Ultima atualização: 20 de outubro de 2021

Como escolhemos

22Produtos analisados

22Horas investidas

2Estudos avaliados

113Comentários coletados

Se você se considera um cinéfilo, você sabe que não há melhor plano do que montar o seu próprio cinema em casa. Para isso, você precisa não só dos últimos lançamentos, mas também do melhor raio-azul. Um bom blu-ray player é o que fará toda a diferença quando se trata de curtir aquele filme que você tanto ama.

Esqueça o DVD e descubra porque vale a pena comprar um blu-ray player , pois ele trará tanta alegria a você e aos seus entes queridos. Você poderá se divertir toda a tarde com maratonas em série graças ao amplo armazenamento disponível, além de permitir que você use muitas outras funções. Para saber mais sobre todas as suas características, basta ler em




O mais importante

  • Os Blu-ray players são principalmente destinados a tocar e armazenar principalmente conteúdo de alta qualidade, tanto em imagem quanto em som. Ele tem uma gama muito ampla de compatibilidade, então ele lhe dá mais possibilidades de uso.
  • É um gadget de qualidade que permitirá a você desfrutar ao máximo do cinema em casa. Isto é graças às suas várias funções e vantagens. Ele também facilita a conexão com outros dispositivos.
  • Se você quiser fazer a compra certa, você precisa prestar atenção aos princípios da compra de um raio azul. Cada aspecto pode ser decisivo na sua decisão final.

Blu-ray: nossa recomendação dos melhores produtos

Como existem muitos sites com uma grande variedade de modelos, fizemos uma busca exaustiva dos melhores blu-ray players do mercado para economizar tempo e dores de cabeça.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre o blu-ray

Como você pode imaginar, há uma variedade de questões a considerar ao comprar um blu-ray. É por isso que nós fornecemos as informações que você precisa para ajudá-lo a entender este mundo e escolher o raio azul perfeito.

Com o DNLA você pode conectar seus dispositivos juntos. (Fonte: Yeulet: 88062440/ 123rf.com)

O que é blu-ray e quais são suas vantagens?

O disco blu-ray é um disco óptico de alta consistência (cerca de 12 centímetros de diâmetro) que inicialmente armazena e reproduz conteúdo de vídeo HD. É popularmente referido como a transformação do DVD.

É produzido da mesma forma que um disco de substrato único, o que significa uma redução de custos e tempo de produção. Ele é usado para gravar televisão HD, entregar conteúdo de vídeo HD, gerenciar mídias digitais e armazenar informações. Também é muito comum para jogos de vídeo ou compartilhamento de conteúdo.

Aqui está uma tabela com as vantagens e desvantagens mais comuns:

Vantagens
  • Wi-Fi incluído
  • Interatividade
  • Maior resolução
  • Maior qualidade de áudio
  • Maior resistência
Desvantagens
  • É essencial ter um player recente
  • Requer um equipamento complementar
  • Requer um custo maior
  • Durabilidade limitada
  • Tamanho considerável em alguns casos

Como funciona um disco de blu-ray?

O disco de raio azul tem a capacidade de escrever em um lado de uma camada, na qual um laser age para coletar as informações em pequenas aberturas conhecidas como bits.

O laser usa menos força para ler os dados do que para gravá-los. Consequentemente, origina-se o fenômeno da difração que produz a luz, mostrando a estrutura e a estrutura da abertura. O objetivo disto é especificar o estado do bit e analisar suas informações.

Este laser azul permite que a informação seja esvaziada sem cometer erros ou deformações, mesmo que você coloque o disco de raio azul 

Tal perfeição corresponde à elaboração de uma camada muito fina, 0,1 mm, cuja estreiteza permite que o laser entre sem problemas.

Os Blu-ray players têm como objetivo principal reproduzir e armazenar principalmente conteúdo de alta qualidade, tanto em imagem quanto em som. (Fonte: Hempel: 129209687/ 123rf.com)

Que tipos de jogadores de blu-ray

existem?
Podemos encontrar diferentes jogadores de blu-ray de acordo com as características de cada um. A maioria deles tende a ter serviços similares, no entanto, há algumas características que podem ser mais interessantes.

