Imagem de um bastão de selfie.
Ultima atualização: 28 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

O bastão de selfie é um gadget indispensável para quem deseja melhorar o enquadramento, estabilidade e ângulação em fotografias ou vídeos para postar nas redes sociais como Instagram, Facebook ou TikTok.

Alguns modelos também funcionam como um tripé para celular e são excelentes para criadores de conteúdo, pois oferecem máxima estabildade de imagem. Para encontrar o bastão de selfie perfeito para você, continue a leitura deste artigo exclusivo.




Primeiro, o mais importante

  • O bastão de selfie pode ser utilizado para apoiar o smartphone, câmera portátil ou câmera de ação a uma distância que varia de 50 a 100 cm e em ângulo variável.
  • Alguns modelos de bastão de selfie também servem como tripé para celular, o que pode ser uma alternativa para produtores de conteúdo em vídeo ou fotos. Esses modelos são um pouco mais caros, mas o investimento vale a pena.
  • Você encontra modelos de bastão de selfie conectados via cabo 3.5mm ou conexão Bluetooth, sendo que os modelos com Bluetooth contam com um controle remoto auxiliar integrado ou avulso que substitui a função de temporizador.

Melhores bastões de selfie: nossas recomendações

O bastão de selfie é um gadget que permite encaixar o smartphone, câmera portátil ou câmera de ação para registrar autorretratos e vídeos com facilidade. Mas como existem muitas opções de bastões de selfie disponíveis, selecionamos algumas opções de compra abaixo:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o bastão de selfie

Muito popular há alguns anos atrás, o bastão de selfie é um gadget interessante para quem gosta de se filmar e fotografar ou não tem ninguém para ajudar nessa tarefa. Alguns modelos também servem como tripé para celular. Neste guia de compra, preparamos todas as informações que você precisa para aproveitar ao máximo seu bastão de selfie e aprender a comprar o melhor modelo.

Imagem de uma mulher tirando uma selfie.

O bastão de selfie é um acessório indispensável para viajantes. (Fonte: Andre Furtado/ Pexels.com)

Quem deve comprar um bastão de selfie?

O bastão de selfie é uma opção interessante para quem gosta de fotografar, pois serve como suporte estático ou dinâmico. Com este acessório, você também consegue fazer seus registros em um ângulo mais amplo, que inclua o cenário ou seus amigos.

Este acessório também é ótimo para quem viaja sozinho e não se sente confortável em pedir para estranhos tirarem suas fotos ou desejam variar os ângulos. Alguns modelos de bastão de selfie permitem que os registros sejam feitos na posição horizontal ou vertical.

Como tirar boas fotos com bastão de selfie?

Para tirar boas fotos com um bastão de selfie, você pode seguir algumas dicas, como as que preparamos abaixo:

  1. Para não aparecer seu bastão de selfie na foto ou vídeo, você deve posicionar a câmera em um ângulo de 135º.
  2. Antes de fotografar ou filmar, o plano de fundo deve ser centralizado e a posição do bastão de selfie deve ser estabilizada.
  3. Para enquadrar melhor o fundo da fotografia ou enquadrar um grupo maior de pessoas, você deve posicionar o bastão de selfie no alto.

Além das dicas listadas acima, você deve usar a sua criatividade para testar diferentes ângulos e cenários. Utilize as fotos do Pinterest como referência para suas fotos.

Vale a pena comprar um bastão de selfie que funciona como tripé para celular?

Nem todo mundo sabe, mas alguns modelos de bastão de selfie também funcionam como tripé para celular. Um modelo com essa característica é muito versátil, pois pode ser utilizado para posicionar seu celular em diferentes superfícies para gravar seus vídeos ou tirar fotos.

Este modelo possui uma estrutura rígida e pernas extensíveis. A maioria dos modelos com esta característica podem ser controlados através da conexão Bluetooth ou de um controle remoto que serve para o mesmo propósito.

Alguns também oferecem rotação em 360º, que é ideal para filmar e fotografar em diferentes ângulos. Os únicos aspectos negativos deste modelo são peso superior e preço elevado, em comparação a um modelo tradicional.

Imagem de um garoto segurando um bastão de selfie.

O bastão de selfie que funciona como um tripé possui boa qualidade. (Fonte: Julia M Cameron/ Pexels.com)

Para que serve o controle remoto do bastão de selfie?

Alguns modelos de bastão de selfie contam com um controle remoto integrado ou avulso. Você sabe para que serve este acessório? O controle remoto permite realizar os cliques ou mesmo iniciar, pausar e encerrar a gravação de vídeos.

O controle remoto integrado tem a vantagem de não ser perdido com facilidade, enquanto o modelo avulso é ainda mais prático. Você também encontra um modelo híbrido que oferece ambas as possibilidades, ou seja, possui controle remoto integrado e avulso.

Caso seu bastão de selfie não possua este recurso, você precisará configurar o temporizador da câmera do seu celular.

Critérios de compra: Como escolher o melhor bastão de selfie

Para investir em um bastão de selfie de boa qualidade, você precisa analisar e comparar algumas características deste produto, sendo a compatibilidade com o smartphone ou câmera a principal característica, junto aos demais critérios de compra que listamos abaixo:

Compatibilidade com o smartphone

O primeiro passo para uma compra bem-sucedida é verificar a compatibilidade entre o sistema operacional do smartphone e o bastão de selfie. Embora a maioria dos modelos funcione com os sistemas operacionais Android e iOS, se seu smartphone funcionar através de outro sistema operacional, você deve checar a compatibilidade antrs da compra.

Você também deve checar a compatibilidade do acessório com seu smartphone em relação a peça que atua como suporte para o celular, especialmente se o aparelho possuir dimensões robustas e for um pouco mais pesado. Quando o bastão de selfie não é compatível com o smartphone, o aparelho eletrônico pode cair e quebrar.

Conexão

Outra característica que você deve analisar é a conexão entre o bastão de selfie e o smartphone, que pode ser via cabo de áudio ou conexão Bluetooth. Ambos são simples de utilizar, no caso do cabo, basta conectar os dois dispositivos e começar a usar.

Caso o bastão de selfie ofereça conexão Bluetooth, a única configuração necessária é emparelhar os dois eletrônicos da primeira vez e a conexão será automática na próxima vez que você utilizar o bastão de selfie.

Mas fique atento, os modelos que funcionam com conexão Bluetooth acompanham um controle remoto integrado ou avulso para alguns comandos e precisam de bateria para funcionar, nesse sentido, verifique se a fonte de carga acompanha o aparelho.

Comprimento do bastão

Outra característica que merece sua atenção é o comprimento do bastão de selfie. Essa característica muda bastante de um modelo para o outro e você encontra modelos com 50 cm a 100 cm de comprimento

Enquanto um modelo com comprimento menor garante maior estabilidade para os registros, o campo de visão das fotos e vídeos não é tão amplo, especialmente em comparação com um modelo com comprimento maior, embora um bastão de selfie com 100 cm de comprimento seja um pouco menos estável.

Mas independente do comprimento do bastão de selfie, é importante escolher um modelo com revestimento em borracha antiderrapante para garantir a estabilidade da fotografia ou vídeo e a segurança dos gadgets.

Dimensões e peso

Não esqueça de analisar as dimensões do bastão de selfie quando o dispositivo está fechado, bem como o peso do equipamento.

Um modelo com 30cm de comprimento e 150g é perfeito para a maioria das pessoas. Tenha em mente que você vai segurar o equipamento com apenas uma das mãos e o aparelho estará mais pesado por causa do peso do próprio smartphone.

Além da facilidade de manusear o bastão de selfie, um modelo compacto é transportado com facilidade pois é leve e ocupa pouco espaço na mochila ou bolsa.

Compatibilidade com outros dispositivos

Alguns modelos de bastão de selfie funcionam com outros aparelhos além do smartphone, como uma câmera fotográfica simples ou uma câmera de ação, por exemplo. Essa versatilidade é interessante para quem deseja utilizar outros equipamentos para registrar seus momentos.

Recursos adicionais

Alguns modelos de bastão de selfie contam com alguns recursos bastante interessantes como uma luz selfie, também chamada de ring light, que melhora a qualidade da iluminação da fotografia ou vídeo.

Outros modelos acompanham um conjunto de lentes para a câmera do celular que servem para variar nos ângulos das imagens, como as lentes Fish Eye, Wide e Macro, que são encaixadas em frente a lente da câmera do smartphone.

Resumo

Depois da leitura deste artigo, você descobriu que o bastão de selfie é um acessório ainda mais versátil do que você imaginava, não é mesmo? Especialmente, pois existem diferentes modelos, com funcionalidades muito interessantes.

Como o bastão de selfie pode ser utilizado para registrar fotos em vídeos com smartphone ou câmera, o acessório pode agradar a diferentes públicos. Analise os critérios de compra que apresentamos e confira os modelos da nossa seção de compras. Desejamos sucesso na escolha deste equipamento.

(Fonte da imagem destacada: Steve Gale/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas