Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

12Horas investidas

5Estudos avaliados

124Comentários coletados

Quando se trata de som, embora muitos produtos como TVs e computadores possam vir com seus próprios alto-falantes, é verdade que às vezes eles não têm o poder necessário para ouvir sua música da maneira que ela merece ser ouvida. Por esta razão, muitos usuários escolhem se equipar com alto-falantes adicionais que atendam aos requisitos de potência e capacidade de áudio que eles precisam. Entre os modelos mais destacados no momento, o favorito entre os usuários é o Magnat Monitor Supreme 102, um conjunto de dois alto-falantes com uma potência de 120W e uma sensibilidade de 89 dB. Outra opção interessante é o modelo DL da Woxter Dynamic Line, que possui 150 watts de potência, um sistema de controle completo e um design preto elegante com caixas compactas e fáceis de encaixar.




Alto-falantes: nossas recomendações

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre Alto-falantes

Com o rápido avanço da tecnologia de som, muitos de nós temos players de alta qualidade em nossas casas que são capazes de gerar um som potente e limpo. Entretanto, às vezes os alto-falantes antigos não são mais bons o suficiente para acompanhar os novos tocadores de áudio.

Às vezes, quando estamos na casa de um amigo e ele toca alguma música, notamos que o som é muito melhor que o nosso, mesmo que nosso tocador seja mais novo e tenha melhores características. Então o que acontece? O problema deve ser os alto-falantes que você usa. Se você mudou seu jogador, mas deixou os alto-falantes antigos para trás, é possível que eles não estejam à altura da nova tecnologia de som; talvez eles sejam muito antigos ou simplesmente não sejam totalmente compatíveis com seu sistema de som. Nosso principal objetivo é que, ao fazer uma comparação de alto-falantes, você encontrará este guia para comprar os melhores alto-falantes do mercado hoje, que podem ser adaptados às suas necessidades, muito útil.

Nós compartilharemos com você quais características a considerar ao comprar alto-falantes bons e acessíveis.

Os alto-falantes são comumente conectados por fio do alto-falante, RCA, cabo auxiliar de 3,5 milímetros ou cabo óptico digital. (Fonte: Kzenon: 120443164/ 123rf)

Tipo

No mundo do som, os alto-falantes desempenham um papel fundamental, mas nem todos os alto-falantes cumprem as mesmas funções, depende muito das necessidades que cada usuário tem, por que dizemos isto? Porque nem todas as músicas soam bem em todos os alto-falantes. Vamos lembrar que existem pelo menos três tipos básicos de alto-falantes. Existem os chamados Tweeters, que não têm nada a ver com a rede social.

Quando falamos em alto-falantes, os tweeters são aqueles que reproduzem as frequências mais altas. Estes são geralmente os menores. Depois há os meios que, como seu nome sugere, são responsáveis pela reprodução das freqüências de médio alcance. Depois há os chamados woofers, que são destinados a reproduzir as baixas freqüências. Há também um quarto tipo chamado subwoofer, que reproduz freqüências abaixo do baixo.

Nós nos referimos às necessidades do usuário porque achamos aconselhável nos perguntar: que tipo de música eu escuto regularmente? Os sons graves ou agudos predominam? Estas simples perguntas podem nos ajudar a saber que tipo de alto-falantes estamos procurando. Independentemente de estarmos procurando por alto-falantes baratos, além de perguntarmos quanto custam, há certas características que devemos verificar nas especificações antes de comprá-los.

Power

Esta é uma característica essencial. Na reprodução de áudio, a potência é medida em watts, portanto, quanto mais watts os alto-falantes que você escolher tiverem, mais potência sonora eles irão emitir. Alto-falantes de potência mais alta tendem a ter melhor qualidade de som, especialmente se o player tiver uma amplificação considerável.

Além disso, muitos usuários recomendam alto-falantes em modo estéreo, já que a maioria dos discos e equipamentos de som no mercado hoje em dia são projetados para soar em estéreo. Por outro lado, sobre a faixa de freqüência podemos dizer que um sistema ideal deve ir até 20 Hz e até 20.000 Hz, o que corresponde à faixa de percepção de freqüência sonora do ouvido humano.

Design

Escolha aqueles que se adaptam ao local onde você vai colocar os alto-falantes. Alguns são longos o suficiente para serem colocados no chão, outros são mais largos e são usados em prateleiras. Alguns são projetados para serem colocados na parede ou no teto. Há também os alto-falantes de torre que são os maiores e geralmente soam muito bem.

Finalmente, há os alto-falantes ao ar livre que têm uma cobertura impermeável que os protege do meio ambiente, ideal para jardins ou qualquer espaço ao ar livre. Se você está interessado em tecnologia e tudo o que tem a ver com ela, pode ser uma boa opção para conferir nossa página nos melhores blogs de tecnologia, para que você possa sempre se manter atualizado com as últimas novidades.

Como usar Alto-falantes: o guia definitivo

Para pessoas sem muito conhecimento técnico, instalar e usar alto-falantes em um receptor, amplificador ou sistema de entretenimento doméstico pode parecer intimidante. Mas apesar da miríade de tipos de conexões e do emaranhado de fios em potencial, não é tão complicado quanto se poderia temer.

Mesmo que você seja um iniciante com apenas um entendimento básico do equipamento de áudio de sua casa, a instalação de novos alto-falantes pode ser feita em tempo recorde. Antes de começar, é uma boa idéia posicionar corretamente seus alto-falantes, pois isso pode ou não envolver a movimentação de outros dispositivos. Uma vez tudo pronto, é hora de conectar os alto-falantes. Para evitar qualquer dano acidental ao equipamento, não se esqueça de desligar todos os dispositivos antes de conectar ou desconectar qualquer cabo.

Selecione o cabo e o tipo de conexão

Os alto-falantes são normalmente conectados por fio do alto-falante, RCA, cabo auxiliar de 3,5 milímetros ou cabo óptico digital. Qualquer que seja a opção de saída escolhida para seus alto-falantes, certifique-se de que portas de entrada do mesmo tipo estejam disponíveis no receptor ou amplificador ao qual você os está conectando.

Medir distâncias

Embora os cabos fornecidos pelo fabricante sejam normalmente suficientes, eles podem não ser longos o suficiente para suas necessidades. Determine como e onde os cabos irão passar dos alto-falantes para o dispositivo alvo. Na maioria dos casos, as pessoas colocam os cabos no chão ao longo das tomadas para mantê-los fora da vista e longe de serem pisados e emaranhados. Meça a distância que os cabos precisam para viajar e compare com o que você tem em mãos. É sempre uma boa idéia deixá-los um pouco soltos.

Certifique-se de conectar os cabos corretamente

Se você estiver usando um cabo de 3,5mm isso não se aplica, simplesmente conecte o cabo à fonte de alimentação e ao receptor. Entretanto, os cabos RCA ou fios do alto-falante têm extremidades marcadas para os canais de áudio esquerdo e direito. Ao usar um fio de alto-falante, você notará que os terminais de entrada e saída estão marcados como negativos (-) e positivos (+), muitas vezes preto para negativo e branco ou vermelho para positivo.

O mesmo vale para os cabos RCA, que também devem ter as extremidades marcadas para os canais de áudio esquerdo e direito. Os cabos e conectores RCA são rotulados como L (esquerda) e R (direita), comumente codificados por cores como branco e vermelho, respectivamente.

Conecte os cabos

Conecte tudo, certificando-se de que as conexões estejam firmemente encaixadas. Quando se trata do fio do alto-falante, ele pode vir com extremidades descascadas para ser conectado a uma pequena mola, conectores de pinos a pequenas molas, fio descascado a terminais, conector de garfo a terminais ou uma plugue de banana a um terminal.

Nos cabos RCA, você deve conectar apenas a extremidade macho ao terminal fêmea. Certifique-se de que os canais esquerdo e direito estejam adequadamente combinados (ou seja, o terminal positivo do receptor deve estar conectado ao terminal positivo do alto-falante tanto para o canal esquerdo como para o direito). A correção da fase do alto-falante é fundamental para obter o melhor som possível. É um erro comum não ter fios conectados da mesma maneira em ambos os componentes, pois você definitivamente ouvirá a falta de qualidade de som.

Ligue e teste seus alto-falantes

Agora que você tem tudo conectado, é hora de ligar tudo e testá-lo. Se nada acontecer, ou se algo não parecer certo, tente descobrir porque o sistema não está fazendo nenhum som. Caso contrário, é uma boa hora para relaxar e aproveitar seus novos palestrantes.

FAQ Alto-falantes: as perguntas mais frequentes

Qual é a maneira certa de limpar seus palestrantes?

Os palestrantes tendem a ficar sujos o tempo todo e precisam ser limpos com freqüência para cuidar deles e evitar que se deteriorem. Aqui está como limpá-los. Para isso, você precisará de álcool, uma tocha de ar, um pano, sprays de aerossol que são especialmente para plástico ou madeira, uma escova de cerdas macias e uma chave de fenda. A primeira coisa a fazer é desapertar a tampa para verificar o interior e soprar ar através dela com a tocha, removendo assim a sujeira.

Além disso, para remover os resíduos de pó acumulados, limpe-o com uma escova de cerdas macias mergulhada em álcool. Finalmente, para limpar a parte externa do alto-falante, recomendamos o uso de algum tipo de spray de plástico ou madeira, dependendo do material do seu alto-falante. Também, limpe-o com um pano limpo e macio para remover qualquer sujeira. É isso, em minutos você terá seu alto-falante limpo e pronto para usar novamente.

No mundo do som, os alto-falantes desempenham um papel vital. (Fonte: Princeoflove: 86328985/ 123rf)

Como eu conecto alto-falantes Bluetooth?

A tecnologia tem avançado ao longo dos anos e hoje podemos desfrutar de vários dispositivos que nos permitem ouvir a música que mais gostamos. Neste caso, os alto-falantes fazem parte disso. É importante mencionar que existem alto-falantes convencionais, ou seja, aqueles que estão conectados por um cabo, e alto-falantes Bluetooth.

Abaixo, nós explicaremos como conectar este último. A primeira coisa que você precisa fazer é emparelhar os alto-falantes com o seu dispositivo móvel, depois procurar pelo nome deles nas configurações e selecioná-los. Desta forma, em questão de segundos seu celular e alto-falante estarão conectados via Bluetooth.

Como você coloca alto-falantes 5.1 em uma sala de estar?

Ter uma sala de cinema em casa especial é uma coisa comum para muitas pessoas. Alguns dedicam um espaço para este fim, fornecendo as condições necessárias em sua casa para torná-la uma experiência acústica como um cinema. Entretanto, a maioria dos usuários cria este tipo de entretenimento em um espaço onde é mais difícil conseguir este efeito sonoro, pois existem muitos obstáculos, por exemplo, móveis, prateleiras, televisores e lâmpadas, entre outros.

Neste sentido, é melhor seguir vários passos que ajudam a projetar corretamente o som de cada falante. Primeiro, coloque-os em um trio frontal, com os alto-falantes dianteiros esquerdo e direito em ambos os lados da TV e o alto-falante central acima ou abaixo dela. Além disso, o subwoofer deve ser colocado no chão, em um lugar onde suas vibrações possam alcançar todos os cantos da sala. Por outro lado, os alto-falantes traseiros vão um de cada lado, mas atrás de onde você vai sentar para assistir ao filme. Isto é, atrás dos seus ouvidos, para criar uma experiência imersiva, semelhante à do cinema.

Quais são as diferenças entre alto-falantes ativos e passivos?

O alto-falante passivo é caracterizado pelo fato de que precisa receber energia de outra fonte, ou seja, um amplificador de potência. Alto-falantes ativos, por outro lado, são aqueles que têm um amplificador incorporado e precisam tanto de um cabo de áudio quanto de energia para funcionar.

Também podemos mencionar que, geralmente, nos melhores alto-falantes ativos o cabo é muito curto, pois está localizado ao lado dos componentes do alto-falante. Além disso, cabos longos podem causar perdas de sinal e energia. Finalmente, o fabricante geralmente adapta o amplificador para caber corretamente no alto-falante.

(Fonte de imagem em destaque: Jessmine: 73048207/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas