Ultima atualização: 28 de julho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

No verão, os aparelhos de ar condicionado tornam-se uma necessidade em muitas partes do mundo. Por causa disso, muitas marcas colocaram esses sistemas de resfriamento no mercado. Hoje você pode escolher entre uma ampla gama de opções, para todos os orçamentos e com uma variedade de características, para que você possa manter seus espaços frescos e confortáveis!

Se você vive em um clima quente e úmido, este artigo será de grande ajuda para você. Você aprenderá sobre as vantagens, tipos, uso, funções, manutenção e instalação de aparelhos de ar condicionado. Aqui nós mostramos a você tudo o que você precisa saber sobre este produto. Então, vá em frente! Não perca isso.




A coisa mais importante

  • Embora os aparelhos de ar condicionado sejam relativamente modernos e populares equipamentos de resfriamento, eles podem ser encontrados a um preço econômico. Os mais conhecidos e mais comumente usados são os aparelhos de ar condicionado do tipo split.
  • A instalação de condicionadores de ar geralmente não é muito complexa, mas isso depende do equipamento e da marca. Os aparelhos de ar condicionado split são mais fáceis de instalar, embora a intervenção de um técnico especializado em refrigeração seja recomendada para não perder a garantia.
  • A tecnologia de inversor é atualmente amplamente utilizada em aparelhos de ar condicionado, uma vez que aumenta sua potência. Esta potência é normalmente medida em frigorias, BTU ou quilocalorias. Isto pode variar de acordo com o fabricante. Além da potência, o nível de ruído e o valor energético são fatores muito importantes a serem levados em conta.

Ar condicionado: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre aparelhos de ar condicionado

Escolher o ar condicionado certo para as nossas necessidades não é uma tarefa fácil. A grande variedade de modelos frequentemente acaba por nos desorientar. Por esta razão, nós recomendamos que você preste atenção a esta seção. Nós iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre estas unidades de resfriamento e guiá-lo através do processo de escolha do melhor condicionador de ar para você.

A instalação de aparelhos de ar condicionado geralmente não é muito complexa, mas isso depende do equipamento e da marca. (Fonte: Serezniy: 110545619/ 123rf)

Quais são as vantagens de se ter um ar condicionado?

Os aparelhos de ar condicionado nos ajudam a passar o verão mais agradavelmente. Sem dúvida, esta é a primeira coisa que nos vem à mente quando pensamos neles. Entretanto, como tudo o resto, ele deve ser usado corretamente e na medida certa.

Aqui você pode ver as vantagens e desvantagens do seu uso.

Vantagens
  • Eles têm um sistema de desumidificação que reduz a umidade do ambiente
  • reduzem a presença de insetos como moscas e mosquitos
  • a maioria deles tem um sistema para eliminar o ar quente
  • Eles têm uma bomba de calor para uso como aquecimento no inverno.Eles favorecem a circulação do ar, renovando-o
  • Eles permitem que a temperatura seja reduzida rapidamente
  • Muitos têm a tecnologia Inverter que ajuda a reduzir o consumo de energia
Desvantagens
  • Eles secam o ambiente e, portanto, a pele e as membranas mucosas
  • Eles consomem muita eletricidade

Que tipos de aparelhos de ar condicionado existem?

Existem vários tipos de aparelhos de ar condicionado. Isto tem sido feito para tornar estas unidades adaptáveis a diferentes espaços e necessidades. Atualmente, os aparelhos de ar condicionado split são os mais populares e representam uma excelente opção devido à sua qualidade e preço, embora isto possa variar dependendo do fabricante. Aqui nós mostramos a você os diferentes tipos de aparelhos de ar condicionado.

Tipos de aparelhos de ar condicionado Função / Característica
De janela Eles são excelentes economizadores de espaço e podem ser facilmente instalados e desinstalados. Você pode encontrar pequenos (5,000 - 6,500 Btu), médios (7,000 - 8,200 Btu) e grandes (9,800 a 12,500 Btu). É recomendado não conectá-los com fios de extensão.
Portáteis São versáteis, pois podem ser montados sobre rodas para movê-los e variam de 9.000 a 15.500 Btu, pesando de 20 a 40 kg. Eles tendem a não resfriar tanto quanto os outros aparelhos de ar condicionado. Eles funcionam melhor em climas secos, já que adicionam umidade e requerem uma janela próxima para tirar o ar quente da sala.
De parede Similar aos aparelhos de ar condicionado de janela, exceto que eles são instalados em uma parede externa. Por esta razão, eles exigem um chassi de proteção. Eles são ideais para espaços não ventilados. Eles são complexos de instalar sem ajuda profissional.
Split Os aparelhos de ar condicionado Split são relativamente fáceis de instalar, já que não requerem perfuração através de nenhuma parede. Eles têm uma excelente capacidade de refrigeração e são bastante silenciosos. Mini-divisões, que consistem de um compressor/condensador externo e uma unidade interna, requerem um furo na parede para a canalização. Eles podem fornecer aquecimento e com a tecnologia Inverter você pode economizar energia.
Central Elas são muito mais caras, pois têm alta potência de resfriamento e suas tubulações também podem ser usadas para aquecimento.
Com wifi Estes são aparelhos de ar condicionado inteligentes que têm a capacidade de ser controlados remotamente através de um aplicativo móvel conectado à internet para manter a temperatura desejada, e até mesmo economizar energia.

Como funciona um ar condicionado?

As mudanças físicas e químicas acontecem em um ar condicionado. O ar frio que recebemos é parte de um circuito que extrai o ar quente do ambiente e o transforma através do gás refrigerante, evaporando-o. O ventilador então libera este novo ar através do trocador de calor.

A tecnologia de inversor tem a capacidade de regular automaticamente a temperatura do ar condicionado e a velocidade do ventilador. Desta forma, ele permanece estável entre 9 e 12 graus abaixo da temperatura ambiente. É assim que o consumo de energia deste tipo de equipamento é regulado.

Ernest TricomiABC of Air Conditioning
"O ventilador do evaporador retira ar da sala em que está localizado e o força a circular sobre a superfície do evaporador. Este ar, agora mais quente que a superfície do evaporador, transfere seu calor para as aletas do evaporador por convecção. As aletas dão seu calor, através da condução, ao vapor refrigerante de baixa energia que estava circulando no evaporador. Finalmente, passando sobre o evaporador, o ar agora resfriado é então reintroduzido na sala"

.

Como instalar um condicionador de ar?

A instalação de um ar condicionado é relativa ao próprio equipamento e ao seu fabricante. Um tipo portátil não requer instalação, então levará alguns minutos para ser instalado. Para os outros tipos, você terá que considerar a entrada de ar quente e os dutos de exaustão, bem como a localização ideal, que é favorável tanto para você quanto para o equipamento.

As marcas geralmente fornecem instruções de instalação detalhadas para os equipamentos que vendem. Se você é um especialista em refrigeração ou um faz-tudo, pode ser fácil para você lidar com as diferentes formas de instalação. Caso contrário, nós recomendamos a supervisão ou ajuda de um técnico especializado que saiba como operar o equipamento.

O que são as BTUs dos aparelhos de ar condicionado?

A BTU de um ar condicionado mede a quantidade de calor que pode ser extraída de uma sala. Representa a Unidade Térmica Britânica e é freqüentemente encontrada nas seções de informações técnicas dos aparelhos de ar condicionado. BTU por hora refere-se à energia usada para aumentar a temperatura de 0,45 kg de água sob pressão constante em 1 grau FH.

Por sua vez, uma BTU é equivalente a 0,29 Wh e representa 0,25 kcal por hora (frigorias). Esta é a forma mais comumente usada para avaliar o poder dos aparelhos de ar condicionado.

A tecnologia de inversor é atualmente amplamente utilizada em aparelhos de ar condicionado, pois aumenta sua potência. (Fonte: Maru123rf: 128336280/ 123rf)

Quais são as frigorias de um ar condicionado e como eu posso calculá-las?

As frigorias se referem à potência do equipamento. Para calculá-las, devemos começar a partir do espaço que queremos temperar a nosso gosto. Para fazer isso você deve levar em conta: a altura, a largura e o comprimento. Então, o resultado da multiplicação destas 3 medidas lhe dará o m^3 da sala. Então, você multiplicará o m^3 por 50 e você terá as frigorias que você precisa.

Nós também precisamos conhecer a energia necessária para o ar condicionado. Uma frigobar equivale a 1.163 W. Então, se multiplicarmos este número pelo total de frigorias previamente calculado, obtemos a potência de resfriamento. Aqui está um exemplo:

2600 frig x 1.163 W = 30.238 kW

Como manter um ar condicionado limpo?

A limpeza dos condicionadores de ar é essencial para seu desempenho e durabilidade. A regularidade com que você faz isso favorecerá o bom estado do seu equipamento e você obterá uma boa temperatura e um ar muito mais limpo. Você deve limpar o aparelho inteiro, tanto por dentro quanto por fora. Os filtros são essenciais. Portanto, é melhor controlá-los a cada 3 meses para mantê-los limpos o tempo todo.

