Imagem mostra um microfone conectado por cabo a uma mesa de som.
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

9Horas investidas

5Estudos avaliados

95Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você quer melhorar a qualidade das suas gravações de áudio? Então não há como fugir da aquisição de um cabo de microfone de altíssima qualidade e durabilidade!

Um bom cabo de microfone é capaz de fazer com que o áudio gravado ou amplificado fique totalmente limpo e sem ruídos, ideal para quem precisa produzir conteúdo sonoro de alto nível. No decorrer desse texto, você aprende como escolher os melhores modelos!




Primeiro, o mais importante

  • O cabo mais usado em microfones é o XLR, mas pode haver variação no número de pinos. Ele é o que há de melhor e está presente na maior parte dos equipamentos profissionais.
  • Para uso doméstico, é comum que se use outros cabos mais populares, como os P2, P3 e até USB. Observe quais são as entradas do microfone em questão.
  • Dentre as características que fazem de um cabo de microfone especial, podemos destacar uma blindagem de alto nível e a trava de segurança que impede desconexões.

Os melhores cabos de microfone: Nossas recomendações

Para te ajudar na aquisição, selecionamos modelos muito recomendados por profissionais. Com eles, a qualidade do seu áudio será sempre altíssima!

Guia de compra: Fatores para a escolha de um cabo de microfone

É normal que existam dúvidas sobre cabos de microfones. Mas não se preocupe: O guia de compra traz as principais respostas sobre o assunto!

Imagem mostra vários conectores de áudio.

Existe uma grande variação nos plugs de áudio. (Fonte: Taken / Pixabay.com)

Quais os cabos mais usados com microfones?

Não existe apenas um tipo de cabo para microfone, com variações ligadas aos tipos de entradas tanto do microfone, quanto do equipamento (mesa de som, amplificador, computador ou câmera) ao qual ele será ligado.

Veja quais são os cabos mais comuns:

  • Cabo XLR: É o mais usado com microfones. Costuma ter uma transmissão eficiente e se conecta com muita firmeza aos terminais. Pode ter as duas pontas com formato XLR ou um plug P2 em uma delas.
  • Cabos P2 e P3: Comuns em microfones indicados para uso doméstico, são os mesmos que costumam estar presente em acessórios como caixas de som e headphones.
  • Cabo USB: Também é comum que microfones indicados para uso doméstico tenham o cabo USB como forma de conexão.

Como saber qual é o cabo de microfone correto?

Ao comprar um microfone, você deve observar já na descrição do modelo qual é o tipo de entrada que ele possui.

O conector XLR é o mais comum em microfones profissionais.

Os microfones profissionais, indicados para gravação em estúdio, costumam ser compatíveis com XLR. Existem variações, porém, no número de pinos.

Outra possibilidade é encontrar cabos com tipos diferentes de conectores em cada ponta, como por exemplo XLR de um lado e P3 do outro. Eles são ideais para ligar equipamentos mais profissionais a computadores ou notebooks.

Portanto, para acertar na compra do cabo você precisa saber quais são os conectores tanto do microfone, quanto do aparelho ao qual ele será ligado.

Quais as vantagens de ter um bom cabo de microfone?

A qualidade do som produzido por um microfone passa diretamente pela qualidade do cabo. É a partir da conexão que se garante a limpeza total do áudio e a ausência de ruídos.

Além disso, os melhores cabos, sobretudo os XLR, possuem ainda recursos especiais que auxiliam o momento das gravações ou transmissões ao vivo. Um exemplo é a trava especial que impede a desconexão acidental.

Muitas vezes, investimos em um excelente microfone e em um equipamento de gravação também de alto nível, mas não conseguimos garantir o melhor áudio possível simplesmente por não termos o cabo ideal.

Veja na tabela a seguir as principais vantagens de ter um bom cabo de microfone:

Vantagens
  • Proporciona limpeza absoluta do áudio
  • Evita desconexões acidentais e outros problemas inesperados
  • Extrai o máximo de qualidade que microfone e equipamentos podem oferecer
  • É possível conseguir bons resultados mesmo com microfones medianos
Desvantagens
  • Preços podem ser elevados

Qual é o melhor tipo de cabo de microfone?

Não há comparação entre a qualidade oferecida por um cabo XLR e as demais. Afinal, não é por acaso que ele está presente nos aparelhos profissionais, usados tanto para shows e eventos ao vivo quanto para gravações em estúdio.

Se você decidir comprar o seu microfone pensando no cabo utilizado, nós recomendamos que opte pelo XLR. Caso a ideia seja ligá-lo em seu computador, escolha um modelo com uma ponta com P2 ou P3, dependendo da entrada presente.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um cabo de microfone

Se você já decidiu comprar um cabo de microfone de alta qualidade e quer escolher um modelo, precisa conhecer critérios técnicos importantes! É sobre eles que falaremos agora.

Metragem

A que distância do equipamento de gravação ou amplificação você planeja usar o seu microfone? É preciso prestar atenção na metragem do cabo para não sofrer com a insuficiência.

O ideal é saber exatamente as distâncias médias e comprar um cabo que já seja superior a elas. Não há porque ter um modelo muito longo se você conectará o microfone a um computador de mesa, por exemplo, mas o contrário aparece se há intenção de grande movimentação ou de uso em um espaço de porte considerável.

Número de pinos

Uma confusão que pode acontecer no momento da compra de um cabo XLR é a falta de atenção ao número de pinos. Por mais que três seja o número mais comum, é possível encontrar modelos com quatro, cinco, seis e até sete.

Os cabos XLR não são indicados apenas para microfones e gravação de áudio e, por isso, um modelo com mais de três pinos pode ser até inadequado. Modelos de sete pinos são muito comuns no ramo de iluminação.

Imagem mostra um microfone XLR de três pinos.

O XLR de três pinos é o cabo mais usado para microfones. (Fonte: meineresterampe / Pixabay.com)

Travas e segurança

Não é nada agradável perceber durante uma gravação que o plug do microfone se desconectou e todo o material foi perdido. Felizmente, os melhores cabos XLR possuem travas especiais que impedem tal problema de acontecer.

Vale a pena gastar um pouco mais de dinheiro para ter um cabo que com certeza não te deixará na mão nos momentos importantes.

Blindagem

O que garante a qualidade de um cabo de microfone é a blindagem. Ela impede que interferências e ruídos atrapalhem o áudio, bem como aumenta a durabilidade dos fios e transmissores internos.

A blindagem mais recomendada é a de cobre em espiral. Ela é muito flexível, o que colabora muito com o uso quando há movimentação em excesso. O cobre estanhado também garante proteção e durabilidade.

Material mais barato no mercado, a folha de alumínio é ideal apenas para quando não houver grande movimentação.

Resumo

Para comprar o cabo de microfone correto, você deve observar quais são as entradas tanto do microfone, quanto do aparelho ao qual ele será ligado. Por mais que o XLR seja o mais profissional, há modelos que usam até mesmo o USB.

Ter um cabo de microfone de qualidade é fundamental para a limpeza do áudio e para evitar interferências. Quanto mais profissional é o nível da sua gravação ou transmissão, mais deve se importar com o nível do acessório.

(Fonte da imagem destacada: Didgeman / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas