1861:643728/pixabay.com)

O que é um cabo HDMI e por que usá-lo?

Para começar, o termo HDMI significa High-Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Definição). Em inglês significa High-Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Definição). Em geral, HDMI refere-se a cabos e à transmissão de dados que ocorre sobre eles. Além disso, essa troca ocorre de forma bidirecional. Isto garante auto-configuração e fácil controle.

O uso deste conector é padronizado, o que significa que em qualquer lugar do mundo ele é a mesma porta. Por esta razão, você não tem que se preocupar se o dispositivo que você quer tem ou não esta conexão.

Entretanto, você terá que levar em conta que nem todos os dispositivos dos anos anteriores possuem esta porta. Ele também elimina a complexidade e a confusão de múltiplos cabos e reduz o custo total. É claro, vídeo e áudio multicanal são de alta definição. Para torná-lo mais simples e resumido, mostraremos a você as seguintes vantagens e desvantagens (1).

Vantagens
  • Utiliza um único cabo para áudio e vídeo
  • Garante alta qualidade de imagem
  • A conexão é bidirecional
  • Dada a alta largura de banda, seus usos vão além da qualidade de imagem e som
  • O conector é o mesmo, não importa em qual região você esteja em
Desvantagens
  • Pequena diferença apreciável no preço
  • Conectores suscetíveis a danos por força externa
  • Não transmite sinal analógico

Que tipos de cabos HDMI existem?

Desde o advento do HDMI, conectores de diferentes tipos, tamanhos e versões têm sido lançados. Portanto, para classificá-los usaremos como referência o conector, a versão e a velocidade em gigabytes por segundo (Gbps).

Conector Versão Velocidade (Gbps)
Tipo A ou Normal 1.0 4.95
Tipo B ou Dual-Link 1.1 4.95
Tipo C ou Mini HDMI 1.2 4.95
Tipo D ou Micro HDMI 1.3 10.2
Tipo E 1.4 2.0 2.1 1.2 18 48

Tipos de conectores

No caso de conectores, é bastante simples. Os tipos A, C e D são aqueles em que você está mais interessado. A função é a mesma e a diferença está no dispositivo a ser conectado. Da mesma forma, conectar um smartphone a uma TV não é o mesmo que conectar uma câmera a um computador. No entanto, nós lhe mostraremos como torná-lo mais simples e mais bonito.

  1. Tipo A ou Normal: Este é o conector mais difundido no mercado. É também o mais utilizado pela grande maioria dos dispositivos. É também o mais conhecido e o que deu vida ao HDMI em seus primórdios.
  2. Tipo B ou Dual-Link: É um conector que pode carregar um canal de vídeo expandido para televisores de alta qualidade. Entretanto, ele está quase extinto e não é encontrado em nenhum dispositivo no mercado.
  3. Tipo C ou Mini HDMI: Foi criado com dispositivos menores em mente. Por exemplo, telefones celulares, tablets, laptops e algumas câmeras de vídeo ou foto. É pequeno e mais compacto em comparação com o original. Além disso, ele se caracteriza por ser plano e alongado.
  4. Tipo D ou Micro HDMI: É ainda menor e bastante similar ao micro USB. Poucos dispositivos o usam, portanto não é tão comum. Geralmente é feito para certas câmeras fotográficas e de ação.
  5. Tipo E: Este é um tipo de conector especialmente feito para a indústria automotiva. É maior do que as anteriores e tem características de segurança para evitar a desconexão.

O conector Dual-Link não foi comercializado porque quando o HDMI 1.3 foi liberado, a velocidade era maior do que ela podia suportar.

Versões

Referir-se às versões é como falar sobre o iPhone. Os 7 e 8 têm pouca diferença, mas os 6 e 11 são grandes mudanças. O mesmo é verdade em nosso contexto. A maioria das mudanças são em velocidade, quadros ou quadros por segundo (FPS). Nós vamos mostrar a você por aqui.

  • V1.0: Este foi o primeiro e foi basicamente como unir os antigos cabos A/V em um só. É raro encontrar tais cabos. Especialmente aqueles capazes de transmitir qualidade de imagem freqüentemente usada.
  • V1.1: A diferença mais significativa é a adição de suporte de áudio DVD. Caso contrário, o mesmo que o anterior.
  • V1.2: Permitiu o uso de configurações personalizadas ao invés daquelas já designadas em uma lista. Ele também adicionou suporte para o formato de áudio One Bit. Esta foi uma melhoria significativa para o uso do computador.
  • V1.3: Adiciona maior largura de banda, permitindo maior velocidade. Também inclui suporte para Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio, que são melhorias na qualidade de áudio. É nesta versão que o conector Type-C aparece.
  • V1.4: Tem a capacidade de suportar uma resolução de 4K, embora com uma frequência menor. Além disso, ele inclui a possibilidade de conexão a uma rede Ethernet usando o mesmo cabo. Além disso, ele adiciona suporte à tecnologia 3D e ao conector Tipo D.
  • V2.0: A alta qualidade chega. Ele traz maior largura de banda, permitindo 4K em maior freqüência. No momento, ele é o mais utilizado no mercado e adicionou suporte ao vídeo High Dynamic Range(HDR). As versões atuais são compatíveis com versões anteriores. Isto não se aplica ao contrário.
  • V2.1: Esta é a mais completa de todas as outras. Tanto assim que a largura de banda permite quase três vezes a velocidade da versão anterior. Em outras palavras, ele permite o uso de 8K com o dobro da freqüência. Para desfrutar do seu uso, um tipo específico de cabo é necessário. Por esta razão, ele ainda não é tão amplamente utilizado quanto o anterior.
A resolução 4K é uma melhoria na qualidade da imagem. Ele permite quadruplicar a resolução de Alta Definição ou HD. Também é conhecido como Ultra HD (2).

Velocidade

Agora vamos explicar a parte da velocidade. Nós sabemos, parece complicado. Velocidade no cabo? Não é como se fosse uma motocicleta. Bem, na verdade, é um fator muito importante quando se trata de selecionar o cabo que vamos usar para o nosso dispositivo. A velocidade está ligada ao número de quadros por segundo que ela transmite ou ao número de fps. Por sua vez, ele está relacionado ao tamanho da transmissão de dados medido em Gyga Bytes por segundo (Gbps). Dito isto, nós levantaremos seu espírito com a seguinte tabela para deixá-lo claro para você. Nós acrescentaremos se 4K é ou não suportado e em que fps.
Versão Velocidade (Gbps) 4K a 30 fps 4K a 60 fps 4K a 120 fps
1.0 4.9
1.1 4.9
1.2 4.9
1.3 10
1.4 10
2.0 18  
[2.1 48

Posso adaptar o HDMI aos dispositivos que não o têm?

A resposta é sim e não. Nós temos dito que esta tecnologia não transmite sinais analógicos. Portanto, você pode esquecer isso. Mas existem outros que permitem sinais digitais. Para explicar esta seção, precisamos primeiro falar sobre alguns tipos de portas que podem ser usadas em nosso contexto (1).

  • RCA: Estes são os há muito esquecidos cabos de áudio e vídeo. Eles vinham em trios e geralmente eram um amarelo para vídeo e os outros dois brancos e vermelhos para áudio.
  • DVI: Esta foi a substituição do sistema analógico VGA de conexão entre um computador e uma televisão. Ele tem uma maior largura de banda e permite a transmissão de vídeo de alta definição.
  • SCART: Também conhecido como SCART, ele facilita a conexão entre vários dispositivos, incluindo receptores de satélite. Seu uso foi difundido em quase todos os lugares do mundo, exceto nas Américas. Entretanto, seu uso declinou com o advento do HDMI.

Embora existam mais destas portas, com diferenças e usos diferentes, estas são algumas das que você tentará adaptar ao HDMI. Conforme a tecnologia avança, novas maneiras de misturar o velho com o novo estão surgindo. Geralmente, você encontrará cabos com conexões diretas com o que você está procurando. Você também encontrará switchers (pequenas caixas com sistemas de conversão dentro).

cable hdmi gris

O cabo HDMI substitui a conexão analógica. Além disso, ele une o sinal de áudio e vídeo em um único cabo. (Fonte: wirestock: 156473620/ 123rf.com)

O HDMI tem canais?

Como uma questão de conhecimento geral, sim, ele tem canais e eles estão envolvidos no funcionamento interno. Estes canais são os usados pelo protocolo HDMI para transmitir informações, verificá-las e protegê-las. Uma delas é o CEC(Consumer Electronics Control). Ele permite o controle de dispositivos através de outros dispositivos conectados ao HDMI, ou entre eles mesmos.

O mais importante é o canal TMDS (Transition-Minimized Differential Signaling). Ela é responsável pela transmissão de dados. Ele também fornece uma espécie de feedback para verificar o sinal em busca de ruído ou interferência.

A conexão HDMI não é permitida para fazer cópias do áudio e vídeo transmitidos, de acordo com as especificações do HDCP. Qualquer fabricante que permita a cópia em seus dispositivos terá sua licença HDMI retirada. Consequentemente, seus equipamentos serão colocados na lista negra.

Que alternativas ao HDMI existem?

Neste ponto, você não pensaria que nós não queremos outra coisa além do HDMI para nossa conexão. Entretanto, nós temos duas opções: uma a montante e outra não tão a montante.

Cabo de fibra ótica. Principalmente, é a transmissão de dados usando a luz como um meio. É uma alternativa possível ao HDMI, mas com certas desvantagens. Uma das principais desvantagens é a largura de banda. Isto significa que o HDMI tem uma velocidade e capacidade de transmissão mais altas. No entanto, este cabo ainda é amplamente utilizado por uma variedade de dispositivos e em uma variedade de usos.

Displayport. É uma alternativa ao HDMI que tem maiores qualidades. No entanto, não é tão amplamente utilizado. É largamente aplicado em conexões entre computadores e visores. Especificamente, em placas de vídeo. Ou seja, nós podemos chamá-lo como herdeiro dessas conexões. Além disso, tem um mecanismo de segurança que impede a desconexão. Além disso, ele é totalmente compatível com a porta USB Type-C.

Para que mais serve o HDMI?

Você acha que a tecnologia HDMI é apenas para transmitir imagens e som de alta qualidade? Então você não está olhando para o panorama geral. Vários estudos têm encontrado aplicações tão diversas quanto o uso em realidade virtual (5). Onde uma largura de banda muito alta é necessária devido à grande proporção de informação necessária para ser transmitida.

Outros fizeram uso do próprio projeto para resolver problemas apresentados em sistemas de codificação de vídeo (4). Em outras palavras, estes processadores de vídeo podem exibir imagens de alta qualidade sobre HDMI usando a própria estrutura interna da HDMI. Também podemos incluir a criação de equipamentos de transmissão que inovam a transcrição de linguagem em níveis mais altos (3).

tarjeta grafica

Os novos dispositivos multimídia têm conexões HDMI, na maioria dos casos. (Fonte:backpack-studio:d6gyCYCYQU1vc/unsplash.com)

Critérios de compra

Finalmente, nós sabemos o que é HDMI e algumas de suas características. Depois vem a parte pela qual estávamos esperando. Sim, onde aprendemos o que devemos levar em conta para comprar aquele que mais precisamos. Aqui estão os seguintes critérios.

Tipo de conector

Existem conectores normais, micro e mini conectores. A sua escolha depende totalmente do que você quer conectar. Geralmente, quando se trata de equipamentos maiores, tais como telas, computadores e consoles de videogame, o Tipo A é o que você precisa. Nós já o declaramos como o mais comum e difundido.

Se você o quer para dispositivos menores, como celulares, câmeras ou tablets, você definitivamente vai querer o micro. Depois disso, o tipo mini é bastante específico e raramente utilizado. Por causa disso, nós recomendamos que você sempre dê uma olhada mais de perto caso você precise. Você não quer confundir isso com o micro USB.

Versão

Depois há o caso complexo das versões, embora se você ler acima, não é tão complexo assim. Por unanimidade, a melhor versão é a 2.0 e 2.1, não há discordância aqui. Agora, a primeira coisa a fazer é certificar-se da capacidade do seu equipamento. Em outras palavras, a máxima qualidade de imagem que ela pode suportar. Você quer obter o máximo da sua resolução de tela.

Então, não vá sempre para a melhor versão. Não lhe servirá de nada gastar o máximo no melhor se o seu aparelho não suportar. É por isso que nós recomendamos a versão 2.0. Ele se adaptará ao que você tem ou ao que você pode ter. Afinal, este é o mais utilizado e difundido no mercado de produtos eletrônicos de consumo.

Versatilidade

Você quer usar HDMI, mas você não quer se livrar do seu monitor que não tem a porta necessária. Então você precisa de um interruptor. Dependendo da conexão que seu display possui, o tipo de switcher que você precisa. O mercado é amplo e sempre cria necessidades. Geralmente, eles são simples de usar e pequenos em tamanho, fáceis de esconder.

Além disso, você tem a possibilidade de ser destacável ou com adaptadores, por exemplo, conexão com RCA, VGA e similares? Então você pode achar um pouco complicado encontrar aquele que você precisa. Então, se o equipamento não for tão antigo, você ficará feliz em ter estes adaptadores. Eles são equipados com conectores extras, mas eles são os mais usados.

cable hdmi

Vamos evitar ter um cabo que não podemos usar ao máximo e vice versa. Em outras palavras, um cabo que não é suficiente para a qualidade da nossa tela. (Fonte: allexxandar: 61525133/ 123rf.com)

Cabo

Algo que nós não mencionamos antes: os tipos de cabos. Sim, não é mais apenas o conector e a versão e assim por diante, agora é também o cabo. Nós poderíamos mencionar todos os tipos diferentes, mas este não é mais o momento. Agora, nós lhe diremos imediatamente de quais escolher.

O preço dos cabos HDMI depende em grande parte da resistência do material externo. Tenha isto em mente ao selecionar um.

  • Alta Velocidade com Ethernet: Uma das mais utilizadas e distribuídas. Ele é compatível com o formato 3D e pode reproduzir imagens em 4K até 30 fps. Possui uma conexão Ethernet para comunicar dispositivos em uma rede local.
  • Alta Velocidade PremiumAtinge maior velocidade, a ponto de ter resoluções de 4K a 60 fps. Transmite sinal de vídeo com HDR.
  • Velocidade ultra-altaHigh Speed Ultra High Speed: É o mais recomendado, porque suporta a versão HDMI 2.1. É capaz de 8K de resolução a 60 fps e 4K a 120 fps.

Existem cabos diferentes, mas de preço mais baixo. Se a sua TV ou monitor suporta a V2.1, vá para a última. Caso contrário, a Alta Velocidade será suficiente. Veja desta forma: cabo de alta qualidade, boa resolução e uma conexão de rede local ao mesmo tempo - o que mais você quer!

Comprimento do cabo

Quanto mais longo o cabo, maior a probabilidade de que a qualidade da imagem seja atenuada. O comprimento mais recomendado é inferior a 2 metros. Entretanto, é estipulado que o comprimento máximo deve ser de 5 metros. Sempre com o interesse de preservar a função HD.

Normalmente você tem os dispositivos lado a lado. Não é muito comum querer conectar dispositivos que estão localizados em extremos opostos da casa. Nós recomendamos que você escolha um 1.5m no máximo. Também não vai ser muito agradável ter tantos cabos dobrados ou atrás dos móveis.

Sumário

Nós somos capazes de escolher nosso cabo perfeitamente. No caso de cabos HDMI, a variedade é dada por melhorias e funções. Assim, depende do usuário e da situação em mãos.

Nós convidamos você a comentar sobre o que você achou deste artigo. Diga-nos se você tem um e como você o usa. Você também pode nos dizer se você já sabe qual usar e por quê. Agora, vamos colocar no filme!

(Fonte da imagem em destaque: Andrei Metelev: 101747818/ 123rf.com)

Referências (5)

1. Armenteros Gallardo M, Ramos Díaz JP. Conectores [Internet]. E-Archivos Universidad Carlos III de Madrid; 2011 [2021]
Fonte

2. Vazzoler EL. Estudo e Desenvolvimento de Dispositivos Electrónicos com Tecnologia HDMI [Internet]. arquivos.progic.com.br. 2014 [2021]
Fonte

3. C.Srinivasan, K.ArulOli. Design and Implementation of HDMITransmitter [Internet]. Int. Journal of Engineering Research and Application; 2016 [2021]
Fonte

4. Wanjia Gao, Baohai Sun, Qingqing Peng, Huixin Zhang. Design and Implementation of HD Video Encoding System Based on HDMI [Internet]. MATEC Web of Conferences; 2018 [2021]
Fonte

5. Khan M, Chakareski Jacob. Visible Light Communication for Next Generation Untethered Virtual Reality Systems [Internet]. arXiv. Cornell University; 2019 [2021]
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudio Académico
Armenteros Gallardo M, Ramos Díaz JP. Conectores [Internet]. E-Archivos Universidad Carlos III de Madrid; 2011 [2021]
Ir para a fonte
Estudio Académico
Vazzoler EL. Estudo e Desenvolvimento de Dispositivos Electrónicos com Tecnologia HDMI [Internet]. arquivos.progic.com.br. 2014 [2021]
Ir para a fonte
Artículo Investigativo
C.Srinivasan, K.ArulOli. Design and Implementation of HDMITransmitter [Internet]. Int. Journal of Engineering Research and Application; 2016 [2021]
Ir para a fonte
Conferencia Científica
Wanjia Gao, Baohai Sun, Qingqing Peng, Huixin Zhang. Design and Implementation of HD Video Encoding System Based on HDMI [Internet]. MATEC Web of Conferences; 2018 [2021]
Ir para a fonte
Artículo académico
Khan M, Chakareski Jacob. Visible Light Communication for Next Generation Untethered Virtual Reality Systems [Internet]. arXiv. Cornell University; 2019 [2021]
Ir para a fonte
Resenhas