Features Compatibilidade opções
Conexão HDMI
USB Resolução Enthernet
Full HD 4K Ultra HD 4K
Formatos de reprodução JPEG MPO AAC
Recursos complementares Smart TV 3D Wi-Fi

Em média, os discos de raio azul contêm um máximo de 25 GB em uma única camada, que pode chegar a 500 GB em um disco de raio azul contendo 20 camadas. Se o raio-azul for de camada dupla, ele coleta 50 GB. Isto levará à substituição do DVD por blu-ray, mas o blu-ray está mais uma vez competindo com diferentes tecnologias.

Como conectar seu blu-ray à TV?

Existem diferentes conexões para conectar seu leitor de blu-ray a uma TV

  • HDMI: A primeira opção é conectar através de um cabo HDMI. Você deve verificar se o seu cabo é um cabo HDMI de alta velocidade para realizar esta ação.
  • Componente: No caso do seu blu-ray player conter entradas de vídeo componente. Basta conectá-lo à TV através do cabo de vídeo componente junto com outro cabo de áudio.
  • Composto: Semelhante ao anterior. Isto é quando o blu-ray player tem entradas compostas. Estes devem ser conectados usando um cabo composto de vídeo e áudio.

É um gadget de qualidade que permitirá a você desfrutar ao máximo do cinema em casa. (Fonte: Dmitriev: 149553257/ 123rf.com)

Qual é o papel do USB e do Blu-ray?

A porta USB ou pen drive USB é uma alternativa muito rápida para exibir o conteúdo do seu leitor de blu-ray. Atualmente ele é encontrado em quase todos os players com uma ou até mesmo duas portas USB. Com eles você pode

  • Restaurar o firmware (suporte que gerencia o caminho eletrônico dos dispositivos).
  • Estenda a memória para alcançar o conteúdo BD Live.
  • Para conectar um adaptador USB com conexão Wi-Fi.
  • Ter o som, o vídeo e a imagem permanente de unidades flash USB e outros dispositivos eletrônicos compatíveis com USB.
  • Transfira o conteúdo dos CDs em um player para unidades flash USB para exibição em um computador.

Tenha em mente que alguns players não são específicos para a funcionalidade USB, então se você precisar de uma propriedade em particular, você terá que procurar por informações mais específicas.

É possível usar a função DLNA em Blu-ray?

DLNA(Digital Living Network Alliance) é um acrônimo encontrado na maioria de seus dispositivos, você simplesmente não se deu conta disso. Seu propósito é conectar vários dispositivos facilmente para trocar conteúdo. Para isso, é necessária uma conexão de rede doméstica entre os dispositivos.

Portanto, é possível usar a função DLNA, desde que haja uma afinidade com seu leitor de Blu-ray, que deve ser certificado pela DLNA. Para verificar isso, você pode consultar as informações detalhadas em sua cópia.

Os dispositivos podem desempenhar papéis diferentes

  1. Player: Apresente o conteúdo multimídia após o posicionamento do servidor. Aqui é onde os jogadores de Blu-ray ou televisores operam.
  2. Servidor: Colete o conteúdo multimídia. Estes são geralmente computadores, tablets e smartphones, entre outros.
  3. Controlador: Executando as funções que você deseja executar como controlador. É comum que os tablets e smartphones desempenhem esse papel.

O que a conexão Miracast em um leitor de Blu-ray permite?

Assistir filmes ou séries na TV via tablet ou smartphone é hoje em dia uma realidade generalizada e conveniente! Esta característica de certos leitores de raio azul é possibilitada pela tecnologia Miracast, a versão sem fio do HDMI.

Você pode transferir vídeo, áudio e imagem diretamente para vários dispositivos individualmente ou em grupos. Eles só têm que estar conectados à mesma rede. Miracast é baseado em conexão Wi-Fi usando as bandas de 2.4 GHz e 5 GHz.

A fim de aproveitar esta facilidade você deve garantir que seu dispositivo de raio azul suporte este serviço. Os dispositivos que funcionam com o Miracast são Android 4.2 ou posterior. Se você não tiver este recurso, você pode optar por um adaptador externo que permite a conexão com esta tecnologia.

Ele tem uma gama muito ampla de compatibilidade, então ele lhe dá mais possibilidades de uso. (Fonte: Xuan: 99079072/ 123rf.com)

Qual é a durabilidade de um disco de blu-ray?

Um disco de blu-ray é composto de diferentes camadas e se uma camada for danificada é suficiente para que não seja esvaziada. Você pode dizer pelo amarelecimento do disco ou pela deterioração das pontas.

Canadian Conversation Istitute estima que os discos de raio azul

duram entre 10 e 20 anos.
Isto é surpreendente, porque embora sejam mais modernos e possam suportar melhor os arranhões, eles duram menos que os CDs.

Então, aqui está uma dica de como prolongar sua vida: armazenar os discos de raio azul verticalmente para evitar pressão. Outra dica é mantê-los longe do plástico, então nós recomendamos que você os deixe em sua manga original ao invés de empilhá-los em caixas. Mantenha uma temperatura ambiente constante, entre -10°C e 23°C e parcialmente úmida entre 20-50%.

Infelizmente, mesmo que você siga todos esses passos, seu disco de raio azul envelhecerá e se danificará em algum momento. Por esta razão, nós aconselhamos que você o verifique após 5 a 10 anos, mas você provavelmente já encontrará algumas falhas.
Qual é a diferença entre

um Blu-ray e um DVD?

Ambos os formatos são destinados a conteúdo visual como séries, documentários ou filmes. Então o que é melhor? Aqui estão algumas características que esclarecerão quaisquer dúvidas que você possa ter

  • Áudio: O DVD permite três formatos de áudio, Dolby Digital, PCM e DTS Digital Surround. Em contraste,a conta blu-ray com mais como Dolby TrueHD, Dolby Digital Plus ou DTS-HD, estes são de maior qualidade.
  • Espaço de cor: Outro fator que dá uma melhor qualidade de imagem. No caso do DVD, este espaço é o Rec. 601, com a radiografia blu-ray é o Rec. 709.
  • Resolução da imagem: O raio azul dá uma resolução mais alta que um DVD, pois tem 1920 x 1080 pixels, o que se traduz em 2.073.600 pixels. O DVD, por outro lado, tem cerca de 345.600 pixels.
  • Capacidade: Como explicado acima, o blu-ray vence aqui também, já que o blu-ray de camada única contém 35 GB de conteúdo, o que é mais de 13 horas de vídeo. A camada dupla pode suportar até 50GB. Isso é muito diferente dos 4,7 GB de um DVD de uma única camada.

O disco Blu-ray é um disco óptico de alta consistência que inicialmente armazena e reproduz conteúdo de vídeo HD. (Fonte: Shishkin: 118046960/ 123rf.com)

Critérios de compra

Tendo explicado tanto os diferentes tipos de discos Blu-ray quanto suas diferentes propriedades e vantagens, pode-se dizer que você já tem alguma idéia sobre o assunto. Entretanto, antes de escolher um, você deve considerar estes fatores abaixo para que você possa ter certeza absoluta da sua escolha:

Códigos de região

Os discos Blu-ray têm códigos de região para indicar em quais áreas geográficas específicas eles podem ser reproduzidos. Você deve prestar atenção ao código da região no disco que você está comprando, para que você não perca o conteúdo por causa deste pequeno detalhe

  • Região A / 1. Sudeste Asiático, Japão, Taiwan, Coréia e América.
  • Região B / 2. Europa, Groenlândia, África, Austrália, Nova Zelândia e Oriente Médio.
  • Região C / 3. Ásia menos Sudeste Asiático, Japão, Taiwan e Coréia.
  • Região ABC / 0. Aplicável a todos os países nas áreas geográficas acima. Esta opção também pode ser encontrada como região livre ou região livre.

O disco Blu-ray tem a capacidade de escrever em um lado de uma camada, na qual age um laser que coleta as informações em pequenas aberturas conhecidas como bits (Fonte: Lp2studio: 125197317/ 123rf.com)

Reprodução

O mesmo dispositivo pode ter diferentes maneiras de exibir o conteúdo. Dependendo de como o conteúdo é exibido, um jogador específico será adequado para que você possa apreciá-lo plenamente, por isso recomendamos que você dê uma olhada nesta lista

  • Blu-ray: É conveniente ter um tipo de player, pois você poderá visualizar uma grande variedade de formatos. No caso de discos DVD, pode até mesmo aumentar sua qualidade.
  • 3D Ready: Adequado para filmes 3D, como o nome sugere. Mas para isso, você precisará ter uma TV que ofereça a mesma função, caso contrário, não deve haver nenhum motivo. Esta opção requer mais dinheiro, pois você também vai precisar dos óculos.
  • Conexão: Com esta opção você também poderá acessar outros dispositivos via Wi-Fi ou DNLA.
  • Outro conteúdo digital: Esta escolha é adequada se você armazena conteúdo em unidades externas, como um disco rígido ou USB.

Compatibilidade

É comum encontrar perguntas sobre compatibilidade com Blu-ray e DVD. Por esta razão, nós explicaremos antes de você ter qualquer dúvida

  • Um DVD padrão pode ser reproduzido em um leitor de Blu-ray porque ele lê tanto o laser vermelho quanto o azul.
  • Os discos Blu-ray e DVD podem ser reproduzidos em leitores de Ultra HD blu-ray.
  • Um raio azul não vai funcionar em um DVD ou CD porque o DVD suporta apenas o laser vermelho, então não vai funcionar ou vai parecer, como diz Rosalia, ruim.

Por que isso acontece? Um DVD player não consegue ler um raio azul por causa de sua tecnologia, ou seja, a onda laser vermelha do DVD é mais longa que a onda laser azul do raio azul, e é por isso que a gravação do DVD ocupa mais espaço.

Qualidade de áudio

Para que você possa ouvir o sussurro do personagem principal, você não precisa aumentar o volume até que seus vizinhos o o ouçam, mas tome nota das nossas recomendações

  1. PCM. Este formato não comprime ao codificar a versão inicial, o que significa que ela extrai um grande volume do raio azul. Ele pode suportar 7.1 canais de até 24 bit/192 kHz e tem uma taxa de bits de 36.8 Mb/s.
  2. Dolby TrueHD. Ela combina com a qualidade da anterior. Entretanto, ele apresenta uma diminuição no volume do disco de raio azul. É um codec de mudança de taxa de bits, que oferece um repertório de 8 canais de áudio de 24-bit/96 kHz.
  3. DTS-HD Master Audio: Ele também invade uma quantidade menor de volume no disco de raio azul comparado ao PCM. Ela consiste em uma faixa de alta resolução e sua principal faixa de áudio é de qualidade sem perdas.

Ao ouvir música, recomendamos FLAC/ALAC com 96 kHz/24 bit, BD Pure Audio com 192 kHz/24 bit ou vinil, que continua a provar sua qualidade impecável ao longo dos anos.

Os discos Blu-ray têm códigos de região para indicar em quais áreas geográficas eles podem ser tocados. (Fonte: Thongsuk: 110451092/ 123rf.com)

Resolução

Nada é mais irritante do que assistir a um filme pixelizado, muitas pessoas até o removem porque não conseguem tolerar a má qualidade de imagem. Como não queremos que a mesma coisa aconteça, aqui está a resolução que você precisa para apreciar perfeitamente todos os detalhes do seu filme.

O formato 1080 pixel, Full High-Definition tem muito boa qualidade em termos gerais, no entanto, sabemos que o 4K UHD, ou 2160P, Ultra High-Definition é melhor por várias razões, por isso nos concentramos neles

  • Ela tem mais fidelidade visual do que a anterior e praticamente a dobra em tonalidades.
  • Sua capacidade chega a 100GB, permitindo que você salve vídeos mais longos e de melhor qualidade.
  • Tem um aumento no brilho graças ao HDR (High-Dynamic-Range).
  • Ele contém uma taxa de bits mais alta, permitindo que você aprecie cada detalhe.
  • Seus tons são mais suaves e mais próximos da realidade.

Resumo

Tendo explicado todas as questões essenciais relacionadas aos raios azuis, você pode ser mais claro em sua decisão de compra. Basta lembrar que o que você escolher, você deve verificar os dispositivos em sua casa para que todos sejam compatíveis e você possa ter uma experiência ótima. Mas o que ninguém vai tirar de você com um blu-ray player é aquela sensação de estar em um cinema privado.

Esperamos ter sido úteis. Se você chegou tão longe, pelo menos agora você está mais familiarizado com esta tecnologia. Não hesite mais, adquira seu próprio leitor de Blu-ray - prepare-se para ficar no sofá por um tempo!

(Fonte de imagem em destaque: Herraez: 112675269/ 123rf.com)

Resenhas