Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

23Produtos analisados

15Horas investidas

6Estudos avaliados

80Comentários coletados

As antenas parabólicas ainda fazem parte das casas, sendo uma opção incrível para o entretenimento audiovisual. Seu acesso a uma variedade de programação internacional funciona como uma excelente alternativa - ou complemento - ao conteúdo de streaming.

Certamente, o benefício do sinal de satélite é que ele tem a capacidade de alcançar qualquer parte do mundo e a preços muito acessíveis. Uma vantagem que nenhum outro serviço desse tipo pode oferecer. Se você quiser saber todas as informações úteis sobre antenas parabólicas, nós o convidamos a continuar lendo o artigo.




O mais importante

  • Uma antena parabólica lhe dá acesso a um tipo de entretenimento que nenhum outro serviço oferece. Com canais internacionais e bem conhecidos em oferta.
  • É um dispositivo portátil, e isto é muito vantajoso no caso de mudança ou permanência limitada em lugares.
  • Como é satélite, o sinal da antena parabólica chega a todas as partes do mundo. Você só tem que saber qual é o mais adequado para as suas necessidades.

Antena parabólica: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre uma antena parabólica

Este incrível dispositivo tem uma variedade de funções, vantagens e características, que podem ser desconhecidas para você. Abaixo, nós resumimos de forma muito clara todas as informações que você precisa saber sobre antenas parabólicas.

antena parabólica

As antenas parabólicas recebem sinal de satélite, devem estar localizadas em espaço aberto (Fonte: Giannatti: Wj1D-qiOseE/ Unsplash)

O que é uma antena parabólica e para que ela é usada?

Uma antena parabólica é um dispositivo caracterizado por um refletor parabólico. Ele permite a emissão e/ou recepção de ondas de alta freqüência eletromagnética graças a um dispositivo localizado no foco do parabolóide. Por sua vez, ele é capaz de capturar e/ou enviar sinais graças a um satélite na órbita da Terra.

As antenas parabólicas são usadas principalmente para transmitir sinais de rádio, televisão ou internet com alta qualidade de imagem e áudio. Devido à variedade no mercado, há vários fatores - que iremos avaliar abaixo - que são importantes a serem considerados ao comprar uma antena parabólica.

Como funciona uma antena parabólica?

A operação básica de uma antena parabólica começa com a recepção de um sinal que é transmitido pelo satélite. Ele está sempre na mesma posição em relação ao ponto de transmissão e, graças à sua forma, ressalta o sinal recebido e o concentra no LNB universal.

O LNB (Low Noise Block) é um sistema eletrônico que converte as ondas eletromagnéticas em um sinal amplificado. Ele transporta o sinal diretamente para um receptor de satélite localizado próximo ao receptor final. Em seguida, ele transforma o sinal recebido em imagens ou áudio de alta qualidade.

É importante considerar que não deve haver obstruções entre a antena e o satélite para conseguir uma boa recepção, por isso é ideal localizá-los fora das casas e/ou edifícios.

antena

Há comunidades que instalam uma antena parabólica para todos os vizinhos. (Fonte: Pleshco: m5W9y5bleWg/ unsplash)

Quais são os benefícios de uma antena parabólica?

Na maioria dos casos, os entusiastas de televisão são os que escolhem adquirir um. Isto se deve ao benefício de ter uma variedade de canais - a TV aberta - que não são acessíveis através de formas alternativas.

Placas de satélite podem ser instaladas para rádio, televisão e internet.

Além disso, ao contrário de uma antena terrestre digital, o sinal recebido por uma antena parabólica pode chegar a qualquer lugar do mundo. Isso permite que você aproveite seus serviços de entretenimento independentemente da localização geográfica. Da mesma forma, é fácil de posicionar devido à sua facilidade de instalação e portabilidade.

Quais são os tipos de antenas parabólicas existentes?

É essencial conhecer cada uma das ofertas existentes de antenas parabólicas para determinar qual delas seria a ideal para mim. Em sua tipologia, eles são diferenciados um do outro pela superfície refletiva.

Tipos de antenas parabólicas Características Dados adicionais
Foco primário ou centrado O eixo do refletor parabolóide é centrado em relação ao foco é absolutamente simétrico e assimila apenas 60% do sinal recebido.
Foco deslocado ou offset  O refletor parabolóide é deslocado em relação ao foco É assimétrico e mais eficiente que o foco primário em termos de recepção de sinal.
Cassegrain Utiliza um segundo refletor próximo ao seu foco e isso reflete a onda irradiada do dispositivo de volta para o refletor nas antenas de transmissão É usado em disciplinas como radioastronomia, comunicação espacial, entre outras.
Gregoriano Seu design é similar ao Cassegrain, mas tem um sub-refletor elíptico É usado em radioastronomia.
Multisatellite Tem vários feixes receptores usando um refletor comum Tem mais de dois conversores LNBs.
Flat Agrupa pequenas antenas elementares, e é a antena mais compacta com LNB integrado. Foi criada especialmente para sistemas móveis como veículos, caravanas, entre outros.

Quais são as partes de uma antena parabólica?

O conversor LNB é uma parte que é responsável pela recepção do sinal de satélite. Sua parte receptora é colocada em direção à antena, enquanto a parte inferior tem uma qualidade que vai diretamente para o cabo coaxial.

Conhecer as peças que compõem uma antena parabólica nos ajudará a fazer uma instalação muito mais simples do dispositivo.

Por outro lado, existem os medidores e localizadores de campo, que são dispositivos que conseguem localizar a direção exata dos satélites - como uma bússola -. Conseguir isso permitirá uma recepção de sinal de alta qualidade.

Como instalar e orientar uma antena parabólica?

Aqui estão alguns passos que você pode seguir se você mesmo estiver interessado em instalar uma antena parabólica. Não é um processo simples, no entanto, explicaremos em detalhes e passo a passo como isso pode ser feito com sucesso:

  1. Localize o espaço aberto e seguro para instalar sua antena: Primeiro de tudo, certifique-se de ter o lugar perfeito para capturar o sinal e que, ao mesmo tempo, seja viável e seguro trabalhar por algumas horas durante a instalação.
  2. Tenha todas as peças e materiais necessários à mão: a montagem na parede, antena parabólica, cabo coaxial, conversor, parafusos e conectores. Além de todas as ferramentas que o ajudarão no seu processo de instalação.
  3. Fixe o suporte à sua superfície: Certifique-se de que ele esteja bem fixado, pois a antena permanecerá lá indefinidamente.
  4. Siga o manual e coloque a antena no suporte: Existem vários tipos de antena e, embora em geral a instalação da antena seja similar, haverá pequenas diferenças que sempre dependerão do modelo e da marca que você escolher.
  5. Conecte os cabos: É muito simples, você só precisa conectar o cabo coaxial através do conector F e depois parafusá-lo no LNB e em sua TV, rádio ou qualquer receptor que você use.
  6. Orientar a antena: Este último passo é muito mais fácil com um localizador automático de antenas. Entretanto, existe uma forma manual um pouco mais complexa, mas eficiente, que é trabalhar com os seguintes valores: 147º horizontal, 38º inclinação e 25º rotação que o LNB deve ter.

O que fazer se minha antena parabólica perder sinal?

Algumas vezes, devido às condições climáticas ou outros fatores, nossa antena parabólica está sujeita a perder sinal de satélite. Em qualquer caso, se isso acontecer, nós temos um guia simples para recuperá-lo rapidamente.

Se, antes de tudo, a perda de sinal estiver apenas em alguns canais, o problema pode estar diretamente no decodificador ou no receptor. Isto pode ser feito reiniciando o decodificador e/ou certificando-se de que o cabo coaxial e o conector F estejam devidamente conectados.

Por outro lado, se após a solução de problemas no receptor o sinal ainda não puder ser restaurado, pode ser que a base e a elevação estejam deslocadas e precisem ser verificadas. Neste caso, se necessário, eles devem ser ajustados para a posição original.

antenss

É comum ver edifícios com várias antenas parabólicas montadas nas paredes. (Fonte: Czerwiński: xq2EsbMRPe4/ unsplash)

Critérios de compra

É sempre aconselhável levar em conta uma série de critérios antes de comprar um produto. Isto não só o ajudará a entender qual é o mais adequado para você, mas também a entender todas as características essenciais do produto. Sugerimos que você leia cada um dos critérios em detalhes e avalie sua compra de antena parabólica com base nisso.

Motorizado

A antena parabólica motorizada é a favorita entre os consumidores de TV via satélite. Ele é caracterizado por um motor que lhe permite mover-se automaticamente em busca do satélite, o que o torna ideal para veículos como caravanas e/ou motorhomes.

Eles são geralmente grandes em diâmetro, devido à sua capacidade de receber sinais de mais de um satélite. Ao mesmo tempo, isto pode significar um processo de instalação mais complexo do que outras antenas parabólicas.

Dependendo de sua operação e instalação, as antenas motorizadas podem ser subdivididas em:

  • Antenas parabólicas motorizadas para residências: Estas são fixadas permanentemente nas paredes.
  • Antena parabólica motorizada para veículos: Estas são instaladas em superfícies planas e são projetadas para serem removíveis.

Materiais

As antenas parabólicas, quando instaladas ao ar livre, devem ser resistentes a todas as circunstâncias e mudanças climáticas. Além disso, é sempre importante considerar o local ao escolher qual antena comprar, já que antenas mais resistentes são geralmente muito mais pesadas.

Antena alternativa Especificações
High-end Antena plana, criada para diferentes estruturas móveis e fácil de transportar. É equipado com LNB e suporte.
De acordo com a relação preço-desempenho antena de 80 cm. Possui um sistema de localização que permite que a antena seja orientada automaticamente, assim como um cabo coaxial e um conversor LNB.
Mais resistente e durável Antena de aço resistente a qualquer mudança climática. Vem com LNB e suporte.
Mais fácil de instalar Antena fácil de instalar e compatível com mastro e gradeamento. Vem com um kit completo com suporte, 20 metros de cabo, LNB, conectores, plugues de parede e flanges.
Econômico e pequeno 60 centímetros de antena de aço, completo com LNB.

Se você está procurando por uma antena leve e não corrosiva, o alumínio é o material perfeito para você. Ele tende a ser o mais popular entre os usuários, mesmo que eles tendam a deformar muito mais rapidamente. Por outro lado, as antenas feitas de aço são muito mais fortes e pesadas, mas corrosivas.

Tamanho

O tamanho do prato dependerá da necessidade e do uso do consumidor. Um dos principais fatores a considerar é o espaço no qual o prato será localizado. Isto porque, entre os diferentes tipos, existem variantes que variam de 40 a 120 centímetros de diâmetro.

Grandes antenas parabólicas tendem a ter um alto desempenho, então elas captam uma qualidade muito maior de áudio e imagem. No entanto, isto não significa que você deve optar por um prato de 120 centímetros que não se ajuste ao seu espaço ou ao seu orçamento.

O tamanho mais comercial está entre 75 e 80 centímetros, o que é fácil de instalar e pode captar um sinal de satélite de qualidade.

LNB

Este é um dispositivo que está localizado no foco da antena e é responsável pela adaptação e distribuição do sinal do satélite. Sua principal função é converter o sinal de alta freqüência em um sinal de baixa freqüência e assim alcançar o receptor através do cabo coaxial.

O tipo de LNB mais usado na Europa é o LNB da banda KU, que tem uma freqüência de entrada entre 10,7 GHz e 12,75 GHz. Para freqüências mais baixas, onde não há interferência, a banda C, que está entre 3,4 GHz e 4,8 GHz, é recomendada.

Se você já comprou sua antena, e não tem um LNB, você pode comprá-la separadamente e integrá-la para uma melhor resolução.

Sumário

As antenas parabólicas oferecem um serviço único em sua categoria, graças à sua garantia de entretenimento 24 horas por dia. Sua programação variada permite que o usuário desfrute de conteúdo de qualidade no momento de sua escolha.

Após avaliar a grande variedade de antenas, nós enfatizamos que cada uma delas se adequa às suas necessidades no momento. Fatores como tamanho, material, desempenho, localização, entre outros, são primordiais para refinar nossa decisão de compra. Será sempre a escolha do cliente avaliar, com base nisso, qual é o ideal para eles.

Se você gostou do nosso artigo ou acha que ele pode ser útil para outra pessoa, não hesite em compartilhá-lo e deixe-nos um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Tamara Bellis: UfETna4IUuuY/ unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas