Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

17Produtos analisados

35Horas investidas

7Estudos avaliados

80Comentários coletados

Há alguns anos, as conexões wifi têm dominado tudo e têm quase completamente deslocado as conexões com fio. Ter uma boa conexão é essencial em nossa vida diária, seja por razões profissionais ou pessoais.

Pode acontecer que uma conexão lenta seja causada por uma perda de sinal de rede. Neste caso, a instalação de um amplificador wifi é a única solução para alcançar um acesso mais estável. Interessado? Aqui você encontrará tudo o que você precisa saber sobre o amplificador wifi.




O mais importante

  • A primeira coisa que você deve saber é que um amplificador wifi é usado para impulsionar um sinal sem fio existente e fazer com que ele alcance uma área maior. Os cantos da sala onde o sinal não chega, eventualmente, serão cobertos.
  • O amplificador wifi funcionará a partir de uma rede principal no local onde está instalado. Portanto, você deve ter um roteador que lhe forneça internet antes de pensar em comprar um repetidor wifi.
  • A força do sinal fica mais fraca à medida que você se afasta mais do roteador, então se o amplificador tiver um sinal fraco, ele irá estender um sinal de má qualidade. Portanto, é importante colocá-lo em um local onde ele será capaz de fazer seu trabalho de amplificar o sinal da melhor forma possível.

Amplificador wifi: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre um amplificador wifi

Para ajudá-lo no processo de compra e facilitar, selecionamos uma série de perguntas frequentes que acreditamos serem vitais para ter um conhecimento básico e saber no que você está se metendo.

Enrutador de cable inalámbrico de banda ancha

A primeira coisa que você deve saber é que um amplificador wifi é usado para impulsionar um sinal sem fio existente e fazer com que ele chegue a uma área maior. (Fonte: Piotr Adamowicz: 89885070/ 123rf.com)

O que é um amplificador wifi e quais são as suas vantagens?

Um amplificador wifi é um dispositivo cuja função é estender a cobertura da rede doméstica. Ele pode ser instalado em vários estabelecimentos, sejam eles casas particulares, empresas, etc. O amplificador wifi é, juntamente com o wifi e a taxa plana, as grandes "invenções" que tornaram a Internet acessível a todos.

Este dispositivo tem algumas vantagens óbvias, começando por facilitar a conectividade e a fluidez das conexões que cada um de nós tem entre o nosso dispositivo e o roteador. Uma conexão ruim pode causar dores de cabeça, hoje em dia ter uma boa conexão é uma obrigação.

Como qualquer dispositivo, ele tem uma desvantagem, no caso do amplificador wifi é o seu alcance limitado, em alguns casos. Mesmo em pequenas casas ou escritórios, com apenas alguns obstáculos, como uma porta ou uma parede, o wifi já está enfraquecido e não chega muito bem. Veja a seguinte tabela de vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Fácil de configurar
  • Aumenta a força do sinal wifi
  • Funcional e econômico
Desvantagens
  • O desempenho pode ser insuficiente
  • Risco de violação de sua segurança, permitindo que outros usuários usem o sinal
  • Pode ser incompatível com o roteador

Quantos metros um amplificador wifi pode alcançar?

Por um lado, os dispositivos de rede wifi podem transmitir até uma distância de 30 quilômetros, mas um amplificador wifi pode alcançar até 350 metros. Nestes casos, é uma combinação do roteadore um amplificador wifi, que amplifica o sinal.

Na maioria dos casos, estes dispositivos são necessários para cobrir distâncias de aproximadamente 25 metros.

Como usar um amplificador de sinal wifi?

Antes de instalar um amplificador wifi, é aconselhável estudar as zonas wifi na casa. Desta forma, você saberá se você tem pontos cegos ou pontos com sinais muito fracos. Você pode realizar o estudo do sinal baixando um aplicativo gratuito chamado Wifi Heatmap, que é simples de usar e muito eficaz. Movendo-se pela sala, ele determinará a força do sinal em cada ponto.

Uma vez que você tenha decidido instalar o amplificador wifi, o dispositivo tira o sinal do roteador e o amplifica. Ele terá o mesmo nome do roteador, com o mesmo nome de usuário e senha.

Receptor wifi en una habitación de hotel.

O repetidor wifi funcionará a partir de uma rede principal no local onde ele está instalado. (Fonte: nachrc2001: 84855794/ Pexels.com)

Como instalar um amplificador wifi?

O processo de instalação de um repetidor wifi é mais simples do que parece, no entanto, existem alguns modelos no mercado, portanto o modo de instalação pode variar.

O repetidor tem duas formas de ser configurado, dependendo se o roteador tem ou não um botão WSP. Isto é mostrado na tabela a seguir:

Roteador com botão WSP Roteador sem botão WSP
Conecte o amplificador o mais próximo possível do roteador Conecte o amplificador wifi a qualquer tomada
A luz do amplificador wifi deve piscar Selecione a rede no celular
Pressione o botão WSP no roteador por 10 segundos, depois pressione o botão no amplificador por 10 segundos Acesse qualquer página da web para abrir a configuração do amplificador wifi
Espere três minutos para o amplificador fazer o link com o roteador, uma vez que ele comece a piscar, você pode mudá-lo para o soquete que mais lhe convém Siga os passos e tenha a senha do roteador pronta. Finalmente, indique que você quer repetir o nome e a senha do roteador.

Como posso fazer o sinal wifi chegar mais longe?

Para amplificar o sinal, a melhor solução é comprar um amplificador wifi. Estes dispositivos são capazes de dobrar o alcance do sinal vindo do roteador.

Algumas vezes a solução não é comprar outro dispositivo, mas mover o roteador e centralizá-lo em áreas onde mais cobertura é necessária. Entretanto, atualmente, como a maioria das pessoas tem mais de um dispositivo que requer conectividade (TV, computador, telefone celular), é comum adicionar acessórios ao roteador para desfrutar de uma melhor conexão.

Há um truque que consiste em colocar uma folha de alumínio atrás do amplificador e funciona como um método de direcionar o sinal sem fio. Pesquisadores da Universidade de Darthmouth dizem:

BBCPor qué es buena idea usar papel de aluminio para mejorar la señal de tu wifi
"Cercar as antenas do roteador com folha de alumínio serve para melhorar o sinal, reduzir a interferência e criar barreiras para aumentar a segurança de nossa conexão"

Critérios de compra

Ao comprar um amplificador wifi você deve considerar fatores que podem ser decisivos em sua tomada de decisão, critérios como os seguintes:

Alcance

Um dos primeiros fatores de compra, em nossa opinião, é a distância que o dispositivo pode cobrir. É recomendado que elas tenham antenas externas, elas são uma parte fundamental de um bom sinal.

Recomendamos focalizá-las na direção certa para estender o sinal até aquele ponto em particular onde o sinal é fraco.

Velocidade de transmissão

A função do amplificador wifi é atuar como um intermediário entre o dispositivo no qual estamos navegando e o roteador, por esta razão ele deve interferir o mínimo possível na conexão. O roteador e o amplificador devem ser compatíveis, ou seja, se você tem uma largura de banda de 100 Mbps, mas o amplificador wifi só pode transmitir 20 Mbps, ele não é o correto.

Para lhe dar alguma orientação, o mais comum é encontrar amplificadores com uma velocidade de transmissão de 300 Mbps, o mesmo que é normalmente encontrado nos roteadores.

Tuenti TecnologíaAparatos cerca del router, mejor no
"Nós sabemos que é difícil afastar nosso roteador de todos os aparelhos elétricos, mas tente manter seus aparelhos elétricos o mais distante possível do roteador".

Estabelecimento

O reforço wifi será diferente se você precisar dele para sua casa do que para um escritório ou restaurante. Se o estabelecimento for muito grande, é claro que você precisará obter um bom amplificador.

É comum encontrar estes dispositivos em casas de vários andares ou grandes casas, escritórios ou qualquer outra sala de tamanho considerável. Colocado em pontos intermediários entre o roteador e o dispositivo que vai precisar de sinal.

Repetidor WiFi en toma de corriente en pared naranja.

Este dispositivo tem algumas vantagens óbvias, começando por facilitar a conectividade e a fluidez das conexões que cada um de nós tem entre o nosso dispositivo e o roteador . (Fonte: Piotr Adamowicz : 63086853/ Pexels.com)

Dual

As bandas em que o amplificador wifi está conectado são geralmente de 2,4 GHz ou banda dupla. Ou seja, conexões de 2,4 GHz e 5 GHz. As diferenças entre essas duas bandas são

  • A interferência que eles encontram.
  • O alcance que eles cobrem.
  • Velocidades suportadas.

Nós recomendamos que ao comprar o dispositivo, ele deve ser duplo. Porque por um lado os 5 GHz permitem velocidades mais altas e menos interferência e os 2,4 GHz têm um alcance maior.

Valor pelo dinheiro

Finalmente, outro fator a ser levado em conta ao comprar um amplificador wifi, é a relação que você encontra entre a qualidade e o preço do dispositivo.

Embora seja verdade que um amplificador que custa mais de £150 seria um amplificador extremamente poderoso, ergo, de boa qualidade, não seria uma boa relação custo-benefício.

Resumo

Lá se vai o guia para escolher o amplificador wifi certo para você. Esperamos que você tenha achado útil e que tenhamos sido capazes de guiá-lo.

Lembramos que é importante levar em conta a marca do seu roteador ao comprar o amplificador wifi e considerar a velocidade de transmissão entre outros fatores. Finalmente, se você tiver alguma pergunta, comentário ou esclarecimento, não hesite em deixar um comentário. Muito obrigado.

(Fonte da imagem em destaque: Kittichai Boonpong: 75433405/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas