Ultima atualização: 30 de julho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

22Horas investidas

9Estudos avaliados

59Comentários coletados

Para os entusiastas de esportes radicais e de aventura, os altímetros são um instrumento de medição indispensável. A possibilidade de monitorar tanto a altitude quanto as possíveis variações de altitude que ocorrem durante seus movimentos é muito útil para o gerenciamento dos esforços e para o conhecimento do meio ambiente.

No entanto, eles não são apenas uma ferramenta tremendamente prática para eles, eles também são de grande ajuda para qualquer amante da natureza que está acostumado a fazer viagens frequentes para o campo. Não surpreendentemente, estes dispositivos freqüentemente incluem também funcionalidades como bússola, termômetro ou barômetro.




A coisa mais importante

  • Altímetros são dispositivos que são usados para determinar a diferença de altitude entre o local onde você está e um ponto de referência, geralmente o nível do mar é geralmente tomado como referência.
  • Há dois tipos de altímetros: altímetros barométricos e altímetros de rádio. Cada um oferece uma gama de desempenho e é mais ou menos preciso, dependendo das condições operacionais. A escolha de uma ou outra depende, em grande parte, do uso que você vai fazer dela.
  • Você não precisa praticar esportes radicais como pára-quedismo ou alpinismo para aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pelos altímetros. Suas funções podem ser igualmente interessantes para uma grande variedade de atividades ao ar livre.

Altímetros: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre altímetros

Ao comprar um altímetro, há uma série de coisas importantes a serem consideradas. Não se esqueça que existem diferentes modelos de altímetros e que nem todos os equipamentos garantem os mesmos níveis de qualidade. Por esta razão, nesta seção, nosso objetivo é responder as perguntas mais comuns feitas pelos compradores.

Militar

Altímetros são instrumentos de medição usados para determinar a diferença de altitude entre dois pontos. (Fonte: Meunklad: 98888566/ 123rf.com)

O que exatamente são altímetros?

Altímetros são instrumentos de medição usados para determinar a diferença de altitude entre o ponto onde você está localizado e um ponto de referência, que geralmente está ao nível do mar. Em geral, eles são geralmente instrumentos de precisão, sendo que algumas de suas aplicações são na aeronáutica e em esportes radicais.

Quais são as vantagens e desvantagens dos altímetros?

Ter um altímetro oferece uma série de vantagens importantes. Primeiramente, é claro, você pode descobrir quão alto você está. E você não precisa ter um grande conhecimento técnico para fazer isso, pois eles são realmente fáceis de usar. Eles também o ajudam a encontrar seu caminho muito melhor, para que você não se perca.

Outra vantagem importante é a possibilidade de sincronizá-los com os telefones celulares. É claro, eles também têm alguns pequenos inconvenientes. Suas medidas podem ser afetadas por fatores climáticos. Além disso, eles normalmente não têm telas sensíveis ao toque e muitos não estão especialmente preparados para operar em condições extremas.

Vantagens
  • Eles deixam você saber sua altura acima do nível do mar
  • Realmente fáceis de usar
  • Eles podem ser sincronizados com outros equipamentos como telefones celulares
  • Eles ajudam você a se orientar muito melhor
Desvantagens
  • Eles geralmente não têm telas sensíveis ao toque
  • Fatores meteorológicos podem influenciar suas medidas
  • O equipamento mais básico não é adaptado para condições extremas

Vale a pena comprar um altímetro?

Para certos esportes extremos, como paraquedismo, os altímetros são uma ferramenta indispensável para se orientar e determinar a altitude, e assim talvez também o esforço feito. Eles são dispositivos que podem ser de grande ajuda para profissionais, amadores e entusiastas do ar livre.

Que tipos de altímetros existem?

Há dois tipos de altímetros: radioelétricos e barométricos. Os altímetros de rádio são mais comumente usados no campo da aviação, enquanto os altímetros barométricos são usados principalmente para atividades esportivas como ciclismo, alpinismo ou paraquedismo. Em geral, aqueles com GPS são geralmente mais precisos.

Tipo Características Principais aplicações
Barométrico Seu funcionamento é baseado na relação entre pressão atmosférica e altitude paraquedismo, caminhadas e para pilotagem de aeronaves
Radioelétrico Seu funcionamento é baseado na medição de distâncias através de ondas eletromagnéticas Principalmente para pilotagem de aeronaves, embora possa ser usado em outros tipos de atividades se você deseja

Como funciona um altímetro?

Os altímetros digitais multifuncionais, que são os mais comuns, são assim chamados porque exibem informações em uma tela e executam várias funções além de medir a altitude. Esses dispositivos geralmente incorporam um barômetro, GPS e outros instrumentos de medição dentro do dispositivo para capturar informações do exterior.

Eles tomam dados tais como pressão atmosférica, temperatura e coordenadas. Eles os combinam para exibir na tela os valores resultantes de temperatura, altitude, localização e até mesmo a previsão do tempo. Em particular, a variação de altitude é medida a partir das mudanças na pressão atmosférica.

Para certos esportes extremos, tais como paraquedismo, altímetros são uma ferramenta indispensável. (Fonte: Aliaksandr Alin: 50413999/ 123rf.com)

Como um altímetro barométrico calcula a altitude?

Como já mencionamos, o cálculo da altitude é baseado na relação entre a pressão atmosférica e a altitude. Em geral, a pressão diminui em cerca de 1hPa (hectopascal) a cada 8,2m. Entretanto, este valor pode variar dependendo das condições climáticas. Eles usam a altitude ao nível do mar como referência, que também varia de acordo com a latitude.

Como um altímetro de rádio calcula a altitude?

Um altímetro de rádio funciona de forma diferente. Ele mede a distância de dois veículos aerotransportados da superfície. Para fazer isso, eles emitem pulsos de ondas eletromagnéticas e calculam o tempo desde a emissão até a recepção. Assim, eles podem calcular a distância até esses corpos e determinar a altitude em que você se encontra.

Critérios de compra

Quando chegar a hora de comprar um altímetro, é importante que você leve em conta alguns critérios de compra. Para ajudar você no processo de seleção, nós selecionamos aqueles que consideramos mais importantes para economizar seu tempo e facilitar a sua vida. Esperamos que eles o guiem na sua compra e o ajudem a obter a melhor relação custo-benefício possível.

  • Use
  • Operação
  • Funções
  • Projeto
  • Bateria
  • Extras

Use

O uso pretendido do altímetro é um dos primeiros critérios que você deve considerar. Se você precisar de um dispositivo para o seu veículo, você deve procurar um modelo específico de carro, como o HR-imotion 10310501.

Se você precisar de um altímetro para caminhadas na natureza, você pode optar por altímetros barométricos.

Se você gosta de paraquedismo ou alpinismo, você pode estar interessado em equipamentos com características profissionais. Para paraquedismo, os altímetros de rádio são a melhor escolha. Para a aviação, altímetros de pressão ou altímetros analógicos sensíveis são adequados. Entretanto, se você estiver voando a baixa altitude, você deve optar por um altímetro de rádio.

Operação

Como acabamos de ver, uma das perguntas que você precisa fazer a si mesmo é o tipo de altímetro que você quer. Como nós já mencionamos, você tem duas opções, ou um rádio ou um altímetro barométrico. Da mesma forma, você tem que decidir se quer ou não que ele incorpore GPS. A precisão de suas medidas e como elas são exibidas dependerá disso.

Funções

As outras funções incluídas no dispositivo são outro dos critérios mais importantes. Uma das mais comuns é a bússola, que pode ajudar você a encontrar o seu caminho. Outro bastante comum é o barômetro, que pode alertá-lo sobre possíveis variações climáticas. Além disso, alguns altímetros também incorporam calendários, cronômetros ou alarmes.

Projeto

Quando se trata de design, a primeira coisa que você deve ter certeza é que se trata de um equipamento muito resistente. Afinal de contas, você provavelmente estará usando-o ao ar livre e provavelmente sob condições muito exigentes, para dizer o mínimo. Nesse sentido, verifique de que materiais é feito e que tipo de condições climáticas ele é capaz de suportar.

Para começar, se você vai usá-lo ao ar livre, é essencial que ele tenha proteção contra água e poeira. É claro que é igualmente importante que eles sejam confortáveis e fáceis de usar. Em qualquer caso, a maioria tem uma forma semelhante à de um relógio de pulso ou uma forma mais clássica que se assemelha a um pequeno rádio de bolso.

Friedrich Nietzschefilósofo e poeta alemão
"O terrível não é a altura, mas a inclinação"

Bateria

A primeira pergunta a se fazer sobre a bateria é se ela é uma bateria AA ou uma bateria de carga integrada. No primeiro caso, estas são baterias não recarregáveis que geralmente não estão incluídas com o altímetro. Em geral, os altímetros são normalmente equipados com baterias de longa duração. Mesmo assim, nunca dói verificar sua autonomia.

Extras

Um extra muito interessante é a possibilidade de uma conexão Bluetooth para sincronizar o altímetro com o seu telefone celular. Alguns dispositivos também incluem uma lanterna útil que pode ajudá-lo a sair de problemas se a noite o pegar de surpresa. Os kits de carro têm uma superfície adesiva.

Sumário

O uso de altímetros tem uma variedade de aplicações, tanto para os entusiastas de esportes radicais, pilotos de aeronaves como para aqueles que querem desfrutar do grande ar livre. Além de permitir que você meça a altitude acima do nível do mar e as variações de altitude resultantes, eles geralmente também têm outras funções interessantes.

Escolher o altímetro certo envolve considerar uma série de critérios de compra, o mais importante dos quais é o uso que você pretende dar a ele. A partir daí, você precisa considerar em que tipo de dispositivo você está interessado, um rádio ou um barométrico. A próxima coisa a considerar são as características extras, como a vida útil da bateria e, é claro, o design.

Finalmente, se você acha que este guia foi útil em seu processo de seleção, você pode nos deixar um comentário ou compartilhá-lo através das diferentes redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Lzflzf: 71763064/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas