
Como escolhemos
Olá, seja bem-vindo ao TechReviews! Para muitas pessoas assistir televisão é uma forma de divertimento e uma maneira de relaxar após um dia corrido. Mas para que todos os canais abertos possam ser visualizados, é importante que o aparelho possua uma antena externa, e é sobre ela que falaremos hoje.
A antena externa é um produto que capta o sinal de TV e o transmite para a tela dos televisores. Ela permite o acesso a diversos canais e possui um excelente alcance, funcionando até em locais mais afastados. E se você está precisando de uma dessas, mas não sabe qual escolher, basta ler esse artigo até o final para tirar todas as dúvidas.
Índice
O mais importante
- A antena externa possui uma alta captação de sinal e transmite na televisão os canais abertos.
- O modelo mais comum de antena externa é chamado de espinha de peixe.
- Atualmente todas as antenas externas à venda transmitem sinal digital.
Antena externa: nossa recomendação dos melhores produtos
As antenas externas são muito parecidas entre si, porém existem algumas diferenças entre os modelos disponíveis para compra. Por isso, separamos aqui os que possuem mais pontos positivos e estão entre os melhores, confira.
- A antena externa com melhor custo benefício
- A versão de antena externa mais discreta
- A antena externa mais completa
A antena externa com melhor custo benefício
Esse modelo de antena externa é do tipo UHF e capta sinais digitais HDTV, graças a isso ela garante uma melhor qualidade de imagem no televisor. Essa opção possui uma instalação simples e rápida e acompanha um cabo coaxial de 10 metros, suporte e mastro. Além disso, ela é compacta e é compatível com todos os modelos de televisão.
A versão de antena externa mais discreta
Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.
Esse modelo de antena pode ser instalado em áreas internas e externas e tem tamanho compacto e discreto. Ela conta com um plug em 90º e acompanha um cabo de 1,80 metros, o que a permite ficar em local distante do televisor. A antena recebe sinal FM, UHF e VHF. Ela também é compatível com todos os modelos de televisor que possuem conversor digital Integrado.
A antena externa mais completa
Esse modelo de antena digital é do tipo 4 em 1 e capta sinais VHF, UHF, FM e HDTV digital. Ele acompanha 16 metros de cabo, suporte e mastro e possui instalação simples e rápida. A antena tem um design arrojado e é compatível com todos os modelos de televisão e conversor digital disponíveis no mercado.
Guia de compras: o que você deve saber sobre antena externa
Para que serve uma antena externa?
A antena externa é uma variação desse produto e tem como função captar o sinal das emissoras e transmiti-lo no aparelho de televisão. Graças a ela é possível assistir aos canais da TV aberta de maneira simples e fácil.
Antena externa ou antena interna: Qual escolher?
A antena externa é mais indicada para quem mora em casas, visto que é colocada do lado de fora do local.
Em comparação ao modelo interno ela conta com uma melhor captação do sinal, pois é maior e recebe menos interferências. Justamente por isso ela é a melhor opção para locais onde o sinal de TV é fraco.
Já a antena interna tem como principal vantagem o seu tamanho, que é reduzido. Ela é instalada juntamente ao aparelho de televisão e somente consegue captar sinais de antenas mais próximas, tendo um alcance menor.
Antena externa | Antena interna | |
---|---|---|
Aparência | É maior e lembra uma espinha de peixe | É menor e normalmente possui um receptor de sinal e duas hastes metálicas |
Nível de captação de sinal | Consegue captar sinais a longa distância | Capta sinais somente de torres mais próximas |
Local de instalação | Área externa | Próximo a televisão |
Qualidade de imagem e som | Alta | Média a alta |
Qual o melhor lugar para instalar uma antena externa?
A única ressalva com relação a instalação desse produto fica por conta do seu posicionamento. A antena sempre deve estar apontada em direção a estação de transmissão. E caso você não saiba onde ela fica basta checar a posição da antena das casas próximas.
Como instalar uma antena externa?
- Após definir o local onde a antena externa será instalada coloque-a na posição horizontal com as espinhas apontadas para as laterais.
- Fixe os parafusos no mastro e verifique se a estrutura está bem firme.
- Em seguida deve-se conectar o cabo na antena e no televisor. Para isso encaixe o fio na antena rosqueando até o fim e faça o mesmo na televisão.
- Para garantir que o cabo não se solte e que água não o molhe passe uma fita isolante no ponto de junção com a antena.
- Por fim, sintonize os canais na televisão e aproveite a programação.
Quanto custa e onde comprar uma antena externa?
E não é preciso gastar muito para comprar uma dessas. O valor da antena externa fica entre R$19,90 e R$210 e ele varia de acordo com a quantidade de sinais que ela capta.
Critérios de compra: Como comparar os modelos e escolher uma antena externa
Para poder desfrutar dos canais de televisão aberta é fundamental escolher uma antena externa correta. Esse processo de decisão faz toda a diferença e deve ser feito com cautela para não adquirir uma opção inadequada ao local ou necessidade. Para te ajudar nisso separamos abaixo o que você deve levar em consideração.
Agora vamos te explicar cada um desses tópicos.
Tamanho
A antena externa é confeccionada em diferentes tamanhos, existindo opções maiores e menores. Os modelos maiores são os que possuem maior capacidade de captação de sinal, enquanto que os menores têm uma eficiência mais limitada com relação a isso.
Logo, para locais onde o sinal é baixo, quanto maior a antena melhor, já que há mais possibilidade de conseguir assistir a diversos canais. Além disso, deve-se analisar também qual é o tamanho ideal para a área que se tem disponível.
Sinais que capta
Existem diferentes tipos de sinal que uma antena externa pode captar e cada modelo possui uma capacidade. Há versões que somente alcançam sinais UHF e VHF, enquanto que outras são mais completas e transmitem sinais VHF, UHF, FM e HDTV.
A sigla UHF significa Ultra High Frequency, que é uma frequência ultra alta. Ela é muito utilizada por canais de televisão e é recomendada para áreas urbanas.
A sigla VHF significa Very High Frequency, que é uma frequência muito alta utilizada pelas rádios. Essa é ideal para zonas distantes e rurais. Já a sigla HDTV está relacionada a TV de alta definição, enquanto que o FM diz respeito as rádios.
Portanto, na hora de escolher uma antena verifique quais desses sinais o modelo consegue captar e veja qual se adapta melhor a sua necessidade.
Comprimento do fio
Outro ponto importante a ser considerado na hora de comprar a antena externa é o comprimento do fio que a acompanha. Ele não deve ficar nem muito longo, nem curto, pois essas duas situações irão atrapalhar durante a instalação.
Por isso, antes de adquirir a antena meça a distância entre a televisão e o local onde ela será instalada.
Conformação da antena
Visando garantir uma maior durabilidade da antena e evitar acidentes é importante que ela seja fabricada com materiais resistentes.
Dessa forma, verifique se a estrutura da antena é forte e rígida e se ela é feita com matérias-primas resistentes. Além disso, é fundamental que esse material não enferruje, já que esse produto ficará exposto a sol e chuva.
(Fonte da imagem destacada: Schueler-Design / Pixabay)