De acordo com isso, os drenos também devem ser mantidos livres de obstruções, para que não recebamos maus cheiros causados por sujeira. As partes mais difíceis devem ser limpas com uma escova para remover o que se acumulou com o pó.

É recomendado limpar o condensador a cada estação do ano. Embora você mesmo possa fazer isso, pode ser difícil nas primeiras vezes. Por esta razão, ter um profissional lhe dará a segurança de um trabalho correto.

Manresa RVRefrigerantes para ar condicionado e refrigeração
"O COP é o coeficiente operacional, também chamado de eficiência energética. Refere-se à relação entre a capacidade de refrigeração e a potência absorvida ou necessária que permite que o ar condicionado funcione. Portanto, é melhor ter um COP elevado para conseguir um menor consumo de eletricidade"

Critérios de compra

Os seguintes critérios serão essenciais no processo de escolha do seu ar condicionado. Você poderá escolher aquele que melhor se adapta aos seus desejos e às necessidades específicas do espaço no qual você irá instalá-lo. A grande variedade de ofertas no mercado torna a decisão difícil, mas com as seguintes informações você será capaz de fazer uma escolha mais clara.

Tamanho

O tamanho é um critério que você deve levar em consideração a fim de alcançar uma colocação ideal do seu ar condicionado. Este é muitas vezes o ponto de partida para a compra. Para isso, é recomendado medir o espaço de instalação e o próprio equipamento. Desta forma, nós vamos garantir que será suficiente para o lugar que queremos esfriar.

Além disso, o peso do seu ar condicionado também será importante, assim você saberá se precisa de ajuda na montagem e instalação ou o lugar mais resistente para colocá-lo. Esta informação deve ser complementada com o tipo de sala que temos e o número de pessoas que estarão nela. Aqui nós explicamos melhor:

Room size in m^2 BTU por hora de operação
9 - 27 m^2 5,000 - 7,000
27 - 41 m^2 8,000 - 10.000
41 - 51 m^2 10,000 - 12,000
51 - 65 m^2 13,000 - 14,000
65 - 92 m^2 18,000
+ 92 m^2 + 20,000

Energia

Saber o poder que o ar condicionado que vamos comprar é fundamental. No entanto, primeiro precisamos saber o espaço que queremos para o ar condicionado. Agora, você deve estar claro que energia elétrica não é o mesmo que energia de resfriamento. Este último é medido em BTU ou WH e o outro em KW (1).

Selecionar o ar condicionado com a potência correta nos ajudará tanto a atingir a temperatura desejada na sala quanto a economizar energia elétrica. A diferenciação entre estes tipos de poder fará de sua compra uma boa escolha.

Você pode encontrá-los a um preço econômico. Os mais conhecidos e mais comumente usados são os aparelhos de ar condicionado do tipo split. (Fonte: Aldana: 127136340/ 123rf)

Filtros

Os filtros que nosso ar condicionado terá são um critério essencial. Sem dúvida, os filtros têm a função de purificar o ar ambiente e, portanto, nós respiramos. No entanto, eles também têm a função de manter o equipamento livre de sujeira e poeira.

Existem diferentes tipos de filtros que o ajudarão a entender melhor e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Aqui nós mostramos a você:

Tipos de filtros Função
Revestimento de prata Retenção de poeira.
Catequina Neutralização de microorganismos.
Desodorização Absorção de maus odores.
Vitamina C Liberação de vitamina C no ambiente, para acalmar a pele e ajudar a reduzir o estresse.
HEPA Retenção de 99,9% de partículas maiores que 3 microns.

Bomba de calor

Os condicionadores de ar com bomba de calor são bastante comuns nas ofertas de mercado. Portanto, hoje em dia, o tipo de divisão tem este critério de compra incorporado. Portanto, será muito fácil encontrar este tipo de ar condicionado com bomba de calor.

Entretanto, os condicionadores de ar portáteis nem sempre incorporam essa função de aquecimento. Estes modelos que normalmente incorporam a emissão de ar quente têm preços mais altos, de 20 a 30 %. Em alguns casos o preço deles é mais alto do que os aparelhos de ar condicionado do tipo split.

Nível de Ruído

O nível de ruído dos aparelhos de ar condicionado pode ser uma questão muito sensível. Normalmente, esta informação é dada na descrição do equipamento. É muito importante saber que nenhum ar condicionado é completamente silencioso, mas eles variam em termos do som que emitem.

Além disso, os condicionadores de ar tipo split emitem um nível sonoro de cerca de 20 dB, enquanto o tipo portátil é mais alto, atingindo até 40 dB. Isto pode parecer complicado de entender, mas para lhe dar uma idéia, as televisões e uma conversa normal estão entre 40 e 60 decibéis.

O design ou estilo do seu ar condicionado, você pode encaixá-lo com a decoração do local onde ele está localizado e também com as necessidades deste. (Fonte: Fizkes: 130062431/ 123rf)

Tecnologia

Atualmente, a tecnologia Inverter para condicionadores de ar é a mais conhecida e mais comum. Refere-se a um sistema que visa a economia de energia elétrica. Isto trouxe consigo equipamentos de resfriamento mais eficientes do que aqueles usados anteriormente, os de energia fixa.

A este respeito, a tecnologia Inverter não é normalmente adicionada aos aparelhos portáteis de ar condicionado. Isto torna este tipo de equipamento mais caro e representa um maior gasto de energia elétrica.

Consumo de energia

A eficiência energética dos aparelhos de ar condicionado é uma prioridade para muitos. O consumo de eletricidade dessas unidades de resfriamento é normalmente explicado nas etiquetas das unidades. Aqui você deve levar em conta vários indicadores:

  • Os marcados com A++++ são os mais eficientes.
  • Os marcados com D são os que consomem mais energia.
  • O Índice de Eficiência Energética Sazonal (SEER) mede o quão eficiente o equipamento é no resfriamento.
  • O Coeficiente Sazonal de Desempenho (SCOP) mede quão bom ele é no aquecimento no inverno.

Além disso, quanto maior o valor SEER e SCOP, menor é o consumo do ar condicionado. Uma classificação A++++ terá pelo menos 8,5 SEER e 5,10 SCOP. Por exemplo, se aumentarmos o SEER em um ponto, aumentamos a eficiência energética em 10 %.

Os filtros que nosso ar condicionado terá são um critério essencial. (Fonte: Merfeldas: 93210184/ 123rf)

Utilidades e design

As utilidades adicionais do seu ar condicionado farão a diferença na sua compra. Estes podem ser: controles remotos, temporizadores ou programáveis, mas isto dependerá de seus desejos e prioridades.

O design ou estilo do seu ar condicionado pode ser combinado com a decoração do local e também com as necessidades do local. Você pode escolher entre diferentes tipos de aparelhos de ar condicionado e características intermediárias.

Sumário

Em conclusão, muitas pessoas hoje usam condicionadores de ar para manter a temperatura desejada em suas casas e locais de trabalho. Por outro lado, o mercado neste setor é amplo e oferece múltiplas opções, para diferentes gostos e bolsos. No entanto, só porque um ar condicionado é barato, não significa que será um mau investimento. Nós devemos saber como escolher.

Nós já lhe dissemos o que sabemos sobre este assunto e temos certeza de que com esta informação você saberá como escolher o ar condicionado perfeito para você. Você já conhece as vantagens, os diferentes tipos que existem e suas características específicas. Você também está familiarizado com critérios como nível de ruído, consumo de energia, potência, tipo de filtro, o que fará a diferença para sua compra a longo prazo. Agora é com você.

Nós esperamos que você tenha gostado do conteúdo deste artigo. Se a sua resposta for sim, não se esqueça de compartilhá-la e deixe-nos um comentário. Nós adoraríamos ouvir de você.

(Fonte da imagem em destaque: Sutichak: 47324466/ 123rf)

Referências (3)

1. Hernandez Goribar E. Fundamentos de aire acondicionado y refrigeracion. Limusa; 1988.
Fonte

2. Manresa RV. Refrigerantes para aire acondicionado y refrigeración. Editorial Club Universitario; 2011.
Fonte

3. Tricomi E, Gavaldá J. ABC del aire acondicionado. Marcombo; 2008.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Fundamentos de aire acondicionado y refrigeracion
Hernandez Goribar E. Fundamentos de aire acondicionado y refrigeracion. Limusa; 1988.
Ir para a fonte
Refrigerantes para aire acondicionado y refrigeración
Manresa RV. Refrigerantes para aire acondicionado y refrigeración. Editorial Club Universitario; 2011.
Ir para a fonte
ABC del aire acondicionado
Tricomi E, Gavaldá J. ABC del aire acondicionado. Marcombo; 2008.
Ir para a fonte
Resenhas