Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

23Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

85Comentários coletados

Já lhe aconteceu que você está assistindo um filme incrível, talvez em 4K, mas você sente que algo não o convence? Deixe-me dizer-lhe apenas 3 palavras: barra de som.

Não há nada melhor do que assistir a um filme de ação sentado em um cinema, com sua tela gigante e aquela experiência de áudio que quase parece fazer parte da cena que estamos assistindo. Hoje em dia, com televisores HD ou 4K, você pode ter uma experiência visual igual ou até melhor do que no cinema. Infelizmente, o mesmo não pode ser dito sobre a qualidade de áudio. Mas não se preocupe. Isto é facilmente resolvido graças às barras de som - vamos descobrir tudo sobre elas!




A coisa mais importante

  • As barras de som servem para melhorar o som da TV graças aos seus sistemas de alto-falantes estrategicamente posicionados. Eles fazem ricochetear o som fora das paredes para criar uma experiência sonora 3D.
  • Há vários tipos de barras de som e cada uma é adequada para uma situação específica. Portanto, é muito importante ler as especificações técnicas antes de tomar sua decisão final.
  • Instalar uma barra de som é muito mais simples do que instalar um sistema de cinema em casa. Ela é facilmente conectada à TV com um único cabo (geralmente HDMI) ou, em alguns casos, até mesmo sem fio.

Barra de som: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre barras de som

Se você também está pensando em criar sua própria experiência cinematográfica no conforto de sua sala, mas ainda tem algumas perguntas, você está no lugar certo. Abaixo, nós vamos responder as perguntas mais frequentes quando se trata de escolher uma barra de som.

barra de sonido en televisor

As barras de som melhoram a qualidade de áudio dos alto-falantes embutidos da sua TV. (Fonte: Jonas Leupe cYMTNlYnZXY/ unsplash.com)

O que é uma barra de som e quais são as suas vantagens?

Como os aparelhos de TV estão ficando cada vez mais finos, eles não podem ser equipados com alto-falantes de qualidade devido à falta de espaço. Portanto, a fim de desfrutar de uma boa experiência auditiva, podemos nos voltar para as barras de som.

Uma barra de som é um dispositivo que aumenta a qualidade de áudio de um aparelho de televisão graças a uma série de alto-falantes colocados de uma forma muito específica. Dependendo de suas necessidades, existem diferentes tipos de barras de som. Nós agora vamos dar uma olhada nos principais. Nesta seção, vamos dar uma olhada nas vantagens de uma barra de som:

Vantagens
  • A qualidade e o volume do áudio é muito maior do que a dos alto-falantes embutidos na TV
  • Diferentes tipos de conectividade estão disponíveis, tanto com e sem fio.Eles são muito compactos e, portanto, você não precisa de muito espaço para instalá-los
  • a instalação é muito fácil e eles cabem em quase todos os tipos de TV
Desvantagens
  • Eles não têm a mesma qualidade de áudio de um sistema de cinema em casa.

Que tipos de barras de som existem?

Dependendo de suas exigências e gosto, existem diferentes tipos de barras de som. Estes estão listados abaixo.

  • Barras de som verticais ou horizontais, dependendo do espaço disponível em sua casa.
  • Barras de som ativas ou passivas, dependendo se um amplificador está ou não integrado. No caso das barras de som passivas, como elas não possuem um amplificador integrado, será necessário comprar um externo. Por outro lado, eles têm alto-falantes maiores e, portanto, oferecem melhor qualidade de som.
  • Barras com ou sem subwoofer. Este ponto será discutido em mais detalhes na seção Critérios de Compra.
  • Barras de som com ou sem fio. Nós também vamos olhar para os diferentes tipos de conexão disponíveis abaixo.

Como funciona uma barra de som?

A fim de criar um efeito de áudio 3D, as barras de som têm vários alto-falantes voltados em diferentes direções. Nos primeiros modelos, este efeito era devido ao som que saltava das paredes da sala. Assim, quando voltou para os ouvidos do espectador, o som parecia vir de todos os lugares.

Entretanto, modelos mais modernos utilizam tecnologia mais sofisticada. Através de algoritmos, eles processam o áudio de tal forma que ele praticamente reproduz o efeito sonoro 3D. Portanto, eles conseguem proporcionar aquela experiência imersiva típica dos cinemas.

sonido envolvente

Soundbars fornecem som 3D e uma experiência imersiva típica dos cinemas. (Fonte: Lothar Dieterich 5312763/ pixabay.com)

Como conectar uma barra de som à TV?

Como veremos abaixo, existem diferentes tipos de conexão, tanto com e sem fio. Mas não se preocupe. Na maioria dos casos, a conexão entre a barra de som e a TV é muito simples. Além disso, os passos a seguir podem ser facilmente encontrados no manual de instruções de cada modelo ou no website do fornecedor.

Além disso, como a maioria deles usa uma conexão de cabo HDMI, é suficiente conectar uma extremidade do cabo HDMI à porta HDMI OUT da barra de som e a outra extremidade à porta HDMI IN da TV. E é isso! Mas, como sempre, ao instalar dispositivos eletrônicos, é aconselhável seguir as instruções passo-a-passo do manual que acompanha a barra.

Onde colocar a barra de som?

A colocação da barra de som é um fator muito importante a ser considerado ao instalá-la. Ele pode ser colocado em uma mesa ou na parede. Isto porque o som virá da frente da maioria dos bares.

No caso de um bar com alto-falantes suspensos, que irão fazer ricochetear o som do teto, também deve ser tomado cuidado para não colocar o bar debaixo da TV. Além disso, é muito importante que não haja obstáculos. Isto proíbe o ressalto correto do som e diminui a qualidade.

barra de sonido frente televisor

A localização da barra de som é muito importante para evitar um ressalto de som incorreto. (Fonte: Yair Elgazar 6020432/ pexels.com)

Por último, mas não menos importante, leia cuidadosamente os requisitos de espaço antes de escolher uma barra de som.

Esta informação pode ser encontrada nas especificações técnicas de cada produto e é importante verificar antes da compra final. Cada um precisará de um quarto mais ou menos espaçoso a fim de fornecer a mais alta qualidade de áudio possível.

Quais são as alternativas para uma barra de som?

Uma alternativa para uma barra de som é a instalação de um home cinema. Como veremos no próximo ponto, ambos têm o mesmo objetivo de melhorar a experiência de escuta.

No entanto, eles diferem de algumas formas muito importantes. Portanto, considere os pontos na comparação abaixo antes de tomar sua decisão final.

Qual é a diferença entre uma barra de som e um home cinema?

Embora ambos tenham a intenção de proporcionar uma experiência sonora o mais próxima possível da de um cinema, barras de som e cinemas caseiros não são a mesma coisa. Há pequenas diferenças entre elas que são muito importantes. Vamos olhar para eles na tabela de comparação abaixo:

Barra de som Home cinema
Tamanho Muito compacto no sentido de que um único dispositivo abrange alto-falantes e subwoofer Muito volumoso devido ao fato de todos os alto-falantes estarem separados.
Versatilidade Devido ao seu tamanho, o bar é muito versátil e pode ser movido de sala para sala com facilidade Uma vez que todos os alto-falantes estejam instalados, é muito complicado mudar sua localização.
Instalação Imediata e simples. Na maioria dos casos, apenas um cabo precisa ser conectado É muito provável que seja necessária ajuda especializada para escolher a localização correta dos alto-falantes e para instalá-los.
Qualidade de som Dependendo da marca e número de alto-falantes e subwoofer, você pode ter uma qualidade mais ou menos imersiva, mas é muito difícil atingir os níveis de um home cinema Qualidade imersiva e imersiva a 360 graus. É o sistema de áudio mais completo e o mais parecido com a experiência de um cinema.
Preço Dependendo da marca e das especificações técnicas, você pode encontrar barras mais ou menos caras, mas normalmente o preço é ligeiramente inferior ao de um home cinema Pode ser muito alto devido à qualidade de som que ele proporciona.

Quais são os canais de uma barra de som?

Se você já esteve navegando por uma loja de barras de som, você terá notado que cada modelo menciona uma série de números, tais como 2.1, 5.1, 7.1 e assim por diante. Quando falamos sobre os canais de uma barra de som, queremos dizer o seguinte:

  • O primeiro número se refere aos alto-falantes embutidos no bar.
  • O segundo número se refere ao número de subwoofers incluídos.

Por exemplo, no caso de uma barra de 2.1, ela teria 2 alto-falantes e 1 subwoofer, enquanto uma barra de 5.1 tem 5 alto-falantes e 1 subwoofer. No caso do primeiro número ser inferior a 3, isso significa que a barra só tem alto-falantes frontais. Por outro lado, se o número for maior que 3, a barra também inclui alto-falantes surround que soam nas laterais e atrás do ouvinte.

Finalmente, vale mencionar que você pode encontrar barras com 3 dígitos ao invés de 2, como 7.1.2. Neste caso, o último dígito se refere aos alto-falantes que emitem o som para cima, aumentando assim a experiência de áudio surround.

Quando comprar uma barra de som?

Se você estiver em dúvida sobre a compra ou não de uma barra de som, nós o aconselhamos a responder as seguintes perguntas:

  • Você gosta de filmes de ação ou em voz alta, ou você prefere assistir a programas de TV mais tradicionais? Se você é apaixonado por filmes, então você realmente apreciaria a experiência de áudio 3D fornecida por uma barra de som.
  • Você tem um quarto muito grande ou um quarto menor e mais íntimo? Se você tem muito espaço, então é provável que um home cinema seja mais adequado à sua situação. Por outro lado, se o seu quarto é menor e você não tem muito espaço disponível, então uma barra de som é perfeita para você.
  • Você tem uma TV com muito boa qualidade de vídeo (HD ou 4K), mas o som não lhe satisfaz? Com uma barra de som você pode desfrutar de um equilíbrio perfeito entre vídeo e áudio. Desta forma, você não só terá uma experiência visual incrível, mas também uma experiência sonora incrível.

Critérios de compra

Antes de comprar uma barra de som, há alguns fatores muito importantes a serem considerados que podem salvar você de cometer o erro de comprar a barra de som errada:

Conectividade

Conectividade

Há várias opções quando se trata de conectar a barra de som à TV, tanto com e sem fio. Para wireless, nós temos tipos de conexão bluetooth e/ou Wifi.

Mas, embora isto pareça ser uma boa característica, você tem que ter cuidado. A qualidade de áudio será ligeiramente inferior se usarmos uma conexão sem fio. Quanto à conexão com fio, nós também temos várias opções, sendo as mais comuns o HDMI e o ARC.

Wired connections Wireless connections
HDMI Bluetooth
HDMI ARC Wifi
Cabo óptico NFC
conector 3,5 mm
USB

Tipos de portas (HDMI vs. RCA)

Ao contrário do HDMI clássico, uma conexão via HDMI ARC permite que você envie vídeo e receba áudio (e o inverso) com um único cabo HDMI. Isto significa que, se sua TV e sua barra de som tiverem a porta ARC, e sua barra de som estiver conectada a um dispositivo externo (por exemplo, Blue-Ray ou DVD player), a imagem é enviada pelo dispositivo externo e recebida pela barra de som.

A barra de som, por sua vez, a envia para a TV através da mesma porta pela qual recebe o som da TV. Desta forma, uma terceira conexão entre a TV e a barra de som é evitada.

conexión hdmi

A conexão do cabo HDMI é a forma mais comumente usada para conectar a barra de som à TV. (Fonte: Michi Nordlicht 2985919/ pixabay.com)

Potência em watts

A potência das barras de som é medida em watts. Quanto mais watts o seu sistema tiver, mais potência terão as suas caixas acústicas. Além disso, quanto maior a potência, mais distintos são os canais e maior a distância entre a barra e seu assento.

No entanto, quanto maior a potência do equipamento, mais você tem que ter cuidado com algo muito importante: os vizinhos!

Sistema de som

Como mencionado acima, cada barra terá um sistema de som diferente dependendo de suas necessidades (2.1, 5.1, 7.1, e assim por diante). Portanto, você tem que decidir quantos canais de áudio você precisa.

Você também deve avaliar se você quer um bar com a tecnologia DTS:X ou Dolby Atmos. Estas são tecnologias de áudio que criam um efeito de movimento. Por exemplo: se houver uma cena de um avião voando e o avião se mover do lado direito da tela para o lado esquerdo da tela, o som segue o mesmo movimento, começando do lado direito da sala e se movendo para o lado esquerdo da sala.

Subwoofer

O subwoofer é um alto-falante relativamente grande que normalmente é colocado no chão em um dos lados da sala. Ele é usado para a reprodução de sons graves, como explosões.

Se você é fã de filmes de ação, é aconselhável comprar uma barra de som sem um subwoofer e depois conectar um subwoofer externo a ele, pois os subwoofers embutidos nas barras de som são de baixa qualidade devido ao seu pequeno tamanho.

Tamanho do quarto

Dependendo do tamanho da sala na qual a TV está localizada, você terá que escolher uma ou outra barra de som a fim de poder aproveitar seu potencial. Por esta razão, é muito importante verificar a documentação fornecida pelo fabricante.

Desta forma, podemos ter certeza de que o bar é adequado para o nosso quarto.

Sumário

Em resumo, as barras de som servem para melhorar a qualidade do áudio nativo da TV. Isto é graças a um sistema de canais de alto-falantes estrategicamente posicionados. Estes fazem o som saltar corretamente das paredes e restauram uma experiência de audição 3D.

Existem muitos tipos diferentes de barras de som, que diferem de acordo com vários critérios. Desta forma, sempre haverá um bar para atender a todos os tipos de necessidades. Então, se você gosta de curtir um bom filme em HD ou 4K, mas você sente que o áudio em sua TV não lhe dá a experiência imersiva que você merece, então é hora de comprar uma barra de som.

(Fonte da imagem em destaque: Sajad Nori: OL20arN8lA4/ unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas